You are on page 1of 9

1.A pesquisa cientfica 1.1O que pesquisa ?

Pesquisar, significa procurar respostas para indagaes propostas. uma atividade voltada para a soluo de problemas,e anlise de determinados fatos, atravs do emprego de processos cintificos. A Pesquisa cientfica a realizao concreta de uma investigao planejada, desenvolvida e feita de acordo com as normas da metodologia cientfica. Ou seja a pesquisa um estudo, um meio de buscar maior conhecimento sobre determinado tema;Simboliza a ''sede'' pelo aprimoramento e conhecimento. Possui a finalidade de satisfazer o desejo de adquirir conhecimentos, e podendo utiliza-los para aplicao prtica voltados para a soluo de problemas concretos da vida .Como resultado de todo conhecimento que um pesquisa bem feita e bem utilizada na prtica, podem surgir significantes melhoras na area estudada. Conceitualmente, devendo mais serem entendidas como fases de uma nica tarefa do que como atitudes distintas, podemos dividir a pesquisa em bibliogrfica e emprica. Pesquisa bibliogrfica aquela desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos. Mas ela tambm inclui outras formas de publicao, como artigos de jornais e revistas. No caso da pesquisa jurdica, importante tambm o estudo de documentos como leis, repertrios de jurisprudncia, sentenas, contratos e pareceres. J na pesquisa emprica, o pesquisador vai mais diretamente aos eventos e fatos, investigando as variveis de seu objeto e tentando explic-las controladamente. Seus mtodos so muitos, tais como questionrios, entrevistas, estudos de caso, etc. O objetivo da pesquisa no Direito enfrentar a problemtica da efetividade do direito (lei e jurisprudncia) e a capacidade deste de promover alteraes na realidade socioeconmicas do pais. A pesquisa jurdica pode ser classificada, dentre outros critrios, em cientfica (que tem como finalidade descrever e criticar os fenmenos definidos como objeto) e dogmtica (destinada a sugerir estratgias de argumentao e deciso diante de conflitos a partir de normas jurdicas estabelecidas).

1.2. Fontes de pesquisa jurdica. Claramente as principais fontes de pesquisa em direito so os livros e artigos especializados. Os juristas brasileiros costumam usar mais livros e manuais do que artigos. Quanto mais especficas as fontes bibliogrficas, melhor, devendo-se eliminar as obras genricas que nada tm a ver com o tema e aquelas bsicas que so de leitura obrigatria para formao na rea, a no ser se especialmente analisadas no texto. Certos temas, por suas caractersticas ou novidade, tm nos artigos e reportagens da imprensa uma fonte de pesquisa importante. Mas bvio que tais fontes no tm a mesma dignidade de artigos especializado. A consulta bibliografia estrangeira nunca prejudicial e , no mais das vezes, indispensvel. As fontes so to importantes que a escolha do prprio tema precisa considerar a acessibilidade delas; de nada adianta um tema genial se no h como informar-se a respeito dele. A leitura de

lnguas estrangeiras amplia as possibilidades de obteno de informaes. Uma regra geral importante atentar para a necessidade de referir especificamente, no decorrer do texto, tudo aquilo que aparecer listado na bibliografia. Fontes no bibliogrficas de pesquisa, no vm sendo utilizadas pelos juristas como seria de desejar: questionrios, entrevistas, amostragens estatsticas, dentre outros mtodos, desde que corretamente usados, s traro benefcios pesquisa jurdica. At mesmo relatos de observaes pessoais quase nunca so aproveitados, perdendo-se s vezes a rica experincia que juzes, advogados, procuradores ou promotores que querem participar das discusses cientficas tm a relatar. Outro meio importante de acesso a fontes de pesquisa jurdica so as redes de computao, eficientes para consulta a bibliotecas, legislao, jurisprudncia e a imensa variedade de informaes que possibilita. O mais importante no uso da internet que as regies geogrficas diminuem sua importncia, difundindo-se a informao a pesquisadores de regies distantes. Isto fundamental para o pesquisador brasileiro, a quem o debate cientfico quase sempre chega com atraso.

