You are on page 1of 12

FAPI - FACULDADE DE PINHAIS SILZA CRISTINA DE SOUZA SATIN

A INCLUSO NA EDUCAO INFANTIL E SRIES INICIAIS

Mogi das Cruzes - SP 2009

SILZA CRISTINA DE SOUZA SATIN

A INCLUSO NA EDUCAO INFANTIL E SRIES INICIAIS

Trabalho exigido pela Prof. ngela de Arajo Almeida, da disciplina de Incluso na Educao Infantil e Sries Iniciais, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Pinhais FAPI.

Mogi das Cruzes - SP 2009

INTRODUO

O processo de incluso se refere a um processo educacional que visa estender ao mximo a capacidade da criana portadora de deficincia na escola e na classe regular. Envolve fornecer o suporte de servios da rea de Educao Especial atravs dos seus profissionais. A incluso um processo constante que precisa ser continuamente revisto. O princpio democrtico da educao para todos s se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, no apenas em alguns deles, os alunos com deficincia. A incluso, como conseqncia de um ensino de qualidade para todos os alunos provoca e exigem da escola brasileira, novos posicionamentos e um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores aperfeioem as suas prticas. uma inovao que implica num esforo de atualizao e reestruturao das condies atuais da maioria de nossas escolas de nvel bsico. O motivo que sustenta a luta pela incluso como uma nova perspectiva para as pessoas com deficincia , sem dvida, a qualidade de ensino nas escolas pblicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder s necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educao especial e suas modalidades de excluso. O sucesso da incluso de alunos com deficincia na escola regular decorre, portanto, das possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na escolaridade, por meio da adequao das prticas pedaggicas diversidade dos aprendizes. E s se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular assume que as dificuldades de alguns alunos no so apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino ministrado, a aprendizagem concebida e avaliada. Pois no apenas as deficientes so excludas, mas tambm as que so pobres, as que no vo s aulas porque trabalham as que pertencem a grupos discriminados, as que de tanto repetir desistiram de estudar.

COMPONENTES DA EDUCAO INCLUSIVA

1. Os alunos freqentam classes comuns com colegas no deficientes da mesma faixa etria - Este princpio assegura aos alunos deficientes e nodeficientes a oportunidade de aprenderem uns sobre os outros e reduz o estigma experienciado por alunos que estavam separados anteriormente. 2. Escola da vizinhana - Os alunos freqentam uma escola comum em sua vizinhana ou aquela que a famlia escolheu por uma razo particular. 3. O professor ensina a todos os alunos - Em escolas inclusivas, o professor tem a responsabilidade de educar tanto as crianas sem deficincia como aquelas com deficincia. Tem tambm a responsabilidade de assegurar que o aluno deficiente seja um membro integrante e valorizado da saia de aula. 4. Currculo adequadamente adaptado - Educao inclusiva significa que os alunos com deficincia esto sendo ensinados no mesmo contexto curricular e instrucional com os demais colegas de sala de aula. Materiais curriculares comuns podem precisar ser adaptados, mas somente at o nvel necessrio para satisfazer as necessidades de aprendizagem de qualquer aluno. 5. Mtodos instrucionais diversificados - So aplicveis s classes de hoje, marcadas pela diversidade humana, os seguintes mtodos: instruo multinvel, a comunicao total, a aprendizagem por cooperao, aprendizado baseado em atividades. 6. Colaborao entre professores e outros profissionais - A tendncia para uma maior colaborao e apoio mtuo entre professores e a preferncia dos terapeutas e consultores em oferecer apoio na prpria saia de aula em vez de retirar alunos de l beneficiam a prtica educativa em geral e a educao inclusiva em particular. 7. Incluso do aluno na vida social da escola - So partes importantes da educao inclusiva os relacionamentos e interaes sociais. Assim como os demais alunos, aqueles com deficincia tambm precisam participar da vida social da escola como, por exemplo, conduzindo visitantes pela escola, ajudando no gerenciamento de equipes e trabalhando no escritrio da escola. Quanto mais presentes estiverem esses componentes, maiores sero as chances de que a escola incluir crianas e jovens portadores de deficincia.

