You are on page 1of 11

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

Janeiro/2010

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova B02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Discursiva

- contm a proposta e o espao para o rascunho da prova discursiva Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever as respostas das questes discursivas, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


CONHECIMENTOS BSICOS Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Entre a cruz e a caldeirinha Quantas divises tem o Papa?, teria dito Stalin quando algum lhe sugeriu que talvez valesse a pena ser mais tolerante com os catlicos soviticos, a fim de ganhar a simpatia de Pio XI. Efetivamente, alm de um punhado de multicoloridos guardas suos, o poder papal no palpvel. Ainda assim, como bem observa o escritor Elias Canetti, perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes. H estatsticas controvertidas sobre esse poder eclesistico. Ao mesmo tempo que uma pesquisa da Fundao Getlio Vargas indica que, a cada gerao, cai o nmero de catlicos no Brasil, outra, da mesma instituio, revela que, para os brasileiros, a nica instituio democrtica que funciona a Igreja Catlica, com crditos muito superiores aos dados classe poltica. Da os sentimentos mistos que acompanharam a visita do papa Bento XVI ao Brasil. O Brasil estratgico para a Igreja Catlica. Est sendo preparada uma Concordata entre o Vaticano e o nosso pas. Nela, todo o relacionamento entre as duas formas de poder (religioso e civil) ser revisado. Tudo o que depender da Igreja ser feito no sentido de conseguir concesses vantajosas para o seu pastoreio, inclusive com repercusses no direito comum interno ao Brasil (pesquisas com clulas-tronco, por exemplo, aborto, e outras questes rduas), avalia o filsofo Roberto Romano. E prossegue: No so incomuns atos religiosos que so usados para fins polticos ou diplomticos da Igreja. Quem olha o Cristo Redentor, no Rio, dificilmente saber que a esttua significa a consagrao do Brasil soberania espiritual da Igreja, algo que corresponde poltica eclesistica de denncia do laicismo, do modernismo e da democracia liberal. A educadora da USP Roseli Fischman, no artigo Ameaa ao Estado laico, avisa que a Concordata poder incluir o retorno do ensino religioso s escolas pblicas. O sbito chamamento do MEC para tratar do ensino religioso tem repercusso quanto violao de direitos, em particular de minorias religiosas e dos que tm praticado todas as formas de conscincia e crena neste pas, desde a Repblica, acredita a pesquisadora. Por sua vez, o professor de Teologia da PUC-SP Luiz Felipe Pond responde assim quela famosa pergunta de Stalin: Quem precisa de divises tendo como exrcito a eternidade?
(Adaptado de Carlos Haag, Pesquisa FAPESP n. 134, 2007)

2.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. As frases de Stalin e de Elias Canetti, citadas no 1o


pargrafo, revelam critrios e posies distintas na avaliao de uma mesma questo.

II. Na Concordata (referida no 3o pargrafo), a Igreja


pretende valer-se de dispositivos constitucionais que lhe atribuem plena autonomia legislativa.

III. A educadora Roseli Fischman prope (4o pargrafo) que o ensino religioso privilegie, sob a gesto direta do MEC, minorias que professem outra f que no a catlica. Em relao ao texto, est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Considerado o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) o poder papal no palpvel = o Papa no dispe de poder considervel. parecem diletantes = arvoram-se em militantes. com crditos muito superiores = de muito maior confiabilidade. repercusses no direito comum interno = efeitos sobre o direito cannico. denncia do laicismo = condenao dos ateus.

(B) (C)

(D)

(E) 4.

_________________________________________________________

Ao se referir ao poder da Igreja, Elias Canetti e Luis Felipe Pond (A) admitem que ele vem enfraquecendo consideravelmente ao longo dos ltimos anos. consideram que, na atualidade, ele s se manter o mesmo caso seja amparado por governos fortes. afirmam que nunca ele esteve to bem constitudo quanto agora, armado da f para se aliar aos fortes. lembram que a energia de um papado no provm da instituio eclesistica, mas da autoridade moral do Papa. advertem que ele no depende da fora militar, uma vez que se afirma historicamente como poder espiritual.

