You are on page 1of 13

1

Aprendiz de professora: Observando aulas de Cincias


SinaraCybelle Turbio e Silva Nicodemo Prtica de Ensino em Cincias Fsicas e Biolgicas T 02 22/06/2011

Introduo O presente artigo o resultado da atividade prtica de observao, realizada durante 9 horas como parte das atividades da disciplina EDU O725 Prtica de Ensino em Cincias Fsicas e Biolgicas, do curso de licenciatura em Cincias Biolgicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientao do professor Alexander de Freitas. O objetivo deste trabalho descrever e analisar aulas desenvolvidas em uma turma de 9 ano de uma escola estadual de Natal, Rio Grande do Norte. Foram observadas aulas de Cincias. No estudo, encontra-se uma caracterizao da escola e da turma, alm de algumas consideraes sobre a viso de cincia que orienta os processos de ensinoaprendizagem e a seleo de contedos realizada pelo professor. O perodo de observao de suma importncia para o estabelecimento de um primeiro contato com os alunos, professores e escola, e para a interao e adaptao a esse novo ambiente at ento desconhecido na prtica. Alm disso, tem como objetivo a reflexo sobre aquilo que presenciado na escola, contrapondo com preconceitos que se tem.

Observando...

A escola A Escola Estadual Professor Antnio Pinto de Medeiros localiza-se em um bairro perifrico da cidade do Natal, chamado Pitimbu, de classe mdia. Entretanto, a maioria dos seus alunos mora em outro local, o bairro Planalto, um regio mais humilde - antes de ser elevado a categoria de bairro, era uma favela.

A escola constituda por 12 salas de aula, alm das salas de apoio pedaggico, como a sala da direo, coordenao pedaggica, secretaria, sala dos professores, biblioteca, sala de vdeo e laboratrio de informtica.Na escola h tambm um grande ptio, onde so realizadas as atividades de recreao e educao fsica; porm, para essas atividades necessria, em alguns casos, a utilizao de uma quadra poliesportiva pblica prxima as dependncias da escola. Para cada turno de aulas (matutino, vespertino ou noturno), h uma coordenadora cuja atribuio cuidar de problemas disciplinares que possam ocorrer nas turmas. Alm disso, esse profissional costuma ir nas turmas para dar avisos sobre questes concernentes a escola, ocasio na qual aproveita para observar o comportamento dos alunos, principalmente no que diz respeito a regras de comportamento anteriormente impostas, como por exemplo, verificar se

determinados grupos de alunos esto sentados separadamente. A sala dos professores um verdadeiro local onde se reflete a insatisfao desses profissionais. Os principais assuntos so o pssimo salrio e as ms condies de trabalho, como por exemplo, a alta carga horria. Alm disso, a sala dos professores parece ser um local de distrao, onde ocorre uma verdadeira confraternizao entre professores, funcionrios, estagirios e voluntrios, at mesmo alunos. Cada professora tem a sua sala; os alunos, portanto, se deslocam para assistir aulas das diferentes disciplinas. A justificativa para isso a possibilidade de se organizar ambientes temticos, de acordo com cada matria. Porm, na sala da professora de biologia no se observou nenhum diferencial em relao a uma outra sala de aula normal, at porque todos os recursos didticos encontram -se na biblioteca. Como recursos audiovisuais, a escola conta com aparelho de DVD, vdeos e TV, localizados na sala de vdeo. O projetor multimdia (Datashow) est localizado na sala da direo, disposio dos professores, que devem reserv-lo com antecedncia caso queiram utiliz-lo. Em nenhum momento evidenciei, durante o estgio, alguma fila de espera para este recurso, o que denota o seu pouco uso pelos professores.

