You are on page 1of 7

PROVA FINAL DE ANTROPOLOGIA

Prof. John Monteiro, PED ErnenekMeja Renato Nunes de Souza Junior RA: 121323 Cincias Sociais 2011 Diurno

Questo 2:

Apresento, a seguir, alguns dos significados atribudos aos textos de Malinowski, Geertz e Lvi Strauss. Ao pensar sobre tais questes, como objeto e posicionamento do antroplogo perante a ele, colocarei em referncia o texto Os Argonautas do Pacfico Ocidental, em seguida apresentando o dilogo criado por Geertz. A antropologia moderna muito se deve ao trabalho de Malinowski (1978), que revolucionou a utilizao da etnografia como uma fundamental ferramenta de trabalho do antroplogo, visto que tais mtodos no eram utilizados antes de sua pesquisa, no incio do s culo XX. Na introduo de Os Argonautas, ele mostra preocupao em determinar os eixos da pesquisa antropolgica, propondo tambm trs fases para a pesquisa etnogrfica. O pesquisador deve ter objetivos realmente cientficos e conhecer os valores e critrios da etnografia moderna ; deve colocar-se em boas condies de trabalho, vivendo no meio dos nativos; deve aplicar mtodos particulares para coletar, manipular e estabelecer seus dados. Essa investigao profunda da vida nativa se coloca de modo a levar o etngrafo a uma melhor compreenso daquela determinada estrutura social, sendo que o antroplogo interpreta essa organizao graas sua experincia, constante dilogo e observao part icipante por dentro da civilizao em questo. A aplicao desses princpios importante parte da obra do autor, que ao introduzir o livro, expe todo um novo mtodo. A etnologia sistematizou o conhecimento sobre as comunidades primitivas. Malinowski (1978) coloca como finalidade da pesquisa de campo a descrio da constituio social de maneira clara e ntida e a distino das leis e regularidades de todos os fenmenos culturais. Deve -se primeiro, descobrir os detalhes da vida tribal enfatizando todos o s fenmenos observados, em todos os seus aspectos. Como no h cdigos de lei numa sociedade tribal, o pesquisador deve buscar dados concretos sobre todos os

fatos observados a partir da induo, e formular as interpretaes Malinowski prope que o pesquis ador d nfase aos fatos, ou seja, todos devem ser observados, e aqueles que se repetem devem ser anotados. preciso que alm do esboo claro da vida tribal, da coleta dos dados da vida diria e do comportamento cotidiano, os pontos de vista e opinies do s nativos sejam percebidos. Para isso, preciso que o pesquisador estude as maneiras tpicas de pensar e sentir dos nativos, sendo fundamental o conhecimento da lngua. Organizao da tribo e a anatomia de sua cultura devem ser registradas de forma concreta e estatstica. Lvi-Strauss se aproxima ento da discusso metodolgica, numa tentativa de travar um debate a cerca do mtodo de investigao antropolgica. Para ele, a etnografia tem um papel de observar e analisar as particularidades dos grupos humanos at que seja possvel a reconstruo fiel de forma virtual do seu modo de vida. preciso alcanar o contexto de determinada sociedade, para que seja possvel alcanar o inconsciente individual. Este, por estar sujeito s regras daquela determinada sociedade, leva a uma maior compreenso da estrutura em si. Tambm colocado que o antroplogo deve pr-se num ponto elevado e afastado, independente das contingncias individuais desta sociedade. Pode-se dizer ento, que a etnografia diz respeito aos mtodos e tcnicas que se relacionam com o trabalho de campo a descrio e anlise dos fenmenos culturais mpares. Geertz expe outra problemtica, questionando a capacidade do antroplogo de se adaptar perfeitamente ao meio: como possvel que os antroplogos cheguem a conhecer a maneira como um nativo pensa, sente e percebe o mundo? (GEERTZ, 2001, p.86). Para ele, a problemtica se concentra nessa constante busca pela forma de pensar dos nativos. O autor diz que a vivncia de experincias prximaspara outros indivduos pode vir a construir um conceito de experincia distante, o que ajudaria na

compreenso da cultura. Para tanto, o antroplogo deve entender os aspectos do ponto de vista dos nativos em relao s suas prticas, sendo necessria uma constante anlise de seus dados cientficos. Geertz ao destacar a importncia da anlise das formas simblicas ratifica a proposta de Malinowski de compreenso do mundo nativo em seus prprios termos. Mas, se diferencia, ao considerar a cultura no apenas em termos de uma totalidade que pode ser investigada em seus mltiplos aspectos. (CARINO, Giselle, 2009). Para finalizar, vale citar James Clifford, cujo ponto sobre a autoridade etnogrfica se diz muito interessante. Clifford no d importncia aos processos criativos pelos quais os objetos culturais so inventados e tratados como significativos. (CLIFFORD, 1988, p.39), demonstrando a coerncia que se busca dentro da etnografia.