(B)

(C)

(D) 1. A expresso entre a cruz e a caldeirinha indica uma opo muito difcil de se fazer. Justifica-se, assim, sua utilizao como ttulo de um texto que, tratando da atuao da Igreja, enfatiza a dificuldade de se considerar em separado (A) (B) (C) (D) (E) 2 a ingerncia eclesistica nas atividades comerciais e nas diplomticas. a instncia do poder espiritual e o campo das posies polticas. o crescente prestgio do ensino religioso e a decadncia do ensino laico. os efetivos militares disposio do Papa e a fora do pontificado. as denncias papais do laicismo e os valores da democracia liberal.

(E)

_________________________________________________________

5.

Na frase Quem precisa de divises tendo como exrcito a eternidade?, o segmento sublinhado pode ser substitudo, sem prejuzo para o sentido e a correo, por (A) (B) (C) (D) (E) ao ter no exrcito sua eternidade? fazendo do exrcito sua eternidade? contando na eternidade com o exrcito? dispondo da eternidade como exrcito? provendo o exrcito assim como a eternidade?
TREAM-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


6. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: (A) (B) Deve-se firmar alguns acordos entre o Vaticano e o Brasil durante as discusses da Concordata. Nunca chegou a preocupar Stalin, naturalmente, os guardas suos que constituem a segurana do Vaticano. Ao se deterem na esttua Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, os olhos de um turista no vero o que de fato ela consagra. As concesses vantajosas que pretendem obter, nas discusses da Concordata, a Igreja Catlica, dizem respeito a questes polmicas. Muitas repercusses passaro a haver no direito interno, caso a Concordata consagre os acordos que constituem o principal interesse da Igreja. (C) 10. Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) Se o Papa dispusesse de inmeras e bem armadas divises, talvez Stalin reconsiderasse sua deciso e buscasse angariar a simpatia de Pio XI. Como algum lhe perguntou se no o caso de ganhar a simpatia de Pio XI, Stalin lhe respondera que ignorava com quantas divises conta o Papa. Caso o Brasil no fosse um pas estratgico para a Igreja, a Concordata no se revestir da importncia que lhe atriburam os eclesisticos. So to delicadas as questes a serem discutidas na Concordata que ser bem possvel que levassem muito tempo para desdobrar todos os aspectos. Roberto Romano lembra-nos de que j houve, na Histria, atos religiosos que acabassem por atender a uma finalidade poltica que prevista.

(B)

(C)

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

7.

Est correta a flexo de todas as formas verbais da frase: (A) (B) Tudo o que advir como poder da Igreja tem correspondncia com o plano simblico e espiritual. O poder civil e a esfera religiosa nem sempre conviram quanto busca de um sereno estabelecimento de acordos. Ao longo da Histria, naes e igrejas muitas vezes se absteram de buscar a convergncia de seus interesses. A pergunta de Stalin proveu de sua convico quanto ao que torna de fato competitivo um pas beligerante. Ciente da fragilidade militar da Igreja, o ditador no se conteve e interveio na Histria com a famosa frase.

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

As questes de nmeros 11 a 15 referem-se ao texto seguinte. A leitura dos clssicos

(C)

(D)

Os clssicos so livros que exercem uma influncia particular quando se impem como inesquecveis e tambm quando se ocultam nas dobras da memria, preservando-se no inconsciente. Por isso, deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude. Se os livros permaneceram os mesmos (mas tambm eles mudam, luz de uma perspectiva histrica diferente), ns com certeza mudamos, e o encontro um acontecimento totalmente novo. Portanto, usar o verbo ler ou o verbo reler no tem muita importncia. De fato, poderamos dizer: toda releitura de um clssico uma leitura de descoberta, como a primeira.
(talo Calvino, Por que ler os clssicos)

(E)

_________________________________________________________

8.

A frase que admite transposio para a voz passiva : (A) (B) (C) (D) (E) Perto da Igreja, todos os poderosos do mundo parecem diletantes. A Concordata poder incluir o retorno do ensino religioso. H estatsticas controvertidas sobre esse poder eclesistico. No so incomuns atos religiosos com finalidade poltica. O Brasil um pas estratgico para a Igreja Catlica.

_________________________________________________________

9.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. (A) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia do seus fiis.

11.

