You are on page 1of 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMLIA DA CIRCUNSCRIO JUDICIRIA DO PARANO/ DF

WILLIAM DE SOUSA OLIVEIRA, menor impbere, nascido em 16/09/1995 representado por sua genitora SUZANA MARIA VAZ DE SOUSA, brasileira, empregada domstica, portadora da C.I. n. 1548020 SSP-DF, CPF n 794.613.101-10, residente e domiciliada no endereo: CD ITAPUA, QD. 02, CONJ. D, LOTE 17, RUA ARPOADOR, PARANO/DF, por conduto de sua advogada infra-assinada, vm com o devido acato e respeito, nobre presena de Vossa Excelncia, com suporte na Lei n 5478/68 e demais dispositivos legais aplicveis, propor

AO DE ALIMENTOS c/c pedido de antecipao de tutela em face de FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA, brasileiro, motorista, podendo ser localizado no endereo do seu trabalho (supermercado sacolo do produtor): AR 06, CONJ. 01, LOTE 21, SETOR OESTE, SOBRADINHO/II, pelas seguintes razes de fato e de direito que avante passa a expor:

DOS FATOS E DO DIREITO O autor filho do requerido, conforme faz prova a certido de nascimento em anexo. Cumpre esclarecer que o autor filho nico, sendo que o requerido no possui outros filhos. Importante mencionar que o casal se separou no ano de 2006, sendo que o menor ficou morando com o genitor, tendo em vista a situao financeira precria da autora. Ocorre que em abril de 2009, o menor escolheu morar com a me, desde ento passaram a residir juntos. O ru vem se recusando terminantemente a colaborar com as despesas do menor, espontaneamente, quando procurado pela genitora. Desnecessrio dizer que, ante a diferena e o descaso do Ru quanto sorte do prprio filho, vem a Autora, passando por inmeras privaes, pois os rendimentos de sua me no so suficientes para atender a todos os reclamos oriundos da sua manuteno e sustento, necessitando da colaborao paterna. Mister destacar que as despesas com o sustento do menor so enormes. A genitora no pode sozinha arcar com todas as despesas provenientes da criao do suplicante, necessitando que o ru ajude financeiramente com o sustento. Os alimentos tm que permitir que ele possa estudar, ter alimentao conveniente, sade, e cuidados com vesturio, alm de se dar meios de obteno, ainda que mnima, de cultura e lazer, no se podendo perder de vista o meio social em que vivem, sempre pautado no binmio necessidade/possibilidade.

O requerido encontra-se atualmente trabalhando de motorista num supermercado chamado sacolo do produtor, recebendo em mdia mais do que um salrio mnimo, estando, portanto, dentro de sua possibilidade financeira colaborar no sustento do filho, ora autor. Assim, somente a fixao judicial dos alimentos, com desconto em folha de pagamento do Ru, poder atender ao menos as necessidades elementares do autor, porquanto, cabe tambm ao Pai, ora Ru, esta obrigao que decorre da Lei e da moral. A jurisprudncia majoritria nesse sentido: CIVIL E PROCESSO CIVIL - ALIMENTOS - BINMIO NECESSIDADE/POSSIBILIDADE OBSERVADO REDUO DA VERBA ALIMENTCIA NEGADA UTILIZAO DO SALRIO MNIMO COMO INDEXADOR DA PENSO - POSSIBILIDADE - SENTENA MANTIDA. 1. Se bem observado o binmio necessidade do alimentando e possibilidade do alimentante, consoante o disposto no 1 do artigo 1.694 do Cdigo Civil, no deve ser reduzida a verba alimentcia fixada na sentena de primeiro grau, mormente se as provas dos autos indicam que a renda do requerente, ainda que descontadas as despesas apresentadas, so suficientes para arcar com a penso arbitrada. 2. No h impedimento na utilizao do salrio mnimo como indexador da penso, em especial no caso do alimentante contar com renda varivel. Precedente. 3. O eventual desequilbrio no binmio necessidade/possibilidade, ocasionado pelo reajuste anual do salrio mnimo, pode ser corrigido por meio de ao de reviso de alimentos. 2. RECURSO CONHECIDO E NO PROVIDO. (20070710112494APC, Relator HUMBERTO ADJUTO ULHA, 3 Turma Cvel, julgado em 01/09/2010, DJ 06/09/2010 p. 200)

Ante o exposto, com base nos artigos 1694, 1698 e seguintes do Cdigo Civil e na Lei 5478/68, requer a Vossa Excelncia: 1. Sejam fixados LIMINARMENTE os alimentos provisrios; 2. os benefcios da justia gratuita, haja vista ser considerado juridicamente pobre; 3. a intimao do ilustre representante do Ministrio Pblico para intervir no feito ad finem; 4. a citao do ru para que compaream em audincia de conciliao, instruo e julgamento, a ser designada por este douto Juzo, onde, se quiser, poder oferecer resposta, sob pena de sujeitar-se aos efeitos da revelia; 5. seja, finalmente, o ru condenado a pagar mensalmente a ttulo de alimentos a importncia total de 30% (trinta por cento) dos rendimentos liquidos recebidos a titulo de penso alimentcia, extensivo ao dcimo terceiro salrio, frias, gratificaes e adicionais que obtiver, a ser descontado em folha de pagamento, mediante a expedio de ofcio a empresa empregadora: RAIMUNDO LONGO TAVARES DOS SANTOS ME( SACOLO DO PRODUTOR), AR 06, CONJ. 01, LOTE 21, SETOR OESTE, SOBRADINHO/II, a ser remetido conta corrente n 10766-2 , Agncia 1423-0, Banco do Brasil nesta Capital, em nome da me do Autor. 6. que os requeridos sejam condenados a pagar as despesas e custas processuais e honorrios de sucumbncia; 7. que toda e qualquer publicao com relao a este processo sejam feitas em nome da advogada : TAYANA TEREZA DA SILVA RIBEIRO, OAB/DF 26.561, sob pena de nulidade; Assegura provar o afirmado por todos os meios permitidos em direito, em especial pela documentao anexada, pelo depoimento pessoal da autora,

pelo depoimento pessoal do ru, pelo depoimento das testemunhas que comparecero espontaneamente em audincia. D-se a causa para meros efeitos fiscais o valor de R$ 1.836,00 (mil oitocentos e trinta e seis reais), o equivalente a doze prestaes mensais requeridas pela autora, consoante dispe o art. 259, inc. VI, do Cdigo de Ritos. Nestes termos, Confia em pleno deferimento. Braslia, 14 de setembro de 2010.

TAYANA TEREZA DA SILVA RIBEIRO OAB/DF 26.561

You might also like