You are on page 1of 4

Hansenase

Doena que tem cura. Na primeira dose do tratamento, 99% dos bacilos so eliminados e no h mais chances de contaminao.

O que ?

Doena causada por um micrbio chamado bacilo de Hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Tambm conhecida como lepra, morfia, mal-de-lzaro, mal-dapele ou mal -do - sangue.

Transmisso

No uma doena hereditria. A forma de transmisso pelas vias areas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contgio. Porm, a infeco dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser ntimo e freqente.

Contgio

A maioria das pessoas resistente ao bacilo e, portanto, no adoece. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminao. Das 8 pessoas que tiveram contato com o paciente com possibilidade de infeco, apenas 2 contraem a doena. Desses 2, um torna-se infectante.

O ataque da doena

O bacilo de Hansen pode atingir vrios nervos, mas contamina mais freqentemente o dos braos e das pernas. Com o avano da doena, os nervos ficam danificados e podem impedir o movimentos dos membros, como fechar mos e andar. 1 - Nervos mais atingidos.

Cuidados que o doente deve ter

Olhos Repare se voc tem permanentemente a sensao de estar com areia nos olhos, a viso embaada ou ressecada de repente, ou se tem piscado mais que o normal. Pode ser um pequeno nervo dos olhos afetado pela doena. O que fazer - Observe se h ciscos e limpe com soro. Se est difcil fechar os olhos, exercite-os forando o msculo ao abrir e fechar.

Nariz Se sente que o nariz tem ficado entupido com freqncia, se tm aparecido cascas ou sangramentos sbitos, se tem sentido cheiro ruim, o osso do nariz pode ter sido atingido pela doena. O que fazer - Limpe o nariz com soro fisiolgico, inspirando e expirando. Nunca arranque as casquinhas.

Mos e braos Se notar dor ou formigamento, choque ou dormncia nas mos, braos e cotovelos ou se as mos ficam inchadas e com dificuldade de sustentar os objetos, fique atento. O que fazer - Faa repouso do brao afetado, evite os movimentos repetitivos e no carregue objetos pesados. Procure o servio de sade. Use leos ou cremes para evitar ressecamento.

Ps Se sente dor e cimbras nas pernas, fraqueza nos ps, formigamento ou choque; se surgem muitas feridas, calos ou bolhas, sinal de que o nervo foi atingido. Por isso, a pele resseca e o p fica fraco.

O que fazer - Fique em repouso e ande calado apenas quando necessrio. Procure o mdico. Regies esbranquiadas e insensveis na pele so um sinal da doena.

Sintomas

Aparecimento de caroos Entupimento constante no Reduo ou ausncia de ou inchados no rosto, nariz, com um pouco de sensibilidade ao calor, ao orelhas, cotovelos e mos. sangue e feridas. frio, dor a ao tato.

Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser plidas, esbranquiadas ou avermelhadas.

Partes do corpo dormentes ou amortecidas. Em especial as regies cobertas.

Tratamento
A hansenase se apresenta, basicamente, de duas formas. O tratamento depende do tipo.

Se for do tipo paucibacilar (com poucos bacilos), o tratamento mais rpido. dada uma dose mensal de remdios durante seis meses. Alm da ingesto de um comprimido dirio; Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento mais longo. So 12 doses do medicamento, uma por ms. Alm de dois outros remdios dirios durante os dois anos.

O tratamento ser 100% eficiente se for levado a srio do comeo ao fim. Todos os medicamentos devem ser distribudos pela rede pblica de sade
A hansenase tem cura. O tratamento feito nas unidades de sade do SUS e gratuito. A cura mais fcil e rpida quanto mais precoce for o diagnstico. O tratamento por via oral, constitudo pela associao de dois ou trs medicamentos, configurando uma poliquimioterapia. Os medicamentos mais utilizados para tratamento da hansenase so: Rifampicina

Dapsona Clofazimina

O tratamento geralmente ocorre ao nvel ambulatorial e no necessita de internao, devendo ser prescrito somente por mdicos.

You might also like