Na biblioteca ampla, bem iluminada e climatizada pode-se encontrar, alm de livros didticos, vrios materiais de apoio pedaggico, como cartazes referentes a diversos assuntos de biologia, moldes do corpo humano e uma rplica do esqueleto humano. Bastante organizada, a biblioteca se prope a ser um espao tanto para professores e alunos, o que se observa na existncia de material de apoio ao professor, como as publicaes dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e computadores, que s podem ser usados pelos docentes. A biblioteca tambm contm obras-de-arte (pinturas), mesas para estudo em grupo e cartazes de motivao e homenagens. Porm, em nenhum momento do estgio, observei a utilizao da biblioteca e de seus recursos, ficando ela fechada durante todo o tempo. Com relao ao laboratrio de informtica, penso eu que l existam computadores disposio, tanto de professores como alunos; todavia, essa sala tambm manteve-se, durante o perodo de estgio, fechada. Os professores tem a sua disposio, na sala da direo, uma impressora, para impresso de provas; infelizmente, porm, no dado acesso para impresso de trabalhos e outros materiais de apoio de aulas. A direo da escola, representada pela vice-diretora (que fica na escola durante o turno verpertino, perodo em que se deu o estgio), mostrou-se bastante solcita com os estagirios e, no que pde, os ajudou a desenvolver o seu trabalho.

A professora de Biologia A professora titular foi bastante receptiva com a ideia de ter uma estagiria. Ela uma jovem profissional, aberta a novas ideias e me deixou a vontade para planejar as aulas. Entretanto, ela no concordou muito com as regras do estgio, como por exemplo, o nmero de observaes, que achou excessivo. Tambm senti uma certa desconfiana de sua parte, uma vez que ela relatou experincias anteriores com estagirios descompromissados. Senti tambm um certo desconforto, por parte da professora, pelo fato de eu ter minha formao na UFRN (a professora foi formada em outra instituio, privada). Nas aulas, a professora mostra uma boa relao com os alunos,conduzindo apropriadamente sua autoridade pedaggica. Os alunos sempre a obedecem e a respeitam.

A turma A turma constituda por 39 alunos, porm, devido a alta evaso, estavam presentes nas aulas uma mdia de 20 alunos. So alunos de classe mdia ou pobres, brancos, morenos e negros. Em nenhum momento foi observado algum tipo de discriminao entre os alunos por esses ou outros motivos. A faixa etria varia de 14 a 21 anos, sendo que a maioria tem 18 anos. Apenas uma aluna estava nivelada, com 14 anos de idade. Ela ficava sempre isolada, ao fundo da sala; no costumava participar das discusses levantadas em aula. Se no fosse por um grupo de quatro alunos, as aulas seriam um grande silncio, interrompido apenas pela voz da professora. Tive a impresso de que muitos alunos, ali, s estavam de corpo presente. Esse grupo formado por quatro meninos, provavelmente mais jovens, bastante agitados, que conversam, brincam e andam pela sala. Alguns outros alunos, na maioria meninos, divertem-se com as brincadeiras; as meninas, por sua vez, no demonstram muita pacincia. Uma delas, certa vez, levantou-se da carteira e pediu para um dos meninos pararem de atrapalhar a aula, pois queria ouvir a professora. Outras alunas vieram at mim, como se eu fosse uma fiscal, e reclamaram dos meninos, pois eles nunca paravam de falar bobagens e atrapalhar as aulas.Essa impacincia das meninas com relao aos meninos pode ser explicada devido ao fato de elas amadurecerem mais cedo do que eles, o que normal no que concerne ao desenvolvimento de adolescentes. Por incrvel que possa parecer, o grupo dos meninos bagunceiros o que mais participa da aula, ou seja, que responde as questes feitas pela professora. As meninas, juntamente com os meninos mais velhos, sempre ficam mais quietos, aparentando desinteresse e desmotivao, aspectos esses que tambm podem justificar a alta evaso da turma. Vale salientar, que, neste caso, o termo evaso significa desistir da escola, e no apenas matar aula. A aula inicia-se sempre nas quartas s 13h, com tolerncia de 15 minutos, tanto para alunos como para professores, e nas quintas s 16h, aps o intervalo, somando uma carga horria de 3 horas-aulas semanais. Tanto a professora quanto os alunos dessa turma, de maneira geral, mostram-se pontuais pelo menos respeitam o tempo de tolerncia. Questes disciplinares como pontualidade e a presena de alunos nos corredores no horrio de aulas sempre so muito bem controladas pela

