You are on page 1of 7

Acta Scientiarum, Maring, 23(1):207-213, 2001. ISSN 1415-6814.

A presena do imaginrio medieval no Brasil colonial: descries dos viajantes


Jos Carlos Gimenez
Departamento de Histria, Universidade Estadual de Maring, Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maring, Paran, Brasil.

RESUMO. Este estudo analisa a herana do imaginrio medieval presente nos registros literrios dos primeiros viajantes europeus que visitaram o Brasil nos primeiros sculos da poca colonial. A composio das descries desses viajantes revela, a partir da literatura de viagem, da pintura e da cartografia, imagens que so tpicas da cosmologia de sculos anteriores. Em seus escritos, bem como nas representaes iconogrficas de que se valeram para patentear uma descrio do territrio recm-descoberto, a fauna, a flora e seus habitantes so, potencialmente, srios candidatos a figurarem na categoria do universo fantstico, to presente na literatura e na iconografia produzida pelos homens da Idade Mdia. Essa idia pode ser encontrada em viajantes dos sculos XVI e XVII como Ferno Cardim, Jean de Lry, Pero de Magalhes Gndavo e Gabriel Soares de Sousa.
Palavras-chave: histria do Brasil colonial, relatos de viagem, imaginrio medieval.

ABSTRACT. The presence of the medieval imaginary in Colonial Brazil: the travelers' descriptions. The study analyzes the inheritance of the medieval imaginary present in the literary registrations first European travelers that visited Brazil in the first centuries of the colonial time. The composition of the those travelers' descriptions reveals, from their journey literature, paintings and cartography, images that are typical of the cosmology of previous centuries. In their writings, as well as in the ichnographic representations that they used to make a description of the recently discovered territory, the fauna, the flora and its inhabitants are, potentially, serious candidates to partake in the category of the fantastic universe, so present in the literature and in the ichnography produced by the men of the Middle Ages. The idea may be found in travelers of the 16th and 17th centuries such as Ferno Cardim, Jean de Lry, Pero de Magalhes Gndavo and Gabriel Soares de Sousa.
Key words: history of colonial Brazil, journey reports, medieval imaginary.

A finalidade desta reflexo discutir a existncia de um legado do imaginrio medieval presente nas descries literrias feitas pelos viajantes europeus que percorreram as mais diversas partes do territrio brasileiro no perodo colonial, sobretudo nos sculos XVI e XVII. A composio das imagens delineadas nas numerosas obras literrias, tambm chamadas de literatura de viagem, ou retratadas na iconografia por meio de gravuras, de mapas e de pinturas, entre outras, possibilita uma recuperao das figuras de linguagens, das metforas e de toda uma terminologia caracterstica de perodos anteriores aplicadas descrio do territrio recmdescoberto1.
1

Uma das caractersticas fundamentais das narrativas das viagens do perodo medieval, e que tambm podem ser encontradas nos escritores e nos artistas que aqui estiveram, o fato de retratarem as paisagens, os animais e os povos sem estabelecer uma fronteira intransponvel entre o que consideramos hoje como real ou imaginrio. Para eles, no havia distino entre uma literatura com bases cientficas e uma literatura de fico; literatura esta, muitas vezes, herdeira da tradio grecoromana, porm retomada e cristianizada pelos escritores cristos2.
imagens e os habitantes do Novo Mundo. In: Grupione, Lus Donizete Benzi (org.). ndios do Brasil. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. A respeito da presena da literatura greco-latina como um elemento que enriqueceu e inspirou escritores cartgrafos na

Gravuras e pinturas que remetem ao tema podem ser vistas na publicao de Belluzzo, Ana Maria de Moraes. A lgica das

