You are on page 1of 10

DADOS DA ESCOLA Nome da Escola: EEEP Balbina Viana Arrais Cdigo da Escola: INEP: 23169125 Endereo (Rua, Nmero)

Rua: Olegrio Emdio de Arajo, s/n Municpio: BREJO SANTO Telefone: (88) 3531Fax: (88) 3531-4833 4833 Diretor (a) da Escola: Ccero Pereira de Oliveira Especificar CREDE ou SEFOR: 20 Modalidades de Nmero de Alunos Ensino: ( ) Educao Infantil ( ) Ensino Fundamental (X) Ensino Mdio ( ) Educao Especial ( ) Educao de Jovens e Adultos Matriculados em 2010: - Educao Infantil: - Ensino Fundamental: - Ensino Mdio: - Educao de Jovens e Adultos: - Educao Especial: Total: 332

Bairro: Centro CEP: 63260-000 E-mail: escolabva@yahoo.com.br cipeol@bol.com.br Tipificao da Escola: ( ) Nvel A (X) Nvel B ( ) Nvel C Turnos de funcionamento: (X) Manh (X) Tarde (X) Noite

DADOS DO PROJETO Titulo: ROB ECO 10 Diretor da Escola responsvel pelo projeto: Documento de Identidade:

Ccero Pereira de Oliveira Professores colaboradores do projeto Nome Welligton Feitoza Gonalves Jos dos Santos Carvalho Neto Jos Itamar Tavares dos Santos Romo ngelo Matias Abrangncia do Projeto: 332 Alunos

RG: 2169678-91 Telefone 9901-7940 9218-3901 9924-4148 9208-7741

Turmas / Nmero de Alunos Beneficiados: 09/332 Perodo de Horrio(s) de Carga Horria Desenvolvimento do Projeto De Funcionamento 18:00h s 22:00h Semanal: 04h

Carga Horria Total: 104h

02/04/10 a 30/09/10 Assinatura do Responsvel (Diretor) com carimbo: Local: Data: Assinatura: Brejo Santo, Ce 29/10/2010

Visto do Conselho Escolar: Local: Data: Brejo Santo, Ce 29/10/2010

Assinatura:

5 Caracterizao do Projeto A mdia atualmente nos fornece uma srie de informaes acerca da urgncia de haver transformaes efetivas nas nossas prticas cotidianas que de uma forma geral degradam a natureza e colocam o planeta em risco eminente, no entanto essas divulgaes sozinhas no surtem efeito. O Projeto Eco 10 surgiu com a finalidade de contribuir com as aes j existentes voltadas educao ambiental tendo como escopo a conscientizao da comunidade local para a prtica da coleta seletiva do lixo indo, portanto, de encontro a

grave crise ambiental que enfrentamos atualmente. Com a preocupao na preservao do meio ambiente foi desenvolvido inicialmente, atravs da multidisciplinaridade, um trabalho de conscientizao para os educadores e a comunidade escolar com uso de matrias reciclveis e biodegradveis proporcionando assim a no degradao do meio ambiente. Com auxilio da robtica educacional deu-se inicio ao projeto do rob Eco 10, ecologicamente correto, feito de materiais reciclados e alguns biodegradveis, com o intuito do mesmo realizar a coleta seletiva, mecanicamente, para exemplificar e explicitar que preservar o dever de todos. O objetivo do rob mostrar de forma sucinta e clara que atualmente a sustentabilidade excepcionalmente indispensvel no nosso planeta e para a nossa vida. O uso do rob como exemplo de boas prticas de reciclagem proporciona uma reflexo para compreender que a tecnologia pode sim caminhar junto com a sustentabilidade e que na onda da TI Verde, fundamental haver essa parceria para efetivamente transformamos os prognsticos a respeito do futuro do planeta. 6 Justificativa do Projeto Conscientizar a comunidade sobre o risco que os materiais degradveis causam ao meio ambiente e incentivar o uso da coleta seletiva do lixo. Com isso contribuir para o processo de ensino/aprendizagem incentivando a reflexo sobre a relao da atividade humana sobre a sustentabilidade da terra.

7 Objetivos, Metas e Aes 7.1 Objetivo Geral Contribuir para a conscientizao dos educandos no que se refere ao uso consciente de materiais reciclveis e biodegradveis incentivando os educandos atravs do processo ensino/aprendizagem.

