You are on page 1of 31

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Noo de Medida e de Instrumentao Noes Gerais de um Sistema de Medida Mtodos de Medida e Especificaes dos Instrumentos Sistemas de Unidades e Padres Calibrao de Instrumentos Anlise de Erros: Algarismos Significativos e Arredondamentos; Consideraes Estatsticas; Propagao de Erros

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Medida

Processo (directo ou indirecto) de determinar o valor, a quantidade, o grau ou a capacidade de uma grandeza fsica, tendo em conta o sistema de unidades utilizado.

Meio Fsico Processo de Medida Instrumento

Instrumento

Sistema que permite traduzir uma grandeza fsica numa grandeza mensurvel. Equipamento ou mecanismo que permite determinar o valor actual de uma grandeza fsica em observao.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Funcionalidades de um Instrumento:
1. Visualizao do valor da grandeza fsica. 2. Registo do valor da grandeza 3. Face ao valor da grandeza fsica medido, actuar sobre o sistema em medio. Um processo que utilize um instrumento com todas as funcionalidades designado por processo automatizado ou de controlo. Existem muitos processos e intrumentos de medida de uma grandeza fsica. Neste curso sero apenas referidos os que traduzem essa grandeza numa grandeza elctrica.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Tipos de Instrumento:
Instrumento que associa o ngulo de deflexo de um ponteiro mvel ao valor da gradeza elctrica em medio. Este equipamento necessita imagem da respectiva escala. da

Instrumento Analgico

Instrumento Digital

Instrumento que mostra o valor da gradeza elctrica em medio em formato decimal (digital).

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Processo de Medida: Erro de Medida


Desvio do valor de uma medida (Xm) ou de um conjunto de medidas face ao respectivo valor expectvel. Valor mais provvel ou obtido por clculos previamente efectuados.

Valor Expectvel (Xe) Erro Absoluto (e) Percentagem de Erro (%e)

e = Xe Xm
Erro Absoluto %erro = (100) Valor Expectvel
%e = e Xe Xm (100 ) = (100 ) Xe Xe

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Processo de Medida: Exactido


Grau de comparao entre o valor medido e o valor expectvel.

Exactido Relativa (A)

Xe Xm A =1 Xe

Percentagem de Exactido Relativa (a)

a = 100% Percentage m de Erro = A 100

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Processo de Medida: Preciso


Indica o quanto uma medida est de acordo com a mdia de um conjunto de medidas efectuadas. A preciso de uma medida indicada pelo nmero de algarismos significativos do valor medido.

Xm Xm Pr eciso = 1 Xm
Exactido Preciso

Preciso Exactido
A exactido e a preciso dependem do instrumento de medida e da medida em si.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Instrumentos Electrnicos:
Transdutor
Equipamento que converte uma forma de energia noutra forma. Equipamento que converte uma grandeza fsica (sinal no elctrico) num sinal elctrico. Necessrio para transformar o sinal elctrico num sinal capaz de ser medido pelo instrumento em questo. Pode ser constitudo por amplificadores, divisores de tenso, filtros, rectificadores, conversores, etc.. Equipamento com ponteiro mvel e escala, display numrico, etc.. A este ltimo bloco pode ainda estar associado um processo de registo e um actuador que permite actuar sobre o sistema em medio.

Condicionamento e Processamento de Sinal

Indicador

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Instrumento:


Repetibilidade
Um instrumento pode efectuar medies pouco precisas mas repetveis, ou seja, as medidas por ele efectuadas esto de acordo com outras obtidas noutra ocasio e nas mesmas condies. Nestas condies os erros so, pelo menos em parte, susceptveis de serem corrigidos. Variao da sada de um instrumento que no corresponde a uma variao da entrada. Em geral, a deriva devida a variaes de temperatura ou a variaes lentas de outro tipo devidas, por exemplo, ao envelhecimento dos componentes. caracterizada pelo facto de ser uma variao lenta.