Da leitura do texto depreende-se que os clssicos (A) exercem grande efeito sobre ns, a menos quando se infiltram nas regies do nosso inconsciente. adquirem especial sentido quando lidos na adolescncia, idade em que nos revelam toda a sua grandeza. podem ser relidos sem que percam, por isso, o poder de revelao que demonstraram na primeira leitura. mudam de valor a cada vez que os lemos, j que o tempo vai esmaecendo a importncia de cada leitura. gravam-se em nossa memria segundo a importncia que tiveram para as geraes precedentes. 3

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TREAM-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


12. Atente para as seguintes afirmaes: 16.

I. A releitura de uma obra clssica reconfortante pela recuperao exata do sentido que j lhe atribumos no passado.

Os notebooks PC quando se apresentam sob a marca Intel Centrino significa que estes computadores so caracterizados por (A) (B) (C) (D) (E) um processador da famlia Centrino, apenas. um processador da famlia Pentium M, apenas. uma plataforma que combina um processador e um chipset especficos, apenas. uma plataforma particular que combina um processador e uma interface de rede sem fio, apenas. uma plataforma particular que combina um processador, um chipset e uma interface de rede sem fio.

II. Uma nova perspectiva histrica pode ser determinante para uma nova compreenso de uma mesma obra clssica.

III. Assim como ns podemos permanecer os mesmos


ao longo do tempo, o sentido de uma obra clssica pereniza-se na histria. Em relao ao texto, APENAS est correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) (E) 13.

_________________________________________________________

I. II. III. I e II. II e III.

17.

A seleo do esquema de energia com as configuraes mais adequadas ao computador poder ser executada no Windows XP por meio da janela Propriedades de Vdeo, na guia (A) (B) (C) (D) (E) Temas. Aparncia. Proteo de tela. rea de trabalho. Configuraes.

_________________________________________________________

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) ......-se (atribuir) aos clssicos a propriedade de nos encantar em qualquer tempo ou idade que os busquemos. ......-se (distinguir) os clssicos pelo fato de conservarem o mesmo poder de revelao ao longo do tempo. ......-nos (impressionar) nos clssicos o sentido de uma perenidade que no implica cristalizao. ......-se (queixar) dos clssicos apenas quem os l com a desateno ou o desamor das tarefas obrigatrias. ......-nos (confortar) nos clssicos a companhia dos mais altos valores humanos que pem nossa disposio. 18.

_________________________________________________________

Para inserir um cabealho em um documento inteiro do Word a partir da segunda pgina, pode-se

(B)

I. definir a pgina 1 como Seo 1, sem cabealho, e


as demais pginas como Seo 2, com cabealho.

II. selecionar "Diferente na primeira pgina" em "Cabealhos e rodaps" na guia Layout de Configurar Pgina e deixar a pgina 1 sem cabealho e as demais pginas com cabealho.

(C) (D)

III. posicionar o cursor na pgina 2 e inserir o cabealho na pgina 2, que o Word expandir automaticamente somente para as demais pginas seguintes da seo. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 19.

(E)

_________________________________________________________

14.

...toda releitura de um clssico uma leitura de descoberta, como a primeira. Uma nova, clara e correta redao da frase acima apresenta-se em: (A) (B) (C) (D) (E) Tal como a primeira, as outras leituras de um clssico sempre constituem uma revelao. Sendo de um clssico, todas as outras leituras so como de primeiras descobertas. como se fosse uma primeira leitura de um clssico todas as descobertas que ele nos proporciona. Assim como uma descoberta a leitura de um clssico, outras leituras tambm sero como a primeira. Todas as leituras de um clssico, haja vista a primeira, tm aquela mesma revelao.

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

Ao digitar a letra de uma unidade e o nome de uma pasta (por exemplo, C:\Arquivos de programas) na barra de Endereos do Internet Explorer e pressionar ENTER, (A) (B) (C) (D) (E) o contedo da pasta ser exibido em uma nova janela. o contedo da pasta ser exibido na mesma janela. nada acontecer reconhecido. porque o comando no

_________________________________________________________

uma mensagem de erro ser exibida. uma nova janela em branco ser aberta.

15.

Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Os clssicos so livros em cuja particular influncia torna-os inesquecveis. As dobras da memria, aonde se ocultam imagens dos clssicos, so o refgio do inconsciente. H um tempo na vida adulta no qual poderamos utilizar para uma redescoberta dos clssicos. A perspectiva histrica determinante, por cuja os clssicos ganham um novo significado. O poder de revelao de que se imbuem os clssicos acaba por nos revelar para ns mesmos.

