You are on page 1of 13

Captulo 10

MOTORES ELTRICOS DE INDUO


Esta aula apresenta o princpio de funcionamento dos motores eltricos de induo, suas caractersticas e relaes bsicas, bem como suas principais aplicaes prticas e forma de controle da velocidade.

Introduo
Todo motor eltrico converte energia eltrica em energia mecnica. O processo de converso de energia dos motores de induo baseia-se na lei de induo de Faraday e na lei de Lenz, da derivando seu nome. Um motor de induo um motor eltrico que funciona somente em corrente alternada - assim como os transformadores - o que ficar claro quando se estudar o seu princpio de funcionamento. O motor de induo o tipo de motor eltrico mais utilizado em geral, sendo largamente usado em instalaes industriais devido sua simplicidade, robustez, durabilidade e pequena necessidade de manuteno. Normalmente, cerca de 60 % da carga de uma instalao industrial constituda por motores de induo, enquanto que, considerando a carga total em regies industrializadas, os motores de induo so responsveis por cerca de 40 % dessa carga. Por essa razo, os motores de induo so tambm chamados motores industriais.

Trs coisas essenciais para entender motores eltricos


Alm das leis de Faraday e Lenz, j anteriormente apresentadas, necessrio relembrar trs princpios do eletromagnetismo clssico para entender o funcionamento dos vrios tipos de motores eltricos, em particular os motores de induo. Esse princpios esto descritos abaixo.

Eletrom e a regra da mo direita


Como se sabe, um eletrom constitudo de uma bobina enrolada em um ncleo de material ferromagntico. O primeiro princpio a ser mencionado pode ser enunciado, de modo simplificado, da seguinte maneira: Uma corrente eltrica circulando pela bobina de um eletrom cria um fluxo magntico. Veja a ilustrao na figura abaixo.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

132

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

Note que esse fato ser verdadeiro seja a corrente da forma contnua ou alternada. Se a corrente for alternada senoidal, o sentido do fluxo magntico muda periodicamente, seguindo a mudana de sentido da corrente, fazendo a polaridade N-S do eletrom tambm se inverter. Lembre-se que, por conveno, as linhas de fora do fluxo magntico sempre vo do plo Norte para o plo Sul, no espao externo ao eletrom. Dada uma certa corrente passando na bobina, para descobrir o sentido do fluxo magntico criado e, ao mesmo tempo, a polaridade magntica utiliza-se a regra da mo direita, j apresentada:

coloque os dedos da mo direita seguindo as espiras da bobina no sentido da corrente; o sentido do fluxo magntico ser aquele apontado pelo dedo polegar.

Fora eletromagntica e a regra da mo esquerda


Outro fato essencial do eletromagnetismo pode ser enunciado simplificadamente como segue: Um condutor transportando uma corrente eltrica e atravessado por um fluxo magntico fica submetido a uma fora de natureza eletromagntica. Veja a ilustrao desse princpio na figura abaixo.

Observe que o fluxo magntico pode ser produzido por um im permanente, como na figura, ou um eletrom. Note ainda que o sentido da fora pode mudar se o sentido do fluxo ou o sentido da corrente tambm mudar. O mais importante, porm, perceber que as

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

133

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo direes do fluxo, da corrente e da fora eletromagntica so sempre ortogonais entre si, . ou seja, formam sempre ngulos de Dados os sentidos do fluxo e da corrente, o sentido da fora pode ser obtido usando-se a regra da mo esquerda:

Coloque o dedo indicador no sentido do fluxo; Coloque o dedo mdio no sentido da corrente; O sentido da fora ser aquele apontado pelo dedo polegar.

