You are on page 1of 10

Boletim Esperana

Informe de Estudos Espritas, RJ, Ano II, N. 16 EDITORIAL


Ol, amigos leitores! Aqui vai nossa saudao cheia de entusiasmo. E no para menos, afinal, estamos em nosso segundo ano de atividades e, cada vez, nosso Boletim vai enriquecendo mais. Isto, graas efetiva colaborao de todos vocs, os que leem e os que colaboram com seus artigos e preciosas informaes. Gratido pouco. Desejamos um mundo de felicidade e paz a todos, pedindo, com carinho, que continuem a prestigiar nosso Boletim. Quem desejar receber os exemplares do primeiro ano, encadernados em produo primorosa, entre em contato com a nossa Livraria e encomende essa doce lembrana. Agora, aproveitem a boa leitura, um abrao e at o prximo,

AGOSTO, 2010

NESTE BOLETIM
Capa
EDITORIAL GOTAS DE AMOR DE ANDR LUIZ

A EQUIPE

Pgina 02
GERALDO GUIMARES, MEU PAI COLUNA DO CAMINHO

Pgina 03
MENSAGEM DO MS LVIA E O CORO INFANTIL DA UFRJ

Pgina 04
UM ANO SEM A NOSSA AMIGUINHA CARTA-CANO DO EXLIO ANIVERSARIANTES DO MS DATAS IMPORTANTES UNIFICAO

Pgina 05
DR. GAMARRA NA ADEFA REABILITAO DA ESPANHA PERGUNTE AO DR. ESPERANA TORCER SEMPRE, DESEQUILIBRAR JAMAIS

Pgina 06
SER QUE EDUCAR FICOU DIFCIL? PROJETOS ILUMINATIVOS

Pgina 07
RECORDANDO JUVANIR BORGES DE SOUZA

Pgina 08
LIMPEZA PROFUNDA O CONHECIMENTO DE SI MESMO PROGRAMAO DO DIVALDO NO RIO

Pgina 09
O HORIZONTE RECOMENDAO AOS ESPRITAS

GOTAS DE AMOR DE ANDR LUIZ


Nos momentos graves. No delibere apressadamente. As circunstncias, filhas dos Desgnios Superiores, modificam-nos a experincia, de minuto a minuto. Seja comedido nas resolues e atitudes. Nos instantes graves, nossa realidade espiritual mais visvel. Nos compromissos de trabalho, em hiptese alguma, devemos desvalorizar o esforo dos colegas, pois sabotar o trabalho alheio ser sempre deteriorar o nosso prprio interesse.

Pgina 10
DIVULGAO DO SEMINRIO SINGELA HOMENAGEM EXPEDIENTE PROGRAMAO DA CASA PROJETOS INFANTO-JUVENIS

Crnicas de famlia um programa apresentado por Ana e Anete Guimares, sendo recomendado para toda a famlia, por abordar temas e casos diferenciados, sempre relacionados convivncia familiar, com orientaes para a soluo de eventuais conflitos.

Boletim Esperana Pgina 1

GERALDO GUIMARES, MEU PAI


Tenho muito orgulho de dizer isso. A sua importncia para mim foi aprendida depois que virei pai. Somos um escudo protegendo um pequeno reino de amor. Somos fortes, somos segurana e por que no dizer ricos, mgicos, incrveis? Para nossos filhos, podemos tudo. Meu pai era especial, sentia sua fora quando me protegia, com a palavra certa, o carinho e a disposio incansvel em filtrar os problemas do mundo, tornando nosso lar um porto seguro. Mesmo depois que sa, ele continuou sendo um sol e nunca deixei de orbit-lo, de ganhar seu calor, seu abrigo, meu amigo. Sempre presente, nas pequenas coisas, tudo era simples: no existiam questes sem respostas. Hoje eu sei que ele no era um heri invencvel. Sei que as coisas no eram to simples assim, ele no era rico ou mgico. Descobri isso depois que virei pai. A vida muito difcil e os problemas no se acabam, mas meus filhos no pensam assim. isso que aprendi com meu pai. Sou o conhecimento, o carinho, a fora, o amigo. Falta ainda ter seus cabelos brancos, s estou na metade do caminho, tenho muito que trabalhar, sofrer e suar, ser av, mas continuar sendo pai. Sou um filho abenoado, pois j ouvi pessoas falarem mal de seus pais. Era difcil entender para quem tinha uma nica concepo desta palavra, pai. Obrigado por tudo! Para muitos, o Sr. foi um grande homem, para mim, foi mais que isso. Foi meu pai.

COLUNA DO CAMINHO
HOMENAGEANDO CHICO XAVIER
O centenrio de nascimento de Chico Xavier foi marcado por uma comemorao fraterna, instrutiva e tocante. Ocorreu no Centro Esprita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, fundado pelo mdium e edificado no mesmo espao onde se localizava a casinha em que nasceu Francisco Cndido Xavier. Na oportunidade, foi inaugurado, anexo ao Centro, o Memorial do Luiz Gonzaga.

O REGRESSO DE JUVANIR BORGES


No ltimo dia 05 de junho de 2010, regressou Ptria Espiritual Juvanir Borges, responsvel por inmeras aes, quando na presidncia da Federao Esprita Brasileira, tendo-se dedicado, especialmente, Revista Reformador, bem como escrita de obras esclarecedoras editadas pela FEB. Ao querido irmo Juvanir, nosso afeto e o eterno reconhecimento por tudo que nos legou.

Marcelo Guimares

AUTISMO TEM JEITO. ACREDITE! Estamos envidando esforos para que cada vez mais pessoas, familiares e simpatizantes da causa tomem conhecimento de nossas aes e participem. Como eu gostaria que pais e familiares por todo o pas tomassem a mesma iniciativa, ou seja, procurassem o Ministrio Pblico e fizessem denncia de que: 1- No existe DIAGNSTICO PRECOCE PARA AUTISMO NA REDE PBLICA DE SADE; 2- No existe TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR na rede pblica para os autistas, pois o CID 10 e DSM IV, em sua ltima reviso, classificou o autismo como Transtorno Invasivo (Global) do Desenvolvimento, logo, o autismo deixa o grupo das doenas da Sade Mental, e 3- No existe acompanhamento para os familiares. Faa dessa uma causa sua tambm! Participe! Os autistas esperam por sua atitude!
Ulisses da Costa Batista (pai do Rafael, 13 anos)

MARCIA ALVES ENTRE NS


Estamos felizes por receber nossa articulista da Blgica, Marcia Alves. Ela far uma exposio doutrinria na sede do Caminho, no dia 10 de agosto. Comparea.
Confira nossa programao na pg. 10 deste Boletim.