coordenao pedaggica da escola. E para garantir a segurana, policiais militares comumente andam pela escola, tanto em seu interior, como nos arredores. O envolvimento dos alunos com a aula varia de acordo com as atividades. Algumas estratgias de escape, por parte de alguns alunos principalmente por partedaquele grupo de alunos mais agitados, foram percebidas, principalmente aquela na qual os alunos passam a adiar o incio deatividades, como copiar algum resumo no quadro ou responder algumexerccio. Alguns alunos menos participativos tambm cooperam com as atividades propostas. Isso pde ser observado, pois vrios alunos mais calados vieram a mesa da professora requisitar-lhe os vistos, bem como para tirar dvidas. Em nenhum momento observei atitude agressiva ou desrespeitosa em relao a professores. Era comum, porm, apresentarem comportamento debochado em relao aos colegas. Demonstram afeto, respeito e receptividade. uma turma, apesar de ser bastante irregular (o que torna ainda mais difcil o atendimento de necessidades individuais de cada discente), com qualidades e com bastante potencial. Alis, essa foi a grande surpresa que tive nessa observao: alunos de escola pblica com sutil inteligncia, com capacidade de pensar criticamente e aprender. Cabe ao professor, portanto, aproveitar essas capacidades, provavelmente criadas pelo prprio modo de vida dos alunos.

Comentando as aulas observadas

Professora, difcil decorar!(20/04/2011) A professora inicia a aula propondo um trabalho de pesquisa. Vai ao quadro e escreve: Trabalho de Cincias; Assunto: Elementos Qumicos. Escreve tambm o objetivo do trabalho, que uma pesquisa sobre os elementos hidrognio, nenio, flor, cloro e ferro. Aps escrever o passo a passo no quadro, ela explica o que deve ser feito. Ela, tambm, indica que o trabalho pode ser pesquisado atravs da internet ou outros livros (inclusive o prprio livro didtico). O trabalho possui peso 3,0 e dever ser realizado em dupla ou em trio, devendo ser entregue no dia da prova, que ter peso 7,0.

Acredito que tal mtodo de avaliao no totalmente inadequado, mas apresenta algumas falhas. A professora poderia aproveitar e pedir para que cada grupo apresentasse sua pesquisa em sala, pois bastante provvel que sejam encontradas utilidades diferentes para o mesmo elemento qumico por cada grupo. Sem falar que tambm uma chance de dar aos alunos uma oportunidade de expressarem-se oralmente. Alm disso, quando cedido espao para os alunos falarem e discutirem, possvel a percepo de dvidas e dificuldades do processo de pesquisa. Dessa forma, como no houve a avaliao oral dos resultados da pesquisa, terminei minhas observaes sem concluir se os alunos sabem pesquisar sobre algo. A professora no usou em sala de aula, em nenhum momento, o livro didtico adotado na escola para as turmas de cincias. Segundo ela, o livro muito extenso e possui contedos que no fazem sentido para o aluno. De fato, a adoo do livro didtico, nos nveis fundamental e mdio de ensino, algo absolutamente questionvel. O livro possui graves defeitos: a tendncia por tentar ordenar o conhecimento, ao mesmo tempo tambm tenta impor a importnciade certos contedos para o desenvolvimento do aluno, sem

necessariamente serem. Para o professor, o livro pode representar algumas vantagens, como o fato de fazer com que o docente no precise preparar aulas, o que um aspecto bastante significativo, j que a carga horrio do professor da rede estadual de ensino,responsvel por um grande nmero de turmas por turno, muito alta. Alm disso, professores homens normalmente trabalham em vrios turnos para compensar a remunerao, que baixa; professoras mulheres, em contrapartida, no costumar trabalhar em turnos diferentes, mas possuem jornada dupla de trabalho por normalmente terem famlia para cuidar (o salrio no permite a contratao de empregadas domsticas). Porm, a praticidade de se trabalhar com livros didticos esconde um grande perigo: o dar aulas sem sentido para o aluno. Os livros, receitas prontas, no costumam considerar a as concepes individuais de cada aluno, assim como ignoram a importncia de se selecionar contedos mais adequados ao contexto social em que se enquadra a turma. A verdade que os livros didticos minam a capacidade criativa do professor.

