You are on page 1of 27

Fatec-Junho/2009

Questo 1
No processo de conquista, os espanhis dominaram e exploraram os povos do Imprio asteca que formavam uma civilizao que a) desenvolveu engenhosos sistemas de irrigao para a agricultura, o que possibilitou uma grande concentrao humana e uma grande hierarquizao social. praticava o ritual antropofgico cotidianamente fundamentados na crena de que a carne do inimigo despertaria o esprito guerreiro dos artesos e dos camponeses. talhou pequenas construes de pedra de forma irregular, pois desconheciam tcnicas de lapidao e tinham poucas noes de matemtica e de geometria. possua uma estrutura social igualitria, j que cada indivduo tinha um papel importante na sociedade, no existindo privilgios de qualquer natureza. adotou uma espcie de repblica constitucional como forma de governo, que garantia o equilbrio e a harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judicirio. Alternativa A Os astecas atingiram um alto grau de sofisticao tecnolgica e cultural que refletia na organizao econmica e social. Questo de simples interpretao e que exigia conhecimentos bsicos do vestibulando.

b)

c)

d)

e)

histria

prova

exigiu ateno

do e

candidato

interpretao das questes. Exigiu conhecimentos bsicos do ensino mdio.

Carolina

Questo 2
Considere a foto.

Participantes do Congresso da Primeira Internacional Operria, reunidos em 1865. (VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. Histria para o Ensino Mdio. So Paulo: Scipione, 2002. p. 346)

No contexto histrico europeu do sculo XIX, os participantes desse Congresso defendiam

Fatec-Junho/2009

a) b) c) d) e)

o fim do intervencionismo governamental na economia e na sociedade e a restaurao da liberdade de produo e comrcio. a aprovao de leis que garantissem a inviolabilidade da propriedade privada, considerada um direito sagrado dos homens. a ideia de que os sindicatos deveriam se transformar em associaes mediadoras nos conflitos entre o capital e o trabalho. a criao de um movimento de trabalhadores que priorizasse a luta pela justia social atravs da solidariedade crist. a organizao do movimento de trabalhadores visando definio de aes contra as condies vigentes no sistema capitalista. Alternativa E

c)

d)

e)

ser impedidos de assumir o seu mandato parlamentar. o governo federal fechou o Congresso Nacional, retirando os poderes do legislativo e do judicirio, fortalecendo demasiadamente os poderes do executivo. o sistema parlamentarista vigorou por longo tempo, momento em que o poder poltico deslocou-se do executivo federal para o legislativo estadual e municipal. o Departamento de Imprensa e Propaganda controlou todas as atividades polticas, impedindo que os partidos de oposio apresentassem seus candidatos. Alternativa B

Com a Revoluo Industrial os conflitos sociais aumentaram no sculo XIX. Os trabalhadores passaram a reivindicar mudanas nas condies dadas a classe operria e melhorias sociais bsicas. Questo que exigia ateno nas ideias apresentadas para a resoluo da questo.

Questo que aborda uma caracterstica da Repblica Velha (1889-1930) o controle do governo pelas oligarquias estaduais. Questo que mais uma vez aborda conhecimentos essenciais para qualquer vestibular de histria.

Questo 4
Aps a dcada de 1990, foi possvel ver de maneira mais clara as mudanas nas formas de organizao do trabalho, principalmente nos pases industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas mudanas. a) As classes operrias tornaram-se vtimas das novas tecnologias, sobretudo os homens e mulheres no-qualificados das linhas de produo em massa, que poderiam ser mais facilmente substitudos por maquinrio automatizado. O movimento sindical ganhou fora aps a incluso de grandes massas operrias, que obtiveram lugar garantido no mercado de trabalho principalmente nas empresas de alta tecnologia, tanto nacionais como estrangeiras. Os trabalhadores industriais passaram a ter um papel de destaque no processo produtivo, pois os novos equipamentos fabris, para serem acionados e controlados, dependiam de grande quantidade de fora humana bruta. As indstrias modernas, ao intensificarem a produo de manufaturas, atraram um grande contingente de populao rural, com baixa qualificao e com salrios reduzidos, para os grandes centros urbanos dos pases centrais. A organizao fabril, baseada nos moldes do fordismo, necessitava de operrios com pouca instruo escolar para trabalhar no controle da produo como forma de garantir a disciplina e a reduo do grau de contestao sindical.