Boletim Esperana Pgina 2

ramosfelizes, como felizes eram as oportunidades de

ouvir o nosso mais fluente orador. Sorriso fcil e presena agradvel em qualquer ocasio, ele sempre soube orientar com o aconselhamento gentil. Houve dia em que desafiado a fazer um discurso sobre uma cadeira no se fez de

Na noite de 28 de julho de 1971, no canal 4, TV Tupi de So Paulo, o mdium Francisco Cndido Xavier preciosa lio aos candidatos oratria, demonstrou foi colocado ante as cmeras pelo apresentador Almir Guimares, que fez a apresentao dos jornalistas que iam entrevist-lo: J. Herculano Pires, Joo de Scatimburgo ecomo jornalistas da equipe: Helle Alves, Reali mesmo outros possvel tornar interessante uma palestra, Jr. e Saulo Gomes. sobre o mais improvvel dos temas. Geraldo Guimares, Chico Xavier agradeceu os elogios sua pessoa e afirmou que responderia s indagaes confiado no Esprito Emmanuel, o seu guia espiritual, que iria orient-lo. mais ilustre colaborador do nosso Boletim, partiu no dia 11 As perguntas dos jornalistas e professores foram de janeiro, deixando-nos, ade temas pouco mais tristes e as mais abrangentes, todos, um como a Era de Aqurios; a Psicografia, os quatrocentos autores que escreveram de sua companhia. Ainda h uma esperana nesse por ele; Homossexualismo e as perturbaes rfos sexuais; a Criao da Vida em tubo de ensaio; Umbanda e os Navios Nagreiros; Judas, traidor ou missionrio; Se Caminho, pois o reencontro a Cremao; Vida o Esprito pode renascer como homem ou como mulher; Operaes pelo mdium Jos Arig;certo. Sentidosa com o fora da Terra; a Vida no planeta Marte. ocorrido, desejamos externar nossa profunda gratido e Aps 2 horas e 45 minutos de programa, pediram-lhe que fizesse uma psicografia diante das cmeras. E amizade eterna. Que Deus o acompanhe e o ampare nessa o Chico psicografou um soneto, um primoroso alexandrino da autoria do Esprito Cyro Costa, uma sntese dos nova etapa de sua existncia. Muito obrigado por tudo! temas abordados no encontro. Um momento especial se deu quando o Pastor Manoel de Melo perguntou em seu nome e no de 4 mil pregadores: Se h reencarnao, como foi possvel que Ado e Eva, criados por Deus, tivessem 3 filhos Caim, Equipe do Boletim Esperana Abel e Seth? Esses Espritos no existiam. Chico lembrou que o captulo IV do livro Gnese, de Moiss, nos versculos 16 e 17, informa que Caim, depois de matar Abel, foi para uma terra chamada Nod, onde desposou aquela que seria sua esposa e teve com ela uma grande descendncia. E o mdium Chico Xavier afirmou que os textos bblicos, s vezes, so cdigos que precisamos estudar mais. Suas respostas foram altamente reveladoras e, entre elas, afirmou que os Espritos sugerem, para a cremao de corpos, que se deve esperar, pelo menos, 72 horas. Ao Brasil, aquele homem humilde, ao mesmo tempo uma enciclopdia viva, acenou com novas esperanas, abrindo um portal dimensional abenoado, onde as sombras da morte se diluram e a nao brasileira aceitou, com tranquilidade, aquele verbo singelo e to revelador, anunciando a imortalidade da alma, a vida no mundo espiritual, a reencarnao e a excelncia do amor, trazendo Jesus e Kardec convivncia humana como verdades irrefutveis. Chico Xavier e o Pinga-Fogo foram verdadeiramente um marco no jornalismo brasileiro.

rogado, e, em

Geraldo Guimar es
*GUIMARES, Geraldo Rodrigues. Pinga-Fogo: um marco no jornalismo brasileiro. Revista Despertar Esprita, Rio de Janeiro, Lar Fabiano de Cristo, Informativo mensal, ano 5, n. 58, abr. 2008.
LVIA E O CORO INFANTIL DA UFRJ
No dia 25 de julho, tivemos a satisfao de apreciar o Coro Infantil da UFRJ, sob a regncia da professora Maria Jos Chevitarese, aliado ao piano de Claudia Feitosa, ao apresentar obras de Ernani Aguiar, Villa-Lobos e Ary Barroso, na Igreja da Candelria, no centro do Rio de Janeiro. Esse evento, referente XVI Temporada do Festival de Corais Infantis, contou tambm com a participao do Colburn Childrens Choir, da Escola de Artes Colburn, da Califrnia, Estados Unidos. Ambos os coros, no ambiente primoroso, se mostraram, dentro do rigor tcnico, somando criatividade ao entusiasmo infantil. E em primeiro de agosto, o belssimo Coro da UFRJ esbanjou talento, quando conduziu a plateia do Theatro Municipal ao reino dos contos infantis, apresentando a pea A Festa no Cu, de Ernst Mahle, com narrao do ator Arthur Varella, e a cantata O Menino Maluquinho, de Ernani Aguiar, em homenagem ao artista grfico Ziraldo, l presente. Nossa talentosa Lvia Laucas brilhou entre os componentes desse lindo Coro, criado pela maestrina e querida professora da Escola de Msica Zez que recebeu calorosos elogios da crtica especializada, por ocasio dos recentes concertos realizados em Buenos Aires, durante as comemoraes oficiais do Bicentenrio da Independncia da Argentina. A Candelria e o Theatro Municipal, templos da arte nacional e estrangeira, abrigando aquelas vozes infantis, trouxeram-nos memria as palavras de Lon Denis: A beleza um dos atributos divinos. Deus colocou RIGADO GERALDO nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admirao, s vezes de entusiasmo (O Espiritismo na Arte, p. 7). Giannina

UM ANO SEM A NOSSA AMIGUINHA

Boletim Esperana Pgina 3

Vera Lcia Conceio Personagem singela Marcou nosso corao Como o pincel que enfeita a tela. Conversava com as plantinhas No brech que ela cuidava Vendia lembrancinhas E sorrisos espalhava. Esse ser o primeiro feiro Aps a sua partida Ela no nos deixou na mo Continua nossa amiga. Um ano j se passou Sem a nossa amiguinha Sentimos, como todos, Falta da nossa Verinha.

DATAS IMPORTANTES DO MS DE AGOSTO

01/08/1865 Publicao de O Cu e o Inferno, de Allan Kardec. 04/08/1969 Desencarna, em Niteri, Carlos Imbassahy. 15/08/1952 Inaugurada a Manso do Caminho na Bahia. 16/08/1886 Bezerra de Menezes, durante uma conferncia exps publicamente, pela primeira vez, sua f no Espiritismo. 17/08/1885 A FEB inicia suas conferncias pblicas no Rio. 29/08/1831 Nasce em Riacho do Sangue, CE, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o Mdico dos Pobres. Por duas vezes, foi Presidente da Federao Esprita Brasileira. Desencarna no dia 11 de abril de 1900, no Rio de Janeiro. 28/07/1890 Na Inglaterra, em reunio de efeitos fsicos, com a mdium Elizabeth D'Esprance, materializa-se um lrio dourado, com 7 ps de altura, estando presentes vrios cientistas, entre os quais o prof. Alexandre Aksakof.