208

Gimenez

Os relatos, atualmente considerados como construes imaginativas do homem da Idade Mdia, tinham para eles significados e expresses que provocavam e manifestavam atitudes e comportamentos na sua vida cotidiana. O que conhecemos hoje como bruxas, feiticeiras, demnios e vrias outras manifestaes monstruosas personificadas de seres inumanos representavam e constituam para a sociedade daquela poca perigos corriqueiros. , portanto, com imagens da ameaa, do medo e das punies cravadas no imaginrio dos recm-chegados ao Novo Mundo que muitos desses viajantes construram e determinaram as suas impresses sobre o Brasil. Compreender os viajantes no domnio desse imaginrio resgatar o conjunto das representaes que ultrapassam os limites das anlises da histria econmica e da histria poltica do Brasil colonial. Uma das possibilidades para ampliar o conhecimento sobre a forma como os europeus representaram nosso pas pode ser feito por meio de estudos que privilegiem uma investigao histrica na perspectiva do imaginrio cultural. Trata-se, portanto, de uma anlise histrica da produo literria e iconogrfica legada pelos viajantes e que pode ser classificada como representaes mentais e concepes histricas ligadas a uma tradio de sculos passados, como definiu Patlagean:
O domnio do imaginrio constitudo pelo conjunto das representaes que exorbitam do limite colocado pelas constataes da experincia e pelos encadeamentos dedutivos que estas autorizam (...). Em outras palavras, o limite entre o real e o imaginrio revela-se varivel, enquanto territrio atravessado por esse limite, ao contrrio, sempre e por toda parte idntico, j que nada mais seno o campo inteiro da experincia humana, do mais coletivamente social ao mais intimamente pessoal: a curiosidade dos horizontes demasiados distantes do espao e do tempo, terras desconhecidas, origens dos homens e das naes; a angstia inesperada pelas incgnitas inquietantes do futuro e do presente; a conscincia do corpo vivido, a ateno dada aos movimentos involuntrios da alma, aos sonhos, por exemplo; a interrogao da morte; os harmnicos do desejo e da represso; a imposio social, geradora de encenaes de evaso ou recusa, tanto pela narrativa utpica ouvida ou pela imagem, quanto pelo jogo, pelas artes da festa e do espetculo (1990: 291).

Nesse aspecto, as imagens construdas pelos primeiros viajantes que exploraram e relataram o territrio recm-descoberto no podem ser
Idade Mdia, veja-se Le Goff, Jacques. O ocidente medieval e o oceano ndico: um horizonte onrico. In: Para um novo conceito de Idade Mdia: tempo, trabalho e cultura no ocidente, p. 263-280.

entendidas apenas como uma mera construo literria descontextualizada, mas sim como condicionamentos histricos de uma longa tradio da ao humana. So, ao mesmo tempo, imagens como frao do desenvolvimento da humanidade e parte integrante do processo histrico e dialtico das prprias relaes humanas. Essas imagens so construdas como fenmeno social e como percepo da realidade a partir da imaginao criadora e podem tambm ser entendidas na perspectiva de Jacques Le Goff, isto , como imagens que interessam ao historiador e que se apresentam como coletivas, influenciadas pelas vicissitudes da histria, que se formam, modificam-se, transformam-se e exprimem-se em palavras e em temas. Tais imagens que nos so legadas pelas tradies passam de uma civilizao a outra e circulam no mundo diacrnico das classes e das sociedades humanas3. A dimenso do imaginrio no considerada aqui como ocorrncia exclusiva do discurso artstico. Ainda segundo Jacques Le Goff, todos os documentos apresentam ao historiador sua cota de imaginrio, na medida em que este dirige sua ateno para o teor simblico neles contidos e no somente para o que reproduzem, onde a dimenso do imaginrio seja orientada mais para o mundo interior do que exterior, com a obra artstica constituindo um campo especialmente fecundo para esse tipo de pesquisa4. O estudo da construo do imaginrio medieval presente na literatura de viajantes e nas iconografias da poca parte significativa de um universo cultural e de uma concepo de mundo que se construiu a partir do material documental que a cultura europia nos legou. Desse modo, todas as imagens e os seus smbolos so fenmenos histricos, passveis de serem analisados enquanto documentos que retratam os aspectos significativos de uma poca e de uma sociedade. No caso presente, trata-se das tradies do pensamento da Idade Mdia que ultrapassaram o Atlntico e chegaram ao Novo Mundo por meio dos viajantes. Portanto, apesar de as imagens criadas pelos viajantes e registradas em seus relatos parecerem-lhes somente os reflexos e as agitaes do seu tempo como ato da criao literria ou iconogrfica, devem ser entendidas dentro de um quadro determinado, no qual se insere o peso de uma herana de longa durao5.
3 4 5

Le Goff, Jacques. O imaginrio medieval, p.16. Idem, p.14. Veja-se ainda Vovelle, Michel. Imagens e Imaginrio na Histria: Fantasmas e certezas nas mentalidades desde a Idade Mdia at o sculo XX.

