You are on page 1of 6

ANOREXIA NERVOSA O que ?

Anorexia nervosa um transtorno alimentar no qual a busca implacvel por magreza leva a pessoa a recorrer a estratgias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anorxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. uma doena com riscos clnicos, podendo levar morte por desnutrio. O que se sente? Perda de peso em um curto espao de tempo. Alimentao e preocupao com peso corporal tornam-se obsesses. Crena de que se est gordo, mesmo estando excessivamente magro. Parada do ciclo menstrual (amenorria). Interesse exagerado por alimentos. Comer em segredo e mentir a respeito de comida. Depresso, ansiedade e irritabilidade. Exerccios fsicos em excesso. Progressivo isolamento da famlia e amigos. Complicaes mdicas Desnutrio e desidratao. Hipotenso (diminuio da presso arterial). Anemia. Reduo da massa muscular. Intolerncia ao frio. Motilidade gstrica diminuda. Amenorria (parada do ciclo menstrual). Osteoporose (rarefao e fraqueza ssea). Infertilidade em casos crnicos. Quais so as causas?

No existe uma causa nica para explicar o desenvolvimento da anorexia nervosa. Essa sndrome considerada multideterminada por uma mescla de fatores biolgicos, psicolgicos, familiares e culturais. Alguns estudos chamam ateno que a extrema valorizao da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada ocorrncia desses quadros. Como se desenvolve? A preocupao com o peso e a forma corporal leva o adolescente a iniciar uma dieta progressivamente mais seletiva, evitando ao mximo alimentos de alto teor calrico. Aparecem outras estratgias para perda de peso como, por exemplo: exerccios fsicos excessivos, vmitos, jejum absoluto. A pessoa segue se sentindo gorda, apesar de estar extremamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e de rituais em relao comida. Isola-se da famlia e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e no aceita ajuda de forma alguma. A famlia s vezes demora para perceber que algo est errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem no receber tratamento mdico, at que tenham se tornado perigosamente magras e desnutridas. Como se trata? O tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psiclogo, pediatra, clnico e nutricionista, em funo da complexa interao de problemas emocionais e fisiolgicos nos transtornos alimentares. Quando for diagnosticada a anorexia nervosa, o mdico deve avaliar se o paciente est em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalizao. O objetivo primordial do tratamento a recuperao do peso corporal atravs de uma reeducao alimentar com apoio psicolgico. Em geral, necessrio alguma forma de psicoterapia para ajudar o paciente a lidar com sua doena e com as questes emocionais subjacentes. Psicoterapia individual, terapia ou orientao familiar, terapia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensamentos e comportamentos anormais) so, em geral, muito produtivas. Para o quadro de anorexia nervosa no h medicao especfica indicada. O uso de antidepressivos pode ser eficaz se houver persistncia de sintomas de depresso aps a recuperao do peso corporal. O tratamento da anorexia nervosa costuma ser demorado e difcil. O paciente deve permanecer em acompanhamento aps melhora dos sintomas para prevenir recadas. Como se previne? Uma diminuio da presso cultural e familiar com relao valorizao de aspectos fsicos, forma corporal e beleza pode eventualmente reduzir a incidncia desses quadros. fundamental fornecer informaes a respeito dos riscos dos regimes rigorosos para obteno de uma silhueta "ideal", pois eles tm um papel decisivo no desencadeamento dos transtornos alimentares.
Autores: Dra. Ana Luiza Galvo

Anorexia Vontade de emagrecer pode virar doena mortal (Mariana Aprile)

