You are on page 1of 3

252

Unidade

18 -

Marlia de Dirceu (fragmento)

Unidade

18 -

Marlia de Dirceu (fragmento)

253

11. O verso que justifica a resposta ao item anterior : a) "De tosco trato, d' expresses grosseiro ... r r b) "Respeitam o poder do meu cajado " c) "Com tal destreza toco a sanfoninha r r d) "Mas tendo tantos dotes da ventura r e) " bom, minha Marlia, bom ser dono ... r
t t

Com o significado de favorecer, caber, verbo transitivo indireto: Assiste ao acusado o direito de defesa. Na acepo de morar, residir - pouco usada modernamente -, constri-se com adjunto adverbial introduzido pela preposio em: Os apstolos assistiam em diversos lugares.
e) infelicidade.

12. O refro do texto sugere principalmente: a} fatalismo. c) incerteza. b) inconformismo. d) religiosidade.

Aspirar No sentido de ambicionar, pretender, almejar, rege objeto indireto: Escrevia a tese, porque aspirava ao ttulo de doutor. Ambicioso, aspirava s maiores honrarias. Significando respirar, puxar com os pulmes, verbo transitivo direto: Aspiramos o ar purssimo das montanhas. Visar Significando apontar, mirar ou pr O visto, constri-se com objeto direto: O caador visou a fera. O jogador visou o gol adversrio. O gerente do banco visou nossos cheques. Na acepo de desejar, pretender, verbo transitivo indireto: O professor visava ao sucesso de todos os alunos.

Regncia verbal
A regncia verbal trata das relaes entre o verbo e seus complementos. Em uma frase como "Os meninos gostam de frutas", o verbo exige o complemento frutas, que, no caso, est preposicionado. Diz-se, ento, que gostar rege objeto indireto introduzido pela preposio de. Quando, por exemplo, tem-se "Os meninos comeram as frutas", nota-se que o verbo pede o complemento frutas, que no est preposicionado. Diz-se, portanto, que o verbo comer rege objeto direto. O estudo da regncia dos mais complexos, existindo verbos que se constroem com complementos diferentes de acordo com o sentido que tm na frase, outros que apresentam mais de uma regncia para uma nica significao e aqueles que, embora apresentem acepo nica, oferecem dificuldade de emprego. Nesta unidade, privilegiamos alguns dos que podem oferecer dvidas. Assistir No sentido de estar presente, comparecer, ver, rege objeto indireto: Assisto aos filmes de Chaplin. Quero assistir luta do Maguila.
Ateno: No segundo exemplo, a crase se justifica pela fuso da preposio a, exigida pelo verbo, com o artigo a, que determina o substantivo. Esquematicamente, tem-se: assistir a (preposio) + a (artigo) luta = assistir luta

Ateno: Os verbos assistir, na acepo de "ver", aspirar e visar, no

sentido de "desejar", embora sejam transitivos indiretos, rejeitam as formas lhe(s) como complementos. as quais devem ser substitudas por a elets), a ela(s): . luta do Maguila, tambm quero assistir a ela. Vocs aspiram somente riqueza, mas ns no aspiramos a ela. Ao enriquecimento fcil, no viso a ele..

Querer
transitivo direto na acepo de desejar: bvio que sempre quis a felicidade de vocs .

Significando socorrer, ajudar, acompanhar enfermo ou moribundo, constri-se com objeto direto ou indireto: A belssima enfermeira assistia o atleta. Com dedicao, o mdico assistia aos doentes.

Significando amar algum, ter-lhe amizade, verbo transitivo indireto: Os filhos sempre querem muito aos pais. Os pais tambm Ihes querem muito.

254 Chamar

Unidade

18 -

Marilia de Dirceu (fragmentol

Unidade

18 -

Marilia de Dirceu (fragmentol

255

Proceder
Significando dar incio a algo, fazer realizar, pede objeto indireto: O secretrio procedeu leitura da ata. O juiz mandou proceder ao confisco dos bens.

Significando convocar, fazer vir, pede objeto direto: O tcnico da: seleo chamou os jogadores "estrangeiros". No sentido de apelidar, dar nome a algum, pede objeto direto ou indireto, seguidos de predicativo que pode ou no vir preposicionado: Chamaram-no Chamaram-no Chamaram-lhe Chamaram-lhe

patife. de patife. patife. de patife.

Namorar
verbo transitivo direto:

Gostar
Significando achar bom gosto ou sabor, aprovar, estimar, pede objeto indireto: Gosto de suco de maracuj. Gostei de suas propostas. Gosto muito de meus avs. Com a significao de experimentar, provar, pede objeto direto: Gostei aquele delicioso vinho francs.