VISANDO A FORMAO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Sabemos que, no geral, os professores so bastante resistentes s inovaes educacionais, como a incluso. A tendncia se refugiarem no impossvel, considerando que a proposta de uma educao para todos vlida, porm utpica, impossvel de ser concretizada com muitos alunos e nas circunstncias em que se trabalha, hoje, nas escolas, principalmente nas redes pblicas de ensino. A maioria dos professores tem uma viso funcional do ensino e tudo o que ameaa romper o esquema de trabalho prtico que aprenderam a aplicar em suas salas de aula rejeitado. Tambm reconhecemos que as inovaes educacionais abalam a identidade profissional, e o lugar conquistado pelos professores em uma dada estrutura ou sistema de ensino, atentando contra a experincia, os conhecimentos e o esforo que fizeram para adquiri-los. Os professores, como qualquer ser humano, tendem a adaptar uma situao nova s anteriores. E o que habitual, no caso dos cursos de formao inicial e na educao continuada, a separao entre teoria e prtica. Essa viso dicotmica do ensino dificulta a nossa atuao, como formadores. Os professores reagem inicialmente nossa metodologia, porque esto habituados a aprender de maneira incompleta, fragmentada e essencialmente instrucional. Eles esperam aprender uma prtica inclusiva, ou melhor, uma formao que lhes permita aplicar esquemas de trabalho pr-definidos s suas salas de aulas, garantindo-lhes a soluo dos problemas que presumem encontrar nas escolas inclusivas. Em uma palavra, os professores acreditam que a formao em servio lhes assegurar o preparo de que necessitam para se especializarem em todos os alunos, mas concebem essa formao como sendo mais um curso de extenso, de especializao com uma terminalidade e com um certificado que lhes convalida a capacidade de efetivar a incluso escolar. Eles introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que preciso fazer, para trabalhar com nveis diferentes de desempenho escolar, transmitindo-lhes os novos conhecimentos, conduzindo-lhes da mesma maneira como geralmente trabalham com seus prprios alunos. Acreditam que os conhecimentos que lhes faltam para

ensinar as crianas com deficincia ou dificuldade de aprender por outras incontveis causas referem-se primordialmente conceituao, etiologia, prognsticos das deficincias e que precisam conhecer e saber aplicar mtodos e tcnicas especficas para a aprendizagem escolar desses alunos. Os dirigentes das redes de ensino e das escolas particulares tambm pretendem o mesmo, num primeiro momento, em que solicitam a nossa colaborao. Se de um lado preciso continuar investindo maciamente na direo da formao de profissionais qualificados, no se pode descuidar da realizao dessa formao e estar atento ao modo pelo quais os professores aprendem para se profissionalizar e para aperfeioar seus conhecimentos pedaggicos, assim como reagem s novidades, aos novos possveis educacionais.

AS PERSPECTIVAS PARA A INCLUSO NO BRASIL

A escola para a maioria das crianas brasileiras o nico espao de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, o lugar que vai lhes proporcionar condies de se desenvolver e de se tornar um cidado, algum com identidade social e cultural. Melhorar as condies da escola formar geraes mais preparadas para viver a vida na sua plenitude, livremente, sem preconceitos, sem barreiras. No podemos nos contradizer nem mesmo contemporizar solues, mesmo que o preo que tenhamos de pagar seja bem alto, pois nunca ser to alto quanto o resgate de uma vida escolar marginalizada, uma evaso, uma criana estigmatizada, sem motivos. A escola prepara o futuro e de certo que se as crianas conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas salas de aula, sero adultos bem diferentes de ns, que temos de nos empenhar tanto para defender o indefensvel. A incluso escolar remete a escola a questes de estrutura e de funcionamento que subvertem seus paradigmas e que implicam em um redimensionamento de seu papel, para um mundo que evolui a "bytes". O movimento inclusivo, nas escolas, por mais que seja ainda muito contestado, pelo carter ameaador de toda e qualquer mudana, especialmente no meio educacional, irreversvel e convence a todos pela sua lgica, pela tica de seu posicionamento social. A incluso est denunciando o abismo existente entre o velho e o novo na instituio escolar brasileira. A incluso reveladora dessa distncia que precisa ser preenchida com as aes que relacionamos anteriormente. Assim sendo, o futuro da escola inclusiva est, a nosso ver, dependendo de uma expanso rpida dos projetos verdadeiramente embudos do compromisso de transformar a escola, para se adequar aos novos tempos. Se hoje ainda so experincias locais, as que esto demonstrando a viabilidade da incluso, em escolas e redes de ensino brasileiras, estas experincias tm a fora do bvio e a clareza da simplicidade e s essas virtudes so suficientes para se antever o crescimento desse novo paradigma no sistema educacional.

No se muda a escola com um passe de mgica. A implementao da escola de qualidade, que igualitria, justa e acolhedora para todos, um sonho possvel. A aparente fragilidade das pequenas iniciativas, ou seja, essas experincias locais que tm sido suficientes para enfrentar o poder da mquina educacional, velha e enferrujada, com segurana e tranqilidade. Essas iniciativas tm mostrado a viabilidade da incluso escolar nas escolas brasileiras. As perspectivas do ensino inclusivo so, pois, animadoras e alentadoras para a nossa educao. A escola do povo, de todas as crianas, de suas famlias, das comunidade, em que se inserem.