A professora, aps explicar o trabalho de pesquisa, volta o quadro o copia o conceito de tomos istopos, isbaros e istonos. A professora tambm copia exemplo. A turma demora muito para copiar e a professora, aparentando no estar muito apressada, aguarda. Aps ter a certeza de que todos copiaram, passa, ento, a explicar a matria. Alguns alunos levantam questes apenas para atrapalhar a exposio da professora, que os ignora. Muitos alunos reclamam, referindo-se aos termos istopos, isbaros e istonos: Professora, difcil de decorar!, ou ainda, Professora, sei o que esses nomes significam, mas sempre confundo os nomes!. A professora, ento, vai ao quadro d a soluo: IsotoPos P=prton IsobAros A=massa IsotoNos N=nutron ISO=igual Com essa atitude, a professora parece dar mais valor ao fato dos alunos decorarem os nomes do que realmente entenderem o que eles significam. Enquanto ela dava esse macete, me veio a seguinte questo: ser que entender a diferena entre esses termos vai fazer alguma diferena na vida desses alunos? A professora, aps explicar o bizu, volta ao quadro e copia alguns exerccios, para reforar a decoreba. So exerccios simples que, para serem resolvidos, precisa-se fazer uso de operaes simples de matemtica, como somar ou subtrair. Com o tempo, os alunos vo terminando os exerccios e indo at a mesa da professora com o caderno para receber os vistos, ou ainda, para tirar dvidas. A professora, tambm, levanta-se e atende os alunos em sua carteira. Se o aluno mostrar que fez todas as atividades propostas, ele ganha 1,0 ponto, caso precise para completar na mdia. De acordo com a professora, essa foi a nica maneira que ela encontrou para fazer com que os alunos participassem das aulas e das atividades propostas. Porm, penso eu que, se a professora propusesse atividades mais estimulantes do que exerccios decorebas, como atividades de discusso em grupo ou trabalhos manuais com argila ou massinha para representar esses elementos, acredito que no seria necessrio pagar pelo interesse do aluno.

Na medida em que os alunos vo concluindo o exerccio, comeam a se exaltar. A professora, ento, procede a correo. A grande maioria dos alunos participa dessa correo. Com isso, ao finalizar, a professora libera os alunos mais cedo, pois precisa realizar uma oficina do projeto Ensino Mdio Inovador.

Exerccios (27/04/2011) O objetivo da aula a reviso dos assuntos abordados na aula anterior, visto o grande espao entre elas causado pelo feriado de Tiradentes. A professora vai ao quadro e passa uma continuao do exerccio da aula anterior. Enquanto isso, os alunos copiam em silncio, com exceo de 2 ou 3 alunos que conversam em voz alta. Alguns alunos levantam as mos para tirar dvidas. A professora atende cada um individualmente. Em um certo momento da aula, alguns alunos de outra turma, o 2 ano B, entram na sala. Eles reclamam da aula de qumica com a professora; relatam que o professor muito ruim, porque no escuta os alunos. Com isso, eles no aguentam a aula e saem. Como no podem ficar alunos pelos corredores, eles acabam entrando em outras turmas. Tive a oportunidade de observar a professora de biologia dando aula a essa mesma turma que reclamava do professor de qumica. Em nenhum momento

presenciei algum comportamento como esse em relao a ela. Os alunos sempre a respeitavam: pediam licena at para sair para beber gua. Isso prova que diferentes comportamentos podem ser assumidos pela turma diante das diferentes posturas dos professores. Na medida em que os alunos vo terminando de copiar, vo se dispersando, e comeam a passear pela sala. Observei tambm que muitos alunos ajudavam na correo das atividades dos colegas, demonstrando solidariedade. Antes de iniciar a correo no quadro, a professora d o visto nos cadernos dos alunos. Durante a correo, os meninos que mais conversam so os que mais participam e normalmente acertam os exerccios e as perguntas da professora. Ao terminar a correo, a professora escreve no quadro os assuntos da prova. Ela tambm relembra sobre o trabalho de pesquisa e o dia da prova. Dito isso, ela

autoriza os alunos a guardarem o material, que esperam sentados pelo toque para poderem sair da sala. Enquanto espervamos pelo toque do final da aula, questionei a professora sobre a administrao do tempo da aula e sobre as atividades em grupo. Com relao a primeira pergunta, ela me respondeu que sempre temos que ter um plano B (fiquei sem entender qual foi o plano B que ela usou para o caso. Ser que foi pedir para os alunos guardarem o material e esperar o toque?); j com relao a segunda pergunta, que ela j havia tentado colocar a turma para trabalhar em grupo na sala de aula, mas nunca conseguia um bom resultado, porque os alunos se dispersavam muito com conversas paralelas. Eu acredito, entretanto, que esse grau de disperso diminui de acordo com a atividade que se prope. Infelizmente, aps essa aula de exerccios, tive a sensao de que a professora estava ali mais de corpo presente do que os prprios alunos.