Garota Anorxica, quadro do artista norte -americano Daniel McKernan

Se voc no gorda, mas anda muito preocupada com a forma fsica e pensa em fazer uma dieta radical para perder peso (custe o que custar), fique atenta - nesse processo, h riscos de voc desenvolver anorexia, ou seja, de ficar doente. Isso mesmo, anorexia uma doena e pode matar, como aconteceu em 14 de novembro de 2006, com a modelo brasileira Ana Carolina Reston Macan. A modelo tinha 21 anos e pesava somente 40 kg com 1,74m de altur . Trs dias depois, em a Araraquara (SP), o mesmo distrbio alimentar fazia uma nova vtima: a estudante de moda Carla Sobrado Casalle, da mesma idade e altura de Ana Carolina, que pesava 55 kg. Segundo os dicionrios, a palavra "distrbio" significa desajuste, perturbao, defeito e doena. Os distrbios alimentares se manifestam, portanto, atravs de uma nutrio desequilibrada, que pode trazer grandes problemas sade e at levar morte. Muitas vezes, esses distrbios no esto relacionados apenas com a vontade de emagrecer, mas tambm com uma srie de problemas emocionais e de natureza psicolgica. Um caso de anorexia A anorexia se manifesta principalmente em garotas de 13 a 20 anos de idade e mais comum do que se imagina. Juliana, uma menina de 16 anos de idade, tinha 1,70m de altura e pesava 75 kg. Um dia, ela resolveu fazer uma dieta para perder uns cinco quilos, pois percebia que seu namorado se interessava pelas modelos das capas de revista - Juliana queria ficar igual a elas. Por isso, iniciou a dieta e comeou a perder peso. Mesmo ao atingir seu peso ideal, porm, essa garota olhava-se no espelho e ainda se considerava gorda. Apesar de todas as pessoas que conhecia - inclusive o namorado -, dizer-lhe que estava magra, ela simplesmente no acreditava. Comeou a pular as refeies, a fim de emagrecer mais, at o momento em que deixou de comer diariamente, fazendo jejum dia sim, dia no. Para seus pais no perceberem sua magreza, ela usava roupas largas. Juliana tambm evitava sentar mesa com a famlia na hora das refeies - dizia-lhes que j havia comido. Alguns meses depois, a moa j estava com 60 quilos, mas ainda se achava gorda - isso porque a modelo que seu namorado mais admirava pesava 47 quilos.

Ento, ela resolveu tomar remdios para emagrecer (furtando-os de sua tia, que fazia tratamento mdico para isso, por necessidade). Certo dia, ao passear no parque com sua me, Juliana desmaiou e teve de ser internada. Aps conversar com o mdico responsvel, sua me teve certeza de que havia algo de errado com a filha. Juliana tinha desenvolvido anorexia e, por sorte, comeou a se tratar a tempo, com terapia e acompanhamento mdico. Alimentao fundamental Um automvel retira do combustvel a energia necessria para funcionar. Da mesma forma, o corpo humano retira dos alimentos os seus nutrientes e, desses, a energia para as funes vitais do organismo. Muitos estudos mostram que apenas para realizar essas funes (respirao, digesto, e batimentos cardacos, por exemplo) uma pessoa adulta gasta cerca de 1.500 calorias dirias. Sem os alimentos, os rgos no tm fora para realizar suas respectivas funes e simplesmente param de funcionar - mas, ao contrrio de um automvel que s precisa ser reabastecido, nosso corpo pode deixar a vida para sempre. No exemplo acima, Juliana apresenta os sintomas principais da anorexia e, se voc de alguma maneira se identificou com ela, procure ajuda. Os nicos organismos capazes de viver sem se alimentar, so as plantas - que produzem o seu prprio alimento e retiram energia da luz solar. No se iluda com o padro de beleza da moda O padro de beleza estabelecido pela indstria da moda no saudvel e deveria ser modificado com urgncia. No existe "corpo ideal", pois cada organismo nico e por isso, cada corpo tem o seu peso ideal. Para saber o seu, v a um especialista, como um endocrinologista ou nutricionista. Diante da enorme publicidade sobre a anorexia, profissionais especializados em distrbios alimentares, como Valria Lemos Palazzo, psicloga clnica e integrante da Academy for Eating Disorder (Academia de Transtornos Alimentares), alertam que muito importante pensar em estratgias de preveno e j h algumas iniciativas nesse sentido. Segundo os especialistas, a preveno a melhor maneira de combater doenas como a anorexia, especialmente porque - quando a doena descoberta -, muitas vezes tarde demais, como foi o caso da modelo Ana Carolina. Muitas mulheres se perguntam por que seus corpos no so magros como os das modelos, ou que tipo de dieta essas mesmas modelos fazem para manter a forma. A pergunta que se deve fazer no essa, mas por que a sociedade escolhe a magreza extrema como modelo ideal de beleza?

