You are on page 1of 9

ESTRUTURA DO TCC CURSO DE FARMCIA FORMATAO -Folha tamanho A4 -Fonte: Times New Roman ou Arial, 12 Margens: Superior 3,0

0 cm Inferior 2,0 cm Esquerda 3,0 cm .....Direita 2,0 cm Cabealho / Rodap 1,5 cm - Espao entre linhas 1,5 - Alinhamento Justificado - Nmero da pgina: superior, direita ORIENTAES BSICAS
o o o

Expor as idias com clareza e objetividade. Utilizar linguagem direta. Redigir com simplicidade, sem resvalar para o suprfluo ou exagerar no excessivamente coloquial. Enfoca-se a matria e particularizam-se os pontos necessrios sem utilizar um estilo prolixo, retrico e confuso. Usar vocabulrio tcnico, com rigor e preciso. O bom senso permitir o equilbrio entre a linguagem tcnica e a comum. Evitar escrever perodos muito longos. So preferveis as frases curtas, em ordem direta e sem grandes inseres, como apostos ou comentrios. Usar a 3 pessoa do singular ou do plural, em voz passiva sinttica ("fez-se", "obtiveram-se") ou analtica ("foi feita", "foram obtidos"). Evitam-se referncias pessoais como "minha monografia", "neste meu estudo". tambm desaconselhvel usar a primeira pessoa do plural para indicar impessoalidade. Por exemplo "nossa tese", "neste nosso estudo". Todos os termos que denotarem subjetividade podem comprometer o valor do trabalho. Evitam-se expresses como "parece-me", "acredito que", "penso que", porque indicam subjetividade.

TABELAS, FIGURAS E QUADROS So caracterizadas pela ABNT como ilustraes que complementam o texto e devem estar situados o mais prximo possvel do texto em que aparecem mencionados. Devem apresentar legenda prpria, numerados independentemente. Quando existir grande quantidade de cada tipo, as ilustraes devero ser relacionadas em listas prprias. As figuras, fotos, grficos, etc. tm as legendas e ttulos colocados abaixo delas, centradas na largura til do texto e com espao simples entre as linhas, caso ocupe mais de uma linha.

Quadros e tabelas no possuem linhas verticais externas traadas e as verticais internas so facultativas. Os ttulos so centrados na largura til da pgina ou logo no inicio da margem, e a legenda e o ttulo so colocados acima das tabelas e quadros. A diferena entre eles est no fato de a tabela possuir tratamento estatstico, enquanto os quadros apresentam nmeros e palavras. ELEMENTOS COMPONENTES DA ESTRUTURA A estrutura de um trabalho acadmico compreende: elementos textuais e elementos ps-textuais.
Estrutura Elemento Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria(s) (opcional) Agradecimento(s) (opcional) Pr-textuais Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio) Introduo Textuais Justificativa Objetivos Desenvolvimento Bibliogrfico Material e Mtodos Resultados e Discusso Concluso Ps-textuais Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo(s) (Opcional)

ELEMENTOS PR-TEXTUAIS CAPA - Contm dados que identificam o trabalho - O ttulo deve ser objetivo e expressar a idia do contedo - Modelo: CENTRO UNIVERSITRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP
CURSO DE FARMCIA (sugesto: letra tamanho 16)

TTULO (Em negrito) (sugesto letra 16)

Autor (sugesto: letra 14)

So Carlos 2007

FOLHA DE ROSTO (mesmas dimenses da capa)


CENTRO UNIVERSITRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP CURSO DE FARMCIA

TTULO (Em negrito)

Autor Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Graduao em Farmcia do Centro Universitrio Central Paulista, como requisito parcial para obteno do Ttulo de Bacharel em Farmcia.

So Carlos 2007

VERSO DA FOLHA DE ROSTO Para monografias deve figurar a ficha catalogrfica, em formato 12,5 cm x 7,5 cm elaborada com auxlio de um bibliotecrio . FOLHA DE APROVAO Deve aparecer aps a folha de rosto, somente depois da aprovao, devidamente assinada pelos membros da Banca Examinadora.
Nome do aluno

TTULO DO TCC

Orientador _______________ Prof. Dr. Banca Examinadora ___________ Prof. MSc. ______________ Prof. Dr.

