You are on page 1of 28

Apoio

Apoio

Iniciativa

Gesto do Programa EducaRede Brasil Fundao Telefnica Srgio Mindlin diretor presidente Gabriella Bighetti gerente de projetos Joo Mendes coordenador de rea Mariana Vieira Franco analista de projetos

Geraes Interativas - Caderno do Embaixador Adaptao de contedo do DVD Foro Generaciones Interactivas Mlada Gonalves concepo de projeto Vanessa Rodrigues edio final Marcia Coutinho R. Jimenez Denise Lotito produo e edio Conexo Editorial reviso Alexandre Hubner traduo Dreamstime fotos Didiu ilustrao Miranda Tonarelli apoio editorial Jorge Ferreira editorao

Gesto executivo-pedaggica do Programa EducaRede Brasil CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria Maria Alice Setubal presidente Maria do Carmo Brant de Carvalho superintendente Maria Estela Bergamin gerente de projetos nacionais Priscila Gonsales coordenadora - executiva

www.educarede.org.br www.generacionesinteractivas.org

Apresentao

m 2008, estudiosos da Universidade de Navarra, em Pamplona (Espanha), realizaram uma pesquisa sobre a relao de crianas e jovens da Amrica Latina e Espanha com idades entre 6 e 18 anos com as chamadas telas digitais: internet, televiso, celular e videogame. O resultado deu origem ao livro A Gerao Interativa na Ibero-Amrica Crianas e adolescentes diante das telas. Alm do livro, foi criado o site Generaciones Interativas (http://www.generacionesinteractivas.org), com espao para reflexo e discusso sobre o tema e algumas aes de formao em escolas. Todas estas iniciativas fazem parte de uma parceria entre o Grupo Telefnica e a Universidade de Navarra. Como continuidade do processo, as escolas que participaram da pesquisa nos respectivos pases Argentina, Brasil, Chile, Colmbia, Espanha, Mxico, Peru e Venezuela esto recebendo uma devolutiva com os dados da pesquisa, alm de uma atividade de formao para pais e professores. No Brasil, elaboramos o Caderno do Embaixador, um material de apoio com orientaes para o Professor Embaixador que ser o multiplicador das aes de formao sobre o uso seguro das telas digitais em sua comunidade escolar. Este Caderno tambm inclui um CD-ROM com a ntegra do livro A Gerao Interativa na Ibero-Amrica e recursos audiovisuais para serem utilizados nas atividades de formao e mobilizao. Textos e artigos complementares podem ser encontrados no website do Portal EducaRede (www.educarede.org.br) que, desde junho de 2009, vem disponibilizando contedos variados sobre esta temtica. Desejamos a todos um timo trabalho!

SUMRIO
A Gerao Interativa
Uma gerao equipada Uso multifuncional das telas Juventude multitarefa Ciberadolescncia precoce Uso de videogames e celulares A gerao da mobilidade Solido com as telas Aprendendo na escola, navegando na rua Pais e professores fazendo mediao educacional

09

O Professor Embaixador
Papel do Professor Embaixador As telas digitais: uma reflexo
Internet, a tela que abrange tudo Televiso, a rainha das telas Videogame, passatempo digital Celular, a tela que no se apaga

14

Proposta de oficina para professores e pais


Sugesto de atividade
Objetivos Procedimentos Atitudes Estudo de caso: Um dia na vida de Ana

21

Dicas prticas para o Professor Embaixador


Como transmitir a mensagem Questes de tom e linguagem Questes de contedo Sugesto de convite para pais e professores

25

Caderno do Embaixador

A Gerao Interativa

pesquisa A Gerao Interativa na Ibero-Amrica Crianas e adolescentes diante das telas, realizada em 2008 e publicada em 2009, traou um perfil de crianas e jovens frente s telas digitais: internet, celular, televiso e videogame. As questes abordaram o uso das telas nas residncias, os hbitos familiares e a relao com a escola. Foram distribudos 82 mil questionrios entre crianas e jovens da Argentina, Brasil, Chile, Colmbia, Mxico, Peru e Venezuela. O universo de estudo da pesquisa foi a populao escolarizada urbana de 6 a 18 anos. No caso do Mxico e do Peru, a populao escolarizada da zona rural tambm esteve includa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicao de um questionrio online, adaptado idade dos entrevistados e s peculiaridades lingusticas de cada pas.

Uma gerao equipada


G lobal 6-9 Computador I nternet Celular 61% 40% 42% 10-18 65% 46% 83% 46% 50% 6-9 Brasil 10-18 69% 58% 80%

Posse da tecnologia: comparativo Amrica Latina Brasil

A pesquisa global constatou que as limitaes econmicas no impedem o acesso s tecnologias interativas, o que confirma a afinidade do pblico pesquisado com os dispositivos digitais.

Uso multifuncional das telas


A Gerao Interativa acessa as tecnologias combinando a utilizao prevista da tela com novas funcionalidades. Alm disso, usa e experimenta as telas para satisfazer dois aspectos essenciais de sua vida: o lazer e as relaes sociais.