_________________________________________________________

20.

Para copiar um arquivo de uma pasta para outra, dentro da mesma unidade (drive), pode-se arrastar o arquivo com o mouse da pasta de origem para a pasta de destino, mantendo pressionada a tecla (A) (B) (C) (D) (E) Shift. Ctrl. Tab. Alt. Insert.
TREAM-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


24. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Constitucional 21. Constitui meio de exerccio da soberania popular, previsto na Constituio Federal, dentre outros, (A) (B) (C) (D) (E) 22. a lei delegada. o plebiscito. Sobre os servidores pblicos, considere as assertivas abaixo.

I. A fixao dos padres de vencimento e dos demais


componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura, e as peculiaridades dos cargos.

II. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo,


a resoluo. a medida provisria. a lei ordinria. os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica.

_________________________________________________________

III. Medida Provisria, regulamentada por Lei Complementar, disciplinar a aplicao de recursos oramentrios da Unio provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade do servio pblico.

Conforme previso expressa contida na Constituio Federal, livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana, sendo correto afirmar que (A) lhes vedada a utilizao de organizao paramilitar, salvo no interesse pontual da comunidade ou da regio que representa. aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos na Junta Eleitoral mais prxima de sua sede. lhes vedada autonomia para definir o regime de suas coligaes eleitorais, com obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. lhes assegurada autonomia para definir sua organizao, com obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria.

IV. Aos servidores titulares de cargos efetivos do Distrito Federal no assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (D) (E) 25.

(B)

(C)

I e II. III e IV. I e III. II e III. II e IV.

(E)

_________________________________________________________

INCORRETO afirmar que compete ao Conselho de Defesa Nacional (A) opinar nas hipteses de declarao de guerra e de celebrao da paz, nos termos da Constituio Federal. exercer a coordenao dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica. opinar sobre a decretao do estado de defesa, do estado de stio e da interveno federal. propor os critrios e condies de utilizao de reas indispensveis segurana do territrio nacional e opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservao e a explorao dos recursos naturais de qualquer tipo. estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessrias a garantir a independncia nacional e a defesa do Estado democrtico. 5

_________________________________________________________

23.

A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, devendo ser observado que (A) somente por medida provisria poder ser criada autarquia, cabendo lei complementar definir as reas de sua atuao.

(B)

(C) (B) a resoluo estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico sero computados e acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. (E) (E) depende de autorizao do judicirio, em cada caso, a criao de subsidirias de fundao.

(D)

(C)

(D)

TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Eleitoral 26. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente (A) (B) (C) (D) (E) os crimes eleitorais cometidos pelos seus prprios juzes. o registro e a cassao de registro de candidatos Presidncia e Vice-Presidncia da Repblica. a suspeio ou impedimento ao Procurador-Geral Eleitoral. o registro e o cancelamento de registro dos diretrios estaduais e municipais de partidos polticos. os habeas corpus, em matria eleitoral, relativos a atos de Ministros de Estado. 30. Uma eleio para Prefeito Municipal, em municpio de mais de duzentos mil habitantes, foi disputada por Joo, Jos, Pedro e Paulo. Joo foi o mais votado, mas no obteve a maioria absoluta dos votos; Jos faleceu no dia seguinte ao pleito. Pedro e Paulo empataram com o mesmo nmero de votos. Nesse caso, (A) (B) (C) (D) (E) Joo disputar o segundo turno com o mais idoso entre Pedro e Paulo. Pedro e Paulo disputaro o segundo turno e um terceiro turno com Joo. Joo, Pedro e Paulo disputaro o segundo turno. no haver segundo turno e Joo ser considerado eleito. o pleito ser anulado, convocando-se data para novas eleies.

__________________________________________________________________________________________________________________

27.

Joo completou 18 anos de idade; Juan brasileiro naturalizado; Pedro tem 15 anos de idade e completar 16 anos na data do pleito; Paulo era analfabeto, mas deixou de s-lo; e Manuel portugus e est trabalhando numa empresa no Brasil. facultativo o alistamento eleitoral de (A) (B) (C) (D) (E) Juan e Paulo. Juan e Manuel. Juan e Pedro. Paulo. Pedro.