2. A importncia da pesquisa
O ensino no deve ser apenas um mecanismo de reproduo de uma ideologia, mas sim, construo de homens dispostos a mudar a realidade, com poder de escolha e conscincia crtica. a partir da reviso de conceitos e de quebra de paradigmas que se busca novos caminhos. Pesquisar, contestar, questionar. A pesquisa aproxima o Direito das demais cincias e da realidade. Visa compreender os fenmenos sociais em sua plenitude. O estudante de Direito deve ter a conscincia de que a pesquisa no traz benefcios apenas a si prprio, como status curricular, mas vai alm disso, na medida em que atribudo ao estudante deveres a cumprir com a sociedade e com a justia. Sendo assim, o aluno de Direito deve ser estimulado a pensar criticamente, a questionar as leis e confront-las com o que acontece de fato. A preparao tecnicista restringe o aprendizado letra da lei, da renomada doutrina e principais decises judiciais. O ensino jurdico junto com a pesquisa cientfica retira o aluno da condio de mero expectador da realidade jurdica para agente transformador da mesma. Como diz Silvana Taques: "A vida das pessoas muito mais rica e mais complexa do que as frmulas abstratas dos cdigos. isto o que, urgentemente, o profissional de direito precisa entender". Na minha viso ,a pesquisa serve para analisar, busca se aprofundar em determinados temas, analisar problemas e buscar solues. Ou seja, a pesquisa tem como objetivo o aperfeioamento , sendo objeto essencial para uma evoluo, em qualquer rea. Deixar esta de lado , seria ignorncia, estagnar o conhecimento .

3.A pesquisa e o direito no Brasil Embora se venha escrevendo copiosamente sobre metodologia de pesquisa no Brasil, o direito tem sido sistematicamente esquecido. A pesquisa jurdica das mais atrasadas do pas quando comparada rea das cincias humanas. Segundo o diagnostico feito por Marcos Nobre (2003), o ''relativo atraso da pesquisa em Direito parte do pressuposto de que a pesquisa cientfica em Cincias Humanas no Brasil atingiu altos patamares, comparveis com os internacionais; e o Direito no se encontra entre elas. No podemos negar que houve uma melhora significante ao longo do tempo, mas no tanto como nas outras disciplinas das Cincias Humanas. Esse atraso est ligado a dois fatores importantes. Primeiramente, h um isolamento em relao a outras disciplinas das Cincias Humanas e uma confuso que resulta da dicotomia entre prtica profissional e pesquisa acadmica.

3.1 O Direito e as Cincias Humanas 3.1.1 O atraso O isolamento que citei, existe devido ao ''princpio da antiguidade', j que o Direito a disciplina universitria mais antiga. Alm disso, o Direito se identifica e identifica com o exerccio do poder poltico. Digamos que o direito comportava-se como uma disciplina superior, voltando-se aos outros ramos de conhecido, outras disciplinas, apenas na medida em que lhe interessava para o tema em debate. Outro fator que vale ser citado, como influencia para esse isolamento do Direito em relao as demais disciplinas que este era fortemente identificado aos obstculos a serem vencidos. De acordo com Marcos Nobre (2003), a Universidade Nacional Desenvolvimentista parecia ser implantada contra o direito ,j que possua obstculos a serem vencidos como a falta de rigor cientfico, um ecletismo terico e uma inadmissvel falta de independncia em relao a politica e a moral ( fator que esta defendia como marca de excelncia da cincia moderna). Tal situao levou a criao de um fosso, uma distancia enorme foi criada entre