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

Global COMUNICAO Chamadas SMS Chat Msica Ver fotos/vdeos Navegar Ver TV Jogar Tirar fotos Fazer vdeos Relgio Agenda 80% 77% 14% CONTEDOS 55% 47% 13% 6% CIO 52% CRIAO 49% 45% ORGANIZAO 60% 46%

Brasil

82% 66% 16% 60% 49% 13% 8% 45% 52% 44% 65% 51%

Uso do celular: comparativo Amrica Latina Brasil

Juventude multitarefa
Comer
Fazer deveres escolares

10

Conversar em famlia

Estudar

Jogar

Dormir

Navegar

Ler

Global B rasil

70 80

39 32

33 44

24 27

21 16

21 39

15 20

9 14

O que faz enquanto assiste TV

A Gerao Interativa capaz de dar ateno s telas ao mesmo tempo em que se dedica a outras atividades. Para este pblico, difcil manter a concentrao numa nica tarefa.

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Ciberadolescncia precoce
A idade de 12 anos marca a entrada na ciberadolescncia: os usos da internet se modificam, voltando-se para tudo o que possibilite uma conexo constante com o grupo de iguais; 45% dos jovens nesta faixa etria j possuem celular; e os videogames deixam de ser uma simples brincadeira para tornar-se uma forma de relao competitiva ou social com amigos e desconhecidos.

Peru

Brasil

Chile

Argentina

Meninas Meninos Total

Colmbia

Venezuela

Mxico

0%

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

Acesso a celular antes dos 12 anos: comparativo entre pases (10 18 anos)

Uso de videogames e celulares


Meninos Meninas Idade Videogame Celular 10~18 47% 23% 10~18 19% 54%

11

O lado ldico, o comunicativo e o de relao enviar torpedos, conversar, utilizar o Messenger etc. concentra a maior parte do tempo de uso das tecnologias. Os meninos preferem os jogos e as meninas conversam mais pelo celular.

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

A gerao da mobilidade
O telefone celular a tela que acompanha os jovens por toda parte e o tempo todo (apenas 20% afirmam deslig-lo quando vo dormir) e acaba servindo como canal para gerenciar todas as suas atividades.

usa para mensagens usa para conversar usa para jogar

26%

43%

53%

Amrica Latina

Solido com as telas


NAVEGO SOZINHO 73%

VEJO TV SOZINHO 60%

JOGO VIDEOGAME SOZINHO 60%

12

Uso solitrio das telas: comparativo Amrica Latina Brasil (10 18 anos)

O acesso solitrio s telas o modo mais habitual de uso e aprendizagem dos estudantes. No Brasil, 81% dos jovens navegam sozinhos; 66% veem TV sozinhos; e 65% jogam videogame desacompanhados.

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Aprendendo na escola, navegando na rua


Um percentual significativo (30%) da Gerao Interativa na Amrica Latina aprende a utilizar e efetivamente utiliza a internet na escola; outro percentual cita um professor como a pessoa que o ensinou a navegar (19%). Ainda assim, o lugar mais frequentemente usado por crianas e jovens para a conexo com a internet so os espaos pblicos. As lan houses aparecem como lugar estratgico de uso da internet para 48% dos entrevistados.

Pais e professores fazendo mediao educacional


A importncia de educar para a utilizao dessas telas exige, como ponto de partida, que os encarregados de tal tarefa saibam usar os novos meios. Neste aspecto, dados da pesquisa revelam que os professores se encontram em melhor situao que os pais. Segundo os alunos, mais de 40% de seus professores recorrem internet (ou rede) para ensinar as matrias. Por outro lado, somente 6,6% dos jovens declaram ter havido alguma interveno dos pais em sua aprendizagem sobre a internet. Sem dvida isso condiciona a influncia que os pais podero exercer posteriormente sobre a Gerao Interativa aspecto que sugerido tambm pelos seguintes dados: enquanto a escola desempenha um papel significativo no ensino sobre o uso da rede, apenas 9% das crianas e adolescentes dizem realizar algum tipo de atividade conjunta com seus pais na internet. Em sntese, os novos meios oferecem uma oportunidade educacional singular: pais e mes podem recuperar espaos e tempos perdidos se transformarem a Gerao Interativa em Famlias Interativas.

13

Estimule formas variadas de interao entre os jovens

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

O Professor Embaixador

tualmente, a escola, em sua funo social, passa a incorporar as demandas trazidas pela sociedade da informao, caracterizada pelas constantes inovaes das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC). Tradicionalmente responsvel pela sistematizao do conhecimento, agora cabe tambm escola favorecer o acesso e a apropriao de cdigos e linguagens prprios das TIC. Neste sentido, as chamadas telas digitais podem constituir excelentes recursos mobilizadores para o desenvolvimento de variadas prticas pedaggicas. Elas propiciam aos jovens a aquisio de novas habilidades e competncias advindas da era digital. Um grande desafio aos educadores gerar espaos de reflexo sobre essas tecnologias, visando a um uso consciente e responsvel. O resultado da pesquisa A Gerao Interativa na Ibero-Amrica Crianas e adolescentes diante das telas apontou para a necessidade de criar aes mobilizadoras para professores e pais diante de seu papel de mediao educativa, uma vez que a maioria das crianas e jovens brasileiros fazem uso solitrio e autnomo das telas digitais. Estas aes foram planejadas para promover a compreenso dos dados coletados da escola, disponveis no site (www.generacionesinteractivas.org), e a disseminao do conhecimento adquirido a partir de contedos especialmente elaborados sobre essa temtica. Para ampliar o alcance da iniciativa, a estratgia adotada foi a formao do Professor Embaixador da Gerao Interativa, ou seja, um professor da escola que participou da pesquisa e que ser o responsvel por mobilizar a comunidade e formar outros professores, pais e alunos no uso seguro das telas digitais.