Hoje dia de assembleia... (28/04/2011) Com incio dos rumores de uma nova greve, os professores marcaram uma assembleia, e com isso, muitos deles no foram dar aula. A professora de biologia, entretanto, recusou-se a ir a esse encontro. Ao chegar escola para dar aula, deparou-se com uma confuso, pois a coordenadora pedaggica mexeu em todos os horrios e locais de aula para que as aulas fossem adiantadas. Ficamos, ento, na sala dos professores esperando o trmino da organizao desses horrios. Fomos encaminhadas para outra sala, mais ventilada e maior. Antes de a professora iniciar a aula, que seria uma reviso para a prova, a coordenadora chega a porta da sala e briga com um aluno que estava conversando com o colega. Falou-lhe que j tinha conversado com o seu pai e que, a mando dele, devia separ-los de lugar. O menino, que estava alegre, baixou a cabea e encaminhou-se para uma das carteiras da frente da sala. Permaneceu calado do incio ao final da aula. A realizao da chamada pela professora vrias vezes interrompida pela coordenadora. O problema que os alunos de outra turma 1 ano B estavam sem a outra estagiria de biologia, que ainda no havia chegado devido as mudanas nos horrios feitas pela prpria coordenao. Sobrou, ento, para mim: a coordenadora pediu para a professora me liberar pra ficar com esses alunos,

10

enquanto a outra estagiria no chegava. S havia um problema: o que eu iria fazer por l? A impresso que tive foi a de que o nico objetivo da coordenao era de manter os alunos dentro de sala e fora dos corredores. No haveria problema se fosse ter um macaco de circo animar a turma, conquanto que ele conseguisse manter os alunos dentro da sala de aula. Por um lado, at compreensivo a preocupao da coordenadora: a escola pequena e, por isso, qualquer movimento no ptio acaba por atrapalhar as aulas. Mas no acredito que jogar uma estagiria que nunca deu aula, nem muito menos preparou uma aula para esses alunos, com os quais ela nunca teve contato uma boa soluo. Para resolver o problema, a professora, ao me liberar, entregou-me uma ficha com questes sobre as questes abordadas na aula anterior. A orientao foi a de copiar no quadro essas questes e esperar a estagiria chegar. Fiquei surpresa ao ser tratada na turma por professora ou senhora. Copiei as questes no quadro. Enquanto copiavam, conversavam bastante, mostrando-se muito agitados. Logo aps eu terminar de copiar, a estagiria chegou. E eu voltei a minha turma. Na turma do 9 ano, a reviso acontece normalmente. A professora fala dos elementos qumicos, mas no fala de sua importncia ou funes. Relembra mais uma vez o macete dos tomos istopos, isbaros e istonos. Acredito que isso vai cair na prova. Os alunos fazem questes no por estarem movidos pela curiosidade ou pela vontade de aprender, mas sim, porque sabem da grande probabilidade dos assuntos discutidos na reviso carem na prova. Alguns vo at a mesa da professora, tirar dvidas; outros bagunam; a maioria permanece calada. A professora sempre costuma dizer que quanto mais calada uma turma, mais notas baixas aparecem na caderneta. Mais uma vez, a professora encerra a aula de reviso antes do trmino da aula. Pede para os alunos permanecerem sentados, com o material guardado.