7.2 Objetivos Especficos Mostrar para os educandos da EEEP Balbina Viana Arrais a importncia do uso de materiais reciclveis e biodegradveis e incentivar multidisciplinaridade; Promover o uso da robtica educacional dentro da comunidade escolar atravs da multidisciplinaridade; Incentivar o uso correto da coleta seletiva de lixo.

7.3 Metas

Fomentar o uso da robtica educacional a bem do prprio aluno, com objetivo do desenvolvimento cognitivo do mesmo no perodo de agosto a setembro. Conscientizar no mnimo 90% da comunidade escolar para a importncia da execuo de aes produtivas atravs da multidisciplinaridade. Implantar a cultura de reciclagem na vivncia do aluno no limite de 4 (quatro) meses e estimular a comunidade escolar sobre a coleta seletiva do lixo durante o perodo de junho a setembro de 2010.

7.4 Principais aes


Realizao de palestras em parceria com o poder pblico;

Realizar reunies semanais com os professores das disciplinas de matemtica, fsica,

qumica e biologia juntamente com os alunos envolvidos no projeto;

Aprofundamento na pesquisa de matrias relacionadas s disciplinas de fsica,

biologia, qumica e matemtica com o objetivo desenvolver o rob dentro dos padres cientficos; Desenvolvimento de um site para a disseminao do projeto;
Execuo de minicursos sobre reciclagem de papel e tinta ecolgica; Elaborao e divulgao de vdeos relacionados ao projeto.

8 Metodologia O projeto ser desenvolvido de forma pedaggica e cientfica e proporcionar maiores conhecimento na rea de tecnologia de informao e cincias da natureza. Sero coletados materiais descartveis, reciclveis e biodegradveis, para o uso na produo do rob, juntamente com o kit robtica educacional adquirido pela escola. As reunies para experimentos do kit, desenvolvimento de materiais e a construo do rob sero realizadas semanalmente em equipe multidisciplinar com a presena de alunos e educadores no laboratrio de cincias e informtica. Sero realizadas pesquisas na rea de biologia para estudo de materiais biodegradveis; na qumica ser feita anlise e reaes das propriedades dos recursos utilizados (tinta e cola); na matemtica sero realizados clculos trigonomtricos, limites e derivados e na fsica a aplicao da mecnica. Materiais utilizados: Madeira MDF e Metais; Esfera de desodorante roll-on; Espuma de LDPE 4; Tinta base de gua e vegetais; Cola; Kit de robtica educacional; Papel reciclado.

9 Habilidades/Descritores

Avaliar propostas de interveno no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservao, recuperao ou utilizao sustentvel da biodiversidade transversalmente a conservao do meio ambiente; Identificar etapas em processos de reciclagem de recursos naturais, energticos ou matrias-primas, considerando processos biolgicos, qumicos ou fsicos neles envolvidos; Relacionar propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnolgicos s finalidades a que se destinam; Utilizar leis fsicas e (ou) matemticas para interpretar processos naturais ou tecnolgicos inseridos no contexto da cinemtica e (ou) da esttica; Avaliar propostas de interveno no meio ambiente aplicando conhecimentos qumicos, observando riscos ou benefcios; Resolver problemas envolvendo noes de volume; Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas; Resolver situao-problema aplicando o Teorema de Pitgoras ou as demais relaes mtricas no tringulo retngulo; Caracterizar materiais ou substncias, identificando etapas, rendimentos ou implicaes biolgicas, sociais ou ambientais de sua obteno ou produo; Avaliar propostas de interveno no meio ambiente aplicando conhecimentos qumicos, observando riscos ou benefcios.

10 Material didtico a ser utilizado no projeto Utilizao de Vdeos, Sites, Cartolina, Banner, Slides, Jornais, Revistas, Livros, Datashow, Material Reciclado, Computador Pessoal e Kit Robtica.

11 Resultados e Impactos Esperados Os educandos devero apresentar conhecimentos desejveis, acerca da reciclagem e coleta seletiva do lixo, para discusso dos aspectos considerados positivos dos experimentos atravs da utilizao dos recursos disponibilizados no restrito ao mbito escolar mas tambm na comunidade em geral, para pratica da seleo de lixo evitando a imobilidade e agindo de forma equilibrada.