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/index traduo livre

Bibliografia:

MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacfico Ocidental. So Paulo, Abril Cultural, 1976. GEERTZ, C. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1989. STRAUSS, L. Passim. ESPAO ACADMICO. Maring: UEM, 2000CLIFFORD, J. The Predicament of Culture: Twentieth -Century Ethnography, Literature, and Art. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

Questo 3:

Na obra As formas elementares da vida religiosa, Durkheim analisa uma religio primitiva, isto , que o mais simples possvel e no baseada em nenhuma outra religio, para chegar concluso que a religio a prpria idealizao da sociedade, ou seja, reflete seus anseios. desse modo, a origem das categorias de pensamento. Para Durkheim (1912), noes como o tempo, espao, substncia, gnero, causa, matrias nasceram da religio, e no da razo, como afirmaram determinados filsofos. Afirma que o tempo, por exemplo, uma construo coletiva e religiosa - os meses, anos, dcadas e etc. correspondem aos dias dos ritos, celebraes, cerimnias. Ou seja, o calendrio assegura a regularidade religiosa. Desse modo, o tem po no interno conscincia, e sim coletivo e religioso. Assim, a religio exerce um papel humanizador , e possibilita a formulao do pensamento lgico, uma vez que determina as categorias do pensamento. Desse modo, fundamental em uma sociedade (Durkheim afirma isso baseado principalmente no fato d e que a religio faz agir ), pois integra o homem e o ensina a pensar. Portanto, a religio seria complementar cincia (que no pode negar a religio, uma vez que ela, de fato, existe). A religio tambm no deve negar a cincia, e sim partir dela. "A f antes de tudo agir e a cincia, por mais longe que se a conduza, permanece sempre distante da ao. [...] Teorias destinadas a fazer viver, a fazer agir, so, portanto, obrigadas a passar adiante da cincia." (DURKHEIM, Formas Elementares da Vida Religiosa, 1912) No entanto, se Durkheim discute a importncia da religio, Lvi Strauss (1949) coloca a importncia do estudo da religio em pauta.

Inicia o livro citando trs aspectos complementares na crena em magia: crena no feiticeiro e na eficcia de suas tcnicas; crena da vtima no poder do feiticeiro e a confiana da opinio pblica. Segue -se o livro com dois exemplos importantes. O primeiro consiste nas observaes feitas por Stevenson (1905). Diz respeito a um menino da tribo dos Zuni, no Novo Mxico. Acusado de enfeitiar uma moa, o jovem ento admite ser feiticeiro, mesmo no o sendo, para conseguir absolvio. Aos olhos racionais do ocidente, tal falso testemunho poderia levar a uma perda de legitimidade na crena em questo. No entanto, o mesmo Strauss (1975) afirma que o inconsciente est sujeito s leis e ao contexto geral de determinada sociedade, produzindo smbolos que regem o seu pensamento. O menino estava sujeito crena na magia, assim como toda a comunidade que o julgava. Logo, de certa forma, o ato de crer passa a legitimar a prpria crena. O segundo diz respeito um trabalho de Boas (1930), relatando a histria do ndio Quesalid, totalmente ctico em relao magia. Para provar a no legitimidade da feitiaria, Quesalid passou a se envolver com xams, logo se tornando aprendiz de um. Ao colocar em prtica o que aprendeu, consegue sucesso contra uma tribo inimiga, mas ainda sim permanece ctico. Porm, aps a morte do xam de um cl vizinho, Quesalid amena seu ceticismo e passa a acreditar em xams verdadeiros. Tal fat o refora a idia mostrada na primeira histria, mostrando a influncia do inconsciente e do contexto dentro da crena e, consequentemente, legitimao de uma religio. A idia da compreenso desses determinados fenmenos reforada por Geertz: O conceito de cultura que eu defendo [...] essencialmente semitico. Acreditando, como Max

Weber, que o homem um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, assume a cultura como sendo essas teias e a sua anlise no como uma cincia experimental em busca de leis, mas como uma cincia interpretativa, procura de significado. (GEERTZ, A Interpretao das Culturas, 1989). Assim, Geertz (1989) afirma que a Antropologia no pode simplesmente olhar o objeto de estudo (no caso, a religio) como se fosse algo fechado e objetivo, emprico, mas sim atravs de um outro jogo de objetivos.

Bibliografia:

DURKHEIM, E. Formas Elementares da Vida Religiosa 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003 . LVI-STRAUSS, C. O Feiticeiro e Sua Magia In: Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975. GEERTZ, C. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1989.

You might also like