Campo girante a partir de trs bobinas fixas: uma idia de Nikola Tesla
Este princpio do eletromagnetismo clssico extremamente interessante e sua descoberta possibilitou o desenvolvimentos dos modernos motores de corrente alternada, em particular os motores de induo. De modo sinttico, seu enunciado : Trs correntes alternadas senoidais, com mesma amplitude e defasadas de , circulando por trs bobinas fixas, cujos eixos magnticos distam entre si, produzem um campo magntico girante de intensidade constante. Essa engenhosa maneira de criar um campo girante uma extenso da descoberta feita por Nikola Tesla (1856-1943), um brilhante engenheiro de origem croata, que apresentou no dia 16 de maio de 1888, em um congresso do American Institute of Electrical Engineers, a idia de construir um motor a partir de duas bobinas dispostas a e alimentadas por tenses alternadas senoidais com formas de onda defasadas de . Por isso, Tesla considerado o inventor dos motores de corrente alternada e dos sistemas polifsicos. A figura baixo mostra uma montagem de laboratrio que ajuda a entender melhor a criao do campo girante, onde se v as trs bobinas iguais dispostas de tal modo que seus eixos magnticos longitudinais formem ngulos de . As bobinas so conectadas a um sistema alternado trifsico (rede trifsica), garantindo portanto que as correntes que circulam por elas sejam de mesma magnitude e defasadas de no tempo. A criao de um campo magntico girante comprovada pelo movimento rotatrio de uma bssola ou de um rotor gaiola colocados no centro da montagem.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

134

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo Tanto o fato de o campo magntico resultante ser girante, quanto ter intensidade constante podem ser entendidos com a ajuda da figura abaixo.

A figura mostra, em corte transversal, as trs bobinas aa', bb', cc', cujos eixos magnticos entre si, em cinco situaes diferentes ao longo do tempo. Observe que, em distam cada situao, as correntes alternadas senoidais ia(t), ib(t) e ic(t) que circulam em cada bobina possuem amplitudes e sentidos diferentes. Por conveno, em cada bobina, o smbolo significa que a corrente est saindo do plano da figura, enquanto que o smbolo indica que a corrente est entrando no plano da figura. Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 135

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo Analisando a situao 1, por exemplo, percebe-se que a corrente na bobina aa' est no instante de amplitude mxima positiva, enquanto que as correntes nas bobinas bb' e cc' esto com metade da amplitude mxima negativa. Por essa razo, as correntes saem dos terminais a, b' e c' e entram nos terminais a', b e c. O sentido do campo (e portanto do fluxo magntico) dado pela regra da mo direita, ja' que se trata de eletroms. Note ainda que a amplitude do campo (e do fluxo) diretamente proporcional magnitude da corrente (quanto maior a corrente, maior o campo criado), e por isso o tamanho do campo criado pela bobina aa' o dobro dos campos criados pelas bobinas bb' e cc'. O campo magntico resultante dado pela soma vetorial dos trs campos componentes, indicado na figura em vermelho. Estude as cinco situaes e observe que o campo (e o fluxo) resultante tem intensidade constante e gira no sentido anti-horrio medida que o tempo passa. Por ltimo, note que as situaes se repetem quando a forma de onda da corrente ia(t) completar um perodo, ou seja, a velocidade de rotao do campo girante depende exclusivamente da frequncia da tenso trifsica de alimentao, sendo dada por .

A propsito, verifique que, procedendo da mesma maneira como indicado na figura acima, possvel criar um campo girante a partir de duas bobinas colocadas a uma da outra e alimentadas com tenses alternadas senoidais de mesma amplitude e defasadas de no tempo. Incorpore o esprito de Nikola Tesla e tente.

Motor de induo: Princpio de funcionamento


Uma questo fundamental em todo tipo de motor eltrico entender como se produz o movimento rotatrio de um eixo (energia mecnica) a partir de corrente eltrica (energia eltrica). Em palavras mais tcnicas, como se produz um torque eletromecnico no rotor. Como se sabe, torque (ou conjugado) definido pelo produto de uma fora por uma distncia, sendo medido em Newton-metro (N.m) no sistema SI. Em um motor de induo, a criao do torque no rotor baseia-se na lei de induo de Faraday e na lei de Lenz. O princpio de funcionamento de um motor de induo pode ser entendido com a ajuda da figura abaixo, onde se mostra um im permanente em formato de ferradura que est suspenso, atravs de um fio, sobre um leve disco metlico que pode girar facilmente em torno de seu eixo, graas a uma suspenso cnica apoiada em uma base fixa.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