Questo 3
Analise atentamente as informaes do esquema a seguir.
A Poltica dos Governadores
Presidncia da Repblica (Executivo Federal) Obras pblicas, Verbas Oposio reduzida Apoio poltico

Cmara dos Deputados (Legislativo Federal) Deputados e senadores diplomados (considerados leais ao governo) Comisso de Verificao de Poderes (validao da eleio dos Deputados Federais) Deputados degolados (opositores ao governo federal) Deputados Federais Eleitos Presidentes Estaduais Obras pblicas, Verbas Assembleias Legislativas Estaduais (deputados estaduais) Coronis (atuao nos municpios) Eleitores (currais eleitorais)

b)

c)

Voto

Voto

(CAMPOS, Flavio. Oficina de Histria: Histria do Brasil. So Paulo: Moderna, 1999, p. 193)

d)

possvel perceber no esquema caractersticas da estrutura poltica brasileira de um perodo no qual a) b) os analfabetos passaram a ter o direito formal de participar das eleies, seja por meio do voto ou como candidatos a cargos polticos no legislativo. os deputados eleitos de oposio, ou que no merecessem a confiana do governo, poderiam e)

Fatec-Junho/2009

Alternativa A Questo exigia do aluno uma anlise do mundo capitalista no sculo XX. Exigiu do aluno interpretao e cuidado ao analisar as informaes. No apresentou grandes dificuldades.

Durante todo o processo da ditadura militar no Brasil represso, tortura e supresso de liberdades existiram. Questo de nvel mdio e que exigiu conhecimento sobre o perodo abordado.

Questo 6
A partir da dcada de 1930, o processo de industrializao brasileira teve um grande impulso principalmente com as aes governamentais no domnio econmico. Nesse contexto, ao comparar as aes dos presidentes Getlio Vargas e Juscelino Kubitschek, pode-se afirmar que I. Vargas adotou uma poltica econmica priorizando a entrada de capitais estrangeiros, enquanto Kubitschek estabeleceu medidas baseadas no nacionalismo. II. Vargas deu nfase ao desenvolvimento da indstria de base, concentrada nas estatais, enquanto Kubitschek adotou medidas que acabaram fortalecendo a indstria de bens de consumo durveis. III. Kubitschek e Vargas implementaram polticas econmicas semelhantes quando facilitaram a entrada de multinacionais para a explorao das indstrias de base e das de bens de consumo durveis. IV. Kubitschek manteve estatizadas as indstrias de base, como a Petrobrs e a Companhia Siderrgica Nacional, que tinham sido criadas por Vargas. correto apenas o que se apresenta em a) I e II. d) II e IV. b) I e IV. e) III e IV. c) II e III.

Questo 5
Considere o Cartum elaborado por Luiz Geraldo Ferrari, em 1975.

(In: Piracicaba 30 anos de humor. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado/Instituto do Memorial de Artes Grficas do Brasil, 2003, p. 53)

Ao relacionar a viso do cartunista ao perodo histrico referido, pode-se depreender que o personagem do cartum vivia um contexto no qual a) os militares democrticos aprovaram leis criando um novo sindicalismo desatrelado das mos do Estado e com autonomia em relao s decises patronais. os presidentes militares divulgaram amplamente o retorno ao Estado de direito, concedendo liberdade de imprensa e anistia aos presos polticos. os militares da linha-dura, embora tivessem eliminado os focos de guerrilha, continuavam a enxergar subversivos por toda parte, praticando torturas e represso. o presidente da Repblica veio a pblico reconhecer os excessos cometidos pelos militares da linha-dura contra as instituies democrticas do pas. as foras armadas anunciaram o retorno do Estado democrtico, com a posse de Tancredo Neves, e do afastamento dos militares da vida poltica brasileira. Alternativa C

b)