CARTA-CANO DO EXLIO
Daqui eu vejo montanhas com neve no cume. Embora haja tanta neve l em cima, aqui embaixo faz um calor considervel. Ainda no como o dessa minha terra que tanto amo. Aqui no tem como ir ao Grand Salt Lake e pensar que se est no Arpoador. Nem mesmo minha ida montanha do Snowbird fez com que eu me sentisse nas serras do Estado do Rio de Janeiro. No existem comparaes, no existe diviso de amor. Eu amo esse lugar da e pronto, nada vai fazer com que eu mude de ideia. Nem mesmo a violncia, que nos faz ter medo de sair de casa, nem mesmo os dias muito quentes, nem as chuvas que fazem com que a Cidade pare, principalmente na Praa da Bandeira (Brasileira, Salve! Salve!). Eu tenho muito amor por essa terra! Saudade sinto de cada desaforo no trnsito, mesmo voc estando certo e o outro, mal-educado, estando completamente errado. Saudade sinto dos tempos ruins com falta de dinheiro, das interminveis notcias ruins sendo trazidas pelos ncoras dos jornais de TV. Saudade de ver o Pr-do-Sol sentado nas pedras do Arpoador. Saudade de tomar banho de chuva depois de um dia quente. De sentir o cheiro desse clima tropical, misturando maresia com o cheiro das nossas florestas. Temos muito para falar dessa Terra Brasil, dessa Terra Rio de Janeiro. Ah! minha terra, que me traz lembranas dessa famlia linda que tenho! Se pudesse, uniria a todos ao redor da mesa, num momento nico que no trago na lembrana. Talvez somente as fotos falem por si. Faz muito tempo que fomos nos dispersando, agora estamos aqui, outros l, e poucos realmente naquela casa que muitas alegrias sorrimos e tristezas tambm tivemos. Mas era a nossa casa! A minha casa. Falo agora daqueles que no levam meu nome, porm que so mais que famlia. Amigos que fomos cativando, amigos que me cativaram. Guardo todos na lembrana e com amor que sinto, espero que um dia nos possamos reencontrar. Aqui vou indo bem, sonhando um dia em voltar e ter todos vocs, que fazem parte dessa minha famlia seleta. Amo a todos vocs. No deixem de amar tambm essa nossa Terra preciosa. No somente por sua beleza, mas por sua magia que encanta a todos. Que venham dias ensolarados seguidos de chuva no fim da tarde e que todos possam ir para as ruas olhar para o cu e, com rostos molhados, possamos gritar interna ou externamente: sou abenoado por ter essa chuva que lava a alma e mata a sede de muitos. Obrigado pelo seu carinho e amor. Fiquem com Deus, assim como eu.
Allan Laucas Pereira

UNIFICAO
O servio da unificao em nossas fileiras urgente, mas no apressado. Uma afirmativa parece destruir a outra. Mas no assim. urgente porque define objetivo a que devemos todos visar; mas no apressado, porquanto no nos compete violentar conscincia alguma. Mantenhamos o propsito de irmanar, aproximar, confraternizar e compreender, e, se possvel, estabeleamos em cada lugar, onde o nome do Espiritismo aparea por legenda de luz, um grupo de estudo, ainda que reduzido, da Obra Kardequiana, luz do Cristo de Deus. Ns que nos empenhamos carinhosamente a todos os tipos de realizao respeitvel que os nossos princpios nos oferecem, no podemos esquecer o trabalho do raciocnio claro para que a vida se nos povoe de estradas menos sombrias. Nenhuma hostilidade recproca, nenhum desapreo a quem quer que seja. Allan Kardec, nos estudos, nas cogitaes, nas atividades, nas obras, a fim de que nossa f no se faa hipnose, pela qual o domnio da sombra se estabelece sobre as mentes mais fracas, acorrentando-as a sculos de iluso e sofrimento. Seja Allan Kardec no apenas crido e sentido, apregoado ou manifestado, a nossa bandeira, mas suficientemente vivido, sofrido, chorado e realizado em nossas prprias vidas. Sem essa base difcil forjar o carter esprita-cristo que o mundo conturbado espera de ns pela unificao. Ensinar, mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar; reunir, mas alimentar. Somente aqui, na vida espiritual, vim aprender que a cruz de Cristo era uma estaca que Ele, o Mestre, fincava no cho para levantar o mundo. E para dizer-nos em todos os tempos que nada se faz de til e bom sem sacrifcios, morreu nela. Espezinhado, batido, enterrou-a no solo, revelando-nos que esse o nosso caminho o caminho de quem constri para Cima, de quem mira os continentes do Alto. indispensvel manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos polticos, sem profissionalismo religioso, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitrios. Respeito a todas as criaturas, apreo a todas as autoridades, devotamento ao bem comum e instruo do povo, em todas as direes, sobre as Verdades do esprito, imutveis, eternas. Amor de Jesus sobre todos, verdade de Kardec para todos. Em cada templo, o mais forte deve ser escudo para o mais fraco, o mais esclarecido a luz para o menos esclarecido, e sempre e sempre seja o sofredor o mais protegido e o mais auxiliado, como entre os que menos sofram seja o maior aquele que se fizer o servidor de todos, conforme a observao do Mentor Divino. Sigamos para a frente, buscando a inspirao do Senhor.

(Salt Lake City Utah USA)

ANIVERSARIANTES DO MS
14/08 - Ana Beatriz Trindade 15/08 - Julia Solino 15/08 - Pedro J. Laucas 20/08 Dona Helena

Bezerra de Menezes
__________________________

21/08 - Thiago Guimares 31/08 - Tlio Laucas

FEDERAO ESPRITA BRASILEIRA. Equipe da FEB [sob coordenao de Juvanir Borges de Souza]. Unificao. In: Bezerra de Menezes ontem e hoje. Rio de Janeiro: Federao Esprita Brasileira, 2000 (Trechos da mensagem).

Boletim Esperana Pgina 4

DR. GAMARRA NA
No dia 24 de julho, tivemos o prazer de receber, na Associao em Defesa do Autista ADEFA, para palestra e orientao de pais de autistas, o Dr. Javier Salvador Gamarra, mdico homeopata e oncologista de Curitiba, PR, que vem tratando de autistas com expressivo sucesso. Trabalhou com os pais e profissionais da ADEFA o que chama de visualizaes teraputicas e deu atendimento a vrias crianas autistas atravs de seus pais ali presentes. Foi grande a satisfao de todos ao sermos presenteados com a dedicao e a boa vontade do gentil mdico que, abraando a causa, se dispe a contribuir para que os autistas sejam tratados dignamente, atravs do apoio a seus familiares. Dr. Gamarra voltar a nos visitar em agosto, deixando claro seu contentamento por ter conhecido a ADEFA, tecendo louvores s mes ali presentes pelos seus esforos em melhorar a qualidade de vida de seus filhos, demonstrando estarem atualizadas com os estudos sobre autismo. Agradecemos profundamente boa vontade de nosso querido Dr. Gamarra que aqui esteve, deixando sua cidade, sem cobrar uma nica consulta, um nico centavo de quem quer que seja. Que Deus o conserve assim e lhe conceda paz e luz sempre!

PERGUNTA DA REGINA CELIA: H registros de comportamentos semelhantes entre filhos abandonados e os pais que sequer conheceram. possvel atribuir essa semelhana carga gentica?

