You are on page 1of 6

Movimento Uniforme Imagine um carro deslocando-se em uma estrada, mantendo o ponteiro do velocmetro sempre na mesma marca, por exemplo,

a 60 km/h. Isso quer dizer que se o carro mantiver sempre essa velocidade, ele ir percorrer 60 km a cada 1 hora. Essa situao descrita acima uma exemplificao do que chamamos de movimento uniforme. Definimos movimento uniforme como sendo aquele movimento que tem velocidade escalar constante em qualquer instante ou intervalo de tempo. Podemos dizer ainda que o mvel percorre distncias iguais em intervalos de tempos iguais. A funo Horria do Movimento Uniforme No movimento uniforme temos que a velocidade escalar constante e coincide com a velocidade escalar mdia em qualquer instante ou intervalo de tempo. Matematicamente, a velocidade escalar mdia pode ser expressa da seguinte forma:

Onde: S a variao de posio do mvel, S = S So; t a variao do tempo, t = t to. Substitudo S e t na equao da velocidade descrita acima, temos:

Fazendo tempo inicial igual a zero, to= 0, temos a funo horria do movimento uniforme. S = So + Vt Essa uma funo do primeiro grau e chamada de funo horria da posio. Atravs dela podemos determinar a posio de um mvel num determinado instante. Encontro entre um mvel A e um Mvel B Considere dois mveis A e B se movimentando em uma mesma trajetria simultaneamente em sentido opostos ou em mesmo sentido. O encontro entre o mvel A e o mvel B ocorrer quando eles estiverem na mesma posio. Ou seja: Sa = Sb Caractersticas do Movimento Uniforme Como vimos inicialmente, o movimento uniforme o movimento que possui velocidade constante, ou seja, ela no varia com o passar do tempo. Entretanto, essa velocidade, apesar de ser constante, diferente de zero, ou seja, ela pode assumir qualquer outro valor que no seja o zero. Sendo a acelerao definida da seguinte forma:

E sabendo que no movimento uniforme a variao da velocidade igual a zero, pois a velocidade final igual velocidade inicial, conclumos que a acelerao constante e igual a zero. Ao observamos atentamente os movimentos dos mveis no cotidiano vamos perceber que o movimento uniforme na realidade no existe, pois sempre necessrio aumentar ou diminuir a velocidade durante o trajeto at determinado local. Todos os mveis e at ns, os seres humanos, fazemos quando, por exemplo, corremos para no chegar atrasado ao servio. O movimento que retrata de forma clara os movimentos que ocorrem no cotidiano o movimento uniformemente variado, o qual possui velocidade varivel e acelerao constante.

Movimento Uniformemente variado Definio Consideremos trs mveis: A, B e C, cujas velocidades escalares instantneas esto representadas em funo do tempo nos grficos a seguir:

Mvel A: Analisando o grfico correspondente ao mvel A, nota-se que sua velocidade escalar constante e igual a 30m/s. Ento o movimento de A uniforme, e por isso, sua acelerao escalar constantemente nula.

Mvel B: Analisando o grfico correspondente ao mvel B, nota-se que sua velocidade escalar varia com o tempo. Ento o movimento de B variado e conseqentemente, sua acelerao escalar no nula.

Mvel C: Com relao ao movimento de C, observa-se que sua velocidade escalar tambm varia com o tempo, tratando-se, portanto, de mais um movimento variado. Os mveis B e C representam movimentos variados. Existe, porm, uma diferena marcante entre os dois: A velocidade escalar de C sofre variaes iguais, em iguais intervalos de tempo, o que no ocorre com a velocidade escalar de B. De fato, observamos nos grficos que a velocidade escalar de B varia 5m/s no primeiro segundo, 10m/s no segundo, 13m/s no terceiro, 9m/s no quarto e 5m/s no ltimo segundo, significando que a acelerao escalar de B varivel. Por outro lado vemos que a velocidade escalar de C varia sempre em 10m/s em cada segundo, o que significa que sua acelerao escalar constante e igual a 10m/s. Por isso, o movimento variado de C denominado uniformemente variado. Movimento uniformemente variado (MUV) aquele em que a acelerao escalar constante e diferente de zero. Conseqentemente, a velocidade escalar sofre variaes iguais em intervalos de tempo iguais. Representao grfica da acelerao escalar em funo do tempo Sendo uma constante diferente de zero, a acelerao escalar representada graficamente por uma das duas maneiras seguintes:

Observando que a acelerao escalar mdia de uma partcula em movimento uniformemente variado, calculada em qualquer intervalo de tempo, coincide com a acelerao escalar instantnea em qualquer instante, por ser esta igual em todos os instantes do movimento. Assim, num MUV, temos:

am = a (constante e diferente de zero)


Propriedade do grfico da acelerao escalar em funo do tempo.

No grfico da acelerao escalar (a) em funo do tempo (t) dado a seguir, calculemos a rea A limitada pelo grfico e pelo eixo dos tempos, entre os instantes t1 e t2:

A = t . a

Como Assim:

ento

t . a = v

A = v

Funo horria da velocidade escalar instantnea

Podemos escrever:

v = v0 + a . t
Essas expresses fornecem a velocidade escalar v num instante t qualquer do movimento. Ela , por isso, denominada funo horria da velocidade escalar instantnea. A funo obtida de primeiro grau em t.

1. Movimento Acelerado Para um corpo estar em movimento variado necessrio que sua velocidade escalar instantnea varie no decorrer do tempo. Agora se em certo intervalo de tempo o corpo

aumenta a sua velocidade, ou seja, o mdulo da sua velocidade escalar instantnea for sempre crescente, seu movimento variado ser acelerado. Podemos observar esse movimento acelerado no velocmetro de um automvel que varia sua velocidade.

Movimento Acelerado

Um movimento acelerado quando o mdulo da velocidade escalar instantnea sempre crescente com o passar do tempo.
2. Movimento Retardado Esse movimento pode ser considerado contrrio ao movimento acelerado, pois quando um corpo move-se cada vez mais lentamente, ou seja, o mdulo da velocidade escalar instantnea decrescente, seu movimento ser retardado. Podemos perceber esse movimento quando um automvel perde velocidade.

Movimento Retardado

Um movimento retardado quando o mdulo da velocidade escalar instantnea sempre decrescente com o passar do tempo.
3. Movimento Uniforme Agora, quando a velocidade sempre a mesma em um determinado intervalo de tempo o movimento no variado e sim uniforme.

Um movimento uniforme quando a velocidade escalar instantnea constante e diferente de zero, com o passar do tempo.

You might also like