136

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo Imagine que o im permanente comea a girar em torno de seu eixo, por exemplo torcendose o fio, enquanto o disco est parado. O fluxo magntico NS produzido pelo im comea a varrer a superfcie do disco, caracterizando um fluxo varivel ao longo do tempo. Essa variao produz a induo de uma tenso no disco, pela lei de Faraday, e conseqentemente a circulao de correntes, pois o disco metlico. Essas correntes induzidas tm sentido de circulao determinados pela lei de Lenz (o fluxo criado por elas deve se opor variao do fluxo), de tal modo que criam no disco polaridades magnticas opostas aos plos do im permanente. Sob o plo norte do im cria-se um plo sul no disco, que se atraem. No outro plo acontece a mesma coisa. Em conseqncia, o disco gira no mesmo sentido do movimento do im. Se o sentido de rotao do im permanente for invertido, tambm inverte-se o sentido de giro do disco. Essa montagem acima apenas descreve o princpio de funcionamento, sendo que em um motor de induo real, o im permanente girando substitudo por um campo girante criado por trs bobinas fixas no estator, nas quais circulam correntes alternadas defasadas de 120 graus, e o disco metlico substitudo por um rotor cilndrico na forma de uma gaiola metlica, como ilustrado na figura abaixo. Note que a gaiola possui aros metlicos na tampa e na base, de tal modo a curto-circuitar as varetas e permitir a circulao de correntes por elas.

Motor de induo trifsico


Em um motor de induo trifsico real, o fluxo girante produzido por trs enrolamentos iguais fixados em um ncleo de material ferromagntico (estator) e alimentados por tenses de uma rede trifsica. Como a freqncia da rede constante (60 Hz), ento a velocidade de rotao do fluxo (ou campo) girante tambm constante. Esse fluxo girante ao ir atravessando as varetas do rotor tipo gaiola vai induzindo a correntes que, por sua vez, devem criar fluxos (como se fossem eletroms de polaridade oposta ao fluxo girante) que tendem a se opor ao movimento do fluxo girante (lei de Lenz). Em consequncia, o rotor gaiola gira no mesmo sentido do fluxo girante, tentando alcan-lo para reduzir a intensidade da induo, que como se sabe proporcional variao do fluxo (lei de Faraday). Dessa maneira, estabelece-se o torque que faz o rotor gaiola girar. A figura abaixo mostra um motor de induo trifsico cuja carcaa externa foi recortada revelando seu interior. Note as bobinas do estator em corte e o ncleo ferromagntico na qual ficam enroladas (em amarelo). Em primeiro plano esto os terminais de ligao da Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 137

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo alimentao. Observe que as varetas condutoras do rotor tipo gaiola so de fato incrustadas em um ncleo de material ferromagntico usado para potencializar o fluxo magntico, formando um conjunto integrado. Por sua construo, percebe-se claramente porque um motor de induo um equipamento robusto e de baixa manuteno.

A propsito, voc notou que as varetas da gaiola so inclinadas e no longitudinais ? Voc saberia dizer a razo desse procedimento ? Pense nisso. Nem todo motor de induo possui rotor do tipo gaiola. Existem motores cujo rotor constitudo por um enrolamento tradicional com vrias espiras, sendo chamado rotor tipo bobinado. Nesse caso, o enrolamento do rotor deve ser curto-circuitado para permitir a circulao das correntes induzidas. Esse tipo de rotor viabiliza algumas tcnicas de limitao da corrente de partido do motor, mas bem menos utilizado que os rotores tipo gaiola.

Velocidade do campo girante


A velocidade do campo girante em um motor de induo chamada velocidade sncrona. Como j mencionado, essa velocidade depende da freqncia da tenso trifsica de alimentao do motor. Quanto maior a freqncia, maior a velocidade. Porm, os motores de induo podem ser construdos com nmero de plos diferentes de dois e, nesse caso, o nmero de plos precisa ser levado em conta. Para motores de induo, a relao entre velocidade do campo girante, freqncia da tenso e nmero de plos a mesma deduzida anteriormente para os alternadores, ou seja: Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 138

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

em que ns a velocidade do campo girante (sncrona) em rpm, o nmero de plos p e f a freqncia expressa em Hz. A propsito, qual a relao entre a produo de tenses trifsicas em um alternador trifsico e a produo de um campo girante a partir de tenses trifsicas ? Como o mundo incrivelmente simtrico ! Pense nisso.