31.

NO causa de cancelamento de inscrio (A) (B) (C) (D) (E) deixar o eleitor de votar em trs eleies consecutivas. a suspenso dos direitos polticos. a perda dos direitos polticos. o falecimento do eleitor. a mudana de residncia do eleitor para o exterior.

_________________________________________________________

32.

_________________________________________________________

A respeito do sistema eletrnico de votao e totalizao dos votos, considere:

28.

Identificada situao em que um mesmo eleitor possua duas ou mais inscries liberadas ou regulares, agrupadas ou no pelo batimento, o cancelamento de uma ou mais delas dever, preferencialmente, recair (A) (B) (C) (D) (E) na inscrio mais recente, efetuada contrariamente s instrues em vigor. na inscrio que no corresponda ao domiclio eleitoral do eleitor. naquela cujo ttulo no haja sido entregue ao eleitor. naquela cujo ttulo no haja sido utilizado para o exerccio do voto na ltima eleio. na mais antiga.

I. A urna eletrnica exibir para o eleitor, primeiramente, os painis referentes s eleies proporcionais e, sem seguida, os referentes s eleies majoritrias.

II. A urna eletrnica dispor de recursos que, mediante assinatura digital, permitam o registro digital de cada voto, a identificao da urna em que foi registrado e o nome do eleitor.

III. No sistema eletrnico de votao considerar-se-


voto de legenda quando o eleitor assinalar o nmero do partido no momento de votar para determinado cargo e somente para este ser computado. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 33.

_________________________________________________________

29.

No sistema da representao proporcional, considera-se quociente partidrio para cada partido ou coligao (A) a soma dos votos vlidos a candidatos de cada partido ou coligao, mais os votos da respectiva legenda. a diviso do nmero total de votos vlidos pelo nmero de lugares na Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas ou Cmaras Municipais. a diviso pelo quociente eleitoral do nmero de votos vlidos alcanados pela legenda ou coligao de legendas, desprezada a frao. a diviso do nmero total de votos, incluindo os votos em branco, pelo nmero de lugares na Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas ou Cmaras Municipais. a diviso do nmero total de votos, incluindo os votos em branco e os votos nulos, pelo nmero de lugares na Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas ou Cmaras Municipais.

II. I e II. I e III. II e III. III.

_________________________________________________________

A respeito das coligaes, INCORRETO afirmar: (A) A coligao funciona como um s partido no relacionamento com a Justia Eleitoral e no trato dos interesses interpartidrios. A coligao poder nomear at cinco delegados perante do Tribunal Superior Eleitoral. Na chapa da coligao podem inscrever-se candidatos filiados a qualquer partido poltico dela integrante. Na propaganda para eleio proporcional, a coligao usar, obrigatoriamente, sob sua denominao, as legendas de todos os partidos que a integram. A coligao ter denominao prpria, que poder ser a juno de todas as siglas dos partidos que a compem.
TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

(B)

(C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Direito Administrativo e Administrao Pblica 34. O dever que tem a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite de realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle, traduz o princpio (A) (B) (C) (D) (E) 35. da legalidade. do julgamento objetivo. da vinculao ao instrumento convocatrio. da adjudicao compulsria. do sigilo das propostas. 38. A prtica, pelo agente pblico, de ato que excede os limites de sua competncia ou atribuio e de ato com finalidade diversa da que decorre implcita ou explicitamente da lei configuram, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) 39. ato redundante e desvio de execuo. usurpao de funo e vcio de poder. excesso de poder e ato de discricionariedade. excesso de poder e desvio de poder. falta de poder e excesso de atribuio.

_________________________________________________________

No que se refere ao Poder de Polcia, considere as afirmaes abaixo.

I. Tem como meios de atuao os atos normativos e


os atos administrativos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto.

_________________________________________________________

Dentre os motivos que justificam a resciso do contrato como consequncia da sua inexecuo total ou parcial, o previstas na Lei n 8.666/93, NO se inclui: (A) (B) (C) (D) (E) o atraso injustificado no incio da obra ou servio. a decretao de falncia ou a instaurao da insolvncia civil. a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento, com justa causa. a subcontratao total ou parcial do objeto do contrato, no admitidas no edital e no contrato. o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos.

II. Na rea de atuao administrativa, tem por escopo


punir os infratores da lei penal.