Papel do Professor Embaixador


A primeira tarefa do Professor Embaixador acessar e analisar os dados da sua escola na pesquisa e, em seguida, comunic-los ao restante do corpo docente, para que todos fiquem a par do resultado. Nesse momento, pode-se abrir o debate e anotar as ideias do grupo, a fim de obter pontos em comum a serem adotados pela escola inteira. Outras atividades relacionadas: Converse com os pais: pode ser oportuno apresentar os resultados aos pais, para que eles, como agentes educativos, tambm conheam a situao de seus filhos e possam estabelecer um dilogo de acordo com a realidade existente. Adote medidas ou diretrizes: talvez seja necessrio adotar certas iniciativas, como realizar encontros peridicos com os pais, incentivar o uso pedaggico das telas digitais pelos professores e tambm introduzir alguns contedos sobre o tema em classe. Comunique as necessidades formativas: se forem detectadas necessidades formativas, seria interessante registrar em um documento que tipo de formao a escola gostaria de receber: informaes sobre conferncias ou oficinas, publicaes, material didtico, cursos online. De posse das sugestes registradas, o Professor Embaixador poder mobilizar a comunidade escolar para adotar aes futuras.

14

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

As telas digitais: uma reflexo


Em quase todos os momentos do dia interagimos com uma tela digital. Vemos televiso, falamos ao telefone, enviamos torpedos, abrimos e-mails, acessamos a internet em busca de informao. So tecnologias que facilitam nossas vidas tanto no trabalho quanto nos momentos de descanso, na comunicao etc. J nos acostumamos com as telas digitais como parte do nosso cotidiano, mas em algumas ocasies ainda no nos damos conta da importncia do uso responsvel delas. Temos conscincia de desligar a luz quando samos de casa, por exemplo. Entretanto, nem sempre desligamos a televiso quando samos da sala para preparar algo para comer. Conseguimos entender que a partir de uma determinada hora no devemos ligar para o telefone fixo de uma casa para no interromper o descanso alheio, mas no pensamos o mesmo se a chamada for para um telefone celular. Assim, surge a pergunta que exemplo de lar queremos dar sociedade do futuro, s nossas crianas e aos adolescentes de hoje? A internet, o celular, a televiso e os videogames podem trazer bons contedos para debater em aula novos conhecimentos e oportunidades de trabalho em grupo. Um possvel exerccio inicial seria criar um debate na classe sobre cada tela, no qual os alunos poderiam buscar informaes e apresent-las a seus colegas.

Internet, a tela que abrange tudo


A internet um conjunto de redes de comunicao e informao atualmente disponveis em quase todo o planeta, que permite aos seus usurios encontrar todo tipo de conhecimento, comunicao e diverso, alm de tornar possveis compras e outras atividades online. Seu nascimento aconteceu na dcada de 1960, com a finalidade de manter as comunicaes institucionais e polticas nos Estados Unidos em caso de guerra. Porm, a experincia foi to frutfera que desde a primeira demonstrao pblica, em 1972, a ferramenta foi se aperfeioando at alcanar aquilo que hoje conhecemos como internet. Atualmente, pessoas de todas as idades utilizam essa ferramenta para trabalhar, aprender, comunicar-se ou se divertir. Existem mais de 24 bilhes de pginas na Web no mundo todo, e diariamente so realizadas mais de 200 milhes de buscas na internet. Frente a tudo isso, fundamental conhecer as ferramentas e servios existentes online para orientar a navegao de crianas e adolescentes. Para refletir com os professores Comece como aluno. necessrio que os professores sejam os primeiros a se informar e se formar previamente sobre o uso bsico das novas tecnologias. A dica : pergunte a quem sabe. Seja voc a referncia. Eles usaro a internet da mesma forma que voc. Perca o medo. No necessrio ser um especialista em informtica para aproveitar as oportunidades da tecnologia na educao. O importante promover atividades que tanto o professor quanto os alunos possam realizar. Use conjuntamente. Acompanhe o trabalho de seus alunos na internet. Partilhe com eles a