Alternativa D Kubitschek manteve o mesmo discurso nacionalista de Vargas. Questo de fcil interpretao e que exigiu apenas ateno na leitura.

c)

d)

e)

Fatec-Junho/2009

Questo 7
O grfico representa a curva de aquecimento, temperatura em funo do tempo, do lcool de supermercado, presso de 1 atm.
Temperatura (oC)

Vapor

78

Tebulio = constante Lquido Faixa de temperatura Slido Tempo

A prova abordou temas importantes quiomtrico do e ensino qumica mdio, como clculo esteorgnica. Candidatos bem preparados, que conhecem o vestibular da FATEC e j estudaram exerccios anlogos, souberam processar as informaes dos enunciados, resoluo. Especificidades das questes 7 e 12 podem fazer a diferena. muitas das quais eram desnecessrias

Aps a anlise do grfico, pode-se afirmar que o lcool de supermercado a) b) c) d) e) uma substncia pura. uma mistura heterognea. uma mistura azeotrpica. uma mistura euttica. uma mistura bifsica. Alternativa C Do grfico, conclui-se que o lcool de supermercado uma mistura azeotrpica, uma vez que possui ponto de fuso varivel e ponto de ebulio constante.

qumica

Questo 8
O alcoolismo um grave problema de sade pblica no Brasil, assim como em vrios outros pases. Estima-se que cerca de 10% da populao brasileira seja dependente de lcool, enquanto um nmero bem maior de pessoas enfrenta problemas relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcolicas, como acidentes de trnsito, situaes diversas de violncia,perda de emprego etc.
(Laranjeira, Ronaldo, Pinsky, Ilana)

Cssio

A produo de lcool a partir da cana-de-acar comea com a moagem. O caldo de cana obtido deixado, ento, por 24 horas em tanques contendo microrganismos que se encarregam de executar a transformao de acar em lcool etlico. O processo pode ser representado pelas equaes:

Fatec-Junho/2009

1 etapa

C12H22O11 + H2O C6H12O6 + C6H12O6


2 etapa

lcool no sangue desse indivduo, em decigramas de lcool por litro de sangue de, aproximadamente, a) 28,4. d) 2,70. b) 4,20. e) 1,20. c) 3,80.

C6H12O6 2 C2H6O + 2CO2 + energia

Alternativa D Na primeira etapa ocorre a) b) c) d) e) hidrlise da glicose e na segunda fermentao alcolica. fermentao da sacarose e na segunda destilao alcolica. hidrlise da sacarose e na segunda fermentao alcolica. fermentao da glicose e na segunda hidrlise alcolica. hidrlise da sacarose e na segunda oxidao alcolica. Alternativa C 1 etapa hidrlise da sacarose: decomposio da molcula de sacarose pela gua, gerando glicose e frutose. 2 etapa fermentao alcolica: transformao de um monossacardeo (carboidrato mais simples) em lcool etlico. Clculo do volume de lcool no vinho: 100mL 12mL 250mL x x = 30mL Clculo da massa:
d= m m = 0 ,8 = m = 24g V 30

Clculo do lcool no sangue:

24 g dg = 0 ,27 = 0 ,27.10 80.1,1 L L Resposta: 2 ,70 dg L

Leia o texto abaixo para responder as questes de nmeros 10 e 11. Em um tipo de bafmetro, um aparelho que permite determinar a concentrao de bebida alcolica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmes. A concentrao de lcool ou hlito das pessoas est relacionada com a quantidade de lcool presente no seu sangue dado o processo de troca que ocorre nos pulmes; isso se deve ao fato do etanol ser totalmente solvel em gua. O motorista deve assoprar com fora no canudinho, que conduzir o ar de seus pulmes para um analisador contendo uma soluo cida de dicromato de potssio. No bafmetro ocorre a reao conforme mostra a equao: 3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4 Amarelo alaranjado 3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O verde

