You are on page 1of 3

O filo Gastrotricha (do grego gaster, estmago + thrix, plo) representado por cerca de 430 espcies de animais marinhos

s e de gua doce que habitam os espaos intersticiais dos sedimentos do fundo e dos detritos superficiais. Sendo as superfcies de plantas e de animais submersos e os filmes de gua das partculas do solo. S que centros de pesquisas que trabalham diretamente com os gastrtricos dizem que j se tem 690 espcies. O filo se divide em dois grupos designados como ordens: os Macrodasyida marinhos e os Chaetonotida marinhos e de guas doce.

Estrutura externa
Muitos gastrtricos so microscpicos em tamanho. Variam em comprimento de 50 a 1000m, embora os membros de algumas espcies possam atingir 4mm. O corpo tem aparncia com um "pino de boliche" ou de fita achatado ventralmente e arqueado dorsalmente. Existe uma cabea anterior que porta os rgos sensoriais, o crebro e a faringe, bem como um tronco alongado que abriga o intestino mdio e os rgos reprodutivos. Toda a superfcie ventral pode ser ciliada, ou os clios podem arranjar-se em faixas longitudinais, fileiras ou remendos transversais ou agruparem-se em cirros, como os dos ciliados hipotrquios. Na parte posterior o tronco geralmente encontramos dois ou mais rgos adesivos, e estes tem uma funo de adeso temporria ao substrato e contem sistemas glandulares duplos, ou seja, uma glndula viscosa reunida a uma glndula de liberao. Os tubos adesivos podem ser numerosos e localizar-se por baixo da cabea, ao longo das laterais do corpo.

Estrutura interna
A parede corporal e composta de uma cutcula externa, uma epiderme e faixas subjacentes de fibras musculares longitudinais e circulares. No h a cavidade corporal e os vermes so acelomados. A epiderme ventralmente ciliada pode ser celular, como nos macrodasideos, ou parcialmente sincicial, como na maioria dos quetonotdeos. Alguns quetonotdeos, as clulas ciliadas arranjam-se em duas fileiras longitudinais. A musculatura, que pode ser transversal ou obliquamente estriada, dependendo da espcie. A musculatura circular permite a reextenso do corpo na maioria das espcies de Macrodasyida, que tem uma cutcula flexvel macia, mas em muitos Chaetonotida,encontra-se ausente uma musculatura de parede corporal circular, e uma cutcula espessa antagoniza os msculos longitudinais. O movimento para frente nos gastrtricos resulta do deslizamento ciliar uniforme. No entanto, a ao muscular importante nos movimentos especializados,tais como as respostas de fuga, a atividade de procura e a cpula. Uma resposta de fuga pode ser uma

rpida retirada para trs da cabea e do tronco ate uma ligao feita pelo rgo adesivo posterior ou por uma srie de movimentos semelhante aos de uma lagarta. Durante a cpula, os dois animais usam os msculos para retorcer as suas extremidades posteriores juntas como se entrelaassem as pontas de seus dedos indicadores. A boca terminal abre-se diretamente na faringe, em alguns quetonotdeos, em uma pequena cavidade bucal revestida com cutcula. A parede faringiana compe-se predominantemente de clulas mioepitelias que seria um tubo muscular glandular e alongado. Nos macrodasideos, a faringe abre-se primeiro ao exterior atravs de um par de poros antes de juntar-se ao intestino mdio. O intestino mdio um tubo cilndrico celular que se afila para juntar-se ao nus posterior e ventral. Os gastrtricos alimentam-se de pequenas partculas orgnicas mortas ou vivas (tais como bactrias, diatomceas e pequenos protozorios), todas sendo sugadas para o interior da boca pelo bombeamento da faringe muscular. A digesto ocorre no intestino mdio e provavelmente uma combinao de processos extra e intracelular. Os gastrtricos tm um crebro pequeno e um par de nervos longitudinais sendo composto por duas massas ganglionares conectadas dorsal e ventralmente, uma em cada lado da parte anterior da faringe. Cada gnglio lateral origina um cordo nervoso intra-epidrmico que se estende lateralmente ao longo do comprimento do corpo. Possuem rgos sensoriais que incluem as estruturas cerebrais cerdas e tufos ciliares (mecanorreceptores), buracos ciliados, apndices carnosos (quimiorreceptores) e ocelos ciliares simples (fotorreceptores).

Reproduo
Pode ser sexuada (hermafroditaseqenciais) ou assexuada (partenognese ovos resistentes a ambientes desfavorveis). Ao contrrio dos outros asquelmintos, os gastrtricos so hermafroditos. No Macrodasys marinho, que se aproxima provavelmente do plano primitivo, existe um par de gnadas hermafroditas, cada qual com um testculo anterior e um ovrio posterior. O rgo copulatrio ento funciona como um pnis para transferir o esperma ao parceiro de copula. O esperma ento armazenado dentro de um receptculo seminal. Os ovos internamente fertilizados so liberados do corpo por ruptura. Toda a espcie tem rgos reprodutivos acessrios complexos. O sistema masculino dos quetonotdeos de gua doce degenerou-se tanto que todos os indivduos so funcionalmente fmeas e reproduzem-se partenogeneticamente. Nos quetonotdeos partenogenticos de gua doce, produzem-se dois tipos de ovos, que se prendem ao substrato.

Os gastrtricos jovens tm a maior parte das estruturas adultas ao eclodirem e alcanam maturidade sexual em trs dias. O crescimento resulta primariamente no alongamento do tronco e na morfognese do sistema reprodutivo. Seu ciclo de vida pode variar de 3 a 40 dias.

Distribuio geogrfica
A observao da espcie de gastrtricos pode ocorrer em vrios lugares do mundo, como na maioria dos pases europeus e americanos. No Brasil podemos destacar alguns lugares como So Paulo, Par, Mato Grosso do Sul, Paran.

Curiosidades
Algumas curiosidades importantes:
y y y y y y

Corpo tem mais de duas camadas de clulas, tecidos e rgos. Possui um sistema digestivo completo, boca, faringe, intestino e nus. Possuem um sistema nervoso e um crebro. No possuem um sistema circulatrio (sem sangue). So hermafroditas diferentes dos outros asquelmintos. Se locomovem de algumas maneiras rastejamento, saltos, deslizamento ciliar.

Animal de difcil identificao a olho nu, pois so microscpicos e o maior pode chegar a 4 mm, mas observando ao microscpio ptico poderia identificar uma parte do seu corpo sendo os padres ciliares ventrais e seus rgos adesivos ou glndulas adesivas que da um formato diferente a uma das extremidades do seu corpo.

You might also like