You are on page 1of 8

Meridianos Principais 1.

MERIDIANO DO FEl (Pulmo) - Tai Yin da mo


1. Trajeto externo Inicia-se na fossa infraclavicular no ponto denominado P1. Segue pela margem ntero- lateral do antebrao e na altura do cotovelo segue para a goteira radial Continua na regio hipotenar at o ngulo radial unguel do polegar. 2. Trajeto interno Inicia-se no Triplo Aquecedor Mdio, na regio do Estmago e conecta-se com o Intestino Grosso Segue para a regio da crdia e mediastino , penetra no Pulmo e emerge na garganta. 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular emerge do polegar, do ponto P- 11. Meridiano de Conexo ou Luo: constitudos de um ramo transversal e outro longitudinal, emergem no antebrao, no ponto P-7. Sintomas do meridiano: dor e contratura muscular no trajeto do meridiano (regio infraclavicular), ombralgia, braquialgia, dor do cotovelo, do polegar, palma da mo quente, garganta inchada e dolorida. Sintomas de alterao energtica: tosse, dispnia, respirao curta, opresso torcica, secura na garganta, escarro hemoptico, distenso abdominal. indicado para o tratamento de doenas do trax, garganta, traquia, nariz e pulmo para harmonizar o Qui.

2. MERIDIANO DO DA CHANG (Intestino Grosso) Yang Ming da mo


1. Trajeto externo Inicia-se na margem ungueal radial do dedo indicador. Segue pela face pstero lateral do antebrao at o ponto IG11 na extremidade lateral da prega do cotovelo. Segue pela margem lateral do brao at o ombro, contorna-o anteriormente e segue acima da escpula at o pescoo at o VG14. Segue para a fossa supraclavicular e regio cervical, face, cruza a mandbula e atinge o sulco nasolabial, terminando lateralmente asa do nariz. 2. Trajeto interno Da fossa supraclavicular, interioriza-se, atravessa o Pulmo, o diafragma. Liga-se ao Intestino Grosso, desce pela face anterior da coxa, perna, ligando-se ao ponto E37. 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular emerge da extremidade do dedo indicador, no ponto IG-1.

Meridiano Luo ou de Conexo Longitudinal e Transversal com origem no ponto IG6 situado no antebrao. Sintomas do meridiano: dor no trajeto e dificuldade na movimentao dos msculos extensores do brao e do ombro, febre, boca seca e sede, odontalgia, garganta inchada e dolorosa, epistaxe, olhos amarelos, cervicalgia e inchao, sinusite maxilar. Sintomas de alterao energtica: dor abdominal, borborigmos, constipao intestinal, respirao curta e eructaes. utilizado para o tratamento de: afeces da face, olhos, orelhas, nariz, boca, gengiva, garganta, intestino grosso, doenas febris, para harmonizar o Qui, regula o excesso de Calor.

3. MERIDIANO DO WEI (Estmago) Yang Ming do p.


1. Trajeto externo Inicia-se ao lado da narina indo para o assoalho da rbita, ngulo medial do olho, onde se comunica com o meridiano da Bexiga no ponto B1 Da margem infraorbital, desce pela face, penetra a gengiva, contorna os lbios e vai at o VC24 Segue para a mandbula onde se bifurca em 2 ramos: um ascendente, passa em frente orelha, indo at a regio frontal no ponto E8. Outro ramo descendente vai para a regio antero-lateral do pescoo at a fossa supraclavicular, onde se divide novamente em 2 ramos: trajeto interno e externo - Trajeto externo: segue pela face anterior da coluna, passa pelo mamilo, lateral cicatriz umbelical at a regio inguinal. Segue pela face antero-lateral da coxa e perna, dorso do p , at a margem ungueal lateral do 2 dedo do p. 2. Trajeto interno Da regio supraclavicular, penetra no trax, atravessa o diafragma, penetra no Estmago, e depois no Bao-Pncreas. 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular: origina-se no 2 dedo do p, no ponto E-45 . Meridiano Luo ou de Conexo Longitudinal e Transversal do Estmago tm origem na perna, no ponto E-40 . Sintomas de alteraes do meridiano: impotncia funcional dos msculos situados em seu trajeto, dificuldade para flexo e extenso do quadril, do joelho e p, hipossensibilidade do 2 dedo do p, transpirao excessiva, boca e lbios secos, garganta inchada, pescoo doloroso e inchado, desvio da rima bucal, dores torcicas, dor nos olhos, sinusite maxilar, conjuntivite. Sintomas de alterao energtica: distenso e plenitude abdominais, desconforto abdominal, convulses, fome persistente, gengivite, alteraes gengivodentrias. utilizado para: tratamento das afeces da face, olhos, nariz, boca, gengivas, alvolo dentrio, garganta, estmago, intestinos, doenas mentais e febris.