Berenice Piana de Piana


Diretora Administrativa da ADEFA Colaboradora do Grupo Esprita Caminho da Esperana

Prezada companheira, as teses materialistas como a gentica comportamental e, antes dela, o determinismo gentico, consideram razovel crer que um gene implica fatalmente determinado comportamento. Permanecero em erro porque se recusam a cogitar sobre a possibilidade de reencarnao, mesmo em carter emprico, com o cunho investigativo e despido de preconceitos, como fazem os verdadeiros cientistas. O Espiritismo explica essa semelhana apontando como causa a sucesso de existncias, nas quais alguns espritos, por afeio, simpatia e semelhana de tendncias, se aproximam e passam, a partir de ento, a optar por pertencer a uma mesma famlia, para juntos trabalharem pelo mtuo adiantamento, o que lhes ser facultado sempre que conveniente para suas programaes reencarnatrias. A prolongada convivncia, em diferentes oportunidades, os aproxima de tal forma, que a afinidade, que j existia, se aprofunda a ponto de criar entre eles uma identidade, que pode se manifestar nas formas mais diversas.

REABILITAO DA ESPANHA
A magistral obra Atualidade do pensamento esprita, que vem sendo estudada minuciosamente s quintas-feiras, no Caminho da Esperana, tem, no seu bojo, as nuances da Nova Era. A viso que nos d Vianna de Carvalho juntamente com outras Nobres Entidades, quando examinam a atual sociologia, acenam aos novos tempos. Corroboram o pensamento do Cristo de que tudo que ligares na Terra ser ligado nos Cus. A perspectiva de melhoria da Humanidade surge em vrios setores. Os jornais do mundo inteiro acabam de noticiar que a Espanha Continental, aps 1 ano e 8 meses de acalorados debates, aboliu as touradas. O sonho teve incio em 2004, quando a cidade de Barcelona se autoproclamou a primeira cidade antitaurina da Espanha. Apesar dos protestos dos aficionados da chamada cultura espanhola, o Parlamento entendeu que o homem clama por respeito pelo meio ambiente, incluindo os animais. As touradas, antes vistas com glamour, no tm mais sentido. O mundo mudou muito e o princpio de humanidade grita mais alto, mostrando a decadncia do pensamento primitivo, ao sacrificar animais para o deleite das pessoas. O livro em questo reala a evoluo como inevitvel, por fazer parte dos mecanismos da vida, e a sociedade terrquea j iniciou este novo ciclo. A Espanha, responsvel por tantas dores, durante o tempo inquisitorial, projeta-se para a reconstruo do mundo. Este mais um passo para o futuro promissor da destinao da Terra. Abaixo as touradas! Viva os touros!

TORCER SEMPRE; DESEQUILIBRAR-SE JAMAIS


A opresso da realidade, em um mundo materialista como o nosso, costuma exigir uma cota de sucessos como compensao. Quantos de ns no planejamos uma srie de realizaes que a vida, ou a maneira como a conduzimos, cuidou de afastar? Em nossa vida profissional, afetiva, familiar, intelectual e em tudo mais, o sucesso nos move e as frustraes nos congelam. A cada sonho perdido, a combusto interna provocada pelas conquistas diminui. H pessoas que andam por a como as fbricas inativas de antigamente, com o Fogo Morto. Dificilmente se animam seno artificialmente, custa de lcool ou drogas. Comodista, o frustrado tende a buscar formas de compensar as conquistas no alcanadas. Alterar o estado de conscincia para experimentar a sensao de felicidade, ainda que ilusria, alivia, mas no resolve o problema, pois no ataca sua causa. Se o que fao no me torna feliz, irei me consorciar a um grupo que divida comigo os sucessos que obtiver. A cada vitria, o grito explode na garganta, como se o mundo fosse acabar no dia seguinte. Algum alheio aos encantamentos do esporte estranharia to passional reao diante da glria alheia, pois no sabe que pelo berro de gol escapam as frustraes da vida cotidiana. O emprego ruim, a roupa puda das crianas, o dinheiro que pouco, a mulher insatisfeita, o patro mal educado, o nibus que passa no ponto sem parar, o policial que desrespeita ao abordar, o ladro que leva o pouco que se tem, a justia que, alm de cega, fica surda e muda de vez em quando. Na hora que a bola atravessa as linhas do gol e atinge o fundo da rede, tudo isso some, afinal, somos campees, e que essa alegria seja infinita enquanto durar. Encontrei, h pouco tempo, com um amigo e, ao lhe perguntar como estava, ele respondeu: explodindo de felicidade, afinal meu time ganhou o estadual. Parece contraditrio, mas ao prosseguir na conversa soube que a vida andava sendo madrasta para com ele e, segundo seu entendimento, sua nica fonte de felicidade atualmente eram as comemoraes regadas a muito lcool nas vitrias do time escolhido. O que devia ser um detalhe em sua vida ocupava agora o lugar de destaque. Se lhe pedissem para falar sobre ele, com certeza diria: sou flamenguista. No diria ser brasileiro, engenheiro, formado na PUC, filho da Dona Lenir e do Seu Alberto, marido da Bruna, primo do Ricardo, nem sequer diria que era pai da Sofia. Torcer para o time favorito saudvel enquanto o equilbrio mantido, isto , comemore sempre mas no se descontrole jamais. Mantenha a serenidade sempre. Lembre-se que suas escolhas dizem mais sobre voc do que seus discursos.

Vanessa Bianca

Boletim Esperana Pgina 5

Rafael Rodrigues

SER QUE EDUCAR FICOU MAIS DIFCIL?


Ousarei expor aqui a mais importante, a maior, a mais til regra de toda a educao. no ganhar tempo, mas perd-lo. Jean Jacques Rousseau

PROJETOS ILUMINATIVOS*
As sombras densas, que parecem teimar, em predomnio na conscincia cultural da Terra, lentamente cedem lugar s claridades novas, que ensejam a compreenso profunda do homem na sua realidade intrnseca e gloriosa, a um passo da sua destinao triunfal. ........................................................................................................... A fim de dar prosseguimento ao elevado mister de libertar o homem das suas paixes primitivas, fazem-se necessrios projetos iluminativos que atualizem os conceitos imortalistas, face extraordinria contribuio das Doutrinas cientficas contemporneas. ........................................................................................................... Os anteriores investigadores psquicos dos fenmenos paranormais, em variadas reas, abriram portas, antes, para a comprovao do ser integral esprito, perisprito e corpo agora se encontrando, de retorno, com os instrumentos da informao e da f esprita, para enfrentar com segurana o cepticismo, a crueldade, a indiferena, a desonestidade e os seus famanazes, que corrompem o indivduo e perturbam a marcha do progresso da humanidade. Apesar de adestrados para as tarefas do momento, surgem-lhes graves dificuldades que devem ser superadas, constituindo desafios-problemas. O amor ao ideal e a abnegao, que eliminam a presuno e o despotismo, dar-lhes-o foras e valor moral para os enfrentamentos externos e a autossuperao da inferioridade e dos atavismos negativos. Sero caracterizados pelo esprito de servio, pelo interesse sadio dos resultados dos trabalhos, colocados no campo de batalha por escolha pessoal, aguardando a certeza do triunfo que lhes chegar. ........................................................................................................... At esse momento, cabe aos verdadeiros obreiros do Senhor a tarefa de autoiluminao e constante investigao, que demonstre e confirme a excelncia da vida, num comportamento tico pela verdade, que favorece com estmulos superiores a ecloso e a vigncia do amor nos coraes. Lutas e sofrimentos surgiro, no poucas vezes, no somente no campo externo de atividades, mas, e sobretudo, na vida ntima, onde se homiziam os grandes inimigos da evoluo espiritual. Reconfirmando a imortalidade e as suas vrias expresses, na comunicao dos Espritos e na reencarnao, estes valores impregnaro a criatura senciente, que alterar o seu comportamento abraando os postulados apresentados e vividos por Jesus, instalando-se na Terra o reino de Deus, pelo qual todos anelamos. Investiguemos, estudemos, discutamos, de mente aberta Verdade, sempre dispostos a abraar as conquistas da Cincia, realizando a sua aliana com a Religio, e, tornando o Espiritismo a verdadeira ponte entre as duas, o divulguemos com ardor, vivendo-o no dia-a-dia da existncia como cristos legtimos que pretendemos ser.