o Direito e as demais disciplinas das Cincias Humanas no Brasil. O resultado desse fosso, ns vimos durante anos: Enquanto os projetos interdisciplinares das Cincias Humanas no contavam com tericos de Direito em seus quadros, o Direito s considerava as Cincias Humanas quando traziam algo que era interessante para uma reflexo propriamente jurdica. Com isso perderam os dois lados, mas o Direito parece ter perdido mais em termos de avano e de pesquisa. Como consequncia desse isolamento, o Direito no acompanhou os maiores avanos da pesquisa acadmica do Brasil nos ltimos cinquenta anos . 3.1.2Tudo comea a mudar... De acordo com Oscar Vilhena Vieira ,a partir dos anos 60 ,houve certo distanciamento da discusso das outras disciplinas sobre o direito. Primeiramente porque grande parte dos cientistas sociais passou a analisar as Cincias sob um olhar marxista. Nesta perspectiva marxista ,a importncia do Direito era praticamente secundria. Alm disso, para aumentar ainda mais essa distancia ,durante o regime militar no havia grande interesse nesse tipo de pesquisa, j que o Direito tinha pouca importncia pouco de Cincias Sociais existentes acerca do Direito, na poca do regime militar, tratava-se apenas sobre a questo eleitoral. A partir da dcada de 90 ,esse muro (ou bloqueio) que existe entre o Direito e as outras cincias comea a se modificar. Essa mudana ocorre por dois motivos. Primeiro, devido ao sistema universitrio brasileiro j estar implantado. Dessa maneira, o Direito no era mais uma ameaa s Cincias Humanas. Depois , possvel citar a experincia da Constituio de 1988 tambm como motivo para uma mudana em relao a esse bloqueio existente. Como podemos ver , a Constituio determina o incentivo do desenvolvimento cientfico, da pesquisa e da capacitao tecnolgica. Ou seja, o Estado brasileiro decidiu investir fortemente nessa rea . foto A partir da, com o incio do processo de democratizao e da constituio, podemos ver uma mudana significante e extremamente importante. As pessoas comearam a se conscientizar que existia uma nova normatividade, e que dentro de um regime constitucional e democrtico, o Direito e suas instituies possuam um papel muito importante. Essa nova normatividade gerou um impacto sobre a realidade social.

A partir da dcada de 90 profissionais passaram a se interessar de maneira vigorosa pelo Direito. Mas esse interesse todo no foi o bastante para alterar a situao da enorme lacuna existente . Ainda assim, encontramos os tericos do direito no mais das vezes na posio de consultores e no de participantes efetivos de investigaes interdisciplinares. Eles no criam um dilogo , como ocorre com as outras disciplinas das Cincias Humanas. De acordo do Nobre,Marcos (2003) ''Esse relativo isolamento do Direito no pode ser separado do que chamo de uma peculiar confuso entre prtica profissional e elaborao terica. ''

3.2Prtica profissional e elaborao terica Em uma universidade, o ensino e a pesquisa no podem andar separados, o que o diagnstico feito pelo Conselho Nacional de Pesquisas Cientficas e Tecnolgicas em 1980 afirma : ''Numa sociedade em que as faculdades de direito no produzem aquilo que transmitem, e o que se transmite no reflete o conhecimento produzido, sistematizado ou empiricamente identificado, a pesquisa jurdica cientfica, se no est inviabilizada, est comprometida.'' O fato de o ensino jurdico estar fundamentalmente baseado na transmisso dos resultados da prtica jurdica de advogados, juzes, promotores e procuradores, e no em uma produo acadmica desenvolvida segundo critrios de pesquisa cientfica um grande problema . No h jeito melhor de comear o assunto da relao entre prtica profissional e teorias jurdica ,do que com o mesmo exemplo usado por Marcos Nobre no texto O que a pesquisa em direito ? . A histria contada atravs de um terico americano ( David Luban) em seu livro chamado ''Legal Modernism''.Nele, relatado a indicao de Robert Bork ,um juiz conservador e conhecido por suas fortes criticas a legislao que diz respeito aos direitos civis e ao direito a privacidade, para a Suprema Corte norte americana. Uma grande campanha pblica foi lanada contra a sua indicao e um grande