Aumento significativo na coleta seletiva de lixo, na comunidade local, preservando assim o meio ambiente e contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Servir como referncia para as demais comunidades escolares pratica de reciclagem do lixo, e a utilizao de materiais biodegradveis. 12 Riscos e dificuldades a serem enfrentados A Escola Profissionalizante Balbina Viana Arrais tem um regime intensivo de aulas que acarreta na pouca disponibilidade de tempo para que os membros da equipe do projeto Rob Eco 10 se renam no desenvolvimento do mesmo. Segundo os PCNs a questo ambiental deve ser trabalhada de forma contnua, sistemtica, abrangente e integrada e no como reas ou disciplinas (BRASIL, 1998, p.27). Para tanto necessrio haver uma poltica de investimento muito mais significativo alm de maiores incentivos a projetos como o Rob Eco 10 que integram a multidisciplinaridade de forma eficiente.

13 Referncias Bibliogrficas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao: Lei n 9.394/96 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Braslia, 1998. BRGGER, Paula. Educao ou adestramento ambiental? Florianpolis: Letras Contemporneas, 1994. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica - Contexto e Aplicaes - volume contendo trigonometria. Editora tica. Disponvel em: <www.ganalab.com.br>. Acessado em 07 de abril de 2010. Disponvel em: <www.grandeideiaestudio.com.br>. Acessado em 14 de abril de 2010. Disponvel em: <www.projetologo.webs.com> Acessado em 14 de abril de 2010. JNIOR, Csar da Silva, SASSON, Sezar. Biologia. 7. ed. vol. 2. So Paulo: Saraiva, 2002. JNIOR, Csar da Silva, SASSON, Sezar. Biologia. 6 ed. reformulada. vol. 3. So Paulo: Saraiva, 2002.

MXIMO, Antnio, ALVARENGA, Beatriz. Curso de Fsica. 6 ed. rev. amp. vols. 1, 2 e 3. Editora Scipione, 2006. Disponvel em: <www.projetologo.webs.com> Acessado em 14 de abril de 2010. USBERCO & SALVADOR. Qumica. 5. ed. vol. nico. So Paulo: Saraiva. USBERCO & SALVADOR. Qumica FsicoQumica. Edio reformulada. vol. 2. So Paulo: Saraiva.

CHAMADA PBLICA PARA INSCRIO E SELEO DE PROJETOS ESCOLARES PARA FORTALECIMENTO E AMPLIAO DAS OPORTUNIDADES DE INICIAO CIENTFICA DOS ESTUDANTES ANEXO II: PLANILHAS ORAMENTRIAS Nome da Escola: EEEP BALBINA VIANA ARRAIS Cdigo da escola: INEP: 23169125 CREDE/SEFOR: 20

SERVIO MATERIAL DE CONSUMO (339030) Especificaes Papel A4 (Resma) Cartolina Toner Lexmark T610 Xerox Tinta 15 ml, (Tubo ) Cola Escolar (tubo) Rgua, 30 cm Fita Gomada, 32 mm x 50 mm TOTAL QTD. VALOR UNITRIO VALOR 4 R$ 16,00 R$ 64,00 8 R$ 0,59 R$ 04,72 1 R$ 340,00 R$ 1.240,00 68 2 2 3 2 R$ R$ R$ R$ R$ 0,25 1,70 1,75 0,60 1,60 R$ R$ R$ R$ R$ R$ 17,00 3,20 3,30 1,80 1,60 1.337,42

SERVIO MATERIAL PERMANENTE (449052) Especificaes Datashow Computador Pessoal (PC) Led QTD. VALOR UNITRIO 1 R$ 1.630,00 1 R$ 1.230,00 2 R$ 5,00 VALOR 1.630,00 2.022,58 10,00

R$ R$ R$

TOTAL R$ 3.662,58 CHAMADA PBLICA PARA INSCRIO E SELEO DE PROJETOS ESCOLARES PARA FORTALECIMENTO E AMPLIAO DAS OPORTUNIDADES DE INICIAO CIENTFICA DOS ESTUDANTES ANEXO III: QUADRO SNTESE DE DESPESAS Nome da Escola: EEEP BALBINA VIANA ARRAIS Cdigo da Escola: INEP: 23169125 CREDE/SEFOR: 20 NATUREZA DE DESPESA VALOR SERVIO Pessoa Fsica (339036) SERVIO Pessoa Jurdica (339039) MATERIAL DE CONSUMO (339030) MATERIAL PERMANENTE (449052) TOTAL

VALOR R$ R$ R$ 1.337,42 3.662,58 5.000,00

You might also like