Deriva (drift)

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Instrumento:


Resoluo
o menor dos incrementos de entrada de um instrumento que conduz a uma variao detectvel na sada. a variao da entrada a dividir pela variao correspondente da sada. Frequentemente, o valor que se considera para a variao da sada o mximo, isto , o valor de fim de escala. O inverso da sensibilidade designa-se usualmente por factor de deflexo (termo utilizado nos osciloscpios). Em geral, conveniente que a funo de transferncia de um instrumento seja linear, ou seja, que o instrumento apresente a mesma sensibilidade em toda a gama de medida.

Sensibilidade

Linearidade

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Termos Associados a um Instrumento:


Histerese
Valor algbrico da diferena entre os erros mdios (supondo eliminadas outras fontes de erro) que se cometem quando a funo de transferncia de um instrumento percorrida por valores ascendentes e descendentes.

Estabilidade do Zero

Termo que se utiliza em geral em relao aos instrumentos analgicos que indica, a capacidade de estes regressarem a zero depois de a grandeza a medir se ter anulado.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Instrumentos Electrnicos Vantagens e Desvantagens: 1. Mais caros. 2. Mais sensveis. 3. Quanto maior a sua sensibilidade maior a sua impedncia interna. 4. Podem medir sinais remotos.
A utilizao no cuidada de um instrumento pode transformar um instrumento de elevada exactido e preciso num mau instrumento.

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Regras Bsicas de Utilizao de Instrumentos:
1. 2. 3. 4. 5. Ler sempre o manual de instrues antes de utilizar o instrumento pela 1 vez. Escolher o instrumento adequado ao grau de exactido e preciso que se pretende. Inspeccionar visualmente o instrumento para verificar se todas as suas funcionalidades esto operacionais. Verificar, se for esse o caso, a bateria do instrumento ou se este se encontra ligado rede elctrica, antes da sua utilizao. Antes de ligar o instrumento ao circuito em medio escolher e seleccionar a escala apropriada tendo em conta o valor expectvel. Em caso de dvida seleccionar a escala mais elevada e, durante a medio passar se necessrio para escalas inferiores. Verificar a impedncia de entrada do instrumento e proceder ao ajuste de impedncias adequado tendo em conta o circuito em medio. Verificar se a gama de frequncias do instrumento adequada para a medio que se pretende.

6. 7.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Medidas Elctricas:
1. Carga Q - Coulomb 2. Corrente I Ampre (A) 3. Diferena de Potencial U Volt (V) 4. Resistncia R Ohm () 5. Capacidade C Farad (F) 6. Indutncia L Henry (H)
Notas: a) A corrente pode ser medida at uma preciso de 2.10-6. b) A resistncia com uma preciso at 5.10-8 (com o condensador calculvel de Thompson-Lampard). c) A diferena de potencial com uma preciso de 3.10-8 (utilizando o efeito de Josephson).

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Sistema de Unidades - Sistema Internacional (SI)


O SI um sistema coerente de unidades, ou seja, as equaes escritas utilizando unidades do SI so homogneas (as dimenses de ambos os membros so idnticas e, se houver mais do que um termo em cada membro, as dimenses de todos eles tambm tm que ser idnticas). No SI existe um padro primrio para cada unidade. As unidades ditas suplementares e, que no so propriamente unidades, uma vez que no tm dimenses, so o radiano e o esteradiano (respectivamente as unidades de ngulo plano e de ngulo slido). No SI as unidades fundamentais no constituem um conjunto mnimo. Por exemplo, o Ampre pode ser definido em termos de outras grandezas, nomeadamente de fora e de comprimento.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Padres de Medida:
Padres Internacionais International Bureau of Weight and Measures (Paris) - Periodicamente avaliados tendo em conta as unidades fsicas fundamentais. Padres Primrios Laboratrios Nacionais de Calibrao e Medida Permitem calibrar e verificar os padres secundrios. Padres Secundrios Laboratrios de Calibrao e Medida Industriais Calibrados, verificados e certificados periodicamente nos laboratrios nacionais. Padres de Trabalho Laboratrios Permitem calibrar e verificar os instrumentos. A cada instrumento deve estar associado o respectivo histrico de calibrao e teste.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Anlise de Erros