A cada dia, aumenta o nmero de pais que procuram consultrios de psicologia ou livros para educar os filhos. Tambm muito comum encontrarmos professores queixando-se do comportamento de seus alunos e da dificuldade de conseguir a ateno deles. Os saudosistas costumam dizer que bons eram os tempos antigos, pois o professor era valorizado e respeitado. Ser que educar ficou mais difcil? O que est acontecendo? Segundo os especialistas em comportamento, muitas mudanas ocorreram no desenvolvimento das crianas, mas elas no aconteceram de uma hora para outra. O interesse das crianas foi se modificando juntamente com as mudanas sociais e facilidades trazidas pelo acesso televiso, aos jogos eletrnicos, ao computador e, principalmente, Internet. Podemos acrescentar as necessidades econmicas que obrigam os pais a trabalharem fora. A maioria reclama que no tem tempo e, quando tem, quer usufruir, deixando os filhos aproveitarem o tempo da forma que eles quiserem. Segundo pesquisa com pais e mes de crianas entre 6 e 12 anos, de todas as regies do Brasil, entre as dez atividades mais prazerosas, brincar com os filhos aparece em quarto lugar. Eles preferem assistir TV, ouvir msica e passear. Apenas 14% tm conscincia de que as brincadeiras so importantes aliadas no desenvolvimento infantil. Para 51%, a principal funo de brincar "deixar as crianas mais felizes". Infelizmente, a nossa sociedade acha que brincar perder tempo ou s serve para divertir. Ela no consegue enxergar os benefcios. Os adultos desvalorizam as brincadeiras por acharem que no ensinam. Esto preocupados com o futuro de seus filhos e pensam que os contedos escolares so os mais importantes. Muitos pais acreditam que educar desenvolver habilidades. Acontece que alguns professores tambm no valorizam as brincadeiras como parte do aprendizado. Eles estudam o desenvolvimento infantil, graas s descobertas da psicologia, mas ignoram sua prtica. A concluso de que a educao oferecida pelos pais e professores no mudou, s que as crianas no so mais as mesmas. Isso explica a desarmonia entre educador e educando. Os alunos no se concentram, no tm prazer em aprender e so ansiosos. Com isso, pais e professores perdem a capacidade de influenciar o mundo psquico das crianas e dos jovens, causando esse descompasso. preciso uma metodologia diferenciada para envolver essas crianas e esses jovens de pensamento acelerado e ansiedade exagerada. claro que o antigo modelo no funciona mais. A velocidade de pensamento das crianas de hoje bem maior do que era ontem. Os pais e educadores precisam ser criativos e abertos a propostas compatveis com o novo contexto. Falta tambm, no lar, uma abertura maior para trocar ideias, contar e ouvir histrias e realizar saudveis discusses sobre os mais diversos assuntos. Nos lares de hoje, quase no se conversa. H mais instrues, recomendaes, reclamaes e imposies do que dilogo. A tarefa maior dos pais mostrar aos filhos o sentido da vida, porque esto nesse mundo, nessas condies, nessa famlia. Isso exige disponibilidade e responsabilidade, acima de tudo.

Joanna de ngelis
______
*NGELIS, Joanna de (Esprito). [psicografia de Divaldo Pereira Franco] Projetos iluminativos. In: Momentos de harmonia. Salvador, BA: Livraria Esprita Alvorada, 1992. (Trechos da mensagem). p. 64-70

Eugenia Maria Pinheiro Ramires

Boletim Esperana Pgina 6

RECORDANDO JUVANIR BORGES DE SOUZA


Muitos se preocupavam com o comeo dos jogos da Copa Mundial de Futebol, assistindo pela TV aos jogadores no Sul da frica, naquele friorento dia dos namorados, 12 de junho de 2010. Pessoalmente, a mim me preocupava mais a prxima cirurgia de alto risco a que, em breves semanas, se submeteria a esposa querida, Neli. Eis que, pouco depois das 13h, porta de um mercado, onde comprava legumes, um ex-aluno (Ubiracy), hoje atuante membro do Santurio Frei Luiz, em Jacarepagu (RJ), mdico ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, diz-me que o Juvanir Borges de Souza tinha desencarnado h algumas semanas. Fiz rpida retrospectiva no tempo. Abril de 1984, desencarnava Deolindo Amorim. Dei-me pressa, com auxlio da esposa (no gosto da palavra viva), Dona Delta dos Santos Amorim, da Dona Zilda Alvarenga e do Enas Dourado, em reunir em livros algumas das abundantes colaboraes do velho baiano em peridicos do Brasil e de Portugal, o que foi, a meu ver, uma forma de homenage-lo. E assim, com o apoio sempre da Neli, entraram em cena a EME (Editora Esprita Mensagem de Esperana), a Federao Esprita do Paran e a turma de Vila Velha (ES), ao tempo do Jlio Csar Grandi Ribeiro, a quem conheci na semana esprita de Maca, em 1963, ao tempo do Dalmir (a quem no conheci ainda). Quer dizer, Casa Esprita-Crist. Dezembro de 1992, mando carta para o Juvanir. Respondeme ele em maro do ano seguinte. Esteve retido ao leito longo tempo, aps extrair uma pedra dos rins, da o atraso postal, altamente compreensvel. Maro de 1993, eu me vejo numa segunda-feira, mais ou menos 10 da manh, no departamento editorial da FEB, reencontrando amigos, como o Lauro S. Thiago, o Jos Salomo, o Alberto Nogueira da Gama, o Agadyr Teixeira Torres. Conheci, ento, o Zus Wantuil e o Juvanir. Ao ento presidente da FEB, passo umas 150 laudas mal datilografadas sob o ttulo de Anlises Espritas, com a papelada passada em cartrio pela Dona Delta, permitindo a edio da obra. Advogado prudente, Juvanir diz que a FEB tentaria iguais papis dos demais herdeiros. Para agilizar o processo, pego o pio unha. Saio de So Cristvo e vou a Ipanema, pois ali estava de passagem a filha Rosa, que morava em Havana, esposa do nosso diplomata poca em Cuba. E no mesmo dia, envio cartas para o mais velho, Paulo Henrique Amorim, e para a caula, Marlia, estagiando na Frana. Obtive seus endereos com Dona Delta. Marlia manda-me a permisso, dizendo que l no existe burocracia de firma reconhecida, dando-me o endereo de uma prima, junto qual teria eu a informao aqui no Rio. Julho de 1993, veio a carta do Paulo Henrique Amorim desculpando-se da demora. Servia Rede Globo de TV e s ento, depois de viajar de um canto a outro daquele enorme pas, que lhe chegara a minha carta. Dava total permisso e dizia a mesma coisa da irm mais jovem. E me diz onde encontraria o cartrio para a assinatura dele. Deu-se um lance pitoresco: o tabelio, ao ver o nome do telerreprter, diz srio: o Paulo Henrique Amorim? Ento o senhor vai pagar em dlares amarro a cara e, mais feio do que j sou, resmungo: Em dlares, de jeito nenhum! Quem vai pagar em cruzados (sim, era o tempo do cruzado, do Jos Sarney) so os meus bolsos de sofressor, da rede oficial, xar!