A REALIDADE DO COTIDIANO DA INCLUSO ESCOLAR

Sabemos que a situao atual do atendimento s necessidades escolares da criana brasileira responsvel pelos ndices assustadores de repetncia e evaso no ensino fundamental. Entretanto, no imaginrio social, como na cultura escolar, a incompetncia de certos alunos - os pobres e os deficientes - para enfrentar as exigncias da escolaridade regular uma crena que aparece na simplicidade das afirmaes do senso comum e at mesmo em certos argumentos e interpretaes tericas sobre o tema. Por outro lado, j se conhece o efeito solicitador do meio escolar regular no desenvolvimento de pessoas com deficincias (Mantoan:1988) e mesmo um lugar comum afirmar-se que preciso respeitar os educandos em sua individualidade, para no se condenar uma parte deles ao fracasso e s categorias especiais de ensino. Ainda assim, ousado para muitos, ou melhor, para a maioria das pessoas, a idia de que ns, os humanos, somos seres nicos, singulares e que injusto e inadequado sermos categorizados, a qualquer pretexto! Todavia, apesar desses e de outros contra-sensos, sabemos que normal a presena de dficits em nossos comportamentos e em reas de nossa atuao, pessoal ou grupal, assim como em um ou outro aspecto de nosso desenvolvimento fsico, social, cultural, por sermos seres perfectveis, que constroem, pouco a pouco e, na medida do possvel, suas condies de adaptao ao meio. A diversidade no meio social e, especialmente no ambiente escolar, fator determinante do enriquecimento das trocas, dos intercmbios intelectuais, sociais e culturais que possam ocorrer entre os sujeitos que neles interagem. Acreditamos que o aprimoramento da qualidade do ensino regular e a adio de princpios educacionais vlidos para todos os alunos, resultaro naturalmente na incluso escolar dos deficientes. Em conseqncia, a educao especial adquirir uma nova significao. Tornar-se- uma modalidade de ensino destinada no apenas a um grupo exclusivo de alunos, o dos deficientes, mas especializada no aluno e dedicada pesquisa e ao desenvolvimento de novas maneiras de se ensinar, adequadas heterogeneidade dos aprendizes e compatvel com os ideais democrticos de uma educao para todos.

Nessa perspectiva, os desafios que temos a enfrentar so inmeros e toda e qualquer investida no sentido de se ministrar um ensino especializado no aluno depende de se ultrapassar as condies atuais de estruturao do ensino escolar para deficientes. Em outras palavras, depende da fuso do ensino regular com o especial. Ora, fuso no juno, justaposio, agregao de uma modalidade outra. Fundir significa incorporar elementos distintos para se criar uma nova estrutura, na qual desaparecem os elementos iniciais, tal qual eles so originariamente. Assim sendo, instalar uma classe especial em uma escola regular nada mais do que uma justaposio de recursos, assim como o so outros, que se dispem do mesmo modo. Outros obstculos consecuo de um ensino especializado no aluno, implicam a adequao de novos conhecimentos oriundos das investigaes atuais em educao e de outras cincias s salas de aula, s intervenes tipicamente escolares, que tm uma vocao institucional especfica de sistematizar os conhecimentos acadmicos, as disciplinas curriculares. De fato, nem sempre os estudos e as comprovaes cientficas so diretamente aplicveis realidade escolar e as implicaes pedaggicas que podemos retirar de um novo conhecimento tambm precisam ser testadas, para confirmar sua eficcia no domnio do ensino escolar. O paradigma vigente de atendimento especializado e segregativo extremamente forte e enraizado no iderio das instituies e na prtica dos profissionais que atuam no ensino especial. A indiferenciao entre os significados especficos dos processos de integrao e incluso escolar refora ainda mais a vigncia do paradigma tradicional de servios e muitos continuam a mant-lo, embora estejam defendendo a integrao!

CONSIDERAES FINAIS

Podemos concluir de certo que a incluso se concilia com uma educao para todos e com um ensino especializado no aluno, mas no se consegue implantar uma opo de insero to revolucionria sem enfrentar um desafio ainda maior, pois recai sobre o fator humano. Sabemos que os recursos fsicos e os meios materiais para a efetivao de um processo escolar de qualidade cedem sua prioridade ao desenvolvimento de novas atitudes e formas de interao, na escola, exigindo mudanas no relacionamento pessoal e social e na maneira de se efetivar os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, observamos que nesse contexto, a formao do pessoal envolvido com a educao de fundamental importncia, assim como a assistncia s famlias, enfim, uma sustentao aos que estaro diretamente implicados com as mudanas condio necessria para que estas no sejam impostas, mas imponham-se como resultado de uma conscincia cada vez mais evoluda de educao e de desenvolvimento humano. Enfim, conclumos tambm que se deve ter uma real preocupao e devida importncia para a verdadeira incluso escolar, isto no quer dizer que se deva pr os alunos deficientes em uma sala de aula como quaisquer alunos. preciso tratlos como estudantes normais que precisam de estrutura para aprender. As escolas tm que esquecer aquela idia de que o aluno tem que se adaptar a elas . Pelo contrrio, elas devem tornar-se o meio mais favorvel para o aluno de qualquer porte estudar.

BIBLIOGRAFIA

BEYER,Hugo Otto. Incluso e avaliao na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Editora Mediao, 2005. MANTOAN,M.T.E. (1988). Compreendendo a deficincia mental: novos

caminhos educacionais. So Paulo: Editora Scipione. MANTOAN,M.T.E. (1991). A solicitao do meio escolar e a construo das estruturas da inteligncia na teoria de no deficiente mental: de uma interpretao Tese de fundamentada conhecimento Jean Piaget.

doutoramento. Campinas:UNICAMP/Faculdade de Educao. MORENO,M. (1993). Os temas transversais : um ensino olhando para frente. In: Busquets,M.D. et alii. Los temas transversales: claves de la formacin integral. Madri:Santillana, 1993. 10-43.

You might also like