You are on page 1of 16

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

LNGUA PORTUGUESA PROVA 4 BIMESTRE 5 ANO

2010

TEXTO I Mobilizao A Prefeitura do Rio de Janeiro lanou um Plano Estratgico com 46 metas de gesto para a nossa cidade at 2012, com o objetivo de torn-la um lugar melhor para se viver. Alm destas metas, o prefeito Eduardo Paes convocou a populao para mais um compromisso, que deve ser de todos: a reduo do lixo pblico das ruas em 8% ao ano. A inteno fazer com que cada carioca se sinta responsvel pela sua cidade e demonstre isso em aes concretas e dirias. Para ajudar a mobilizar a populao, a Prefeitura criou o hotsite, onde o cidado pode acessar os resultados dos Lixmetros, espalhados pela cidade, alm de

informaes virtuais especficas sobre o volume de lixo na rea em que mora.


hotsite - aparelho eletrnico que serve para o cidado verificar as informaes relativas ao total de lixo recolhido na cidade do Rio de Janeiro.
http://comlurb.rio.rj.gov.br/

Questo 1 O texto fala sobre uma mobilizao para (A) tornar a cidade do Rio de Janeiro um lugar melhor para se viver. (B) informar como acessar os resultados dos Lixmetros. (C) verificar os melhores pontos para instalar o hotsite. (D) informar o volume de lixo de cada rea.

TEXTO II
A pedra, o papel, a tesoura

A pedra, o papel e a tesoura formaram um grupo para o ltimo grande trabalho de cincias do ano. A pedra esboou a ideia do trabalho. O papel reuniu os diagramas, grficos e ilustraes. A tesoura fez a pesquisa e a apresentao. O trabalho no era muito bom, e eles tambm no deram muito duro para faz-lo; tiraram uma nota baixa. Voc devia ter pesquisado mais disse a pedra batendo na tesoura. Voc devia ter arranjado mais ilustraes disse a tesoura cortando o papel. Voc devia ter tido uma ideia melhor disse o papel embrulhando a pedra. Moral da histria: A culpa nunca de ningum!
Fbula de autoria desconhecida Coleo Voo Mgico Ed. Escala Educacional, 2009.

Questo 2

Quem fez a pesquisa e a apresentao do trabalho foi

(A) a pedra. (B) o papel. (C) a tesoura. (D) o grupo.

TEXTO III O rato do mato e o rato da cidade

Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir casa de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de razes e ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele. Tenho muita pena da pobreza em que voc vive. Venha morar comigo na cidade e voc ver como l a vida mais fcil. L se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram numa casa rica e bonita. Foram logo despensa e estavam muito bem se empanturrando de comidas fartas e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos que pareciam enormes ao ratinho do campo. Os dois ratos correram apavorados para se esconder. Eu vou para o meu campo disse o rato do campo quando o perigo passou. Prefiro minhas razes e ervas, na calma, s suas comidas gostosas com todo esse susto. Mais vale magro no mato que gordo na boca do gato.

(Adaptao) - Ana Rosa Abreu... (et al) Braslia: FUNDESCOLA/SEF- MEC, 2001. 4v. p.60 v.3.

Questo 3

O problema do rato do mato terminou quando ele

(A) descobriu a despensa da casa. (B) decidiu voltar para o mato. (C) se escondeu dos gatos. (D) se empanturrou de comida.

TEXTO IV

O Rio de Janeiro , hoje, uma das capitais com maior gerao de lixo pblico do pas.
Ms 04 BAIRRO 2010 2010 2010 Ms 05 Ms 06

Centro Lagoa Mier Iraj Madureira Bangu

3127 3283 5546 3081 4920 8371

2619 2034 5874 2918 3764 8804

2393 1642 6381 3275 5692 8931

Campo Grande

9568

10278

10012

Santa Cruz

1953

2462

2139

Ilha do Governador Barra da Tijuca

3062

4323

4039

3782

3589

3658

http://comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro

Questo 4 Esta a tabela do histrico de recolhimento do lixo pblico de alguns bairros do municpio do Rio de Janeiro. Os bairros que apresentam o menor e o maior ndice de lixo referente ao ms de maio so, respectivamente: (A) Ilha do Governador e Centro. (B) Madureira e Lagoa. (C) Mier e Barra da Tijuca. (D) Lagoa e Campo Grande.

TEXTO V

http://www.google.com.br/imgres?imgur

Questo 5 A leitura do cartaz indica para o leitor que no se deve (A) fumar. (B) guardar dinheiro. (C) fumar em local fechado. (D) comprar e nem ver o preo do produto.