Avancemos. Agosto de 1993, volto ao Juvanir que quer me reembolsar. Polidamente respondo-lhe: Pague-me lanando o livro at ontem. Ele sorri e abraame amvel. O livro entra na mquina, como se diz no jargo dos grficos, no sei se o mesmo se d agora com a tal de Internet, com a qual no me ajeito de jeito nenhum, embora saiba de sua utilidade para mim, que sou esperantista desde 1956, nos saudosos 14 anos de idade. Outubro, fao a reviso final e, exatamente em novembro, Dona Rbia me d dois pacotes, cada qual com 50 exemplares, um para distribuir entre amigos e o outro para Dona Delta dar o mesmo destino. No meu caso, o 1 exemplar para Neli e os filhos Celso e Silvana, o 2 para Dona Zilda e o 3 para o Roldo Tavares de Castro, irmo do Oli de Castro (coautor com Leopoldo Machado do hino Alegria Crist). Roldo, esse que sempre me divulgou livros na Amaznia, ao lado do Alencar. Bienal do Livro de 1997 no Riocentro. Volto a encontrar o Juvanir. E ele me diz ter a FEB feito um negcio da China: declara que a DPL comprara 50 mil exemplares de diferentes ttulos para distribuio FORA do meio esprita, o que sempre foi (e continua sendo) o meu maior anseio e a minha maior luta. No para catequizar, mas consolar e orientar. E a me fiz amigo do dono da Distribuidora Paulista de Livros, o Jos Carlos de Carvalho, que me lanou mais de 10 ttulos sobre temas atuais. A Distribuidora Candeia que o diga. Como gosto de escrever... Pelo Natal de 2002, mando-lhe um soneto de pernas para o ar. Explico-me melhor. Inspirando-me num soneto do poltico Augusto Frederico Schmidt, que li em 1959, no livro Lngua e Literatura, do Herbert Palhano, no meu 2 ano do Colgio Leopoldo, professora: a galega Ceclia Ledo, pus de incio os dois tercetos e, por fim, os dois quartetos, invertendo o poema fixo criado, dizem, por Petrarca, e cultivado por Cames, Bocage, Bilac e at Vincius de Moraes. Juvanir estranha em carta e em carta lhe digo: Desde a Roma dos Csares, aos artistas e aos poetas tudo permitido. Conhecedor de Latim, ele conhecia isso. 2009. Telefono para Laranjeiras, Rua Coelho Neto. Dona Yole diz que o esposo est doente. Espanto-me ao sab-lo com 93 anos e com infeco generalizada. Outro telefonema umas semanas depois. Mesma notcia. Agora... At breve, irmo.

Celso Martins
Celso Martins, carioca, nascido em 1942, escritor e jornalista esprita muito conhecido por seus escritos em jornais e revistas no Brasil e no Exterior, assim como por seus inmeros livros.

Boletim Esperana Pgina 7

LIMPEZA PROFUNDA
Quando a campainha tocou, Antnia, apressada, largou os
pratos e talheres que lavava e correu para atender. Abriu a porta para uma senhora de aparncia simptica e discreta. Antes que pudesse fazer a primeira pergunta visita, foi interrompida pela calorosa recepo promovida pela patroa. Abriu caminho para o afetuoso abrao entre as duas. Estranhou porque conhecia todas as amigas de Dona Slvia, e aquela, nunca vira antes. Curiosa, deu asas a um mau hbito antigo: ouvir as conversas alheias. Sentia-se culpada, mas no interrompia a vexatria prtica. Da cozinha, manteve a ateno na conversa e, sorrindo vitoriosa, exclamou: eu sabia! Da conversa, pudera ouvir a patroa reclamar que o ambiente em casa estava precisando de uma boa limpeza e indagar visitante como deveria faz-lo. Chocada, a pobrezinha concluiu que perdera o emprego. Decidiu ento ouvir aquela conversa de perto. Tomou em suas mos a bandeja do cafezinho que fizera, ainda h pouco, e seguiu rumo sala. Diante da interrupo que provocara na conversa das duas, tomou coragem e perguntou: Dona Slvia, a senhora no est satisfeita com o meu servio? Na limpeza diria, eu uso todos os apetrechos e produtos que a senhora compra. Percebendo a confuso da afobada funcionria, a patroa cuidou de acalm-la. Apresentou a visitante, Dona Ana, mdium de reconhecida capacidade e exemplar seriedade, alm do notrio conhecimento dos assuntos espritas. Explicou, ainda, que a amiga fizera aquela visita a pedido dela para verificar a situao vibratria da casa, em funo da recente crise familiar. Diante do olhar que misturava constrangimento, curiosidade e confuso, Dona Ana pediu licena e aprofundou a explicao. Quando em visita casa de algum, mesmo a pessoa mais polida acaba reparando na higiene do local. Por mais educados que sejamos, pisos sujos, tapetes ruos, paredes riscadas ou descascadas, poltronas com estofado manchado ou rasgado incomodam. Mas, h locais que, apesar das limitadas possibilidades materiais dos moradores, impressionam pela acolhida agradvel em funo do ambiente que conforta e alegra a todos que os visitam. H, por outro lado, lugares impecavelmente limpos, nos quais a atmosfera angustia sem nenhuma razo aparente. Meditando a respeito, entenderemos que ainda que nossos olhos no sejam capazes de enxergar, h no ambiente registros do padro vibratrio usual dos frequentadores encarnados. Se a mdia dos pensamentos usuais no lugar for de baixo teor, os desencarnados afins reconhecero o ambiente como familiar e propcio ao desfrute pretendido. Assim, so recebidos hspedes indesejados, os quais no abandonam o novo lar antes que os hbitos do proprietrio mudem, e assim se encerrem as perspectivas de usar e fruir dessa sintonia. No h, nas prateleiras dos supermercados, produtos adequados para esse tipo de limpeza, e no se engane, essa sujeira tem odor insuportvel e inunda o ambiente visvel aos mdiuns e desencarnados, capazes de perceber os vestgios fludicos que ali se acumulam. Para essa limpeza, o produto mais eficiente o esforo pela reforma ntima. Vigiar constantemente os pensamentos e lutar permanentemente para, se visitado pelas tendncias que deseja superar, perseverar e adotar uma nova postura. Esse o segredo para fazer limpezas mais profundas em sua casa. Espero ter ajudado, Antnia! - Dona Ana, muito obrigada. E eu que achei que sabia tudo de limpeza, hein! Vivendo e aprendendo. Regina Celia