DEDICATRIA - Elemento opcional, colocado aps a folha de aprovao AGRADECIMENTO - Elemento opcional, colocado aps a dedicatria EPIGRAFE - Elemento opcional, colocado aps os agradecimentos. RESUMO - a apresentao concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importncia. O objetivo do resumo promover a divulgao de trabalhos monogrficos. Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma enumerao de tpicos. O resumo deve ser elaborado de forma a permitir ao leitor julgar a necessidade ou no da leitura integral da monografia. Deve ser redigido em um nico pargrafo. Recomenda-se que os resumos contenham at 250 palavras. ABSTRACT traduo do Resumo para a lngua inglesa. LISTA DE ILUSTRAES Elemento opcional elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Quando necessrio recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).

LISTA DE TABELAS Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome especifico, acompanhado do respectivo nmero da pgina.

LISTAS DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SMBOLOS Elementos opcionais, relacionadas em ordem alfabtica das abreviaturas, siglas e smbolos empregados no trabalho, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso, no constando pgina onde se encontram. Essas listas s sero includas quando o trabalho assim o exigir. SUMRIO Elemento obrigatrio, com a relao das sees do trabalho, acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pginas. Deve aparecer na mesma ordem e grafia que aparecem no texto. O sumrio localiza-se imediatamente aps a folha de rosto ou aps as folhas de dedicatria ou de agradecimentos, quando houver. No se deve confundir sumrio com ndice, listas ou resumos. O sumrio deve incluir apenas as partes da publicao que lhe sucedem (resumo, texto, referncias bibliogrficas, anexos). Para numerao das sees das publicaes deve-se adotar o sistema de numerao progressiva. Usa-se numerao apenas para as partes do texto propriamente dito, a partir da introduo, incluindo-se os anexos e referncias bibliogrficas. Isso significa que no se numeram as partes que contm listas e resumo, bem com as partes preliminares (dedicatria, agradecimento, epgrafe).
SUMRIO Resumo ..............................................pg 1. Introduo ......................................pg 2. Justificativa .................................. pg 3. Objetivos ... ....................................pg 4. Desenvolvimento Bibliogrfico........pg 5. Material e Mtodos .........................pg 5.1 Amostra................................pg 6. Resultados e Discusso ..................pg 7. Concluso.... ...................................pg 8. Referncias Bibliogrficas .............pg 9. Anexos ...........................................pg

ELEMENTOS TEXTUAIS (CORPO DO TRABALHO) INTRODUO - Parte inicial onde se expe o argumento, os objetivos da obra e o modo de tratar o assunto. Inclui informaes sobre a natureza e a importncia do trabalho. JUSTIFICATIVA Apresenta as razes (ordem prtica ou terica) que justificam o trabalho que ser desenvolvido, isto , a relevncia do estudo (pode aparecer ao final da introduo em escrita contnua). OBJETIVOS - Indica o que se pretende com o trabalho. - Deve-se redigi-lo no impessoal (Analisar, Verificar, etc.) - Pode ser dividido em: a) Objetivo Geral b) Objetivo Especfico DESENVOLVIMENTO BIBLIOGRFICO - Reviso de literatura - compreende a produo de um texto, por meio de uma compilao crtica e retrospectiva de vrias obras a respeito do tema objeto do projeto. - Demonstrar conhecimento da literatura bsica sobre o assunto. - Apresentar resultados de estudos de outros autores - A linguagem deve ser clara, concisa e formal. Utilizar terminologia prpria do assunto. MATERIAL E MTODOS Descrio breve, completa e clara das tcnicas que foram utilizadas na investigao. RESULTADOS E DISCUSSO Este item deve ser apresentado de modo detalhado, propiciando ao leitor o entendimento completo dos resultados obtidos. Incluir, quando necessrio, ilustraes como quadros, grficos, tabelas, mapas e outros. A anlise, interpretao e discusso dos dados possibilitam a comparao entre os dados obtidos na pesquisa com aqueles j descritos na literatura da rea em questo. CONCLUSO Sntese final do trabalho, a concluso constitui-se numa resposta (s) hiptese(s) ou objetivo(s) enunciado(s) na introduo, no balano final do estudo realizado. Na concluso, o autor expe claramente seu ponto de vista sobre o que conseguiu demonstrar durante o desenvolvimento. A concluso por ser o arremate final do trabalho deve conter uma resposta (o mais inequvoca possvel) para a problemtica do assunto, proposta na introduo. A concluso deve ser breve e basear-se em dados comprovados, sem a necessidade de especific-los (cit-los). necessrio que o autor deixe bem claro ao leitor tudo que resultado de opinio pessoal, de hiptese sem fundamentao, de juzo subjetivo. Idealmente, a concluso deve conter tambm indicaes para futuras pesquisas que visem examinar aspectos que no se pde aprofundar no trabalho presente.