A presena do imaginrio...

209

Entre o real e o imaginrio: expresses de uma longa durao Joaqun Rubio Tovor, na obra Libros espaoles de viajes medievales, esclarece com muita propriedade a cosmoviso dos viajantes dos sculos XIII, XIV e XV. Segundo esse autor, tais obras constituem uma fonte imprescindvel para compreendermos os vrios aspectos da cultura medieval, principalmente sobre a relao estabelecida entre os homens e o seu meio geogrfico. Nesses espaos, os homens, ao descreverem as imagens do mundo fsico conhecido e habitado, no deixavam de preencher em seus relatos o mundo perifrico com seres imaginrios. Nessa construo, quanto mais os homens se distanciavam do seu lugar de convvio, mais eles criavam um universo de conjunturas fantsticas e fabulosas. Ainda segundo esse autor, muitas dessas fantasias penetraram to fundo na mente da sociedade que elas influenciaram de maneira profunda e concreta certos exploradores dos sculos XVI e XVII6. Pierre Chaunu, em uma obra clssica sobre a temtica da expanso europia, discute um momento crucial do expansionismo da cristandade. Segundo esse autor, o homem europeu, que at meados do sculo XIII no conhecia mais do que 30% da superfcie da terra e de 4% a 5% da superfcie dos mares, em menos de dois sculos e meio, liderado principalmente por Espanha e por Portugal, provocaria uma grande mutao na histria da humanidade ao conquistar, pouco a pouco, territrios que antes s existiam no imaginrio7. Jacques Le Goff, em um estudo sobre os limites geogrficos do homem medieval, assevera que o domiclio de seguidas geraes, at meados do sculo XIII, muitas vezes no ultrapassava de forma concreta as fronteiras das aldeias e das cidades, porm, muitas vezes tambm, tais fronteiras foram conquistadas a partir dos sonhos e recuperadas em vrias expresses culturais da poca. Jacques Le Goff acredita que esses sonhos revelam a atitude e a mentalidade do homem perante o geogrfico desconhecido, geogrfico este que no era apenas um espao fsico, como o concebemos hoje, mas tambm uma possibilidade de compreender como a sociedade medieval expandia e sustentava sua viso de mundo. A partir desse sonho, s vezes perturbador, s vezes libertador, os homens destruam velhos tabus e extravasavam os seus desejos reprimidos, fossem eles sexuais, alimentcios, renncia ao trabalho e a toda

dificuldade concretamente vivida e vigiada pelos poderes religiosos da poca8. Significativo tambm o estudo de Michel Mollat sobre a trajetria dos exploradores e dos navegadores que percorreram as mais diversas partes da Europa entre os sculos XII e XVI. Alicerandose nos principais testemunhos literrios desses autores, cujos principais expoentes foram Jean de Plancarpin, Guilherme de Rubruch, Jean de Montecorvino, Ibn Batutah, Jacques Cartier e Mafe, Nicola e Marco Polo, entre outros, Michel Mollat destaca o esprito de aventura desses desbravadores anteriores aos grandes descobrimentos. O autor discorre principalmente sobre o impacto provocado por eles ao estabelecerem contatos com a realidade do outro. Nesse contato, realidade e mito se cruzavam de uma forma to intensa que sobreviviam para alm do perodo, fornecendo inclusive um rico manancial de fbulas para os descobridores do sculo XVI. Exemplo dessa herana a discusso que o autor faz das maravilhas do mundo:
Las maravillhas componem un conjunto de fbulas prodigiosas, que correm por el mundo bajo diversas vestimentas, desde los viajes de Herodoto hasta las memorias de los exploradores del siglo XVIII e incluso del XIX, passando por el Libro de las maravillas de la India, en el Islam del siglo IX, el Libro de las maravilhas de Marco Polo, las Mirabilia descripita de Jourdain Cathala de Sverac y los Voyages de Jean de Mandeville en el siglo XIV. Los exploradores de los grandes descubrimentos las trasmitiram sin compreender tal vez, y en todo caso sin expresarlo, el significado de reaccin antisocial y de sueo de retorno a una edad ya caduca. Las bsquedas de un paraso terrenal era una forma de expresin de esto (Mollat, 1984: 101).