O CONHECIMENTO DE SI MESMO
No dia 25 de julho do corrente, tivermos a grata satisfao de participar da palestra proferida pelo Doutor Javier Salvador Gamarra, sob o ttulo O Conhecimento de si mesmo. O ilustre homeopata, habitual palestrante em nossa casa e no meio esprita, discorreu sobre o tema com peculiar sensibilidade e apurada percepo, pautando a sua abordagem em dois questionamentos: Quem sou? Para onde vou? Props reflexes como forma de distinguir trs objetivos: aceitar os problemas; exercer a evangelizao da mente; sair da sombra. Dr. Gamarra ilustrou sua exposio com pertinentes citaes de fontes bibliogrficas, como O Cu e o Inferno (Allan Kardec), Primcias do Reino (Amlia Rodrigues), Jesus e vida (Joanna de ngelis), culminando com a sria advertncia da mdium Yvonne Pereira: A ambio e o egosmo torturam a alma; a vaidade envilece o corao. Revelou-nos o expositor que, desde os sete anos de idade, sempre preocupou-se com as seguintes indagaes acerca do Evangelho: Quem so os pobres de esprito? Como identific-los? Enumerou as condutas recomendadas para a resistncia ao mal e perseverana no bem. Dentre as sbias citaes, Dr. Gamarra salientou a importncia de construir a paz interior e exterior, nesta ordem, ressaltando ainda que estamos na vida para servir e que Deus age atravs de cada um de ns. Acerca do sofrimento, afirmou que o mesmo um bem que serve para libertar a alma, considerando que doena indica uma fragilidade emocional perispirtica. Mencionando que podemos estabelecer o nosso equilbrio, ressaltou a grande eficcia da prece para a referida libertao, pois a felicidade pessoal fundamental. Por fim, Dr. Gamarra enfatizou que a renovao ntima de ordem consciencial, cabendo a cada um o esforo para superar a si mesmo, recomendando a leitura do captulo Pertencer-se do livro de Joanna de ngelis. Sem a menor sombra de dvida, o evento nos proporcionou uma imerso ao mago de nosso ser, despertando em cada um o desejo de pertencer-se, de estar consciente de nossa identidade. Obrigada, Dr. Gamarra, nosso Scrates do sculo XXI, lembrando a questo 919 de O Livro dos Espritos.

Pontes Rita Ponte

DIVALDO FRANCO NO RIO


PROGRAMAO
26/08/2010 quinta-feira - 20h - Grupo Esprita Andr Luiz - Rua Jiquib, 139, Maracan 27/08/2010 sexta-feira - 20h - UERJ - Concha acstica - Rua So Francisco Xavier, 524 28/08/2010 sbado - 18h - Congregao Esprita Francisco de Paula - Rua Conselheiro Zenha, 31 - Tijuca 29/08/2010 domingo - 09h s 17h - XX Feiro PrManso do Caminho - Colgio Militar - Rua So Francisco Xavier, 267 30/08/2010 segunda-feira - 20h - Sociedade Hebraica Rua das Laranjeiras, 346 01/09/2010 quarta-feira - 14h s 18h - Casa de Espanha - Rua Vitrio da Costa, 254 Humait

Boletim Esperana Pgina 8

O HORIZONTE
Aquele no seria apenas mais um dia na vida daquele homem. Aquele seria o dia de que se lembraria, no ele, mas todos que com ele se relacionaram at ento. Nem sei se todos, mas eu me lembro muito bem, at agora. Ignorava a razo da sua estada l. No sabia quando havia chegado, por quanto tempo esteve ou quando sairia. Apenas o vi e esbarrei com ele na correria de resolver algo, que sempre urgente. Tudo a ser resolvido to urgente que, na vida, acaba-se vivendo em funo de uma urgncia que no tem fim. A adrenalina no cessa. Seria bom se houvesse um limite fisiolgico, uma cota pessoal que se esgotasse no organismo, um freio fsico a uma nsia que no tem fim. Na correria, deixei de perceber, mais aguadamente, alguma caracterstica que o distinguisse de tantos com que cruzo no dia-adia. Deixei de humaniz-lo dentro de mim, criando um arquivo mental, mesmo que sem relao afetiva, apenas tornando-o real para mim. Ele no existiria. E por mais paradoxal que possa parecer, na sua inexistncia, me sentiria mais feliz. O local, repleto de outros que, como ele, buscavam uma resposta para aquilo que no compreendiam, que nada poderiam fazer para resolver o que lhes afligia, que estavam alheios de si mesmos, frente a pessoas nas quais confiavam seus bens mais preciosos, transbordava de splicas, lgrimas e lamentaes. Gritos mudos, choros secos e, acima de tudo, a esperana e a descrena, caminhando lado a lado. A academia da vida ministrando aulas nunca presenciadas pelos mais qualificados nas academias cientficas. A vivncia transcende a teoria. Isso era bem claro naqueles momentos que precediam o desfecho de mais uma possibilidade de se mudar os caminhos tortuosos, mas nunca injustos, de uma vida. Sua existncia comeou para mim com um simples pedido: "Me d uns biscoitos? Estou com fome!" A esse pedido simples e despretensioso, parei, desconhecedor de que no era das suas possibilidades naquele momento. Informado de que nenhum mal faria a ele uns biscoitos, dei-os. Entretanto, seu corpo contorceu-se, de sbito, e seu rosto transfigurou-se, assumindo uma lividez assustadora. Naquele momento, no sabia o que fazer. No estava preparado para lidar com aquela situao. No me haviam ensinado. E agora? No desespero paralisador que me abateu, fui empurrado por alguns que gritavam e, urgentemente, acorriam em busca daquele, cujo rosto nunca mais se corou. Ele havia parado. "Parou". E agora? Adrenalina, atropina, 1, 2, 3, respira, 1, 2, 3, respira, adrenalina, atropina, 1, 2, 3, respira... aquele ritmar me confundia, queria ajudar, mas o terror que me dominou, mantinha-me paralisado. Os livros, as aulas no me haviam preparado para aquilo. No houve uma preparao para lidar com a tnue linha que divisa vida e morte. "Voltou!" Por um instante, parei e pensei que tudo estava resolvido, mas, novamente, aquilo que nunca mais queria ouvir foi novamente dito, e estremeci: "Parou!" Mais uma vez, ritmados, todos sobre o homem, que, para ns, deixara de ser um desconhecido para se tornar uma pessoa com a qual vivamos intimamente aqueles instantes, permanecia plido e esttico. Tantos foram os ciclos, na tentativa de restaurar aquela vida, que revezvamo-nos na tarefa de repetir os passos ritmados sobre ele. No final, a linha do marcador eltrico cardaco apontava a esperana: uma sucesso de movimentos oscilatrios e regulares de subida e descida, que caminhavam progressivamente sobre o mostrador digital. Ele havia voltado e ficado. Embora o sbito alvio, a alegria com as mos ainda trmulas, a respirao ofegante foi interrompida por um tiro surdo e inclemente sobre a esperana que ganhava vida. Fomos instrudos sobre a conduta frente nova parada, que se configurava ainda incerta: aquela, se houvesse, seria a derradeira. Nada mais deveria ser feito, ou melhor, naquele contexto, no havia meios mais eficazes de se intervir, em virtude da ausncia de equipamentos mais invasivos que o caso requeria, alm da simples desconsiderao por mais uma vida, que no merecia mais esforos. Apenas a observa-

