You are on page 1of 6

Planejamento e Tcnica facilitam a Ensilagem da Cana

DATA DE PUBLICAO: 18/08/2010 QUALIFICAO COMPANIA: Katec Lallemand AUTOR: Dagmar Coutinho (Assistente Tcnica, Katec Lallemand) A cana-de-acar uma cultura com caractersticas fsicas e nutricionais muito peculiares, quando comparada a outras forrageiras utilizadas para a confeco de silagens. Muitos produtores e tcnicos ainda resistem idia de ensilar cana, alegando ser uma "planta difcil", de corte complicado. No entanto, quando alguns cuidados bsicos so observados no momento da deciso da confeco da silagem, pode-se evitar uma srie de erros primrios, porm muito comuns cometidos no meio rural. O planejamento prvio

dos dias destinados a esse servio fundamental para o sucesso do trabalho final. Hoje, com as facilidades proporcionadas por programas de previso meteorolgica disponveis na internet, at mesmo este fator pode ser controlado, reservando-se uma semana em que no haja previso de chuvas na regio, evitando contratempos e atrasos desnecessrios. O momento do corte deve ser quando a planta estiver madura, com os teores de acares mais elevados, o que pode ser diferente de uma variedade para outra e tambm com a regio geogrfica da cultura. De maneira geral, no entanto, o produtor deve estar atento, pois quando ocorre o tombamento, o corte mecanizado fica praticamente inviabilizado e o corte manual demanda um maior nmero de pessoas. O tamanho do corte da partcula outro fator de suma importncia, pois est relacionado com a facilidade de compactao e com a ao do inoculante. De modo geral, esse tamanho deve ser inversamente proporcional ao teor de matria seca do material a ser ensilado, ou seja, quanto maior o teor de matria seca da cultura, menor deve ser o tamanho mdio das partculas. Para a cana-de-acar, o ideal que o de 80- 90% do total de matria verde seja picado em partculas de tamanho mdio de um a dois centmetros.

O tamanho do corte influencia no resultado final A partir do momento em que se corta a planta, inicia-se o processo de fermentao do material, por isso fundamental reduzir o tempo total da confeco da silagem, a fim de se preservar ao mximo o valor nutricional da forrageira e evitar contaminaes por microrganismos indesejveis, que podem alterar as caractersticas da fermentao, elevando as perdas do material e muitas vezes comprometendo a qualidade sanitria da silagem. O ideal que o tempo gasto no ultrapasse 3 ou 4 dias. Todo responsvel pela ensilagem nas propriedades deve se programar com boa antecedncia, alocando o maquinrio necessrio para o corte, transporte e compactao do material; adquirindo com antecedncia o inoculante apropriado, ressaltando que muitos deixam para definir a compra do produto j nas vsperas da ensilagem, sem contar com possveis atrasos ocasionados pelo transporte ou entrega do produto na propriedade rural. A mquina colheitadeira utilizada para cana um tem muito importante e negligenciado por alguns produtores. Caso no seja um maquinrio especfico para o corte da cana, este deve contar com um sistema redutor, suas lminas devem ser previamente afiadas e deve-se sempre ter lminas de reposio disponveis, em caso de quebra.

Colheitadeira e carreta de transporte

A mo-de-obra tambm deve ser contratada com um espao de tempo seguro e preferencialmente deve receber treinamento ou orientao especfica para o corte e ensilagem da cana. Para a compactao do material, o ideal que se utilize o trator mais pesado da propriedade, facilitando a remoo de todo o ar residual. Ateno especial deve ser dada s bordas do silo, onde ocorrem as maiores contaminaes por fungos. Um inoculante especfico essencial para uma boa silagem de cana. Sua aplicao pode ser feita durante o corte, com um equipamento acoplado colheitadeira ou diretamente no silo, com o auxlio de uma bomba costal, obedecendo s diluies recomendadas pelo fabricante. A planta da cana-de-acar contm uma flora microbiana especfica, composta por leveduras que convertem o cido ltico produzido durante a fermentao dos acares, em lcool. Sendo o lcool muito voltil, ou seja, evapora com facilidade, sua presena vai representar grande perda de energia da silagem, perdas no volume final do material, alm de comprometer a palatabilidade da silagem, sendo que silagens com alto teor alcolico muitas vezes refugada pelos animais.

Esta , sem dvida, a maior limitao para uma boa silagem de cana e um inoculante especfico para cana-de-acar deve ser capaz de controlar a produo alcolica, alm de garantir proteo contra o ataque de fungos e leveduras aps a abertura do silo para sua utilizao, quando ocorre novamente o contato com o oxignio. Dentre diversos inoculantes biolgicos testados por Pedroso (2003), apenas os compostos pelo Lactobacillus buchneri se mostraram eficazes no controle da produo alcolica em silagens de cana-deacar, alm de promoverem a estabilidade da silagem aps abertura e melhor consumo pelos animais. A utilizao de um produto inadequado pode comprometer todo o trabalho, por melhor que tenha sido o manejo.

A vedao do silo deve ser feita com lonas novas e com dupla face. Em geral so necessrias algumas semanas at que todo o processo de fermentao da cana se estabilize dentro do silo e o material esteja realmente preservado para alimentar os animais. Em casos especficos de necessidade de abrir o silo em poucos dias para fornecimento ao rebanho, no haver prejuzo para a sade dos animais, mas a silagem pode sofrer ataque de microrganismos deteriorantes. Concluso: Planejamento antecipado, manejo adequado e utilizao de um inoculante apropriado, podem garantir uma silagem de cana-de-acar com excelente qualidade, representando uma alternativa de baixo custo para alimentao do rebanho.

DATA DE PUBLICAO: 18/08/2010 QUALIFICAO COMPANIA: Katec Lallemand AUTOR: Dagmar Coutinho (Assistente Tcnica, Katec Lallemand)

DADOS DO AUTOR (Ocultar...)

Dagmar Coutinho Mdico Veterinrio Brasil - Goias RANK 30

Katec Lallemand Tel.:55 - 62-3282 1710 Brasil - Goias

Contatar Vitrine Virtual Contatar

Qualificar este artigo

Enviar a um amigo

Quem viu este artigo? (512)

Comentrios: () Postar comentrio

Produtos

Lalsil Milho

Alkosel

Bactocell

Lalsil CL

Ver todos os produtos

ENGORPART GDC 20110131

Parte superior do formulrio

GDC

HOME

tecnica de fazer silag Fechar


Parte inferior do formulrio

Micotoxinas | Avicultura | Suinocultura | Pecuria de Leite | Pecuria de Corte

You might also like