16/11/2006 - 08h47

Modelo morta por anorexia se achava gorda com 46 kg


A modelo Ana Carolina Reston Macan, que morreu anteontem, aos 21 anos, vtima de complicaes provocadas pela anorexia nervosa, j havia declarado sete meses atrs que tinha perdido o controle e que havia parado de comer. "s vezes ainda me acho gorda. Eu tenho uma imagem distorcida de mim", afirmou ela. Durante uma entrevista concedida em abril deste ano ao Agora, a modelo afirmou que estava trabalhando no Japo quando a obsesso pela magreza comeou a se tornar uma doena. Ela teve que ser internada e acabou voltando ao Brasil. "Eu pesava 46 kg, tenho 1,74 m, e ainda tomava remdio para emagrecer. Cheguei a pesar 42 kg", lembrou. Reproduo Depois de ter realizado o tratamento, a modelo voltou a pesar 46 kg e continuou freqentando um psiclogo. O problema, entretanto, persistiu, e a modelo acabou sendo internada em 25 de outubro passado em decorrncia de uma insuficincia renal. Debilitada pela anorexia nervosa, a presso arterial dela despencou, o que fez com que passasse a ter dificuldade para respirar. Seu quadro clnico evoluiu para uma infeco generalizada --e Ana Carolina acabou morrendo anteontem, quando pesava 40 kg. Seu corpo foi enterrado no cemitrio de Pirapora do Bom Jesus, na Grande So Paulo.

A modelo Ana Carolina Reston Macan, morta por anorexia nervosa

A entrevista concedida pela modelo foi publicada na "Revista da Hora", do Agora, em 30 de abril deste ano. Perfil De acordo com a prima de Ana Carolina, Geise Strauss, 30, a modelo comia muito pouco --"gostava de ma e tomate"-- e, em seguida, entrava no banheiro para vomitar. A modelo vtima de anorexia namorava Bruno Setti, de 19 anos, seu colega de profisso, e fazia bicos como promotora de casas noturnas. Na internet, na pgina de relacionamentos Orkut, Ana Carolina cita "O Pequeno

Prncipe", "Gabriela Cravo e Canela" e "Meu P de Laranja Lima" como livros preferidos. No item em que as pessoas mencionam os pratos preferidos, a modelo cita marcas de cozinha: "Prefiro as moduladas", ironiza. Na noite de ontem, havia mais de 500 recados deixados no perfil de Ana Carolina com mensagens para seus familiares. A maioria dos textos era de psames, porm muitas afirmavam que o caso da modelo deveria servir como alerta para as demais meninas que exercem a profisso. Casos famosos Ocorrncias de anorexia e bulimia podem ser encontrados no cinema, na msica, no esporte e at em famlia real. A atriz Jane Fonda, por exemplo, conviveu com a anorexia dos 15 aos 40 anos. Ela conta que queria "agradar e ser perfeita", o que na poca queria dizer "esqueltica". Na msica, um dos exemplos mais conhecidos de problemas relacionados a distrbios alimentares o da cantora e baterista Karen Carpenter, que morreu em 1983, aos 32 anos, depois de ter sofrido um ataque cardaco decorrente de anorexia. Ela formava com o irmo, Richard, o grupo The Carpenters, famoso nos anos 70. Outro caso emblemtico o da princesa Diana (1961-1997), que assumiu que foi bulmica e anorxica --e que j havia tentado cometer suicdio. No esporte, a surfista brasileira Andra Lopes, hoje com 31 anos, teve anorexia aos 20 anos. No auge da doena, chegou a pesar 38 kg --hoje ela tem 59 kg. "Todo mundo que vinha me oferecer comida era uma ameaa para mim. Tinha obsesso com o meu peso e s pensava em ser campe mundial." Ela comeou a se tratar aps insistentes pedidos da me, que chegou a ouvir na praia que a filha "deveria ter Aids". Folha de S.Paulo

You might also like