III.

Possui como atributos a legalidade, a necessidade e a proporcionalidade. vinculado.

IV. A licena constitui modalidade de ato de polcia


Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I, III e IV. I e IV. II e III. III e IV.


Direito Civil

__________________________________________________________________________________________________________________

36.

Tendo em vista a natureza e as implicaes legais do ato de improbidade administrativa, o sucessor daquele que causar leso ao patrimnio pblico ou se enriquecer ilicitamente (A) (B) (C) (D) (E) est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa apenas se for o inventariante. no est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa. est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa sem limites. est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa apenas at a abertura do inventrio. est sujeito s cominaes da Lei de Improbidade Administrativa at o limite do valor da herana.

40.

Em um aeroporto esto aguardando para embarcar cinco pessoas: Maria, que possui quinze anos de idade. Joana, que em razo de enfermidade no possui o necessrio discernimento para a prtica dos atos da vida civil; Joo que excepcional, sem desenvolvimento mental completo e Davi possui dezessete anos de idade. So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil a (A) (B) (C) (D) (E) Maria, a Joana e o Davi. Maria, a Joana e o Joo. Maria e o Joo. Joana e o Joo. Maria e a Joana.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

41.

Considere as assertivas abaixo a respeito das classificaes dos bens.

37.

A respeito dos princpios bsicos da Administrao, correto afirmar: (A) Em razo do princpio da moralidade o administrador pblico deve exercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeio e rendimento funcional. Os princpios da segurana jurdica e da supremacia do interesse pblico no esto expressamente previstos na Constituio Federal. A publicidade elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto origem. Por fora do princpio da publicidade todo e qualquer ato administrativo, sem exceo, deve ser publicado em jornal oficial. O princpio da segurana jurdica permite a aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa.

I. Consideram-se mveis para os efeitos legais os


direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes.

II. Constitui universalidade de fato a pluralidade o


complexo de relaes jurdicas, de uma pessoa, dotadas de valor econmico.

(B)

III. Consideram-se imveis para os efeitos legais o direito sucesso aberta.

IV. Os bens naturalmente divisveis podem tornar-se


indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

I, III e IV. II, III e IV. I, II e III. I e IV. II e IV.


7

TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


42. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada, ou lhe diminuam o valor. O adquirente, em regra, decai do direito de obter a redibio ou abatimento no preo no prazo de trinta dias se a coisa for mvel, e de um ano se for imvel, contado da entrega efetiva. Se j estava na posse, o prazo conta-se da (A) (B) (C) (D) (E) alienao, reduzido em um tero. imisso na posse, reduzido metade. alienao, acrescido de um tero. imisso na posse, acrescido de um tero. alienao, reduzido metade. Direito Processual Civil 43. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando (A) (B) (C) (D) (E) 44. for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. for parente afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau. alguma das partes for sua credora ou devedora ou de seu cnjuge. for herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes. aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio.

Considere as assertivas abaixo a respeito das cartas.

I. Cumprida a carta, ser devolvida ao juzo de origem, no prazo de 30 dias, mediante traslado e pagamento das custas
pela parte.

II. A carta tem carter itinerante; antes ou depois de Ihe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo
diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato.

III. Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em cpia fotogrfica de alta resoluo,
ficando nos autos o documento original.

IV. A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura
do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 45.

I, II e III. I, II e IV. II e IV. III e IV. II, III e IV.

Com relao ao recurso de apelao INCORRETO afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Ficam submetidas ao tribunal as questes anteriores sentena, ainda no decididas. Sero objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais. Recebida a apelao em ambos os efeitos, o juiz no poder inovar no processo. Apresentada a resposta, facultado ao juiz, em dez dias, o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso.

46.

Considere as seguintes assertivas a respeito das modificaes da competncia:

I. A competncia em razo da matria poder modificar-se pela conexo. II. D-se a continncia entre duas ou mais aes sempre que h identidade quanto as partes e causa de pedir, mas o
objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.

