You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DEPARTAMENTO DE QUMICA QUMICA ANALTICA I - FARMCIA

ANLISE DE CTIONS DO GRUPO II

Prof M. Sc. Djavnia Luz

So Lus MA 2010

James Soares Diniz FA 10136-05

RELATRIO

Relatrio apresentado disciplina Qumica Analtica I ministrada pela Prof. M. Sc. Djavania Luz, da Universidade Federal do Maranho, ao curso de Farmcia, para obteno parcial da primeira.

So Luis 2009

1. FUNDAMENTAO TERICA

Os elementos magnsio, clcio, estrncio e brio pertencem ao grupo II A da tabela peridica apresentando configuraes eletrnicas similares. Disto decorre a semelhana de suas propriedades. O magnsio o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas de resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razo, s vezes no classificado junto com esses elementos no procedimento de separao analtica. Propriedades dos ctions do Grupo II: Magnsio: Os ons magnsio apresentam-se incolores em solues, seus sais so de carter inico brancos ou incolores, a menos que esteja presente um nion colorido. O hidrxido de magnsio um de seus compostos menos solveis. A alta solubilidade de muitos compostos de magnsio atribuda ao pequeno tamanho do on Mg2+, o que favorece a sua hidratao. Clcio: O clcio o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solveis so os carbonatos e oxalatos. Os sai de clcio do chama do bico de Bnsen uma colorao vermelho-tijolo. Estrncio: O estrncio como pode se esperar de sua posio na tabela peridica, possui propriedades intermedirias entre o clcio e o brio. Seus sais do chama do bico de Bnsen uma colorao vermelho-carmim. Brio: O Brio o elemento mais pesado desses quatro elementos e seus ons so muito txicos. O cromato de brio um dos compostos menos encontrados na anlise qualitativa. Os sais de brio emprestam uma colorao verde chama do bico de Bnsen. Todas as solues dos ons desse grupo so incolores e seus sais apresentam carter inico e so brancos ou incolores, a menos que esteja presente um nion colorido. Embora solveis em gua, os nitratos de estrncio e brio podem ser precipitados pela adio de cido ntrico concentrado. Os ons dos metais alcalinos terrosos no hidrolisam significativamente em solues e seus ons so bivalentes. Os hidrxidos de clcio, estrncio e brio so bases fortes. Clcio, estrncio e brio formam carbonatos insolveis em soluo alcalina. O magnsio no precipita com hidrxido em presena de excesso de ons amnio que reduzem a concentrao dos ons hidroxila a um valor tal, que o produto de solubilidade do hidrxido de magnsio no atingido. Por razes semelhantes, o carbonato de magnsio no precipita na presena de excesso de ons amnio. Esta propriedade permite separar os ons Mg2+ de Ca2+, Sr2+ e Ba2+.

2. OBJETIVO: O objetivo da prtica consiste em identificar os ctions do grupo II: Mg2+, Ca2+, Sr2+ e Ba2+
1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 3.1 MATERIAIS E REAGENTES: Tubo de Ensaio Tetinha Pipeta Pasteur Vidros de Relgio Ala de Platina Bico de Bunsen

NH4Cl 0,2 mol/l NH4OH HCl 6 mol/l cido Actico 6 mol/l Oxalato de Amnio 2,5 mol/l Acetato de sdio 6 mol/l Dicromato mol/l de Potssio 0,5

MgCl2 0,2 mol/l NaOH 4 mol/l

Sais de Amnio

EXPERIMENTO 1: Teste de Chama. Colocou-se uma determinada quantidade de cada sal (Magnsio, Brio,

Clcio e Estrncio) em vidros de relgio, em seguida, esterilizou-se uma ala de platina, mergulhando-a em soluo de HCl concentrado e levando-a a chama do bico de Bunsen, este procedimento foi repetido at que, quando exposta a chama, a ala de platina no apresentou colorao alguma. Em seguida empreguinou-se a ala de platina com cada sal (um por vez, separadamente) e levou-a ao bico de Bunsen, onde cada sal apresentou colorao diferente.

EXPERIMENTO 2: Reao com Base Forte. Em um tubo de ensaio adicionou-se 5 gotas de MgCl2 0,2mol/l e algumas

gotas de NaOH 4 mol/l, o suficiente para que o meio ficasse alcalino. Ambas foram adicionadas com o auxlio de pipeta de Pasteur e tetinhas. Aps a formao de um precipitado branco, adicionou-se gotas de sais de amnio at que este precipitado dissoveu-se.