4. MERIDIANO DO PI (Bao-Pncreas)-Tai Yin do P


1. Trajeto externo: Inicia-se no ngulo ungueal medial do hlux, segue pela margem medial do p at o malolo medial Segue pela face medial da perna, do joelho e coxa at a extremidade lateral da prega inguinal Passa para o Ren Mai, segue pela parede antero- lateral do abdome at o trax. 2. Trajeto interno: Do Ren Mai na regio do trax, penetra no Bao - Pncreas, Estmago, atravessa o diafragma indo para o Corao onde se une com o meridiano do Pericrdio Outro ramo vai para a parede antero lateral do trax at o 2 espao intercostal se dirigindo faringe e base da lngua. 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular emerge da extremidade do hlux, no ponto Ting, BP-1. Meridiano Luo Longitudinal e Transversal: originam-se do ponto Luo situado no ponto BP-4 . Grande Luo do Bao-Pncreas se origina do ponto BP-21. Sintomas do meridiano: sensao de peso no corpo ou na cabea, fadiga dos membros superiores e inferiores, edema dos msculos. Sintomas de alteraes energticas: dor abdominal, distenso ou sensao de plenitude abdominal, diarria, digesto incompleta, borborigmos, vmitos, anorexia, ictercia, constipao intestinal, astenia. utilizado para tratamento de: afeces do tubo digestivo, do Xue (Sangue) e sistema reprodutor feminino.

5. MERIDIANO DO XIN (Corao) Shao Yin da mo


1. Trajeto externo: Inicia-se no Corao e exterioriza-se na regio axilar, desce pela face medial do brao, cotovelo, antebrao Segue para o processo estilide da ulna, regio hipotenar da palma da mo at o ngulo ungueal radial do dedo mnimo 2. Trajeto interno: Inicia-se no Corao, atravessa o diafragma e vai para Intestino Delgado. Outro ramo segue para o esfago, face e termina no olho. 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Luo Longitudinal e Transversal se originam no nvel do punho, no ponto C-5. Meridiano Tendinomuscular se origina na extremidade do 5 dedo da mo, no ponto C-9 . Sintomas do meridiano: impotncia funcional dos msculos do trajeto do meridiano, dores constritivas e espasmos ao longo do trajeto, frio na palma da mo e na regio plantar dos ps, garganta seca, olhos amarelos, dor cardaca, ulceraes na boca e na lngua, lngua grossa, avermelhada e dura, dor nos olhos, sede.

Sintomas de alteraes energticas: dor ou opresso torcica, respirao curta, desconforto em decbito horizontal, distrbios mentais.