Outro excelente estudo sobre o imaginrio medieval o livro de Hilrio Franco Jnior, Cocanha: a histria de um pas imaginrio. A terra da Cocanha apareceu descrita em um manuscrito medieval do sculo XIII. Nela, foi descrito um pas maravilhoso9 que possibilita uma realizao compensatria de todas as satisfaes impossveis na vida real. Para l so alados todos os sonhos de concretizaes da abundncia, da ociosidade, da juventude e da liberdade. A mais significativa anlise, porm, feita por Franco Jnior, reside em sua afirmao de que essa tradio literria pode ser ainda encontrada no nordeste brasileiro em pleno sculo XX.

8 9 6 7

Rubio Tovar, Joaquim. Libros espaoles de viajes medievales. Chaunu, Pierre. Expanso europia do sculo XIII ao XV.

Op. cit., 1980, p.276 Para um estudo mais detalhado do conceito de maravilhoso no Ocidente Cristo, veja-se Le Goff, Jacques. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval.

210 Novo Mundo tornou-se um receptculo de vrios elementos do imaginrio medieval, inclusive algumas maravilhas da Cocanha. Isto resultava da sensibilidade medieval, ainda presente no sculo XVI, segundo a qual se via aquilo que ouvira. Mais presos ao imaginrio que traziam dentro de si do que s imagens que tinham diante dos olhos, os primeiros navegadores e colonizadores, de forma geral, no descobriam coisas novas, apenas identificavam no Novo Mundo coisas anteriormente conhecidas (1998: 218).

Gimenez

Como se pode observar, existe uma srie de trabalhos que atestam o prolongamento de um imaginrio medieval para alm do perodo que tradicionalmente se concebe como final da Idade Mdia e, neste caso especfico, atestados nas narrativas dos viajantes que andaram pelo Brasil nos sculos XVI e XVII. Imaginrio medieval nos viajantes coloniais Em uma obra pioneira nos estudos da chamada Histria das Mentalidades, Laura de Mello e Sousa pesquisa, a partir de fontes primrias, localizadas principalmente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, os principais cronistas da poca cuja temtica voltada para os aspectos da religio crist praticada em territrio brasileiro na poca da colnia. O que significativo nas anlises da historiadora brasileira so as possibilidades de uma releitura das nossas fontes na perspectiva de resgatarmos alguns aspectos que ela levanta em seu livro. Aspectos esses que ela aponta, porm no aprofunda, principalmente em se tratando de resgatar uma herana medieval nos viajantes coloniais. Podemos perceber essa questo em uma das passagens de seu livro:
Apesar do especfico - colonial-, o novo mundo deveria muito aos elementos do imaginrio europeu, sob cujo signo se constituiu. Colombo vira a ndia na Amrica, impregnado da leitura de obras como o Livro das maravilhas de Mandeville e Imago Mundi do Cardeal d'Ailly; homem preso ao universo medieval, via para escrever narrativas que, por sua vez, seriam ouvidas. Assim como, nele, o aventureiro intrpido de uma nova era - a das navegaes e das descobertas (...) Colocado a servio da descoberta do novo mundo, o olhar comea a crescer sobre os outro sentidos, captando e aprisionando o raro, o estranho, o singular que, anteriormente, tambm haviam cativado o homem medieval (1986: 22 e 23).

perturbadoras que se fizeram presentes nesses viajantes diz respeito aos fabulrios ligados aos monstros.10 o que pode ser observado na narrativa do protestante francs Jean de Lry em Viagem terra do Brasil, publicada na Frana, em 1578, dezoito anos aps sua permanncia no Brasil. Alm de registrar suas impresses sobre os ndios, sobre as plantas e sobre os mais diversos animais existentes no territrio brasileiro, esse telogo no deixou de transcrever a existncia de monstros que atemorizavam os habitantes:
Disse-me ele que, estando certa vez com outros em uma de suas canoas de pau, por tempo calmo em alto mar, surgiu um grande peixe que segurou a embarcao com as garras, procurando vir-la ou meter-se dentro dela. Vendo isso, continuou o selvagem, decepei-lhe a mo com uma foice e a mo caiu dentro do barco; e vimos que ela tinha cinco dedos como a de um homem. E o monstro, excitado pela dor ps a cabea fora dgua e a cabea, que era de forma humana, soltou um pequeno gemido (p.164).