III. A competncia em razo da hierarquia inderrogvel por conveno das partes.


De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8

II. I e II. I e III. II e III. I.


TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


47. O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas (A) (B) (C) (D) (E) ficar inabilitado, por dois anos, a funcionar em outras percias. ficar inabilitado, por um ano, a funcionar em outras percias. ficar inabilitado, por cinco anos, a funcionar em outras percias. ficar inabilitado a funcionar em qualquer percia por prazo indeterminado. no ficar inabilitado a funcionar em outras percias. Direito Penal 48. No constitui causa de aumento da pena do roubo, prevista no Cdigo Penal (A) (B) (C) (D) (E) 49. a participao de organizao criminosa. a restrio de liberdade da vtima, mantida em poder do agente. o emprego de arma para o exerccio da violncia ou grave ameaa. a subtrao de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. o concurso de duas ou mais pessoas. (D) (C) 52. Sobre o inqurito policial, INCORRETO afirmar que (A) a pessoa que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica poder, verbalmente ou por escrito, comunic-la autoridade policial. aps concludo e remetido ao Juzo Criminal, os instrumentos do crime permanecero sob a custdia da Polcia Civil, ficando disposio do Juiz durante o perodo em que tramitar a ao penal. nos crimes de ao privada, somente poder ser instaurado aps requerimento formulado por quem tenha qualidade para intent-la. a vtima e o indiciado podero requerer diligncias, que a autoridade policial no estar obrigada a realizar. poder ser devolvido pelo Ministrio Pblico autoridade policial se houver a necessidade de novas diligncias, imprescindveis ao oferecimento da denncia.

(B)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais 53. Nos termos do Estatuto do Servidor Pblico INCORRETO que a responsabilidade (A) (B) penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. civil pela reparao do dano no se estende aos sucessores do servidor. civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.
o

_________________________________________________________

De acordo com o Cdigo Penal, so inimputveis (A) (B) os que cometem o crime sob emoo ou paixo. aqueles que cometem o crime em legtima defesa, estado de necessidade ou estrito cumprimento do dever legal. apenas os menores de 18 (dezoito) anos. aqueles que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, eram inteiramente incapazes de determinarem-se de acordo com o entendimento da ilicitude do fato. aqueles que, em virtude de perturbao de sade mental, no eram inteiramente capazes de entender o carter ilcito do fato.
o

(C) (D) (E)

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

54.

Quanto s penalidades disciplinares previstas na Lei n 8.112/90, considere: o fundamento legal e a causa da sano disciplinar.

_________________________________________________________

I. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre II. As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 (trs) e 5 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar.

50.

De acordo com a Lei n 8.137/90, so circunstncias que podem agravar as penas previstas para os crimes contra a Ordem Tributria, a Economia e as Relaes de Consumo, praticados por particulares, dentre outras, (A) (B) (C) (D) (E) valer-se de posio dominante no mercado para elevar, sem justa causa, o preo de bem ou servio. estabelecer monoplio com a finalidade de eliminar a concorrncia. praticar o crime em relao prestao de servios essenciais vida ou sade. cometer o crime em detrimento de pessoa maior de 70 (setenta) anos. ocasionar prejuzo sociedade controlada pelo Poder Pblico. Direito Processual Penal

III. A destituio de cargo em comisso exercido por


ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de advertncia e suspenso.

IV. O prazo de prescrio da ao disciplinar comea a


correr da data em que o autor se tornou conhecido, no se interrompendo pela abertura de sindicncia, mas apenas pela instaurao de processo disciplinar.

_________________________________________________________

V. O cancelamento das penalidades de advertncia,


suspenso e demisso, surtir efeitos retroativos data da sua aplicao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

51.

Na hiptese de crime cometido por duas ou mais pessoas, em concurso, a competncia ser determinada pela (A) (B) (C) (D) (E) natureza da infrao. conexo. distribuio. continncia. preveno.

I e II. II e IV. III e V. I, III e IV. II, IV e V.


9

TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001


Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas 55. certo que o Diretor Geral, por delegao, tem a prerrogativa de (A) proceder, em relao a determinados certames licitatrios, a assinatura dos respectivos contratos administrativos. decidir a realizao de concurso para provimento de cargos da Secretaria do Tribunal e homologar os resultados. fixar o horrio das sesses ordinrias, dando a necessria e ampla publicidade de eventuais alteraes. assegurar a preferncia do servio eleitoral sobre qualquer outro que deva se realizar no Estado. decidir sobre a dispensa da funo eleitoral dos Juzes de Direito, aps o encerramento definitivo das eleies. 58. Uma despesa classificada no grupo Inverses Financeiras aquela oriunda (A) (B) (C) (D) (E) 59. de juros sobre a dvida por contrato. da aquisio de material de consumo. da constituio de capital de empresas comerciais. da construo de bem imvel. do resgate do principal da dvida contratual.

