You are on page 1of 11

DANDO A LARGADA

Criando e usando Grficos

Mathcad torna fcil para voc criar um grfico de x-y de uma expresso. Para isto, digite uma expresso que depende de uma varivel, por exemplo, sin(x), e ento clique no boto Grfico X-Y.

na caixa de ferramentas Graph , ou selecione Graph X-Y Plot do menu Insert ou digite @. Ento digite [Enter]. Voila, um grfico! Vo dever ver um grfico muito bem formatado que parece com este:

0.5

sin( x)

10

10

0.5

1 x

Experimente! A expresso voc faz o grfico nem mesmo tem que ser uma funo de x. Tente digitando y^2[barra de espao]-3*y , seguiddo pelo chave @ . O Mathcad traar uma grfico sobre um intervalo padro razovel para a varivel dependente da sua expresso.

40

Aqui est um par de outras expresses voc pode tentar traar o grfico deste modo: z cos ( z) 1 1+x
2

Fazendo o Grfico de uma Funo Usando Variveis Intervalares Quando voc fez o grfico das expresses anteriores, o Mathcad estava escolhendo um intervalo de valores padro para a varivel dependente. Voc pode ter controle em cima do intervalo de valores padro que so feitos os grficos. Para o grfico de uma funo simples que usa uma varivel intervalar, faa o seguinte: Defina a funo de uma varivel que vo deseja fazer o grfico. Por examplo, fao o grfico da funo seguinte: Digite f(x):-x^2[Barra de Espao]+8*x-27 Veja na Tela f ( x) := x + 8 x 27
2

Defina uma varivel independente para o eixo horizontal. Por exemplo: Digite x:0;10 Veja na Tela x := 0 .. 10

Crie seu grfico digitando primeiro @ para criar o grfico x-y. Depois digite x na caixa de digitao do meio do eixo horizontal e digite f(x) na caixa de digitao do meio do eixo vertical. Para finalizar digite [Enter].

41

Vo dever ver um grfico como este:


10

10

20

f ( x)

30

40

50 x

Alguns de vocs familiar com o grfico de f ( x) notar que o trao parece um pequeno grosseiro. Para suavizar o traado grfico, tente mudando a definio de x realada acima para x := 0 , 0.1 .. 10 . O segundo nmero, ou passo, o incremento. Fixando mais pontos para um passo de 0 a 0.1 significa que eles sero traados, que fazem o traado mais suave.

Para formatar um grfico x-y, d um clique-duplo sobre ele (ou selecione Graph X-Y Plot do menu Format) para fazer exibir uma caixa de dilogo de formatao. A caixa de dilogo o deixa mudar opes para eixos logartmicos, linhas de grade, legendas, tipos de traados, marcadores, cores, limites de eixo limita, e muito mais. Experimente com grfico x-y abaixo. Clicando-duplamente em qualquer grfico Mathcad contorno, superfcie, polar, campo vetorial, etc. exposta uma caixa de dilogo de formatao apropriada.

42

x := 0 , 0.1 .. 10
10

10

20

f ( x)

30

40

50 x

Fazendo o Grfico de Duas ou Mais Funes Fazer grfico de mltiplas funes sobre um nico domnio em grfico simples direto. Por exemplo, suponha que vo quer fazer o grfico de e z em um nico grfico. fcil! Para isto digite as duas expresses separadas por uma vrgula e ento digite @: Digite 1/z [Barra de Espao] , z^2 @ [Enter]
2

1 z

43

Voc ver um grfico semelhante a este:


5

1 z z
2

10

10

5 z, z

Voc tambm pode adicionar uma vrgula depois de uma expresso no eixo-y, seguido por outra expresso. Deste modo, voc pode trar at 16 expresses em um grfico. Neste exemplo ambas as expresses so traadas sobre o mesmo intervalo padro de valores, mas voc poderia usar duas variveis intervalares separadas se voc desejasse. Experimente agora em sua janela da planilha. Digite f(x):sin(x) g(t):t^3 x:-10,-9.9;10 t:-2,-1.9;2 Veja na tela f ( x) := sin ( x) g ( t) := t
3

x := 10 , 9.9 .. 10 t := 2 , 1.9 .. 2

Ento, Digite @ em algum espao em branco. No caixa de digitaao do meio sobre o eixo horizontal axis, digite x,t. Na caixa de digitao do neio sobre o eixo vertical, digite f(x),g(t). Digite [Enter].