15

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

seleo de contedos. Se alguma coisa chamar sua ateno ou surpreend-los, a melhor atitude que vocs analisem juntos. Fomente a curiosidade. Incentive os alunos a formular perguntas. Pergunte a eles por que tomam suas decises e valorize suas respostas. Foque suas demandas em propostas que estimulem e motivem o estudante a fomentar sua criatividade, engenhosidade e capacidade de investigao. Deixe que os jovens conduzam. Deixe que as crianas tomem o controle do mouse e que se desloquem vontade pelos sites da Web. Oferea ajuda se ficarem presos a uma questo tcnica ou de contedo. Destaque a pesquisa. importante que os estudantes sejam estimulados a considerar um mnimo de trs fontes diferentes, com a liberdade de selecionar aquelas que tragam melhores resultados pesquisa. Diga-lhes que nem tudo est na internet e que necessrio pesquisar livros e revistas. Aproveite as reunies de pais. A formao em novas tecnologias no trabalho s da escola ou da famlia. Utilize as reunies de pais ou encontros escolares para fomentar o uso da internet. Estimule a autoria. Os recursos da Web 2.0 permitem que a criana elabore seus prprios contedos. H muitas maneiras de estimular a criatividade e aumentar a responsabilidade da criana, como: criao de blog ou site na Web, participao em rede social adequada sua idade etc. Para refletir com os pais

Fique atento
Com grande facilidade a internet pe ao alcance das crianas pginas cujos contedos so inadequados, inclusive para adultos muitas delas, no limite da legalidade. O poder de atrao da internet faz com que muitas crianas usem seu tempo livre para se conectar, em detrimento de outras opes como dormir, relacionar-se com seus familiares e amigos ou participar de outras atividades destinadas ao lazer. A facilidade e a gratuidade de muitas pginas destinadas comunicao dos internautas podem inibir a socializao cara a cara entre as pessoas, ao mesmo tempo em que facilita o contato com desconhecidos. Dicas bsicas de preveno de riscos:

Nunca fornecer dados pessoais ou de familiares, nem responder mensagens de origem desconhecida ou combinar encontros com pessoas que conheceram na internet. Nunca fazer download de fotografias de uma fonte desconhecida, j que podem ser imagens pornogrficas. Nunca responder a mensagens insinuantes, obscenas, agressivas ou de cunho sexual que apaream numa propaganda eletrnica.

16

Organize cada coisa em seu lugar. Coloque o computador em um lugar da casa a que todos tenham acesso. Se estiver no quarto do filho, voc no vai poder acompanhar o uso. Seja voc a referncia. Eles usaro a internet da mesma forma que voc. Busque ajuda tecnolgica. Use algumas ferramentas tcnicas para assegurar melhor qualidade de acesso aos contedos, aos aplicativos e ao tempo dedicado navegao (filtros de contedo, bloqueio de aplicativos, software de controle de tempo). Use conjuntamente. Navegue com os jovens: mostre-lhes as muitas utilidades da internet. Partilhe com eles a seleo de contedos. Se alguma coisa chamar sua ateno ou surpreend-los, a melhor atitude que vocs analisem o tema juntos. Seja um cibervigilante. Se voc encontrar contedo ilegal, denuncie em alguma das pginas destinadas a isso, como www.denunciar.org.br

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Televiso, a rainha das telas


A televiso o meio audiovisual por excelncia e difcil imaginar um lar sem ela. A TV promove modas e exerce influncia na forma de falar, vestir, se comportar ou brincar. Por tudo isso, um eletrodomstico cujo consumo merece uma reflexo mais atenta. A televiso principalmente informao e entretenimento. Como janela aberta ao mundo, permite conhecer nossa prpria sociedade, com seus valores e costumes, assim como formas de vida de outras sociedades. Ela nos transporta a lugares longnquos ou nos transmite conhecimento do nosso mundo. E ainda nos entretm! Compartilhar tempo de televiso em famlia pode ser uma oportunidade para comentar temas da atualidade, conhecer os gostos e opinies de nossos filhos, fomentar seu esprito crtico e transmitir valores. Para refletir com os pais Conhea os gostos dos jovens. Conhea os programas que as crianas mais gostam. Os fatos, valores e atitudes que estes programas transmitem so adequados para sua idade e esto em sintonia com os valores e atitudes que voc deseja transmitir a eles? Faa um roteiro semanal da programao. Estabelea normas de uso, tanto para o contedo quanto para a quantidade de tempo. As crianas que veem TV em excesso podem ter pior desempenho na escola, ler menos, descuidar de suas relaes familiares e sociais ou desenvolver sobrepeso. Proponha outras atividades. Proponha a seus filhos atividades igualmente atrativas e gratificantes, que impliquem contato com a famlia, com crianas de sua idade e com a natureza. Estimule, ainda, atividades fora de casa que favoream suas habilidades esportivas ou artsticas e que complementem a formao que recebem na escola. Coloque a TV no lugar certo. No coloque uma TV no quarto da criana, caso contrrio vai incentivar seu isolamento e estar deixando em suas mos a deciso sobre o que ela pode ver e a que horas. Isso tambm possibilitar que ela no durma o suficiente. melhor que o aparelho fique num espao onde toda a famlia esteja reunida. Desligue a televiso durante as refeies e enquanto seus filhos fazem os deveres de casa.

Fique atento
Quando assistem TV, as crianas aprendem por imitao, admirao ou crena. Quantas vezes voc viu seu filho brincar da sua srie de desenhos favorita ou repetir uma frase que pode ser ouvida da boca de seus personagens preferidos? Leve em conta que na televiso existem contedos adequados e outros menos recomendveis. As crianas podem considerar que certos comportamentos so normais ou aceitveis, principalmente se seus protagonistas so personagens admirados. Por outro lado, elas costumam considerar as informaes que recebem por meio da televiso como valores ou verdades, sem que sejam objeto de crtica de sua parte.