Claude Kappler, em Monstros, demnios e encantamentos no final da Idade Mdia, discute de que maneira as viagens - reais ou imaginrias - orientamnos para o domnio da cosmografia e da geografia do mundo medieval. Segundo ele, essas estruturas do universo tm correspondncia surpreendentes com as estruturas mentais, contudo, as estruturas mentais so freqentemente tributrias das primeiras. So elas que determinam os locais em que o imaginrio desabrocha. Esses trabalhos comparativos fornecem-nos informaes sobre o estado de esprito dos viajantes, o clima intelectual das viagens e o clima mtico da poca. Ainda segundo o autor, interessante definir as relaes da viagem com o conto e o mito, pois os monstros presentes nas narrativas de viagens fazem parte integrante da criao e da subverso da ordem existente (Kappler: 1993). Foi com esse clima e esprito dos viajantes da Idade Mdia que Pero de Magalhes Gndavo, portugus natural de Braga, residiu no Brasil, provavelmente entre 1558-1572, poca do governo de Mem de S. Ao retornar para Portugal, escreveu suas impresses sobre a colnia no livro Tratado da Terra do Brasil e Histria da Provncia Santa Cruz, impresso pela primeira vez em 157611. Ao relatar,
10

Foi, portanto, com base nas imagens produzidas dos relatos concretos ou imaginrios dos viajantes e dos exploradores medievais que os europeus conceberam e figuraram suas impresses sobre o Brasil no perodo colonial, e uma das imagens mais

11

Sobre monstros humanos e seres prodgios na literatura medieval, veja-se Acosta, Vladimir: La humanidad prodigia: el imaginario antropologico medieval. Tomo I. Essa obra foi traduzida para o francs por Ternaux-Campans, em 1837, e reimpressa duas vezes na Revista do Instituto Histrico. O Tratado s apareceu em 1826, no quarto volume da Coleo de notcias para a Histria e a Geografia nas naes

A presena do imaginrio...

211

nessa obra, suas impresses sobre a fauna, a flora, as riquezas e os seus habitantes naturais, Gndavo, ainda preso a uma tradio literria de sculos anteriores, concebia tambm, s terras recmdescobertas uma realidade geogrfica habitada por monstros. Monstros que, segundo ele, seriam encontrados na capitania dos Ilheos:
Sete lagoas da mesma povoao pela terra dentro est huma lagoa doce que tem tres legoas de comprimento e tres de largo e tem dez, quinze braas de fundo e dahi pera cima. Sae della hum Rio pequeno pelo qual vo l Ter barcos. (...) Tem muita infinidade de peixes grandes e pequenos.(...) Tambm h muitos tubares nesta lagoa, e lagartos e muitas cobras. E acho-se nella outros monstros marinhos de diversas maneiras (p.31-33).

oralidade e o conhecimento observado de forma direta. E afirma:


Esta lenta mutacin estuvo precedida, y sin duda condicionada, por otra, relativa a la forma principal de percepcin, es dicir, a la naturaleza mental de toda evidencia: desde el siglo XIV al XVI la vista va sustituindo al odo el la funcin de fuente de conocimiento. La tradicin de la Alta Edad Media tenda a dar prioridad al testimonio del odo sobre el ojo: rasgo de una cultura ligada a las prcticas de oralidad dominantes. Haber odo decir una cosa adquira de forma natural un valor de autoridad (1994: 295).

Ao falar sobre os bichos da terra, Gndavo tambm viu, alm de temidas cobras com bocas nas extremidades do corpo, espantosas serpentes:
Outras (cobras) h na terra que lhe chamo hebijaras, tem duas bocas huma na cabea outra no rabo, mordem com ambas: esta cobra he branca e mui curta, o mais do tempo est debaixo da terra, he peonhentissima sobre todas; quem desta for mordido no ter vida muitas horas, e assi qualquer destas outras que morder alguma pessa o mais que dura so vinte e quatro horas. (...) Tambm affirmo alguns homens que viro serpentes nesta terra com azas mui grandes e espantosas, mas acho-se raramente (p.60).