professor da faculdade de Yale, George Pries, foi depor a favor de Bork . Pries afirmou que apesar de os trabalhos acadmicos de Bork defenderem posies extremadas, no havia qualquer relao com a sua atividade como magistrado, pois um magistrado deve ser moderado e respeitador da autoridade da jurisprudncia. Logo, ao colocar- se a favor de sua nomeao, colocou-se contra a renovao de seu contrato como professor. Segundo Pries, Bork ,ao torna-se juiz ,teria de abandonar o ponto de vista radical de seus trabalhos acadmicos em prol da abordagem moderada da lgica jurisprudencial. No Brasil, a confuso entre prtica jurdica, teoria jurdica e ensino jurdico total. Essa confuso atrapalha uma boa produo do profissional , sendo ela a responsvel pelo bloqueio objetivo existente ,que impede que uma nova concepo de pesquisa seja implantada no Direito. Analisando essa confuso atravs do mercado de trabalho no Direito, chegamos a concluso que as melhores escolas preparavam os seus alunos para enfrentar o mercado de trabalho e desempenhar suas funes no judicirio. Mas o mercado de Direito nunca teve padres exigentes, gerando a crise de 90 ,j que isso se torna um grande problema quando o pas abre a sua economia e novos padres de competncia e novas exigncias ( a nveis internacionais ), surgem. As escolas de direito tem um papel decisivo na determinao do nvel de exigncia do mercado nacional de trabalho em direito, e tm constitudo um mercado de trabalho em geral pouco exigente, justamente porque fazem dos cursos de direito um amlgama de prtica, teoria e ensino jurdicos. 3.3 O padro brasileiro A origem dessa confuso de prtica, teoria e ensino jurdicos pode ser discutida e melhor entendida ,partindo de um ponto fundamental : Segundo Marcos Nobre (2003),o padro de o que pesquisa em Direito passou a ser o parecer, que se tornou o modelo de pesquisa . Isso fica claro , ao comparar o a atividade advocatcia e a do parecista. Quando um estudante de direito, estagirio ou at um advogado realiza um estudo sistemizado da doutrina, jurisprudncia e legislao existentes, ele seleciona de acordo com a sua estratgia advocatcia, os argumentos que podem ser usados para a criao de sua tese jurdica . Quando se trata de um parecer ,parece que toda essa lgica afastada, o jurista se

comporta apenas como defensor de uma tese (sem interesse ou influencia da estratgia definida) e o processo realizado pelo mtodo de convico. Como a lgica de construo da pea sempre a mesma, o parecer apenas recolhe o material jurisprudencial e doutrinrio e os devidos ttulos legais unicamente em funo da tese a ser defendida (no recolhendo todo o material disponvel, somente o que lhe interessa para a defesa de sua tese). Esse o grande problema, o parecer no procura no conjunto de todo o material disponvel, um padro de racionalidade para depois formular uma tese explicativa ( o que seria o padro e o objetivo de uma investigao acadmica na rea do Direito). Ao dizermos que o parecer no usado como uma pea jurdica entre outras, mas sim como um formato padronizado de argumentao (o que hoje quase sinnimo de produo acadmica na rea de Direito).Logo, no caso paradigmtico modelar do parecer , a resposta j est dada .Ou seja, um tipo de pesquisa cientfica que j possui resposta antes mesmo de fazer as perguntas ao material, a est o grande erro : No h de fato uma pergunta e uma resposta , apenas a seleo do material que me importa para defender o que eu j sei . Assim, impossvel avanar na pesquisa em Direito ! Seria preciso romper com essa lgica, para que seja possvel instaurar um padro cientfico elevado na pesquisa jurdica brasileira. Para esclarecer essa lgica do parecer, de obter a resposta antes mesmo de realizar a pergunta, devemos discutir qual o objeto da investigao cientfica e acadmica no Direito, buscando debater e defender a ideia da ''dogmtica''. 3.4 A dogmtica e a doutrina A dogmtica o ncleo da investigao cientfica, seja qual for o objeto da investigao acadmica ,no mbito do direito. Para relaciona-la com o amalgama citado anteriormente entre prtica e teoria jurdica , preciso refletir sobre o problema da dogmtica que dispomos aqui no Brasil .Para fazer isso ,usarei (assim como Marcos Nobre )como base de reflexo parte do texto de Trcio Sampaio Ferraz,'' A Cincia do Direito ''. A mera tcnica jurdica que, verdade, alguns costumam confundir com a Cincia do Direito, e que corresponde atividade jurisdicional no sentido amplo o trabalho dos advogados, juzes, promotores, legisladores, pareceristas e outros , um dado importante, mas no a prpria cincia. Esta se constitui como uma arquitetnica de modelos, no sentido aristotlico do termo, ou seja, como uma atividade que os subordina entre