ELEMENTOS PS-TEXTUAIS So aqueles elementos no essenciais compreenso do texto mas que servem para elucidar ou ilustrar o trabalho. So os anexos, apndices, glossrios e referncias bibliogrficas. Podem ser de autoria do pesquisador (apndices), como, por exemplo um questionrio utilizado na coleta de dados. Aparecem indicados no final do sumrio sem numerao progressiva, sem especificao do contedo, com as pginas numeradas seqencialmente. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS Devem-se citar as referncias bibliogrficas utilizadas no Desenvolvimento bibliogrfico, Material e Mtodos e ou Resultados, j que a pesquisa servir justamente para descobrir novas fontes. - Listagem alfabtica das fontes utilizadas. - Todas as fontes utilizadas no projeto devem figurar nesta seo e vice-versa. - Normas especficas para cada tipo de fonte (livros, peridicos, dissertaes, Internet, anais de eventos) MODELOS DE REFERNCIAS 1. LIVROS SEM SUBTTULO SOBRENOME, INICIAIS, SOBRENOME, INICIAIS. Ttulo. Edio. Local: Editora, data. Volume ou total de pginas. At trs autores: MAMEDE, M. V.; CARVALHO, E. C.; CUNHA, A. M. Introduo aos procedimentos de pesquisa em educao. Porto Alegre: Globo, 1974. 190p. Mais de trs autores usar a expresso et al. S, E. S. et al. Manual de normalizao de trabalhos tcnicos, cientficos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1994. 74p.

2. LIVROS COM SUBTTULO SOBRENOME, INICIAIS. Ttulo: subttulo. Local: Editora, data, volume ou total de pginas. SORES, F.; BURLAMAQUI, C. K. Pesquisas brasileiras: 1 e 2 grau. So Paulo: Formar, 1972. 200p.

3 CAPTULO DE LIVRO Inclui captulo, volume, e outras partes de uma obra, com autor (es) e/ou ttulo(s) prprios.

SOBRENOME, INICIAIS. Ttulo do captulo. In: SOBRENOME, INICIAIS. Ttulo do livro. Local: Editora, data. Pginas do captulo. ROMANO. Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

4. ARTIGO E/OU MATRIA DE REVISTA, BOLETIM ETC. SOBRENOME, INICIAIS. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico, Cidade, no do volume, no do fascculo, pginas inicial final, data. SOUZA, E.L. et al. Organo (Origanum vulgare L., Lamiaceae): uma especiaria como potencial fonte de compostos antimicrobianos. Higiene Alimentar, v.19, n. 132, p. 40-45, 2005. 5. ARTIGO E/OU MATRIA DE JORNAL Inclui comunicaes, editorial, entrevistas, reportagens e outros. NEVES, P. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de S. Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

6. TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporao do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, So Paulo. Anais... So Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

7. TESES, DISSERTAES E TRABALHOS ACADMICOS. MORGADO, M. L. C. Reimplante dentrio. 1990. 51f. Trabalho de Concluso de Curso (Especializao)-Faculdade de Odontologia, Universidade Camilo Castelo Branco, So Paulo, 1990. JULIANO, A. M. R. Anlise de resumos nas dissertaes de mestrado em biblioteconomia da PUCCAMP. 1994. 90f. Dissertao (Mestrado em Biblioteconomia) Escola de Biblioteconomia, PUCCAMP, Campinas, 1994.

8. DOCUMENTO JURDICO Inclui legislao, jurisprudncia (decises judiciais). BRASIL. Cdigo civil. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995.

BRASIL. Decreto-lei n 5.452, 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex: coletnea de legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento.

9. DOCUMENTOS ELETRNICOS ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualizao. PC World, So Paulo, n. 75, set. 1998. Disponvel em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998. CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrnicos... Recife: UFPe, 1996. Disponvel em: <http://www.ufpe.br/anais>. Acesso em: 21 jan.1997.

NOTA No se recomenda referenciar material eletrnico de curta durao nas redes.

APNDICES Elemento opcional que serve como esclarecimento ou documentao interessante para consulta. de autoria do pesquisador. ANEXOS Elemento opcional. Documentos complementares extrados de outras fontes que possam enriquecer e elucidar o projeto. Deve-se fazer referncia a cada um no texto do projeto.

You might also like