Assim como em Ilhus, Gndavo descreve tambm a existncia de monstros marinhos e de demnios na Capitania de So Vicente. Trata-se de um monstro que, segundo o autor, j conhecido em outras partes do mundo. o que pode ser percebido na passagem que se segue:
Foi causa tam nova desusada aos ohos humanos a semelhana daquele fero espantoso monstro marinho que nesta Provincia se matou no anno de 1564, que ainda que per muitas partes do mundo se tenha noticia delle, nam deixarei todavia de dar aqui outra vez de novo, relatando por extenso tudo que cerca disto passou; porque na verdade a maior parte dos relatos ou quasi todos em que querem mostrar a semelhana de seu horrendo aspecto, andam errados, e alem disso, conta-se o sucesso de sua morte de differentes maneiras (p.119-120).

Nessa passagem, pode-se perceber que os seres fabulosos so construdos a partir dos relatos dos ndios. Persiste, nesse sentido, uma longa tradio literria muito comum nos relatos de viagens dos sculos XII a XIV, em que ver ou ouvir dizer que algum viu no faz diferena para que o relato seja aceito com veracidade. Sobre essa questo, o medievalista Suo Paul Zumthor12 fez significativas afirmaes. Segundo ele, somente nos sculos XVII e XVIII, com o surgimento das novelas e dos relatos de viajantes muito mais preocupados com uma observao direta, que essa tradio literria entraria em declnio. Entre os sculos XIV e XVI, porm, ainda era comum, nas prticas literrias, os escritores tomarem-na por verdade, sem distinguir as informaes que circulavam por meio da

Alm dos monstros marinhos, na Capitania de So Vicente tambm podiam ser encontrados demnios. Nesse sentido, possvel pensar nas descries de Gndavo como os monstros encontrados pelos viajantes medievais, cujo exemplo pode ser tomado de Marco Polo que, ao narrar a vida dos povos da sia, principalmente dos reinos na Monglia, do deserto da Prsia ou das cidades da China, no deixou de registrar, alm dos animais e das populaes exticas, a existncia de bruxos e de seres demonacos13.
Na Capitania de Sam Vicente sendo j alta noite a horas em que todos comeavam de se entrar no sono, acertou de sair fra de casa huma India escrava do capito; a qual lanando os olhos a huma varzea que est pegada com o mar, e com a povoanam da mesma Capitania, vio andar nella este monstro, movendo de huma parte para outra com passos menos desusados, e dando alguns urros de que quando em quando tam feios, que como pasmada e quasi fora de si se veio ao filho do mesmo capito, cujo nome era Baltezar Ferreira, e lhe deu conta do que vira, parecendo-lhe que era alguma viso diabolica; mas como elle fosse
13

12

ultramarinas que vivem nos domnios portugueses ou lhe so vizinhas, publicada pela Academia Real das Cincias de Lisboa. Em La medida del mundo: Representacin del espacio en la Edad Mdia, Zumthor analisa, de forma detalhada, toda uma cosmografia medieval ao privilegiar temas como: Espao Sagrado e Espao Profano, Espao Real e Espao Imaginrio, Espao Rural e Espao Urbano, e ainda temas atualizados nos estudos historiogrficos contemporneos como utopia e representaes, entre outros.

Polo, Marco. O livro das maravilhas: a descrio do mundo.

212 nam menos sizudo que esforado, e esta gente da terra seja digna de pouco credito, nam lho deu logo muito s suas palavras, e deixando-se estar na cama, a tornou outra vez a mandar fora dizendo-lhe que se afirmasse bem no que era. E obedecendo a India a seu mando, foi: e tornou mais espantada, afirmando-lhe e repetindo-lhe huma vez e outra que andava ali huma cousa tam feia, que nam podia ser se nam o demonio (p.119).

Gimenez mo, e as genitlias, e assi os acho de ordinrio pelas praias com estes cousas menos (p.50).

Ou em outra passagem em que Gndavo relata tambm a existncia de monstros com feies humanas. Pela passagem abaixo, pode-se notar que o monstro retratado com uma certa intimidade. Nesse aspecto, essa aproximao tambm pode ser alada ao universo do imaginrio medieval, em que as fronteiras entre o natural e o sobrenatural sempre foram mal traadas:
Ento se levantou elle muito depressa e lanu mo a huma espada que tinha junto de si qual botou somente em camisa pela porta fora, tendo para si (quando muito) que seria algum tigre ou outro animal da terra conhecido com a vista do qual se desenganasse do que a India lhe queria persuadir, e pondo os olhos naquela parte que ella lhe assignalou vio confusamnte o vulto do monstro ao longo da praia, sem poder divisar o que era, por causa da noite lho impedir, e o monstro tambem ser cousa no vista e fora do parecer de todos os outros animaes. E chegando-se hum pouco mais a elle, pera que melhor se podesse ajudar da vista, foi sentido do mesmo monstro: o qual em levantando a cabea, tanto que vio comeou de caminhar para o mar donde viera (p.120).