Velocidade do rotor
Em qualquer motor de induo, a velocidade do rotor (que a mesma do eixo) sempre menor que a velocidade sncrona (do campo girante). Se, por hiptese, o rotor conseguisse alcanar a velocidade sncrona, ento o campo girante e o rotor gaiola estariam efetivamente parados (um em relao ao outro), no haveria variao relativa de fluxo e portanto induo. Em regime permanente, a velocidade do rotor depende da diferena relativa das freqncias da tenso de alimentao e da tenso induzida no rotor, da seguinte forma:

em que nr a velocidade do rotor e fr a freqncia da tenso induzida no rotor, em Hz.

Escorregamento
A diferena relativa entre a velocidade do rotor e a velocidade sncrona em um motor de induo expressa atravs de um parmetro chamado escorregamento, smbolo s, definido da seguinte maneira:

Por ser uma grandeza adimensional e menor que um, o escorregamento expresso normalmente em porcentagem. Para compreender melhor o significado do escorregamento, considere, por exemplo, um motor de induo trifsico de 4 plos sendo alimentado por uma rede de 60 Hz. A velocidade do campo girante (sncrona) desse motor :

Se a velocidade do rotor do motor em vazio (sem carga) 1780 rpm, o escorregamento nessa situao ser:

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

139

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

Por outro lado, se a velocidade do motor quando em plena carga (nominal) 1200 rpm, ento o escorregamento ser:

Como se observa, o escorregamento vai aumentando medida que a carga mecnica exigida do motor aumenta, pois o rotor vai se atrasando para permitir uma maior induo e aumentar o torque.

Curva torque-escorregamento
A curva torque versus escorregamento, em regime permanente, de um motor de induo tpico mostrada na figura abaixo:

Note, antes de mais nada, que o escorregamento s plotado do maior valor (100 %) para o menor valor (0 %), correspondendo aos valores de velocidade do rotor nula (motor parado) e igual velocidade sncrona (impossvel), respectivamente. O valor de torque nominal, Tn corresponde ao ponto de operao normal para o qual o motor foi projetado, sendo que o respectivo escorregamento o escorregamento nominal, . Geralmente, os motores de induo operam em velocidades prximas velocidade sncrona, vale dizer, com escorregamentos bem pequenos. Outros pontos notveis na curva so: Tp - torque de partida (deve ser maior que o torque de carga nominal, seno o motor no parte; Tmax e Tmin - torque mximo e mnimo, respectivamente.

Porque a velocidade varia pouco com a carga


Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 140

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo Uma caracterstica importante de motores de induo que sua velocidade (do rotor) varia relativamente pouco, mesmo submetido a significativas variaes do torque de carga. A razo desse comportamento pode ser facilmente entendido atravs da figura abaixo:

Os motores de induo operam normalmente na parte direita da curva torqueescorregamento que quase perpendicular, ou seja, mesmo havendo uma relativamente grande variao do torque de carga, a corresponde variao do escorregamento e, conseqentemente, da velocidade do motor ser bem reduzida. Devido essa caracterstica, os motores de induo so freqentemente utilizados em aplicaes que requerem velocidades de acionamento bem definidas sob variao de carga, tais como bombas, ventiladores e compressores.