17

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

Videogame, passatempo digital


O videogame permite desfrutar experincias que, em muitos casos, no poderiam ser vivenciadas na realidade. possvel jogar sozinho ou acompanhado por outros jogadores, que podem estar presentes ou online. Para isso, so usados diferentes dispositivos eletrnicos: computador, console, celular etc. Jogar acompanhado uma forma de fomentar o contato social. Alm de divertir, os videogames tm um importante potencial educativo: podem estimular a lgica, o desenvolvimento de estratgias para a resoluo de problemas, a perseverana para alcanar uma meta e a tolerncia diante do fracasso. Para refletir com os pais Tente identificar o melhor momento para jogar. Nem sempre possvel estabelecer um prazo exato para o uso do videogame, pois isso depende de fatores como a maturidade da criana, o tipo de jogo, se joga sozinha ou acompanhada etc. Mas, importante prestar ateno ao momento em que ela brinca: para que no substitua outras atividades, como os deveres de casa, ficar com a famlia, praticar esportes etc. Conhea o contedo dos jogos. fundamental conhecer os jogos que as crianas utilizam e a qual tipo de contedo elas esto expostas. Para tanto, importante conhecer a classificao dada pelos fabricantes em virtude do cdigo PEGI, na Europa, ou ESRB, nos Estados Unidos. No Brasil, o Dejus (Departamento de Justia, Classificao, Ttulos e Qualificao), vinculado ao Ministrio da Justia, o rgo responsvel pela anlise e classificao dos jogos eletrnicos. Tenha cuidado com a pirataria. Os jogos piratas no contm referncias sobre temtica ou idade recomendada. O mesmo poderamos dizer daqueles encontrados na internet. Estes, sobretudo, podem permitir que as crianas se relacionem com desconhecidos. Fomente outras atividades de lazer. Uma criana pode optar pelo videogame como forma de entretenimento porque no tem outra coisa para fazer. No entanto, se ela tem um leque amplo de atividades alternativas, o videogame ser uma opo a mais. Detecte situaes de risco. Ficar alerta vital para que a relao do nosso filho com o videogame no se transforme num problema. Se h alguma suspeita nesse sentido, procure a ajuda de um especialista (educador ou psiquiatra, por exemplo).

Fique atento
Se utilizados em excesso, os videogames podem levar a criana ao isolamento. Verifique se os contedos so apropriados para sua faixa etria e assegure que a criana esteja envolvida em outras atividades e brincadeiras.

18

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Celular, a tela que no se apaga


A telefonia celular facilita a comunicao entre as pessoas. Porm, atualmente, o celular muito mais que isso, j que com ele possvel fazer muitas coisas que antes exigiam outros aparelhos, como mquina fotogrfica ou filmadora, aparelho de MP3 etc. Voc j parou para pensar sobre o uso que as crianas fazem dele e que consequncias isso tem? O celular permite que os pais se coloquem em contato com os filhos a qualquer momento. Isso proporciona segurana e tranquilidade. Alm do mais, o celular nos permite receber informaes e dados que nos ajudam na gesto do dia a dia: avisos, notcias, notas, convites etc. Cada vez mais, o celular tende a ser a nossa tela nica. Com ele podemos tirar fotos ou gravar vdeos, ouvir msica, agendar compromissos, navegar na internet etc.

Fique atento
Muitas crianas afirmam se sentir inquietas e ansiosas quando se veem sem o celular. Os especialistas estimam que j existam dois viciados para cada mil pessoas que usam a telefonia celular. Alm disso, o celular pode permitir que as crianas acessem contedos pouco recomendados, como: Servios gratuitos animaes, vdeos, protetores de tela de mau gosto ou at pornogrficos. Acesso internet por tudo de bom e ruim que esse meio tem, uma janela aberta na tela do telefone. Troca de arquivos multimdia de contedo inadequado.

Para refletir com os pais e os professores Diga no ao consumismo excessivo. As crianas no costumam entender os gastos envolvidos no uso de um celular. Isso as leva a consumir muitos produtos ou servios dos quais poderiam prescindir. Elas tambm costumam trocar de celular com muita frequncia, procurando um modelo com tecnologia mais avanada e design mais moderno. Evite contatos no to desejveis. Muitas crianas fornecem seu nmero de celular a desconhecidos e com isso podem sofrer algum tipo de assdio sexual posteriormente. Entenda o ciberbullying. Existem crianas que utilizam o celular para enviar mensagens ameaadoras ou ofensivas a outras. Tambm distribuem fotos ou vdeos de colegas com o objetivo de ridiculariz-los. Tudo indica que esta modalidade de assdio esteja aumentando. Desligue o celular: A maioria das crianas no desliga o celular enquanto estuda ou faz os deveres escolares, ou mesmo quando esto no colgio. Isso pode provocar uma queda no desempenho escolar, por falta de concentrao nas lies. muito comum que as crianas estejam atentas ao celular quando j esto na cama. Isso pode causar perturbaes durante o sono que afetam o rendimento escolar. Pensem juntos sobre a necessidade do celular. Avalie se a criana realmente precisa do celular. Faa uma lista das situaes em que seria conveniente que a criana dispusesse do aparelho. Analise essa lista com a prpria criana.