TEXTO VI

INCA - Instituto Nacional do Cncer - fica na Praa da Cruz Vermelha - 23, no Centro do Rio.

www.inca.gov.br

TEXTO VII

O Instituto Nacional do Cncer INCA est precisando urgentemente de doadores de sangue. O banco de sangue est quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, at para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que tambm passam pela mesma dificuldade: falta de doadores.
www.inca.gov.br

Questo 6

O tema comum aos textos a (A) necessidade de mais doadores de sangue. (B) divulgao da lista dos doadores do Inca. (C) divulgao das cirurgias marcadas no Inca. (D) campanha nova de preveno ao cncer.

TEXTO VIII

Questo 7

No trecho Ela vem de mansinho... (linha 9), a palavra sublinhada refere-se (A) esperana. (B) revolta. (C) noite. (D) inspirao. Questo 8

Na expresso Em vez de se revoltar, transforma tudo em poesia, essa revolta ocorre devido

(A) s dificuldades na escola. (B) ao desejo de ser poeta e sonhar. (C) aos tiros de escopeta constantes. (D) inteno de morar em lugar mais calmo.

TEXTO IX Pepita a piaba

L no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha. Mas Pepita no gostava de ser assim. Ela queria ser grande... bem grandona... Tomou plulas de vitamina... Fez ginstica de peixe... Mas nada... Continuava miudinha. O que isso? Uma rede? Uma rede no rio! Os pescadores! Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada... Mas... muitos peixes ficaram presos na rede. E Pepita? Pepita escapuliu.... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!
CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Coleo Miguilim, So Paulo: Nacional, 2004.

Questo 9

No trecho L no fundo do rio, vivia Pepita... (linha 1), a expresso em destaque d ideia de

(A) causa. (B) explicao. (C) lugar. (D) tempo.

TEXTO X

Fonte: ZIRALDO, A. As melhores tiradas do Menino Maluquinho / Ziraldo: ilustraes do autor, Mig e equipe. Paulo: ed. Melhoramentos, 2005, p.25.

So

Questo 10 A expresso Oba!, no primeiro quadrinho, refora, em relao ao personagem, (A) suas dvidas. (B) sua esperteza. (C) sua culpa. (D) sua alegria.

Questo 11 O humor do texto X identificado

(A) na sequncia de onomatopeias nos trs quadrinhos: Oba!, Iupii... e Crac!. (B) na expresso do pai no primeiro quadrinho. (C) na expresso da me no segundo quadrinho. (D) na fala do menino no segundo quadrinho.

TEXTO XI

Sexta feira, 15 de setembro de 2010. Minha me e meu pai tiveram uma briga tremenda ontem. Tinha alguma coisa a ver com a gente ir acampar no vero com a vov. Hoje de manh, parecia que estava tudo bem, mas eles no quiseram contar nada para a gente. Quando perguntei, papai mandou eu parar de ouvir a conversa... Susie
(Adaptao - O dirio de Susie - Aidan Mac Farlane e Ann Mc Pherson. Editora:340

Questo 12

O trecho que expressa uma opinio

(A) ...minha me e meu pai tiveram uma briga... (B) ..ir acampar no vero com a vov. (C) ...papai mandou eu parar de ouvir a conversa... (D) Hoje de manh parecia que estava tudo bem...

TEXTO XII Televiso

Televiso uma caixa de imagens que faz barulho. Quando os adultos no querem ser incomodados, mandam as crianas assistirem televiso. O que eu gosto mais na televiso so os desenhos animados de bichos. Bicho imitando gente muito mais engraado do que gente imitando gente, como nas telenovelas. No gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criana. Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade, com meus amigos e amigas. Tambm, os doces que aparecem nos anncios na televiso no tm gosto de coisa alguma, porque ningum pode comer uma imagem. J os doces que minha me faz e que eu como todo dia, esses sim, so gostosos. Concluso: a vida fora da televiso melhor do que dentro dela.
(Adaptao - PAES, J.P. Televiso In: Vejam como eu sei escrever ed. So Paulo. tica 2001- p. 26-27)

QUESTO 13

O trecho em que se percebe o narrador criana

(A) Bicho imitando gente muito mais engraado do que gente imitando gente como nas telenovelas. (B) Tambm, os doces que aparecem nos anncios na televiso no tm gosto de coisa alguma.... (C) Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade.... (D) J os doces que minha me faz e que eu como todo dia, esses sim, so gostosos.

Questo 14

No trecho do texto XII No gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criana, a expresso sublinhada significa que os programas so

(A) artificiais. (B) fora de moda. (C) inocentes. (D) violentos.

TEXTO XIII

Questo 15

De acordo com o texto, percebemos que o menino

(A) pensa em abrir a caixa de presente. (B) brinca com a caixa de presente. (C) foge com a caixa de presente. (D) fecha a caixa de presente.

RASCUNHO

RASCUNHO

You might also like