44

Seu resultado deveria se parecer com:

10

f ( x) g( t) 10 5 0 5 10

10 x, t

Como voc pode ver, traar grfico de mais que uma funo simples s separar seus argumentos com uma vrgula (,). Deste modo voc pode traar at dez expresses em um grfico.

Usando tracejado (Trace) e apmliao (Zoom)


A caixa de ferramentas Graph tem as caractersticas Trace e Zoom, que o permitem a examinar um grfico mais de perto. Para localizar os valores em uma curva, clique no grfico, ento aperte o boto Trace sobre a caixa de ferramentas Graph.Voc pode seguir uma curva no grfico via duas linhas trcejedas finas em cruz. O valores de x e y em qualquer ponto determinado mostrado na caixa de dilogo. Eles podem ser copiados para outra regio. Para dar um Zoom dentro em um grfico, clique no grfico, ento aperte o boto de Zoom (lupa) na Caixa de Ferramentas Graph. Ento arraste em cima do grfico. Os limites da caixa mostra o que ampliado quando voc apertar Zoom. As caixas lhe mostram o mnimo e mximo revisto dos valores de x e y.

45

Grfico de Elemtos de um Vetor


Aqui est um vetor de dados chamado dinheiro_gasto . Ns criamos o vetor usando comando Matrix do menu Insert; nosso vetor abaixo tem 8 linhas e 1 coluna.

3 6 8 dinheiro_gasto := 11 12.5 14 17
2 Para traar estes dados, o eixo horizontal deve ser: (a) uma varivel indexada da varivel dinheiro_gasto ou (b) outro vetor com o mesmo nmero de elementos. Para o caso (a), primeiro defina um ndice de um vetor:

Digite i:0;7

Veja na tela i := 0 .. 7

Crie seu grfico pressionando @ e ento digitando Digite dinheiro_gasto[i Veja na tela dinheiro_gastoi

na caixa de digitao sobre o eixo-y, e i na caixa de digitao sobre o eixo-x.

46

Voc deveria ver um grfico semelhante a este:

20

15

10

Note aqui que smbolos de caixa foram usados em uma linha azul tracejada. Para demonstrar o caso (b), grfico dois vetores de tamanho igual um versus o outro, ns definiremos um segundo vetor, chamado dia :

2 3 5 dia := 7 8 10 12
1

3 6 8 dinheiro_gasto = 11 12.5 14 17
2

47

Agora est fcil: Crie o grfico pressionando @, como acima, e digite Digite dinheiro_gasto Veja na tela dinheiro_gasto

na caixa de digitao sobre o eixo-y, e Digite dia Veja na tela dia

na caixa di digitao sobre o eixo-x. O grfico resultante deveria parecer semelhante a este:
20

15

10

10

15

Aqui os tipos de pontos usado foi Os magenta. Note que linhas de grade foram desativadas em ambos os eixos.

48

Grfico de uma Funo dos Elementos de um Vetor Voc pode fazer o grfico de uma funo sobre um domnio que no contm pontos uniformemente espaados. Por exemplo, seu domnio poderia consistir em um vetor de valores. O grfico de uma funo de elementos de vetor vinculados a definio de uma funo, definindo um vetor que ser o domnio para a funo, e traando o grfico. Um exemplo disto : Defina a funo de uma varivel. Digite f(x):x^2 Veja na tela f ( x) := x
2

Defina um vetor de numeros para ser o domnio da funo. Digite x: seguido por [Ctrl] m , e prenchaand na caixa de dilogo Insert Matrix o nmero adequado de linhas e colunas (aqui, 5 linhas e 1 coluna), seguido pelo clique em OK. Ento preencha as caixas de digitao no vetor.

0 x := 3.56 9.9 13
2.2 Defina uma varivel ndice. Digite i:0;4 Veja na tela i := 0 .. 4

49

Pressione @ e preencha as caixas de digitao centrais sobre os eixo-y e eixo-x com f ( xi) e xi . O resultado deveria parecer semelhante a isto:
200

150

f xi

( )

100

50

5 xi

10

15

Este mtodo difere do grfico de uma funo de uma varivel intervalar porque o eixo horizontal no tem que estar com os mesmos incrementos (como 1, 2, 3,..., 10). Em vez disto, pode ser qualquer conjunto de nmeros que voc pode desejar traar o grfico. Se voc quer aprender a fazer grficos tridimensionais, visite, Grficos 3D. A prxima seo discute formatando texto e expresses matemticas.

50

You might also like