si tendo em vista o problema da decidibilidade (e no de uma deciso concreta). Como, porm, a decidibilidade um problema e no uma soluo, uma questo aberta e no um critrio fechado, dominada que est por aporias como as da justia, da utilidade, da certeza, da legitimidade,da eficincia, da legalidade etc., a arquitetnica jurdica (combinatria de modelos) depende do modo como colocamos os problemas. Como os problemas se caracterizam como ausncia de uma soluo, abertura para diversas alternativas possveis, a cincia jurdica se nos depara como um espectro de teorias, s vezes at mesmo incompatveis, que guardam sua unidade no ponto problemtica de sua partida. Como essas teorias tm uma funo social e uma natureza tecnolgica, elas no constituem meras explicaes dos fenmenos, mas se tornam, na prtica, doutrina, isto ,elas ensinam e dizem como deve ser feito. O agrupamento de doutrinas emcorpos mais ou menos homogneos que transforma, por fim, a Cincia doDireito em Dogmtica Jurdica. Dogmtica , nesse sentido, um corpo de doutrinas, de teorias que tm sua funo bsica em um docere (ensinar). Ora, justamente este docere que delimita as possibilidades abertas pela questo da decidibilidade, proporcionando certo fechamento no critrio de combinao dos modelos. A arquitetnica jurdica depende, assim, do modo como colocamos os problemas, mas esse modo est adstrito ao docere. A Cincia Jurdica coloca problemas para ensinar. Isso a diferencia de outras formas de abordagem do fenmeno jurdico, como a Sociologia, a Psicologia, a Histria, a Antropologia etc., que colocam problemas e constituem modelos cuja inteno muito mais explicativa. Enquanto o cientista do Direito se sente vinculado, na colocao dos problemas, a uma proposta de soluo, possvel e vivel, os demais podem inclusive suspender o seu juzo, colocando questes para deix-las em aberto.
Compreendo que h a confuso constante de tcnica jurdica e Cincia do Direito (distino essencial no exemplo de Bork). A tcnica jurdica seria a atividade no mbito jurdico ; e a Cincia do Direito ,um espectro de teorias .Como essas teorias possuem uma funo social ,deixam de ser apenas respostas e explicaes de fenmenos ,se tornando doutrina (ou seja, princpios que ensinam e dizem como deve ser feito).A dogmtica ento, um corpo de doutrinas, que tem a funo de ensinar. O que distingue a Cincia do Direito da tcnica jurdica a decibilidade em relao a uma deciso concreta, essa seria a diferena entre a Cincia do Direito e as outras disciplinas das Cincias Humanas. Assim como Marcos Nobre, concordo com Tercio ao afirmar que a doutrina est fortemente ligada a prtica, mas discordo que a dogmtica deva se limitar a apenas sistematizar a doutrina, j que s podemos distinguir completamente tcnica jurdica e

Cincia do Direito, se tambm distinguirmos dogmtica e doutrina.

You might also like