You are on page 1of 6

WORKSHOPS

WS1 Introduo Robtica Educativa Dinamizado por Paulo Torcato com apoio dos alunos Ana Cavaco e Joo Sabino Escola Secundria da Portela Como funcionam os robs? O que podem fazer os robs? Quais os cuidados de segurana a ter perto de um rob? Estas so algumas das questes a que se pretende dar resposta, permitindo aos professores um primeiro contacto com a robtica de forma a posteriormente aplicar estes conhecimentos nas suas aulas. Pretende-se sensibilizar os professores para a diversificao de estratgias e a introduo de actividades inovadoras e criativas no ensino da cincia e tecnologia, encarando a robtica como uma ferramenta pedaggica. Objectivos: Compreender o que caracteriza e distingue a Robtica Inteligente e qual a sua aplicabilidade em contexto de sala de aula; Construir e controlar um pequeno Rob usando o Kit NXT Mindstorm.

Destinatrios: Professores de todos os nveis de ensino com interesse no ensino de Cincias e das TIC. (Limitado a 15 participantes)

WS2 As Redes Sociais no contexto Educativo Dinamizado por Hugo Mrtires e Marisa Mrtires Esc. Sec. Dr Laura Ayres Quarteira e Esc. Sec. Dr. F. Fernandes Lopes Olho A Internet tem hoje um papel fundamental na sociedade, a ponto de constituir, um smbolo de liberdade e partilha de informao. Durante os ltimos anos, tem-se assistido a uma mudana significativa no que diz respeito sua utilizao, mudana esta que se espera ser constante e cada vez mais acentuada, com a evoluo da tecnologia e a exigncia dos seus utilizadores. Se no incio da era Internet os utilizadores apenas trocavam e-mails e consultavam pginas Web, hoje assiste-se ao estabelecimento de relaes informais e formais atravs da rede, recorrendo s redes sociais. As Redes Sociais na Internet so hoje aceites de forma unnime, apesar das crticas, como uma ferramenta provocadora de mudanas na sociedade. Ignorar a sua influncia e utilizao ser porventura o virar costas a um momento de ruptura, que se traduz numa alterao dos processos de sociabilizao dos indivduos. Como podem os professores tirar partido desta ferramenta nos processos de ensino/aprendizagem?

Qual o papel que desempenham na educao e quais os impactos imediatos que podem provocar nos sistemas de ensino? A resposta a estas perguntas pode despoletar algumas ideias que promovam um ensino virado para o Sc. XXI. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 20 participantes.

WS3 Criao de websites com o Jimdo Dinamizado por Eurico Rodrigues Escola EB23 Prof Paula Nogueira Olho O Jimdo uma plataforma que permite criar websites, com aspecto profissional, de forma gratuita e sem conhecimento tcnico. possvel alterar o aspecto: Cabealho (ttulo, imagem); Layout; Navegao; Inserir pginas; Criar pginas e sub-pginas; e... publicar e/ou disponibilizar contedos para download em vrios formatos; texto, imagem, vdeo, ou qualquer outro tipo de contedos que o autor ou autores queiram publicar ou manter ocultos. Existe a possibilidade de fazer o upgrade do site da verso gratuita para verses superiores JimdoBusiness e para JimdoPRO, mas com custos para o utilizador. Um site Jimdo vai mais alm de um Dirio virtual depende apenas e s do que o autor ou autores queiram que o seu site Jimdo seja. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 15 participantes.

WS4 Moodle 2.0: o que mudou? Dinamizado por Carlos Nunes Escola EB23 de Algoz, Dinamizador da Comunidade Moodle Portuguesa Lanado em Novembro de 2010, o Moodle 2.0 contm um grande nmero de novas funcionalidades. Nesta nova verso, os professores tm um maior controlo sobre os seus recursos e actividades, bem como uma interface mais simples para os utilizadores pouco experientes. Participe neste workshop para ficar a saber tudo sobre o Moodle 2.0. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 15 participantes.

WS5 O quadro interactivo na sala de aula Dinamizado a divulgar brevemente) A utilizao na sala de aula dos quadros interactivos deve ser o mais diversificada possvel recorrendo a actividades incluam contedos multimdia e que tirem partido das potencialidades da to falada interactividade. O objectivo deste workshop demonstrar as potencialidades um quadro interactivo numa sala de aula recorrendo a exemplos concretos que sero alvo anlise, discusso e de reflexo sobre os aspectos mais relevantes e das suas potencialidades para a utilizao em sala de aula. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 15 participantes.

