You are on page 1of 3

1. Dos Protestos, Notificaes e Interpelaes 1.

1 Conceito Os protestos, notificaes e interpelaes tm a finalidade de documentar, tornar pblico ou formalizar uma manifestao de vontade. Assim, so procedimentos em que o juiz limita-se a comunicar a algum uma manifestao de vontade, com o fim de prevenir responsabilidade ou impedir que o destinatrio possa, futuramente, alegar ignorncia (Marcus Vincius Rios Gonalves) 1.2 Anotaes Apesar de estarem relacionados no CPC como integrantes das medidas cautelares especficas, so procedimentos aos quais, tecnicamente, faltam caractersticas cautelares, a saber: no dependem da propositura de uma ao principal em 30 dias; no previnem o juzo; no dependem da existncia do periculum in mora como condio indispensvel para sua concesso; no servem tutela de outro processo. Os protestos, notificaes e interpelaes so procedimentos desprovidos de carter contencioso. So, assim, atos de natureza unilateral que, por isso mesmo, no permitem resposta nos autos. So procedimentos em que no se examina o mrito da questo. No constituem, por outro lado, modalidades de comunicao de atos processuais, vez que no formam a relao processual trplice tpica. Os protestos, notificaes e interpelaes tambm podem ser realizados por via extrajudicial. Todavia, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (smula 153), tais procedimentos somente tm o poder de interromper a prescrio quando efetivados judicialmente. Os protestos, notificaes e interpelaes no podem ter carter constritivo ou restritivo de direitos. Tanto o processo protestativo quanto o notificativo e o interpelativo so produtivos de efeitos jurdicos no plano do direito material, raramente no processual. s vezes, a sua falta produz efeitos; mas a construo de cada caso depende do direito material que fez ser preciso ou facultado o protesto, a notificao ou a interpelao. (Pontes de Miranda) Existem casos em que a lei obriga prvia notificao ou interpelao para o exerccio de determinados direitos, como, v. g., a execuo de compromissos de compra e venda, a execuo de obrigaes sem termo certo de vencimento e as aes de despejo em casos de contratos prorrogados por prazo indeterminado.

1.3 Procedimento O requerente expor, na petio inicial, os fatos e os fundamentos do pedido de protesto, notificao ou interpelao. O pedido ser indeferido quando no for demonstrado legtimo interesse ou quando o protesto, em virtude de dvidas ou incerteza, possa impedir a realizao de contrato ou negcio jurdico. O indeferimento da inicial tem natureza de sentena e enseja recurso de apelao (art. 267, I, do CPC, c/c 162, 1 e 513) Deferida a medida, devem ser seguidas as regras procedimentais da intimao. O art. 870, que trata da intimao por meio de editais, emprega o termo intimao no caput, mas no inciso II vale-se do vocbulo citando para designar o requerido, tornando confusa a opo legislativa. O entendimento majoritrio, contudo, de que o ato processual previsto , sim, uma intimao. Admite-se a intimao por edital nos casos do art. 870: se o protesto for para conhecimento do pblico em geral, nos casos previstos em lei, ou quando a publicidade seja essencial para que o protesto, notificao ou interpelao atinja seus fins; se o citando for desconhecido, incerto ou estiver em lugar ignorado ou de difcil acesso; se a demora da intimao pessoal puder prejudicar os efeitos da interpelao ou do protesto.

Interessante situao tipificada no pargrafo nico do mesmo art. 870 do CPC aquela prevista em caso de protesto contra a alienao de bens, em que a possibilidade de uso indevido da publicao de editais mereceu ateno do legislador. Pelo disposto, quando ao juiz parecer que o pedido do requerente emulativo, ou seja, funde-se na inutilidade da prpria ao intentada e na evidncia de uma competio e rivalidade injustificada (De Plcido e Silva), poder ele ouvir o requerido em at trs dias para, somente aps, decidir sobre o pedido de publicao de editais. A negao ao pedido, como deciso interlocutria, enseja agravo de instrumento. No h sentena nos procedimentos de protesto, notificao e interpelao. Feita a intimao, o juiz, aps decorridas 48 horas, ordenar que os autos sejam entregues parte. 1.4 Protestos o protesto, portanto, ato judicial de comprovao ou documentao de inteno do promovente. Revela-se, por meio dele, o propsito do agente de fazer atuar no mundo jurdico uma pretenso, geralmente, de ordem substancial ou material. (Humberto Theodoro Jnior) Exemplo clssico de protesto, para preveno de responsabilidade, o do engenheiro autor de projeto que percebe que o construtor no o est seguindo. Procedimento muito utilizado para o resguardo

de direito o protesto contra a alienao de bens, em casos em que o credor possa ficar sem meios de executar seu crdito contra o devedor levado insolvncia. 1.5 Notificaes Consiste a notificao, com propriedade, na cientificao que se faz a outrem conclamando-o a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, sob cominao de pena (Humberto Theodoro Jnior). a comunicao de um fato determinado (Marinoni-Mitidiero). expediente que deve ser utilizado, v. g., pelo locador para notificar o locatrio para desocupar o imvel em prazo determinado, sob pena de ajuizamento de ao de despejo. 1.6 Interpelaes A interpelao, por sua vez, tem o fim especfico de servir ao credor par fazer conhecer ao devedor a exigncia de cumprimento da obrigao, sob pena de ficar constitudo em mora. (Jorge Americano, apud Humberto Theodoro Jnior). a comunicao que busca a produo de algum efeito jurdico a partir de uma ao ou omisso do interpelado (Marinoni-Mitidiero).

You might also like