You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E CINCIAS CONTBEIS DE RIBEIRO PRETO (FEA-RP)

ATIVIDADE TEXTO AMWAY DISCUSSO

PLNIO ALEXANDRE DOS SANTOS CAETANO CURSO: BACHARELADO EM CINCIAS CONTBEIS / 1 SEMESTRE PROFESSORE: JOO MARINO JNIOR NMERO USP: 5630371

JUNHO, 2011
-1-

1. ATIVIDADE PROPOSTA
Aps a leitura do texto, discuta a seguinte questo:

Como o modelo "Amway" impacta o comportamento dos seus participantes? Destaque aspectos e suposies no escritas ou destacadas no modelo.

2. DISCUSSO
Cetrulo Neto (2001) retrata, ao abordar sobre a estrutura de

funcionamento da Amway no mundo, o marketing de rede, estratgia atravs da qual a empresa faz referncia aos valores que o indivduo coloca em objetivos de sucesso profissional e lucratividade, em detrimento aos valores que deposita na amizade, em graus de parentesco, tomado por uma srie de ideologias e valores religiosos (no sentido de crenas do indivduo). Pode-se afirmar que tal modalidade de marketing trabalha em especial os fatores psicolgicos do indivduo, haja vista que estes alimentam a crena que em termos prticos pode ser facilmente falseada de que eles podero aumentar seu status quo dentro da hierarquia multinvel da Amway. O sistema em questo remunera o indivduo a partir de valores percentuais incidentes sobre o somatrio de rentabilidade nas vendas provenientes s atuaes pessoais e de seus iniciados ao negcio, bem como os iniciados destes e assim, por conseguinte, existindo ainda algumas posies de prestgio dentro da hierarquia estabelecida. Tais posies fazem referncia a pedras preciosas tais como esmeralda, rubi, diamante, diamante duplo, dentre outras que, proporcionam a iluso de galgar posies elevadas em castas sociais. Inicialmente a rentabilidade mnima e, nesta ocasio, familiares e amigos muitas vezes cobram o indivduo realidade e s probabilidades quase nulas de sucesso em tal empreitada. No entanto, face ao estado de sintonia latente com a ideologia pregada, ocorre uma aceitao da definio pregada pela Amway de que estas pessoas so negativas e de que, ouvi-las, trar malefcios s perspectivas almejadas. -2-

Sem contar que, em tal processo, o indivduo realiza altos investimentos nos seminrios, eventos e congressos com o intuito de pregar que o esforo leva conseqente vitria e, apresentar relatos de quem alcanou altas posies no sistema piramidal, cujas bases so extensamente largas porm o topo bastante restrito. Logo, pode-se inferir que o tipo de ao promovida por tal sistema retrata claramente os resultados do capitalismo em nossa sociedade, cuja forma de manuteno acentuada pela distribuio desigual de renda, de forma que, para que poucos tenham muito, faz-se necessrio que muitos tenham pouco e trabalhem com a iluso de que podero alcanar o topo. Tal situao, extremamente contraditria, confere validade aos moldes capitalistas da economia, agregando recursos custa da ignorncia de grupos de indivduos.

3. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CETRULO NETO, Francisco. A AMWAY: uma sociabilidade s avessas. In: DINCAO, Maria Angela (Org.). O Brasil no mais aquele... mudanas sociais aps a redemocratizao. So Paulo: Cortez Editora, 2001. Pg. 311-324.

-3-

You might also like