6. MERIDIANO DO XIAO CHANG (Intestino Delgado) Tai Yang da mo


1. Trajeto externo: Inicia-se na margem ungueal ulnar do 5 dedo da mo emergindo no processo estilide da ulna. Segue pela face medial do antebrao , passando pela goteira ulnar no cotovelo, prossegue pela face posterior do brao , at o ombro. Vai para a escpula, atingindo a fossa supraclavicular. 2. Trajeto interno: Penetra a cavidade torcica e vai para o Corao, at o esfago, atravessa o diafragma e vai para o Estmago e termina no Intestino Delgado. Um ramo atravessa o abdome indo para o membro inferior at o ponto E-39 Da fossa supraclavicular sai um ramo ascendente para o pescoo e mandbula , seguindo para o ngulo lateral do olho, no ponto VB- 1. Ento, retorna para a regio zigomtica e penetra a orelha, no ponto ID- 19 . 3. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular: origina-se na extremidade do 5 dedo da mo, no ponto ID1. Meridiano Luo ou de Conexo Longitudinal e o Transversal: originam-se no antebrao, no ponto ID-7. Sintomas do meridiano: impotncia funcional dos msculos situados em seu trajeto. entumescimento doloroso da mandbula e do pescoo, torcicolo, amortecimento da boca e da lngua. Sintomas de alteraes energticas: dor e distenso no abdome inferior, s vezes com irradiao para a cintura ou para os genitais; diarria, constipao intestinal, dor abdominal com fezes secas, hematria, dor periumbilical. utilizado para tratamento das afeces de cabea, olhos, orelhas, garganta, pescoo, coluna vertebral, distrbios mentais.

7. MERIDIANO DO PANGGUANG (Bexiga) - Tai Yang do P


1. Trajeto externo e interno: Comea no ngulo medial do olho , no ponto B-1 , onde emite um ramo interno que vai para o encfalo e outro para a orelha, onde comunica-se com a Vescula Biliar. Do ponto VG20 segue para a nuca, desce pelo dorso, ndega, coxa at a fossa popltea, face posterior da perna, margem, lateral do p, onde termina no leito ungueal do 5 dedo do p. Um ramo se comunica com o VB-20, o outro se separa em dois ramos: um que segue paralelamente coluna vertebral e, na altura da regio lombar, penetra no abdome , comunicando-se com o Rim e se dispersa na Bexiga.

Da regio lombar, segue para a regio sacral onde se relaciona com o meridiano da Vescula Biliar nos forames sacros onde, conjuntamente, penetra a cavidade plvica na qual envolve a Bexiga. Depois reaparece na regio gltea e segue pela face posterior da coxa, indo at a fossa popltea onde se une com o outro ramo . 2. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular tem origem na extremidade do quinto dedo do p, no ponto B-67. Meridiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se na perna, no ponto B-58 . Sintomas do meridiano: sensao de cabea vazia, impotncia funcional dos msculos , congesto nasal, dores no pescoo, dorso, lombalgia, dor no joelho, tornozelo e o 5 dedo do p, cefalia no vrtex e na regio frontal, olhos amarelados, epistaxes, hemorridas. Sintomas de alteraes energticas: dor plvica, enurese, reteno urinria, disria distrbios mentais. utilizado no tratamento das afeces da cabea, fronte, nariz, olhos, regio lombar, doenas febris e mentais, distrbios hdricos e imunolgicos.

8. MERIDIANO DO SHEN (Rim) Shao Yin do P


1. Trajeto Interno e Externo Comea no 5 dedo do p e atravessa a regio plantar do p , onde se concentra no ponto R- 1, emergindo na face medial do p no ponto R-2 . Vai para a regio posterior do malolo medial, penetra no calcneo e sobe pela face medial da perna , onde cruza com os Canais de Energia Principais do Pi (Bao/Pncreas) e do Fgado. No joelho segue pela face pstero-medial da coxa indo para o perineo sobe pela coxa at o cccix , onde intercepta o meridiano Curioso Du Mai no ponto VG- 1. Segue pela face anterior do osso sacro e das vrtebras lombares, penetrando o Rim e a Bexiga, atravessa o abdome e se conecta com o VC-3 e VC-4 e reaparece no ponto R11 e depois segue paralelamente linha mediana anterior do abdome, subindo pelo abdome e trax, onde termina na juno esternoclavicular. Um Canal de Energia Secundrio profundo sai do Rim, penetra no Fgado e atravessa o diafragma, penetrando no Pulmo. Nessa regio, o meridiano bifurca-se em um ramo que vai para o Corao e outro segue para a garganta at a raiz da lngua, onde se concentra no ponto VC-23. O meridiano est associado ao Rim, conectando-se com Bexiga, Fgado, Pulmo, Corao e garganta. 2. Meridianos secundrios: Meridiano Tendinomuscular: origina-se na regio plantar do 5 dedo do p, no ponto B67 e se dirige para o R- 1 Meridiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se no tornozelo, no ponto R-4. Sintomas de alteraes do meridiano: impotncia funcional dos msculos do trajeto, atrofia muscular do p, afonia, dor ao longo da coluna vertebral, dor na face medial da coxa, perda de fora do membro inferior, paralisia atrfica, sensao de frio nos ps. inflamao da boca, lngua seca, garganta seca e dolorosa, dor cardaca, planta dos ps quentes.