(B)

_________________________________________________________

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

56.

NO atribuio do Corregedor Regional Eleitoral, dentre outras, (A) investigar se no mbito da jurisdio dos juzos eleitorais de primeira instncia, h crimes eleitorais a reprimir e se as denncias j oferecidas tem curso normal. impor penas disciplinares aos servidores da Secretaria, na forma da lei e decidir sobre pedido de entrega ou substituio de documentos do Tribunal. aplicar ao Chefe do Cartrio a pena disciplinar de advertncia ou suspenso, conforme e gravidade da falta, com recurso para o Tribunal. presidir a procedimento administrativo determinado pelo Tribunal contra Juzes Eleitorais, ou delegar essa atribuio a qualquer Membro do Tribunal. relatar os processos criminais eleitorais instaurados contra Juzes Eleitorais e presidir a respectiva instruo.

Em 01/12/X8, a Secretaria de Educao empenhou despesa em dotao oramentria prpria para a aquisio de microcomputadores. No dia 31/12/X8, os equipamentos ainda no haviam sido entregues e a administrao pblica municipal resolveu cancelar o empenho e no inscrev-lo em Restos a Pagar. Todavia, no incio do exerccio seguinte, o fornecedor entregou a mercadoria conforme havia contratado com a prefeitura. Neste caso, o ordenador de despesa deveria (A) solicitar a reverso do registro da anulao da despesa ao setor de contabilidade. solicitar a inscrio de restos a pagar de exerccios anteriores e, posteriormente, o pagamento ao credor. empenhar despesa com material permanente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento de capital e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor. empenhar despesa de exerccios anteriores no oramento corrente e, posteriormente, solicitar o pagamento ao credor.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

Administrao Financeira e Oramentria 57. O art. 165 da Constituio Federal de 1988 estabelece os trs instrumentos de planejamento e oramento das aes governamentais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). Sobre as disposies constitucionais e aquelas contidas o na Lei Complementar n 101/2000 relativas a tais instrumentos, considere:

60.

Em 31/12/X1, a Prefeitura Y possua as seguintes contas com seus respectivos saldos no Sistema Financeiro:

Aplicaes Financeiras ............................. R$ 500.000,00 Restos a Pagar Processados .................... R$ 150.000,00 Restos a Pagar no Processados ............. R$ 95.000,00 Consignaes ........................................... R$ Disponvel ................................................. R$ 2.000,00 2.500,00

I. O PPA estabelecer, de forma regionalizada, as


diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para a totalidade das despesas correntes e de capital.

II. A LDO conter Anexo de Metas Fiscais, cuja


finalidade avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas.

III. A LOA da Unio apresentar as receitas tributrias


lquidas dos valores transferidos para municpios e estados por determinao constitucional.

IV. A LDO e a LOA podero conter autorizao para


que os municpios contribuam para o custeio de despesas de competncia de outros entes da federao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 10

Durante o exerccio de X2, ano eleitoral, o municpio arrecadou receitas no valor de R$ 2.500.000,00. Alm disso, no final do exerccio apresentava despesas liquidadas e pagas de 2.000.000,00, despesas liquidadas e no pagas de R$ 600.000,00 e despesas empenhadas e no liquidadas de 500.000,00. De acordo com a Lei o Complementar n 101/2000, o valor mximo a ser inscrito em Restos a Pagar, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 100.000,00. 255.500,00. 355.500,00. 600.000,00. 755.500,00.
TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

I e II. I e III. II. III e IV. IV.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova B02, Tipo 001

PROVA DISCURSIVA

Questo 1 Discorra sobre o poder-dever de agir do administrador pblico, indicando a diferena entre o poder de agir deste e do particular, e aponte o significado dos deveres de eficincia e de probidade.

Questo 2 Conceitue extradio, indicando as suas espcies e as pessoas que, segundo a Constituio Federal, podero ser extraditadas do Brasil.

TREAM-Anal.Jud-Administrativa-B02

11

www.pciconcursos.com.br

You might also like