19

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

Selecione um celular de acordo com a idade e as necessidades. Pense sobre que tipo de celular seria conveniente para cobrir essas necessidades. As operadoras dispem de centrais especficas para jovens, onde os servios, jogos ou ferramentas so controlados ou adaptados a eles. Controle gastos e estimule a responsabilidade. Opte por um sistema de pagamento que permita controlar os gastos e as chamadas realizadas. Incentive o binmio responsabilidadeprivilgio. Por exemplo, o gasto do celular poderia ser custeado pela criana com parte de sua mesada. Pense tambm na possibilidade de adotar um plano pr-pago. Mostre criana que existem outros meios de comunicao entre as pessoas: correio eletrnico, telefone fixo, postais e cartas. Crie uma cultura de uso. Como sempre na educao, os pais devem dar exemplos e critrios: quando e onde devem desligar o celular, quando e como responder s ligaes etc.

20

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Proposta de oficina para professores e pais

o propor atividades de formao, importante contemplar aquelas que tenham relao com o cotidiano dos participantes. Tambm importante que sejam desafiadoras, para que se possa analisar criticamente as aes que os participantes desenvolvem no seu dia a dia. Quais so as situaes mais comuns vividas pelos educadores, pais e alunos que interagem com as telas digitais? A partir de situaes corriqueiras pode-se entrar em contato com conceitos e representaes sobre o uso das telas digitais, propiciando debates que deem novo significado s prticas cotidianas.

Sugestes de perguntas para iniciar as discusses


Quem j vivenciou alguma forma de discriminao, assdio ou crime pela internet ou conhece algum que j passou por isso? Como podemos saber o tempo ideal de uso dos videogames e celulares por parte das crianas e jovens? Algum aqui j ficou sem saber como agir ou pediu orientao de profissionais para ajudar na soluo de impasses criados por meio de uma navegao insegura (acesso a contedos imprprios/contato com desconhecido)? Voc conhece algum que j se prejudicou por usar as telas (TV, videogame, celular ou internet) de forma exagerada?

importante contar com a participao do grupo na escolha do caminho. Registrar e sistematizar as falas ajudam a conduzir as opes de modo organizado. Assim, de acordo com as circunstncias e condies que se apresentam no ambiente, podemos discutir sobre as possibilidades para o desenvolvimento da oficina. Com isso, fazemos um breve levantamento das expectativas e interesses para, em conjunto, escolher o tema de aprofundamento: Vamos falar de qual mdia? Vamos discutir qual tipo de uso inseguro? Por exemplo, se previamente soubermos que a formao ser para professores sobre o uso seguro da internet, recomendvel verificar a possibilidade de esta formao acontecer no laboratrio de informtica da escola, para que eles vivenciem a navegao em diferentes sites e conheam os recursos de proteo existentes. Por outro lado, se estivermos falando com pais sobre videogame, seria interessante a possibilidade de os pais vivenciarem o jogo utilizado pelos filhos (alunos) para compreenderem sua lgica. Problematizar o procedimento adotado em virtude do interesse do grupo (tema) e das circunstncias disponveis (recursos) uma estratgia que pode favorecer a reflexo, principalmente com professores, sobre as escolhas a serem feitas em situao de ensino/aprendizagem com as quais eles podero se deparar em sala de aula.

21

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

Sugesto de atividade
Esta uma proposta direcionada para alunos de Ensino Mdio e Fundamental 2, professores e pais, que pode ser adaptada de muitas formas. No CD-ROM que acompanha este Caderno, h uma oficina direcionada para crianas de Educao Infantil e Ensino Fundamental 1.

Objetivos
Mostrar as oportunidades oferecidas pelo uso das Tecnologias da Informao, da Comunicao e do Entretenimento. Levar reflexo sobre alguns dos riscos a que os usurios de tais tecnologias esto expostos quando no tomam as devidas precaues. Elaborar uma lista de boas prticas que permita maximizar as oportunidades e minimizar os riscos.

Procedimentos
Introduzir a metodologia do Estudo de caso (sugesto nas pgs. 21/22) como procedimento para analisar situaes em que, no havendo uma nica soluo, deve-se escolher, aps um processo de reflexo, a que parea mais adequada. Esta metodologia consiste em apresentar uma situao-problema de uso das telas vivida no cotidiano dos participantes. Ler a anlise de um caso seguindo o processo estabelecido: trabalho pessoal, trabalho num grupo pequeno e trabalho num grupo mais amplo, com moderador. Chegar a um consenso sobre as situaes, os problemas e as solues. Propor uma lista de boas prticas ou de uso responsvel das TIC.