Sintomas de alteraes energticas: vertigem, edema facial, viso turva, respirao curta, dispnia, diarria crnica, constipao intestinal, distenso abdominal, vmitos impotncia sexual, zumbido, cansaos fsico e mental. utilizado para: das afeces da regio lombar, sistema urogenital, sistema reprodutor garganta, doenas mentais, doenas cardacas, doenas sseas, auditivas e cefalia.

9. MERIDIANO DO XIN BAO LUO (Circulao-Sexo) Jue Yin da mo


1. Trajeto Interno e Externo: Meridiano da Circulao-Sexo inicia-se no no trax , desce internamente atravessando o diafragma e penetra na cavidade abdominal, onde se conecta com o TAS , TAM,TAI percorre o trax e emerge na axila, no ponto CS- 1 e desce pela face medial do brao e do cotovelo , antebrao, segue pela palma da mo e termina na margem ulnar do 3 dedo da mo. Da palma da mo, sai um Canal de Energia Secundrio que vai at a extremidade do 4 dedo da mo. 2. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular origina-se na extremidade do 3 dedo da mo, no ponto CS9. Meidiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se no punho, no ponto CS-6. Sintomas do meridiano incluem: impotncia funcional e dor nos msculos, espasmos musculares no brao, dor ocular, inflamao axilar, calor na palma da mo, face avermelhada. Sintomas do Canal de Energia Principal do Xin Bao Luo (Circulao-Sexo) associados s alteraes de Energia do Envoltrio Energtico do Xin (Corao) incluem: dificuldade para falar, desmaio, irritao, opresso torcica, dificuldade para movimentar a lngua, palpitaes, dor torcica, distrbios mentais.

10. MERIDIANO DO SANJIAO (Triplo Aquecedor) - Shao Yang da mo


1. Trajeto Interno e Externo: Inicia-se na margem ungueal ulnar do 4 dedo da mo, sobe pelo dorso da mo entre o 4 e o 5 metacarpos, continua pela face dorsal entre os ossos rdio e ulna, e segue pelo olcrano e pela face pstero-lateral do brao at o ombro. vai at a coluna vertebral da regio cervicotorcica, onde se encontra com o meridiano Curioso Du Mai no ponto VG- 14 . Desce pela regio supraclavicular. Um ramo sai do VC-17 indo para a fossa supraclavicular, para o pescoo e depois para a orelha, desce para a mandbula e sobe para a margem infraorbital. Vai, ento, para o osso zigomtico at a regio infra-orbitria . Da regio auricular, sai um ramo que penetra a orelha interna e depois se exterioriza anteriormente orelha externa onde se une ao meridiano do Intestino Delgado. Cruza com o meridiano da Vescula Biliar, no ponto VB-3, e atravessa a maxila, para terminar no canto lateral do olho, no ponto TA-23.

2. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular origina-se na extremidade do 4 dedo da mo, no ponto TA1. Meridiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se no punho, no ponto Luo TA-5 . Sintomas do meridiano: impotncia funcional dos msculos situados no trajeto, surdez, tontura, otalgia, dor constritiva do ombro, dor e inflamao da garganta, dores maxilar e mandibular, olhos avermelhados, cervicalgia, ombralgia e braquialgia. Sintomas de alteraes energticas: distenso abdominal, sensao de plenitude no baixoventre, enurese, polaciria, edema, poliria. utilizado no tratamento: de afeces da regio temporal, olhos, orelhas, garganta regies cervical e dorsal, e doenas febris.

11. MERIDIANO DO DAN (Vescula Biliar) Shao Yang do P


1. Trajeto interno e externo: O meridiano comea no ngulo lateral do olho e cruza a tmpora . Toma sentido ascendente at a fronte, e desce pela regio posterior da orelha onde no ponto VB-20 . Vai para a regio cervical( VG14), segue para a regio supraclavicular at o E12, penetra no trax, atravessa o diafragma, entrando no Fgado e Vescula biliar, segue pelos flancos, contorna os genitais e segue para o quadril, regio sacra, descendo pela face lateral da coxa, joelho, perna e termina no 4 dedo do p. 2. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular: origina-se na extremidade do 4 dedo do p, no ponto VB44 . Meridiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se na perna, no ponto VB-37 . Sintomas do meridiano: impotncia funcional e dor muscular no trajeto, lombalgia, parestesia na face lateral da coxa e da perna. Sintomas de alteraes energticas: dor torcica, vmitos, boca amarga, dor nos flancos, discinesia biliar, dor na cintura. utilizado no tratamento: das afeces de orelha, nuca, cabea, nariz, olhos, garganta regio costal, Figado, Vescula Biliar, coldoco e doenas febris.

12. MERIDIANO DO GAN (Fgado) Jue Yin do P


1. Trajeto interno e externo: Meridiano do Gan (Fgado) inicia-se na margem ungueal lateral do hlux Dessa regio, vai para o dorso do p, segue anteriormente ao malolo medial, indo pela face medial da perna, onde no ponto BP-6 cruza com o meridiano do Bao/Pncreas e do Rim. Toma sentido ascendente , cruzando novamente com o meridiano do Bao- Pncreas, segue pela face pstero-medial do joelho e coxa, contorna os genitais externos, penetra na pelve pelo ponto VC-3 e se conecta com o meridiano Ren Mai nos pontos VC-2 eVC3.

Nesse ponto penetra a cavidade plvica, envolvendo a Bexiga e reaparece no VC-4 . Depois circula junto ao meridiano Estmago e penetra o abdome , unindo-se com o Fgado e se conectando com a Vescula Biliar. Continua pelo msculo diafragma e pela regio do hipocndrio, indo para o pescoo, na regio da faringe ; penetra na nasofaringe, emerge no olho, seguindo para a cabea , onde vai cruzar com o meridiano Du Mai no vrtex, e termina na regio temporomalar do outro lado. Um ramo secundrio sai da regio infrapalpebral e rodeia a boca . Um outro ramo proveniente do Fgado atravessa o diafragma e se une ao Pulmo atravs de Canais de Energia Secundrios profundos. 2. Meridianos Secundrios: Meridiano Tendinomuscular: origina-se na extremidade do hlux, no ponto F-1. Meridiano Luo Longitudinal e o Transversal: originam-se na perna, no ponto F-5. Sintomas do meridiano: impotncia funcional dos msculos situados em seu trajeto vertigem, fraqueza no joelho, zumbido, abdome doloroso e distendido, dor e edema dos genitais externos, pele do testculo retrada, membros frios, cefalia, vertigens, viso turva, febre, cibras musculares, principalmente do hlux, e disria. Sintomas de alteraes energticas: sensao de plenitude ou de dor nos lados e no trax, edema duro no epigstrio ou no trajeto desse meridiano, dor abdominal, vmitos, ictercia, fezes duras, dor no abdome inferior, reteno urinria, dores nos genitais externos, urina escura. utilizado no tratamento: das afeces de cabea, hipocndrio, pelve, sistema urogenital, sistema digestivo Xue (Sangue).

You might also like