Porque a corrente de partida alta


Motores de induo (como tambm outros tipos de motores eltricos) possuem uma caracterstica indesejvel que sua grande corrente de partida, que pode variar de 6 a 10 vezes o valor de regime permanente, colocando em risco a rede de alimentao e o prprio motor. A razo dessa corrente de partida to alta pode ser facilmente entendida considerando-se o princpio de funcionamento dos motores de induo. Quando o motor ligado, o rotor est completamente parado, mas o campo girante se estabelece imediatamente e, portanto, o rotor sofre uma variao de fluxo muito grande, induzindo-se nele uma corrente muito alta. Essa corrente produz um fluxo magntico intenso que tende a anular o fluxo produzido pelas bobinas do estator, que criam o campo girante (lei de Lenz). Como reao, a corrente do estator tambm cresce rapidamente para restabelecer o fluxo anterior, dando origem ao surto de corrente. Esse mecanismo semelhante ao que ocorre no primrio de um transformador em vazio quando se coloca repentinamente carga no secundrio. Para minimizar o efeito da corrente de partida alta, utilizam-se tcnicas de reduo de corrente, principalmente em motores de grande potncia, tais como partida em tenso reduzida, chave estrela-tringulo, reostato no rotor bobinado, partida suave atravs de inversores. Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 141

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

Categorias e aplicaes
Os motores de induo so classificados em categorias de acordo com suas caractersticas torque-escorregamento e corrente de partida. Somente a ttulo de exemplo, a figura abaixo mostra a curva torque-escorregamento de algumas categorias mais comuns.

As caractersticas mais marcantes e principais aplicaes das categorias so listadas abaixo:


categoria D : torque de partida alto, corrente de partida normal, grande escorregamento, prensas excntricas (picos peridicos de carga); categoria H : torque de partida alto, corrente de partida normal, pequeno escorregamento, correias transportadoras, peneiras, britadores, elevadores, cargas de alta inrcia; categoria N : torque de partida normal, corrente de partida normal, pequeno escorregamento, bombas, ventiladores, mquinas operatrizes.

Como inverter o sentido de rotao


O sentido de rotao do eixo de um motor de induo trifsico imposto pelo sentido de rotao do campo girante. Para inverter o sentido de rotao basta trocar a seqncia de fases do sistema trifsico, por exemplo, trocando entre si a posio de duas fases.

Significado dos dados de placa


As principais especificaes de um motor de induo so normalmente informadas pelo fabricante atravs de uma plaqueta fixada no motor. A figura abaixo ilustra uma dessas placas de identificao;

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

142

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

A interpretao do significado dos principais dados (os demais podem ser encontrados no manual dos fabricantes) descrita em seguida.

Se o motor trifsico, a potncia especificada (5 CV) a potncia til trifsica (mecnica no eixo); As tenses especificadas so sempre tenses de linha (valor eficaz); As correntes especificadas so sempre correntes de linha (valor eficaz); valor nominal de plena carga; A velocidade especificada a velocidade nominal do rotor (eixo), geralmente em rpm; Os motores freqentemente podem ser ligados em duas ou mais tenses, dependendo de como so conectados os enrolamentos do estator, em delta ou estrela;

Controle de velocidade dos motores de induo


Em algumas aplicaes de motores de induo necessrio controlar a velocidade de acionamento da carga, por exemplo, em uma esteira transportadora ou mesmo em veculos de transporte. Um modo freqentemente usado para variar de maneira controlada a velocidade de motores de induo atravs da variao da freqncia da tenso de alimentao. Sabe-se que a velocidade do campo girante diretamente proporcional ao valor da freqncia e que a velocidade do motor depende da velocidade do campo girante. A variao da freqncia obtida atravs de um conversor de freqncia (tambm chamado inversor de freqncia) que deve ser instalado entre a fonte de tenso e o motor a ser controlado, conforme ilustra a figura abaixo:

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

143

Captulo 10 Motores Eltricos de Induo

Os principais componentes de um inversor de frequncia tpico est mostrado na figura abaixo:

O bloco retificador converte a tenso trifsica alternada em 60 Hz em tenso contnua, enquanto que o bloco inversor re-converte a tenso contnua em tenso trifsica alternada cuja freqncia determinada pelo usurio de acordo com a velocidade desejada, sendo que quanto maior a freqncia, maior a velocidade do motor. Um inversor de freqncia tambm serve para controlar a corrente de partida permitindo variar a magnitude da tenso aplicada ao motor.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

144

You might also like