Fazia muito tempo que Luciano pretendia namorar A prima no sabia que Luciano queria namor-Ia.

a prima.

Chegar / Ir
Constroem-se posio a: normalmente com adjunto adverbial introduzido pela pre-

Chegamos muito cedo a Niteri. Nas frias, vou s praias capixabas.

Pensar
No sentido de imaginar, lembrar-se, pede objeto indireto: "Pensou nisto, pensou naquilo ... uma idia lhe vinha ... " Pensava em Deus nos momentos .difices. Significando aplicar curativos, rege objeto direto: As diligentes enfermeiras pensavam os feridos.

Abdicar
Constri-se com objeto direto ou indireto: No podia abdicar dos privilgios. Alfonsn abdicou o governo argentino.

Esquecer / Lembrar
Admitem as seguintes construes:

Pagar / Perdoar
Constroem-se com objeto direto referente rente a pessoa: Paguei as aulas ao mestre. Perdoamos os dbitos aos devedores. Minhas dvidas, j as paguei. Aos meus credores, j Ihes paguei. a coisa e objeto indireto refe

Com objeto direto: s vezes, esqueo nomes de pessoas conhecidas. Lembrei o lugar onde deixara o relgio. Com objeto indireto, regido pela preposio de; caso em que verbo pronominal: s vezes, esqueo-me de nomes de pessoas conhecidas. Lembrei-me do lugar onde deixara o relgio. Com objeto indireto, com sujeito posposto, que representa coisa que caem no esquecimento ou vm memria: s vezes, esquecem-me nomes de pessoas conhecidas. Lembrou-me o lugar onde deixara o relgio. a pessoa ou

Presidir
verbo transitivo direto ou indireto:

Ulysses presidia os trabalhos na Assemblia Constituinte. O nosso diretor presidir ao congresso de professores.

256 Obedecer / Desobedecer


Constroem-se com objeto indireto:

Unidade

18 -

Marlia de Dirceu (fragmentol

Unidade

18 -

Marllia de Dirceu (fragmentol

257

Preferir
Constri-se Prefiro Prefiro com objeto direto e indireto:

Devemos obedecer s leis. No posso desobedecer aos estatutos

o futebol ao basquete. o vlei natao.

Custar
Na acepo de ser difcil, custoso, constri-se com objeto indireto, podendo ter como sujeito uma orao reduzida de infinitivo, que pode vir introduzida pela preposio a: Custou-me a elaborao da prova do exame. Custou-me (a) elaborar a prova do exame. .Ateno: Preferir no admite a conjuno comparativa (do) que e expresses de reforo como mais, menos etc.: Prefiro o estudo do que o trabalho. (Corrija-se para: Prefiro o estudo ao trabalho.) Prefiro mais estudar que trabalhar. (Corrija-se para: Prefiro estudar a trabalhar.)

Ateno: Apesar de bastante usadas, so condenadas pelos gramticas construes como custei a elaborar, custamos a elaborar etc., em que o verbo custar se conjuga em todas as pessoas.

No se esquea, ainda, de que a preposio car antes do pronome relativo. Observe:

exigida pelo verbo deve fi-

Charles Chaplin estrelou os filmes / a~imos.

Informar
Pede O O O O objeto direto de pessoa e indireto de coisa, ou vice-versa: instituto informou a populao dos ndices inflacionrios. instituto informou populao os ndices inflacionrios. instituto informou populao que a inflao subiria. instituto informou a populao de que a inflao subiria.

So nobres os postos / a~mos As leis [a~mosl H intelectuais

nem sempre so justas. / com~patizamos. naquele momento. elas nao me esqueo.

Ela foi a nica pessoa / e~nsei rei e E ncon trei ornes t re /d~d" cujas
I

Ateno: A visar, certificar, cientificar, notificar e prevenir tm a mesma regncia de informar.

Finalmente, saiba que so consideradas incorretas construes em que se empregam complementos idnticos para verbos de regncia distinta: Cristina namora e gosta de Renato. (Corrija-se Renato e gosta dele.) . para: Cristina namora Amo meus pais e

Implicar
Na significao de envolver, requerer, tornar necessrio, constri-se objeto direto: A construo da nova adutora implica vultosos recursos. com

Amo e obedeo obedeo-lhes.)

meus

pais.

(Corrija-se

para:

Simpatizar / Antipatizar
Pedem objeto indireto e no so verbos pronominais: Simpatizei com seus projetos de reformas. Antipatizei com aquele indivduo pretensioso.

Testes
13. "Tenho prprio casal, e nele assisto ... r r O verbo assinalado est empregado na acepo de: . a) socorrer. c) ver. e) residir. b) presenciar. d) caber.

You might also like