11

A prova (11/05/2011) A prova foi dividida em questes discursivas e objetivas. As carteiras foram separadas, de forma a dificultar a cola. Os alunos terminaram a prova rapidamente. Acredito nas vantagens de uma prova escrita bem elaborada, que a do professor poder, atravs dela, comprovar realmente o que o aluno aprendeu, alm de se avaliar seu prprio desempenho como professor. Porm, questes objetivas, apesar de serem muito prticas para a correo, nem sempre so capazes de mostrar esses aspectos. Porm, acho importante o uso de avaliaes com questes objetivas, uma vez que a sociedade est repleta de concursos desse tipo. O estudante, na minha opinio, deve saber lidar com esse tipo de questo, e um timo lugar para se treinar a escola. Com relao a avaliao proposta pela professora, percebi que ela foi usada como instrumento disciplinador, com a qual se faz ameaas em troca de determinadas atitudes por parte dos alunos. No acredito que a prova em questo tenha surtido algum efeito no processo de ensino-aprendizagem do aluno.

Tabela peridica (12/05/2011) Aps a prova, a professora inicia uma nova matria: tabela peridica. Apenas esto presentes 18 alunos. A turma est tranquila e pergunta a todo instante sobre a nota da prova. Porm, a professora ainda no concluiu a correo. A professora vai ao quadro o copia um resumo sobre a classificao peridica dos elementos. Ao mesmo tempo em que copiam, os alunos conversam (os meninos sempre conversando mais que as meninas). Enquanto isso, a professora foi buscar o projetor (Data Show). Ajudo a professora a montar o projetor. Ela pede para que os alunos tragam uma tabela peridica para a prxima aula. Ao projetar a tabela peridica, a professora lembra que importante estud-la porque sempre tem uma tabela como essa no vestibular. Ao dizer isso, ela virou-se para mim e perguntou se ainda se imprimia a tabela peridica nas provas de vestibular. Eu respondi , chocada, que sim. Ento, de acordo com a professora, a importncia de entender a tabela peridica reside no fato de ela sempre estar presentes em exames. Pergunto-me: qual

12

foi a importncia da tabela peridica para a professora, enquanto aluna? E enquanto professora e cidad? Aps ouvir a justificativa da professora, a nica coisa que pude concluir foi que, para ela, a existncia de uma tabela peridica no mundo no faz a mnima diferena em sua vida. Pensando dessa forma, como um professor pode enaltecer a importncia de algo que para ele no faz sentido?Da mesma ocorre com aluno: como ele perceber essa importncia, se o prprio professor no a considera? Vai ver, para essa professora, o nico sentido se estudar tabela peridica o fato de esse contedo estar presente em programa de contedos a ela imposta. Com

sentimento de frustrao, agora pergunto-me: o que essas aulas trouxeram realmente de concreto para a formao cidad desses alunos? Sabe-se que a tabela peridica um instrumento til para estudar as caractersticas dos elementos existentes na natureza. Porm, no faz muito sentido aprender sobre a tabela peridica se antes no se aprendeu sobre a origem desses elementos e suas implicaes sobre a Terra. Enquanto a professora fala sobre as diferenas entre as tabelas peridicas (como assim?), no sentido de que elas so todas iguais, s mudam as cores (confuso, no ?), a aula termina. Ele pede um pouco mais tempo para concluir. Poucos a ouvem. Neste dia, tambm, iniciou-se oficialmente a greve na escola, com a adeso da grande maioria dos professores e funcionrios. A prxima aula seria minha ltima observao.

Finalizando... Durante as observaes das aulas de Cincias, percebi a postura tradicionalista da professora, que adotou metodologia de ensino diretiva, centrada no professor, baseada em exposies orais e visuais, visando sempre a memorizao por parte do aluno. Alm disso, ela apresentou a cincia aos seus alunos como um produto final, com a aura da verdade acabada. Dessa forma, os alunos so considerados uma tbula rasa e vazia, nos quais suas concepes individuais no so aproveitadas. importante que o professor tenha conhecimento dessas concepes, sempre tentando relacion-las com o novo

13

conhecimento, de forma a produzir o to famigerado conflito cognitivo, e no apenas esperar que os alunos adquiram o conhecimento de maneira submissa. importante tambm que o professor demonstre sensibilidade ao tratar de um contedo, no sentido de que este possa fazer sentido aos alunos, de acordo com a sua realidade. A liberdade pedaggica de escolha de contedos e mtodos p elo professor est garantida por lei. Cada professor, portanto, tem autonomia para as decises dentro da sala de aula.

You might also like