Algarismos Significativos:
A contagem dos algarismos significativos feita do primeiro algarismo diferente de zero, da esquerda para a direita. Se o primeiro algarismo da esquerda for maior ou igual a 5, conta como dois algarismos significativos. As potncias de base 10 no contam como algarismos significativos.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Anlise de Erros Operaes com Algarismos Significativos:


Adio e Subtraco: O nmero de casa decimais da soma ou da diferena o mesmo do dado que tiver o menor nmero de casas decimais. Multiplicao e Diviso: No produto final ou no quociente, o nmero de casas decimais determinado pelo factor que tiver o menor nmero de casas decimais. Operaes em Cadeia: Utiliza-se uma casa decimal a mais nos clculos intermdios e arredonda-se o resultado final para o nmero correcto de casas decimais.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Anlise de Erros Regras para Arredondamento de Nmeros:


Se o algarismo a suprimir for inferior a 5, mantm-se o algarismo anterior. Exemplo: 4,453 4,45 Se o algarismo a suprimir for superior a 5, acrescenta-se uma unidade ao algarismo anterior. Exemplo: 4,456 4,46 Se o algarismo a suprimir for 5, o algarismo anterior mantm-se, se for par, e aumenta uma unidade, se for mpar. Exemplo: 4,45 4,4 4,35 4,4

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Tipos de Erro:
Erros Grosseiros - Associados a uma leitura incorrecta da medida efectuada, ao registo incorrecto do valor medido ou m manipulao do instrumento de medida. Erros Sistemticos - Associados a medidas efectuadas nas mesmas condies, dividem-se em: erros do instrumento de medida, erros devidos s condies ambientais e erros de observao (erro de paralaxe e erro de estimativa). Erros Aleatrios Mantm-se apesar de os erros grosseiros e os erros sistemticos serem minimizados e/ou contabilizados. Devem-se geralmente acumulao de um nmero elevado de pequenos efeitos e so mais importantes em medidas que requerem uma elevada exactido. Podem apenas ser analisados estatisticamente.

Erros Limite:

Associados ao instrumento de medida e indicados pelo fabricante (geralmente na forma %). Dizem respeito ao erro associado ao fim de escala. Valores medidos abaixo do fim de escala tem associado um erro superior ao erro limite.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Propagao de Erros

F ( x, y , z )

x, y e z Variveis Independentes

F 2 = Fx2 + Fy2 + Fz2


Fx, Fy e Fz Erros Padro

F F F F = x + y y + z z x

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Anlise Estatstica

X
Mdia Aritmtica

N i

X=

Desvio: Diferena entre o valor medido e a mdia aritmtica.

Di = Xi X

X
Desvio Mdio: Define a preciso de um instrumento. Desvio Mdio Desvio Mdio

N i

D=

Preciso do Instrumento Preciso do Instrumento

Varincia: Grau de variao dos valores medidos em torno do respectivo valor mdio.
N 1 = ( X i X )2 N 1 i =1 2

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Distribuio Normal ou Gaussiana

Num conjunto de medidas, se os valores obtidos apresentarem variaes puramente aleatrias, a probabilidade de uma variao ser positiva ou negativa idntica. Por outro lado, a probabilidade de ocorrerem erros menores muito maior do que a de ocorrerem erros maiores. Desvio Padro: Consiste numa medida da disperso das medidas efectuadas.

1 N 1

i =1

( X i X )2

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Distribuio Normal ou Gaussiana
Num conjunto de medidas a distribuio dos valores medidos pode ser representada graficamente por um histograma, ou diagrama de barras (classes). Quando o conjunto de classes tende para infinito a distribuio tende para uma distribuio contnua.