Gabriel Soares de Sousa escreveu, em 1578, o livro Tratado Descritivo do Brasil14. Esse Tratado s foi concludo pelo autor em Madri, enquanto esperava pela concesso de favores da Coroa para o desbravamento do serto baiano, onde supunha encontrar pedras e metais preciosos. Sua inteno, ao fazer um levantamento das grandezas da colnia, era chamar a ateno para a necessidade de explorlas. Segundo o autor, essa necessidade deveria ser executada com urgncia, pois o local era cobiado pelos luteranos. dele tambm o testemunho de que os homens marinhos que aqui existiam disputavam com os nativos a primazia dos mares brasileiros. o que se evidencia quando ele fala, assim como retratou Ferno Cardim, dos homens marinhos:
No h duvida seno que se encontram na Bahia e nos recncavos dela muitos homens marinhos, a que os ndios chamam pela sua lngua upupiara, os quais andam pelo rio de gua doce pelo tempo do vero, onde fazem muito dano aos ndios pescadores e mariscadores que andam em jangada onde os tomam, e aos que andam pela borda da gua, metido nela; a uns e outros apanham, e metem-nos debaixo da gua, onde os afogam; os quais saem terra com a mare vazia afogados e mordidos na boca, narizes e na sua natura; e dizem outros indios pescadores que viram tomar stes mortos que viram sbre gua uma cabea de homem lanar um brao fora dela e levar o morto; e os que isso viram se recolheram fugindo terra assombrados, do que ficaram to atemorizados que no quiseram tornar a pescar da muitos dias (p.277).

Outro viajante contemporneo de Gndavo o arcebispo de vora, Ferno Cardim (1548-1625). Sua obra compe-se de relatos e de cartas, em um perodo que abrange 1583 a 1590. Em Tratados da Terra e Gente do Brasil, o escritor narra suas impresses de viagens sobre a Bahia, Esprito Santo, Rio de Janeiro e So Vicente. Entre as vrias observaes que esse viajante portugus fez, vemos tambm uma preocupao com os homens marinhos e os monstros do mar:
Estes homens marinhos se chamo na lngua Igpupira; tem-lhe os naturaes to grande medo que s de cuidarem nelle morrem muitos, e nenhum que o v escapa; alguns morrero j, e perguntando-les a causa, dizo que tinho visto este monstro; parecem-se com homens de boa estatura, mas tem os olhos muito escovados (...) O modo que tem em matar he: abrao-se com a pessoa to fortemente beijando-a, apertando-a comsigo que a deixo feita toda em pedaos, ficando inteira, e como a setem morta do alguns gemidos como de sentimento, e largando-a fogem; e se levo alguns comem-lhes somente os olhos, narizes e pontos dos dedos dos ps e

Nesse sentido, autores como Ferno Cardim e Gabriel Soares, assim como os demais at aqui estudados, foram determinantes para criar e propagar toda uma imagem referente aos seres aqui encontrados; seres - homens, animais e plantas que se lhes apresentavam como paradigmas dos que figuravam nas antigas tradies literrias do imaginrio medieval. Guilhermo Giucci, ao estudar os principais viajantes do Novo Mundo15, analisa, entre outros assuntos, o processo de diminuio e de destruio da narrativa fantstica europia durante os primeiros anos das descobertas do novo continente. Segundo ele, o maravilhoso europeu construdo na Baixa Idade Mdia, cujas representaes se faziam a partir da geografia das imagens de monstros pavorosos e de
14

15

A autoria do Tratado s foi definitivamente identificada pelo historiador Varhagen, em 1939, poucos anos depois de sua primeira publicao integral pela Academia Real de Cincias de Lisboa. Giucci, Guillhermo. Viajantes do Maravilhoso.

A presena do imaginrio...