WS6 GO! - Mobilidade em Educao Dinamizado por Nuno Rato Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/PTE/DGIDC A miniaturizao das tecnologias, e autntica revoluo ao nvel da conectividade, permitenos ter num equipamento de reduzidas dimenses (PDA, Telemveis 3G, iPod ...) um conjunto de funcionalidade dos computadores (nomeadamente leitura de ficheiros comuns, execuo de programas e acesso Internet), de dispositivos de captura de imagens e vdeo, comunicaes (telemvel e Internet) e ainda sistemas de localizao por sistemas de geoposicionamento global (GPS)... A par da miniaturizao de equipamentos e democratizao do acesso aos mesmos (devido reduo de preos), verifica-se um grande incremento na disponibilizao de informao e servios para este tipo de dispositivos quer ao nvel da Internet quer das Televises e dos media em geral. O projecto GO! Mobilidade em educao tem como objectivo potenciar os benefcios destas tecnologias na Educao, promovendo o desenvolvimento de competncias em reas curriculares to diversas como a Fsica (o funcionamento do GPS), a Geografia (orientao e localizao absoluta), a Biologia (em especial a Ecologia), Educao Fsica (orientao e recolha de dados como distncias, aceleraes, velocidades, etc.) ou... a Matemtica (sistemas ortogonais, relaes entre distncias, trigonometria). Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 15 participantes.

WS7 Blogues educativos: recursos e ideias para partilhar Dinamizado por Teresa Pombo Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/PTE/DGIDC Neste workshop, iremos abordar a utilizao de blogues como repositrio de recursos educativos digitais de qualidade que possam ser reutilizados tendo em conta o pblico-alvo, os objectivos de aprendizagem, as tarefas de aprendizagem/avaliao envolvidas, etc. Analisar-se-o alguns exemplos e apresentar-se-o algumas ferramentas para a realizao desses recursos tais como o Google Earth, Windows Movie Maker, Podomatic, Slideshare, etc. A integrao dos blogues com outros servios e funcionalidades da Web 2.0 ser assim uma rea temtica a desenvolver no decorrer deste workshop. A integrao dos blogues com os servios e funcionalidades da Web 2.0 ser outra rea temtica a desenvolver no desenvolvimento deste workshop. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 20 participantes.

WS8 - Colaborao na sala de aula atravs do Software Mythware e-Learning Class V6.0, do PC Magalhes Dinamizado por David Costa EBI/JI de Montenegro O PC Magalhes poder ser uma ferramenta facilitadora do trabalho colaborativo na sala de aula. As potencialidades do Software Mythware e-Learning Class V6.0, instalado de raiz no PC Magalhes 1 e 2, so extraordinrias: difuso do Ecr, monitorizar & controlar, comando remoto, quiz maker e distribuio de ficheiros, so apenas alguns dos exemplos. O objectivo deste workshop fazer com que os participantes se familiarizem com os conhecimentos necessrios implementao de uma rede na sala de aula e utilizao do respectivo software. Traga o seu PC (Magalhes verso 1 ou 2) e beneficie de uma oportunidade nica para aprender e explorar novos recursos para a sala de aula. Destinatrios: Professores de EB1 e JI, Coordenadores PTE. Limitado a 15 participantes.

WS9 O Magalhes: Dicas para a resoluo de problemas Dinamizado por Lus Sousa Agrupamento Vertical de Almancil Destina-se preferencialmente a professores do 1 Ciclo, Coordenadores PTE, professores bibliotecrios e coordenadores de projectos. Incidir, entre outros, nos seguintes contedos: Resoluo de problemas simples no arranque dos Magalhes; Medidas a tomar para reparao tcnica; Sistema Operativo: Windows e Linux; Criao de uma pen de reposio do sistema; Reposio do sistema; Activao/desactivao do teclado numrico; Opes no controlo parental; Configurao do acesso internet; Instalao de software educativo.

Destinatrios: Professores de EB1 e JI, Coordenadores PTE. Limitado a 15 participantes.

W10 Ambiente de programao SCRATCH para a Educao Dinamizado por Patrcia Nogueira Portugal Telecom O Scratch uma linguagem grfica de programao desenvolvida pelo MIT Media Lab do Massachusetts Institute of Technology Inspirada na linguagem Logo dos anos 80. O SCRATCH possibilita a criao de histrias interactivas, animaes, simulaes, jogos e msicas e a partilha dessas criaes na Web. Foi desenvolvido para promover um contexto construcionista no desenvolvimento da fluncia tecnolgica e de competncias transversais para o sc. XXI, ao colocar os jovens no papel de criadores e inventores (mais do que meros consumidores de tecnologia) e estimular a aprendizagem cooperativa. Pode ser usada em ambiente educativo por crianas a partir dos 8 anos e em todas as reas disciplinares, com especial nfase para a disciplina de matemtica. Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 20 participantes.

W11 Fundamentos da linguagem audiovisual vdeo Dinamizado a divulgar brevemente A divulgar brevemente.

Destinatrios: Professores de todos os grupos disciplinares e nveis de Ensino. Limitado a 20 participantes.

You might also like