Atitudes
Aprender a trabalhar tanto individualmente quanto em grupo. Adquirir hbitos que contribuam para o debate pblico: respeitar as opinies dos demais, a vez de falar etc. Tomar conscincia das inmeras oportunidades que as tecnologias oferecem para o indivduo se informar, aprender, comunicar-se, compartilhar e se divertir. Elaborar diretrizes de atuao que minimizem os riscos mais comuns associados ao uso das TIC: acesso a contedos imprprios, contato com desconhecidos ou dedicao excessiva a estas tecnologias.

22

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Estudo de caso: Um dia na vida de Ana


Ana tem 12 anos e a mais velha entre trs irmos. Seu pai professor universitrio e viaja com frequncia. Sua me trabalha numa loja de departamentos. Ao chegar da escola, Ana vai para o quarto com a inteno de estudar. Ali, repete o ritual de todos os dias: arruma os livros em cima da mesa, pe os fones do MP3 nos ouvidos, coloca o celular para vibrar e liga o computador. Ela precisa escrever um trabalho sobre Machado de Assis, coisa que faz em cinco minutos. A Wikipdia sensacional: copia-se aqui, cola-se ali, formata-se um pouco e... pronto! Depois do jantar, Ana fica batendo papo com as amigas pelo Messenger. A conversa animada, mas logo ela ouve a voz da me, determinando que se desconecte da internet. Na vspera, as duas tiveram um desentendimento porque nos ltimos tempos Ana tem ficado teclando at tarde da noite. A me at mesmo ameaou falar com o pai, que acha que a soluo para o problema simplesmente tirar o computador do quarto da menina e instalar um filtro de contedos. Se sua me soubesse quantas pessoas Ana tem conhecido ultimamente! O que mais a entusiasma que finalmente se encontrar com Jlio, um menino lindo de morrer e muito simptico, que amigo de um amigo de seu primo Lus. Jlio props que os dois se encontrassem. Ana deu a ele seu nmero de celular e mandou uma foto em que est particularmente atraente. quase uma hora da manh. A luz j est apagada e debaixo do travesseiro soa o sinal de mensagem no celular: Boa noite, Ana. Jlio. Ela se prepara para responder, pensando em tudo o que poder dizer...

23

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

No decorrer da leitura, podem surgir outras propostas interessantes que ajudam a enfatizar estas dez ideias-chave.

RESPOSTAS POSSVEIS

Situao
1.Pai viaja com frequncia. Me trabalha numa loja de departamentos. 2.Para estudar, Ana se fecha no quarto com o MP3, o celular e o computador. 3.Uso da Wikipdia (copiar-colar). 4.Desentendimento entre me e filha porque a ltima tem teclado at tarde. 5.Me ameaa falar com o pai.

Problema
Muitas horas a ss em casa.

Sugesto
Ensinar desde cedo que a tecnologia deve ser usada com objetivos claros. Planejar o tempo para que o estudo no seja prejudicado por atividades dispersivas. Valorizar o trabalho pessoal e coibir o plgio. Ensinar formas de pesquisa e reflexo sobre o contedo. Estabelecer horrios para conexo com a internet. Dilogo e consenso educacional entre os pais. Educar com o exemplo: as normas devem ser adotadas por todos.

Situao multitarefa que pode fazer com que a ateno se desvie da atividade principal. Decrscimo da aprendizagem por falta de trabalho prprio. Questes de autoria e plgio. Falta de descanso e uso da tecnologia fora de hora. Diferena nos critrios educacionais entre pai e me.

6.No h filtro de conte- Acesso a contedos imprprios. Instalao de um filtro como dos. primeira medida de auxlio tecnolgico e formao no uso correto da internet. 7.Marcou encontro com o Os amigos de seus amigos so amigo do amigo de seu seus amigos? Encontro primo. marcado com um desconhecido por meio da internet. 8.Ana deu a Jlio seu nmero de celular. Informar dados pessoais na internet a pessoas desconhecidas. Num encontro com um desconhecido sempre bom ir acompanhado e deixar algum de sobreaviso. Antes de enviar dados pessoais ou informaes privadas por meio da internet, deve-se consultar um adulto.

24

9.Ana enviou a Jlio uma Enviar a desconhecidos Pense antes de postar. Tudo o foto em que est particu- fotografias que pertencem a sua que expomos na internet pode larmente atraente. intimidade. ser acessado por qualquer um. No se sabe qual uso ser dado a esse material. 10.A luz est apagada, porm Ana recebe uma breve ligao no celular. Dormir com o celular ligado. Pode provocar falta de descanso e intranquilidade. Se no h necessidade expressa, o aparelho deve ser desligado.

www.generacionesinteractivas.org

Caderno do Embaixador

Dicas prticas para o Professor Embaixador


Como transmitir a mensagem
Use mensagens atraentes. Em uma apresentao, as ilustraes devem ser chamativas, priorizando o elemento grfico sobre o textual e respeitando os espaos (ver os exemplos de apresentao em PowerPoint no CD-ROM). Abuse de ttulos criativos. por meio dos ttulos que chamamos a ateno do nosso pblico. Devem ser sempre breves, positivos e impactantes, sem conotaes negativas. No exagere em expresses como controle, proteo, superviso ou vigilncia. No desperdice a presena do pblico. Aproveitando a ateno dos presentes, os materiais podem conter informaes de contato, como telefone e, se tiver, e-mail ou endereo do site do projeto e da escola. Insista na mensagem principal. Transmitir uma mensagem com clareza e repeti-la. Informe a autoria. Caso sejam mencionados dados do estudo, cite o livro A Gerao Interativa na Ibero-Amrica Crianas e adolescentes diante das telas.