213

parasos fantsticos, cederam lugar a um outro tipo de imaginrio, principalmente quando este fundo maravilhoso era pensado quase que exclusivamente por meio do econmico. Ainda para esse autor, os relatos das viagens de Cristvo Colombo, Hans Staden e Cabeza de Vaca rompem com uma tradio europia que considerava o desconhecido um lugar pertencente ao outro mundo, povoado por um maravilhoso cristo e por todas as possibilidades que a religio criava para o homem daquele perodo. Embora as afirmaes de Guilhermo Giucci tenham por objetivo destacar as profundas mudanas ocorridas no imaginrio do homem europeu ao estabelecer contato com o Novo Mundo, esse rompimento no se deu de forma brusca e radical, principalmente se essas transformaes forem pensadas na perspectiva de uma longue dure, conceito apresentado por Jacques Le Goff, ou seja,
... uma longa Idade Mdia que em todos seus aspectos se estruturam num sistema que, no essencial, funciona desde o Baixo Imprio Romano at Revoluo Industrial dos sculos XVIII e XIX. uma Idade Mdia profunda que os recursos aos mtodos etnolgicos permite abarcar nos seus hbitos quotidianos, nas suas crenas, nos seus comportamentos, nas suas mentalidades (1979:12).

Referncias
ACOSTA, V. La humanidad prodigiosa: el imaginrio antropolgico medieval. Caracas: Monte vila, 1996. t.1. CARDIM, F. Tratados da terra e da gente do Brasil (1583?). Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1980. CHAUNU, P. Expanso europia do sculo XIII ao XV. So Paulo: Pioneira, 1978. FRANCO Jr., H. Cocanha: a histria de um pas imaginrio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. GNDAVO. P. de M. Tratado da Terra do Brasil: histria da provncia de Santa Cruz. Belo Horizonte: Itatiaia; Edusp, 1980. GIUCCI, G. Viajantes do maravilhoso: o novo mundo. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. GRUPIONE, L. D. B. (Ed.). ndios do Brasil. So Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. KAPPLER, C. Monstros, demnios e encantamentos no fim da Idade Mdia. So Paulo: Martins Fontes, 1993. LE GOFF, J. O imaginrio medieval. Lisboa: Estampa, 1994. LE GOFF, J. O maravilhoso e o cotidiano no ocidente medieval. Lisboa: Edies 70, 1989. LE GOFF, J. Para um novo conceito de idade media: tempo, trabalho e cultura no ocidente. Lisboa: Estampa, 1980. LRY, J de. Viagem terra do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1980. MELLO E SOUZA, L. de. O diabo na terra de Santa Cruz. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. MOLLAT, M. Los exploradores del siglo XIII al XVI: primeras miradas sobre nuevos mundos. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1990. PATLAGEAN, E. A histria do imaginrio. In: LE GOFF, J. (Ed.). A Histria nova. So Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 291-316. POLO, M. O livro das maravilhas: a descrio do mundo. Porto Alegre: L&PM, 1996. RUBIO TOVAR, J. Libros espaoles de viajes medievales. Madrid: Taurus, 1986. SOUSA, G.S. de. Tratado descritivo do Brasil em 1578. So Paulo: Companhia Editora Nacional/Edusp, 1971. VOVELLE, M. Imagens e imaginrio na histria. So Paulo: tica, 1997. ZUMTHOR, P. La medida do mundo: representacin del espacio en la edad media. Madrid: Ediciones Ctedra, 1994.
Received on December 11, 2000. Accepted on January 23, 2001.

Nesse sentido, esses viajantes, apesar dos avanos cientficos que marcaram a sua poca, ao vivenciarem as mais diversas experincias em lugares desconhecidos, no estavam livres de julgamentos pr-concebidos, isto , no conseguiam romper com uma longa tradio das narrativas de viagens do perodo medieval. Desse modo artistas, escritores e cartgrafos apesar dos rigores nas suas observaes e nos detalhes com que procuravam descrever a sociedade, os animais e a geografia desconhecida eram potencialmente srios candidatos a figurarem esse novo e estranho no costumeiro fantstico to presente na literatura e na iconografia produzida, principalmente, pelo homem europeu da Idade Mdia. Mesclam-se, portanto, nessas imagens, descries reais fundamentadas no conhecimento geogrfico, racional e cientfico com as crenas e as fantasias herdadas dos viajantes medievais.

You might also like