Mdia

= p ( x) x dx
=

Desvio Padro

p( x) ( x )

dx

Fundamentos de Instrumentao e Medida


Distribuio Normal ou Gaussiana Funo Densidade de Probabilidade: Funo cujo integral d a probabilidade de o resultado da observao estar compreendido entre os respectivos limites.

p ( x) =

( x )2
2 2

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Curva da Distribuio Normal ou Gaussiana


Resultados Interessantes: Aproximadamente 68,3% da rea compreendida sob a curva est no intervalo [-, +], ou seja, a probabilidade de um valor se encontrar no intervalo (centrado no valor mdio) definido por 0,683.

A probabilidade de um valor se encontrar no intervalo definido por 2 0,954 (95,4%). A probabilidade de um valor se encontrar no intervalo definido por 3 0,997 (99,7%).

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Propriedades da Distribuio Normal ou Gaussiana Se X segue uma distribuio normal, ento a X + b tambm segue. Se X e Y so distribuies normais, ento sua soma U = X + Y e diferena V = X - Y tambm so distribuies normais. A soma de uma grande quantidade de variveis aleatrias (com algumas restries) tende a uma distribuio normal - Teorema do Limite Central.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Propriedades da Distribuio Normal ou Gaussiana


Teorema do Limite Central - qualquer soma de muitas variveis aleatrias independentes e com mesma distribuio de probabilidade tende a uma distribuio normal, tambm conhecida como distribuio Gaussiana.

A distribuio normal infinitamente divisvel, no seguinte sentido: se X uma varivel aleatria que segue uma distribuio normal e n um nmero natural, ento existem n variveis aletrias, independentes e identicamente distribudas, tal que:

X = X1 + X 2 + K + X n

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Testes de Gaussianidade de uma Distribuio


Kolmogorov-Smirnov: Necessita do conhecimento a priori do valor
mdio e do desvio padro. O clculo destes parmetros a partir dos valores amostrados torna este teste menos robusto. Este teste apenas indica se a distribuio ou no gaussiana, sem fornecer os motivos de tal classificao.

Lilliefors: Permite o ajuste do teste de Kolmogorov-Smirnov quando o


valor mdio e o desvio padro so desconhecidos a priori.

Shapiro-Wilk: No necessita do conhecimento prvio do valor mdio e


do desvio padro. Apenas indica se a distribuio ou no gaussiana e no deve ser aplicado a um nmero de amostras superior a 2 000.

2: Define a qualidade do ajuste de uma distribuio. Este teste no


aplicvel a distribuies contnuas e, se for esse o caso, deve ser aplicado sobre o histograma da distribuio. Necessita do conhecimento prvio do valor mdio e do desvio padro.

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Testes de Gaussianidade de uma Distribuio DAgostinos: Permite o clculo do coeficiente de assimetria.


Este parmetro caracteriza a simetria da distribuio e no dispensa o clculo do coeficiente de curtose.

Coeficiente de Assimetria (Skewness) (AS) - Apresenta um


valor nulo para distribuies simtricas. Um valor negativo indica que a distribuio se encontra deslocada para o lado esquerdo, e um valor positivo uma deslocao para o lado direito.

AS =

1 ( N 1)
3

i =1

( X i X )3

Fundamentos de Instrumentao e Medida

Testes de Gaussianidade de uma Distribuio


Anscombe-Glynn: Permite o clculo do coeficiente de curtose. Este
parmetro caracteriza o grau de achatamento das caudas da distribuio. Como no indica nada sobre a simetria, deve ser em simultneo efectuado o clculo do coeficiente de assimetria.

Coeficiente de Curtose (Kurtosis) (K) - Caracteriza o tamanho das


caudas da distribuio indicando se a distribuio apresenta um pico mais acentuado (valor superior a 3) ou menos acentuado (valor inferior a 3) que a gaussiana. N

K=

( N 1)

( X i X )4

i =1

Uma distribuio gaussiana ideal apresenta um valor mdio e um coeficiente de assimetria nulos e um coeficiente de curtose igual a 3.

You might also like