Questes de tom e linguagem


Use linguagem simples. As pessoas podem no conhecer a terminologia tecnolgica. Seja breve. As falas no devem ser longas porque, s vezes, os pais no tm muito tempo para participar de um encontro demorado. Se, alm disso, no esto familiarizados com o assunto, a sua capacidade de ateno fica reduzida. Procure passar uma mensagem positiva. A apresentao no deve demonizar as telas. claro que elas apresentam riscos, e por isso que esses materiais esto sendo distribudos. Porm, deve-se enfatizar os pontos positivos da tecnologia: lazer, entretenimento, aprendizagem, tempo em famlia. Alm do mais, as telas so um futuro em que nossos filhos j se encontram imersos.

Questes de contedo
No presuma que a sua audincia domina o tema. O grau de conhecimento das pessoas sobre o assunto varia de caso para caso. No se deve, portanto, pressupor nenhum entendimento prvio. Para evitar explicaes sobre conceitos que talvez j sejam dominados pelos pais ou professores, recomendvel perguntar abertamente aos ouvintes: Vocs conhecem...?, Sabem como funciona...?. Faa uma lista de temas. Pode-se organizar a apresentao em torno dos temas bsicos para todas as telas, que so: local de instalao da tela, uso acompanhado, contedos, tempo de exposio, avaliao por parte da criana, normas de acordo com o lugar e a criana. Valorize o sentido comum. Usar a mesma lgica a que recorremos para educar nossos filhos em outras reas. Assim como h uma hora para estudar, comer ou dormir, tambm pode haver uma hora para brincar, ver TV ou usar o telefone. Compare a vida digital com a vida real. Para elaborar a mensagem, pode-se pensar em aes da vida real. Voc conversaria com desconhecidos na entrada do mercado? Mostraria seus documentos pessoais a todas as pessoas que encontra no parque?

25

www.educarede.org.br

Geraes Interativas

Destaque o papel protagonista da criana. Na apresentao, destacar que a criana e sua educao devem ter primazia sobre as necessidades de controle, superviso e censura dos pais. O objetivo o uso adequado das telas e no apenas a tranquilidade dos pais. Procure apoio tecnolgico. H uma srie de recursos tecnolgicos que ajudam a minimizar os riscos associados ao uso da tecnologia (filtros de contedos, bloqueio de aplicativos, limitadores do tempo de uso, aparelhos especialmente concebidos para crianas pequenas ou contratos familiares com restrio de saldos disponveis). Evidentemente, estes recursos no eximem os pais de sua responsabilidade educativa. Tenha em mente que receitas prontas no existem. Nosso material oferece conselhos e recomendaes, no orientaes a serem seguidas ao p da letra. Cada famlia, cada criana, cada situao diferente, e tambm so diferentes os modelos de educao tecnolgica. Consulte bibliografia til. Os sites e livros recomendados devem primar pela simplicidade e agilidade, alm de estar de acordo com os conhecimentos dos pais, de modo que melhor deixar os materiais especializados para outros pblicos, como professores ou especialistas.

Sugesto de convite para pais e professores


Caros pais e professores da (nome da escola), Entramos em contato com vocs para agradecer a participao da sua escola na pesquisa A Gerao Interativa Ibero-Amrica Crianas e adolescentes diante das telas, realizada no ano passado. Como sabem, o projeto foi promovido pela Telefnica e pela Universidade de Navarra, com o objetivo de investigar a relao dos jovens com as telas digitais (internet, celular, videogame e televiso) e promover, a partir do conhecimento construdo, o uso responsvel das mesmas. O projeto foi bem sucedido ao mobilizar numerosas escolas, instituies e parceiros de todos os tipos, o que nos permitiu alcanar importantes metas: - Realizao de pesquisas com mais de 80 mil crianas e jovens na Amrica Latina. - Publicao do livro A Gerao Interativa na Ibero-Amrica - Crianas e adolescentes diante das telas. - Constituio do site (http://www.generacionesinteractivas.org), um espao para pesquisa e reflexo sobre o uso seguro das telas digitais. O projeto nasceu com grande potencial de continuidade. Por isso, nossos objetivos para 2009/2010 so explorar todas as informaes recolhidas durante o ano de 2008 e realizar a sensibilizao e a formao de professores, pais e alunos nesta rea.

26

Para tanto, estamos convidando professores e pais para um encontro com a equipe da escola e o Professor Embaixador (nome do professor) para uma apresentao dos dados coletados nesta escola e uma reflexo sobre possveis aes de formao dos jovens para o uso seguro das telas digitais. Esperamos contar com a presena de todos. Data: Horrio: Local:

www.generacionesinteractivas.org

O miolo deste Caderno foi impresso em papel Reciclato 90 g/m. A capa foi impressa em papel Reciclato 240g/m.

You might also like