o. Apenas a observao? Revolta, ironia, angstia, medo, impotncia... Na condio de aprendiz, no sabia aquilatar se aquela verdade imposta era a real possibilidade (ou, no caso, a impossibilidade) daquele homem. Queria correr, chamar ajuda, chamar sua me para ajud-lo, sua famlia, algum que fosse, mas ningum estava l por ele. Eu no estava l por ele. De repente, a linha do aparelho se tornou to reta qual o horizonte vislumbrado por Colombo, na sua chegada s Amricas. Todavia a situao era oposta. O horizonte de Colombo era o de novas possibilidades frente a uma incerteza quase infantil. O daquele homem era o de uma certeza frente a impossibilidades infantis. Talvez aquela linha pudesse voltar a oscilar; quem garante? Ningum estava l por ele. A linha de Colombo marcou um incio. O horizonte daquele homem marcou seu fim. Aquele que desejava nunca ter conhecido, conheci-o por ocasio do seu fim. Uma outra oportunidade? Sempre h. Uma nova possibilidade? Sem dvida. Sempre tempo de aprender e mudar. Diante do conhecimento da realidade da imortalidade da alma, a Doutrina Esprita torna-se aliada da Medicina tradicional, quando enxerga o homem na sua constituio integral, tomando de todos os meios para trabalhar a favor da vida que pulsa nos dois planos: fsico e espiritual. Lembrando o amado orientador Geraldo Guimares: A vida um hino de esperana.

Rafael Laucas Pereira

Considerando que, segundo informaes, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, na pesquisa destinada ao Censo demogrfico nacional caracterizou os espritas como kardecistas; Considerando que esta Federao Esprita Brasileira FEB, no foi consultada por aquele rgo sobre o assunto; Considerando que a esta altura, no h tempo hbil de tentar mudar a programao estabelecida pelo IBGE; Considerando ainda que a pesquisa nacional j se encontra em curso; Recomendamos a todos os espritas que, ao serem consultados pelos pesquisadores do IBGE e visando a incluso de todos na contagem que se realiza, declarem-se kardecistas, uma vez que no formulrio do Censo no foi registrada a palavra esprita. Braslia, 2 de agosto de 2010. Federao Esprita Brasileira Nestor Joo Masotti Presidente

Boletim Esperana Pgina 9

PROGRAMAO DA CASA 2 Feira (20:00 s 21:00)

PALESTRAS DOUTRINRIAS: LIVRO DOS ESPRITOS 02/08 Giannina Laucas 09/08 Ana Guimares 16/08 Jair Cesario 23/08 Claudia Passarelli 30/08 Vanessa Pereira
Questes 379 a 385 LIVRE Questes 386 a 391 Questes 392 a 394 Questes 395 a 399

3 Feira (14:50 s 15:25) O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 03/08 Josu Bezerra 10/08 Marcia Alves 17/08 Maria Jos Silva 24/08 Rafael Rodrigues 31/08 Robertson Barros
Cap. VI, item 3 e 4 Cap. VI, item 5 Cap. VI, item 6 Cap. VI, item 7 Cap. VI, item 8

5 Feira (19:30 s 21:00) ESTUDO DO LIVRO ATUALIDADE DO PENSAMENTO ESPRITA


SINGELA HOMENAGEM
DIVALDO PEREIRA FRANCO, ESTE APSTOLO DE JESUS, TRAZ AO RIO DE JANEIRO UMA CENTELHA DE LUZ TODOS BEBEMOS NO CLICE DA SUA SABEDORIA INSPIRADA POR JOANNA QUI COM A VIRGEM MARIA, QUE CERTAMENTE SE UNEM PRA IRRADIAR ENERGIA QUANDO O FEIRO VAI CHEGANDO, H GRANDE MOBILIZAO, ENVIDANDO TODO O ESFORO DA NOSSA GENTE EM AO, TODOS LABORAM COM AMOR COM CARINHO E DEVOO ESTAMOS CERTOS, DIVALDO, DA SUA GRANDE MISSO L NA MANSO DO CAMINHO E CAMINHO DA REDENO, NO CAMINHO DA ESPERANA MORA O NOSSO CORAO. DE PORTO ALEGRE AO NORDESTE, BAHIA E MINAS GERAIS, SO PAULO E AT CURITIBA, NITERI E OS DEMAIS, TODOS TRAZEM SUA AJUDA, CADA QUAL FATURA MAIS O FEIRO UMA DDIVA E GRANDE OPORTUNIDADE ONDE JESUS PROPICIA A CHANCE DA CARIDADE; TODO MUNDO SE EMPENHA SEM MOSTRAR VAIDADE

05/08 Vanessa Bianca 12/08 Helena Alves 19/08 Rosemary Laucas 26/08 Claudia Passarelli Sbado (8:30 s 15:00) ESCOLA DE ESTUDOS ESPRITAS ESPERANA

PROJETOS INFANTO-JUVENIS

ABUABU-DHABI DA ESPERANA
com muita alegria que retornamos de frias terra amada, aps 01 ano residindo em Abu-Dhabi, nos Emirados rabes Unidos. Programamos nossas frias para participar ativamente desse grandioso momento, que a semana do tio Divaldo no Rio, pois ele deixou saudades depois que passou por l, como sempre, divulgando a nossa doutrina esprita, com toda dedicao. Trabalharemos no Feiro, expondo produtos na barraca ESPRITAS EM ABU-DHABI, porque hoje somos uma extenso do querido Caminho da Esperana na Arbia.

Rita Pontes
EXPEDIENTE Direo do Jornal: Rafael Rodrigues Secretria: Regina Celia Campos Revisora: Giannina Laucas Colaboradores: Ana Guimares Vanessa Pereira Rita Pontes DIREO DA INSTITUIO Presidente: Ana Guimares Vice-presidente: Jurandyr Paulo Secretaria: Andr Laucas e Vanessa Pereira Tesoureiras: Cristiane Drummond e Claudia Passarelli Geraldo Guimares Flvia Vieira Marcia Alves

Las e Milla Laucas Paulo

GRUPO ESPRITA CAMINHO DA ESPERANA

Rua Aristides Lobo, 51 Rio Comprido Rio de Janeiro/RJ CEP.: 20.250-450 Tel.: (21) 2504-8512 Boletim Esperana Pgina 10

You might also like