You are on page 1of 2

Separao das Minhocas:

- Manual - diretamente sobre o canteiro. - Iscas - colocam-se sacos de rfia cheios de esterco sobre o canteiro atraindo as minhocas, em seguida separando os sacos de rfia do material j estabilizado (hmus). - Peneira - separa-se o hmus das minhocas atravs do peneiramento.

Autores: Adriana Maria de Aquino Diego Campana Loureiro - Bolsista IC


Foto da capa: resduos em canteiros de alvenaria e bambu

Design: Vandra Ferreira

Minhocultura

Canteiro de madeira utilizando iscas para a separao das minhocas

Comercializao:
O hmus poder ser armazenado durante um perodo de seis meses depois de produzido. Acima deste perodo, o hmus vai perdendo seus nutrientes. O hmus pode ser vendido como adubo orgnico e utilizado na produo de mudas. Alm disso, a minhocultura capaz de produzir uma grande biomassa (minhocas) que pode ser utilizada na complementao da alimentao animal, na pesca esportiva, venda de matrizes para produtores que desejam entrar no ramo da minhocultura, ou at mesmo na alimentao humana, devido ao seu elevado nvel de protenas, e tambm na indstria farmacutica, para a produo de medicamentos, sendo j utilizados em alguns pases orientais (China e Japo).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia
Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento BR 465, Km 7 CEP: 23851-970 Seropdica - RJ Tel.: (21) 2682-1500 Fax: (21) 2682-1230 Http:// www.cnpab.embrapa.br E-mail:sac@cnpab.embrapa.br

Seropdica, RJ Ano 2004

Minhocultura ou Vermicompostagem
Processo de reciclagem de resduos orgnicos atravs da criao de minhocas em minhocrios, oferecendo importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgnicos, como o lixo domiciliar. O produto final da vermicompostagem constitui num excelente fertilizante orgnico (hmus) capaz de melhorar atributos qumicos (oferta, melhor reteno e ciclagem de nutrientes), fsicos (melhoria na estruturao e formao de agregados) e biolgicos do solo (aumento da diversidade de organismos benficos ao solo).

Tcnicas de Criao:
O local de construo do minhocrio deve situar-se o mais prximo possvel do mercado consumidor e da matria-prima utilizada como substrato. Alm de situar-se em uma rea de fcil acesso, de preferncia em locais parcialmente sombreados, mas com boa insolao, e em terrenos elevados, com pouca declividade, facilitando a construo dos canteiros e os sistemas de drenagem. Um fator limitante que devemos estar atentos na fase de elaborao do minhocrio a disponibilidade de matria-prima e gua em abundncia e limpa no local, principalmente nos perodos de seca, quando mais necessria para a irrigao dos canteiros.

Fontes de matria-prima:
Toda matria orgnica de origem animal e vegetal passada pela pr-compostagem, ou seja, semi-curado, livre de fermentao, pode ser usada na alimentao das minhocas. As minhocas exigem alimentaes balanceadas, rica em nitrognio, fibras e carboidratos. Quanto mais rica for a matria-prima, maior ser o sucesso econmico do seu empreendimento. Podemos utilizar como fontes de matria-prima: estercos de boi, cavalo e coelho, restos de cultura (uma leguminosa, pois fixa nitrognio, palha, folhas e cascas de frutas), resduos agro-industriais (bagao de cana), lixo domiciliar, lodo de esgoto.

Tipos de Criatrios:
- Caixas de madeira ou tonis de 200 litros, cortados longitudinalmente, com furos na parte inferior. - Canteiros de blocos, tijolos, madeira ou bambu, normalmente possuem 1 metro de largura por 0,30 a 0,40 cm de altura e o comprimento possvel ou desejado. O piso do canteiro poder ser cimentado ou terra batida. - Sistema de montes com o piso em terra batida ou cimentado.

Manejo do Minhocrio:
A quantidade necessria de minhocas para iniciar a criao de 1 litro, aproximadamente 1500 minhocas /m. Para um bom desenvolvimento do minhocrio alm de matria-prima suficientemente rica para alimentar as minhocas, devemos proporcionar um ambiente adequado para o bom desenvolvimento e reproduo das minhocas, monitorando a temperatura (entre 20-25C), umidade (70-85%), pH ( pH 7,0), aerao e drenagem do meio (o meio no deve ser compactado e nem encharcado). interessante depois de preenchido os canteiros com as diferentes fontes de matria-prima semi-curada, cobrirmos os canteiros com folhas de bananeiras ou restos de capina para manuteno de umidade e proteo contra incidncia direta da luz solar, alm de dificultar fuga das minhocas. A minhoca possui alguns inimigos naturais que devem ser controlados, dentre eles galinhas, , sanguessugas, pssaros e formigas lava-ps. Se o ambiente natural no for favorvel ao desenvolvimento das minhocas haver fugas das mesmas, inviabilizando a produo do seu empreendimento.

Canteiro de bambu com cobertura de folha de bananeira para manuteno da umidade

Espcies de Minhocas criadas comercialmente no Brasil:


- Eisenia foetida, tambm conhecida como vermelhada-califrnia; - Eudrilus eugeniae, ou noturna africana ou minhoca do esterco.

Minhocas vermelha-da-califrnia em substrato de esterco bovino

You might also like