EXPERIMENTO 3: Reao com Hidrxido de Amnio. Com a utilizao da tetinha e da pipeta de Pasteur adicionou-se 5 gotas

de MgCl2 0,2 mol/l e 5 gotas de NH4Cl 0,2 mol/l e para que o meio ficasse alcalino, adicionou-se algumas gotas de NH4OH No houve formao de precipitado. O processo foi repetido utilizando-se 3 gotas de cido clordrico (6 mol/l) no lugar do cloreto de amnio tambm no houve precipitado.

EXPERIMENTO 4: Reao com Dicromato de Potssio. Com o auxlio da tetinha e de pipetas de Pasteur, adicionou-se em tubos

de ensaio distintos, 3 gotas de cloreto de 0,2 mol/l dos ctions pesquisados do grupo II (Ba2+, Ca2+ e Sr2+), 5 gotas de cido actico 6 mol/l de oxalato de amnio 2,5 mol/l, com o objetivo de observar se haveria ou no formao de precipitado, aqueceu-se a mistura.

EXPERIMENTO 4: Reao com Oxalato de Amnio. Em tubos de ensaio separados e com a utilizao da tetinha e da pipeta

de Pasteur, adicionou-se 5 gotas de cloreto dos ctions estudados (Ba2+, Ca2+ e Sr2+) (0,2 mol/l), 3 gotas de cidos actico (6 mol/l), 3 gotas de acetato de sdio (6 mol/l) e 2 gotas de dicromato de potssio (0,5 mol/l), ao final observou-se os casos em que houve formao de precipitado.
1. RESULTADOS E DISCUSSES:

EXPERIMENTO 1: Teste da Chama. Todos os sais foram levados a chama do bico de Bunsen, e para cada um houve uma colorao diferente para a chama. A seguir os resultados: Sais de Magnsio: No apresentaram colorao. Sais de Brio: Apresentaram colorao verde-amarelada. Sais de Clcio: Apresentaram colorao vermelho-tijolo. Sais de Estrncio: Apresentaram colorao vermelho-carmim.

EXPERIMENTO 2: Reao com Base Forte.

Durante a reao houve uma dissociao entre o MgCl2 e o NaOH, que liberaram os ons Mg2+ e OH-, que ao se combinarem formaram o hidrxido de magnsio, que precipitou-se. No entanto, este precipitado dissoveu-se quando houve a adio de sais de amnio, j que houve um aumento na concentrao de ons NH4+, e a formao da amnia no dissociada. Mg2+ + 2OH- Mg(OH)2 (s) NH3 + H2O NH4+ + OH EXPERIMENTO 3: Reao com Hidrxido de Amnio. Mg+ + 2NH3 + 2H2O Mg(OH)2 + 2NH4+ A reao mostrou que houve um precipitado que se formou a partir do ction Mg2+ (dissociado do MgCl2) e o hidrxido de amnio. No entanto a adio de NH4Cl, promoveu a dissoluo do precipitado, a partir do aumento da concentrao de NH4+ e com isso a formao de amnia no dissociada. NH3 + H2O NH4+ + OHEXPERIMENTO 4: Reao com Oxalato de Amnio. As gotas de oxalato de amnio reagiram com todos os ons Ba 2+, Ca2+ e Sr2+, e mesmo aps o aquecimento no houve formao de precipitado. Ba2+ + (COO)22- Ba(COO)2(s) Ca2+ + (COO)22- Ca(COO)2(s) Sr2+ + (COO)22- Sr(COO)2(s) O cido actico foi utilizado para impedir a dissoluo dos oxalatos, visto que este um cido fraco e s haveria dissoluo em cidos fortes. EXPERIMENTO 5: Reao com Dicromato de Potssio. Houve a formao do cromato de brio, a partir da reao com o ction Ba2+. No houve formao de precipitado ao reagir com os outros ctions. A utilizao do acetato de sdio, em conjunto com o cido formado a partir da precipitao do brio com o dicromato, que um cido forte, forma-se cido

actico e assim reduzindo a concentrao de H+ e melhorando o rendimento do cromato de brio.

CONCLUSO Os resultados alcanados foram satisfatrios, pois conseguiu-se o resultado esperado para todos os experimentos, seja atravs da mudana da cor da chama, como aconteceu com o primeiro experimento ou com formao ou no de precipitados que segundo a literatura podem indicar a presena dos ctions desejados.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS: VOGEL, A. I., Qumica analtica Qualitativa. Traduo de Antnio Gimeno. So Paulo: Editora Mestre Jou, 5a ed. 1981. LABORATRIO de Qumica Analtica Qualitativa. Disponvel em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/index.htm>. Acessado em: 2/10/2010.

CTIONS do grupo II. Disponvel em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~galhiane/cations_do_grupo_ii.htm>

You might also like