Questo 9
Sancionada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva , a Lei 11.705/08, chamada de Lei Seca, prev maior rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcolicas e dirigir. A nova lei seca brasileira com limite de 2 decigramas de lcool por litro de sangue, alm de multa de R$ 955, prev a perda do direito de dirigir e a reteno do veculo. A partir de 6 decigramas por litro, a punio ser acrescida de priso. Dados: densidade do lcool 0,8 g/cm3 Frmula do clculo de lcool no sangue (g/L): Gramas de lcool consumidos /(Peso Corporal em kg X Coeficiente*) *Coeficiente - 0.7 em homens - 0.6 em mulheres - 1.1 se o lcool foi consumido nas refeies
(www.drricardoteixeira.wordpress.com, disponvel em 03.09.08)

Questo 10
Admitindo 100% de rendimento no processo, a massa de cido actico ,em g, obtida a partir de 0,1 mol de lcool etlico,
Dados: Massas Molares (g/mol):O = 16, C = 12, H = 1

Sabe-se que o vinho tem um teor alcolico de aproximadamente 12% em volume, portanto uma taa de 250 mL de vinho consumida no almoo por um homem de 80 kg provocar uma concentrao de

Fatec-Junho/2009

a) 0,9.

b) 1,8.

c) 2,0.

d) 3,1.

e) 6,0.

Questo 12
Dadas as reaes:
H 2 SO 4 140 o C

Alternativa E
Massa molar do cido actico: M M = 2.12 + 1.4 + 2.16 = 60g/mol Pela estequiometria da reao, temos: lcool etlico 3CH3CH2OH 3 mol 0,1 mol cido actico CH3COOH 3.60g x 3.60.0 ,1 = 6 ,0 g Logo: 3 x = 3.60.0 ,1 x = 3

I - 2 H3C-CH2OH

H3C-CH2-O-CH2-CH3 + H2O

II H3C-CH2OH

H 2 SO 4

170 o C

H2C = CH2 + H2O

So feitas as seguintes afirmaes. I. II. A reao I uma desidratao intermolecular. O nome oficial do produto orgnico formado na reao I o ster etoxi etano . III. A reao II uma desidratao intramolecular. IV. O principal produto formado na reao II o alceno de menor massa molar. Est correto o que se afirma em a) I e II, apenas. c) I, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. b) II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas.

Questo 11
Na reao que ocorre no bafmetro, apresentada no texto, o etanol oxidado a cido actico e o crmio, inicialmente presente no nion dicromato, amareloalaranjado, reduzido ao on crmio (III), de cor verde. Medindo a alterao da intensidade de cor da soluo, possvel estimar o nvel de lcool no sangue do motorista . Os nmeros de oxidao do crmio nos ons CrO 2 , 4 Cr3+ e do carbono ligado hidroxila no etanol so,
a) + 6 ,+3 e -1. c) +3 ,0 e -2. e) +6,+3 e 0. b) +8, 0 e +4. d) +2,+3 e -1.

Alternativa C
I) Correto ter e gua so produtos da desidratao intermolecular de um lcool II) Errado Etoxietano (H3C-CH2-O-CH2-CH3) um ter. III) Correto A desidratao intramolecular de um lcool produz alceno e gua. IV) Correto Alcenos so hidrocarbonetos que apresentam uma nica dupla ligao (C=C). Assim, o alceno de menor massa o eteno, H2C=CH2.

Alternativa A
2 on CrO4 Nox do crmio = x Nox do oxignio = -2 Carga do nion = -2 x + (-2.4) = -2 x = +6

Ction Cr+3: nox do Cr = +3 Carbono ligado hidroxila no etanol:

H | H3C C OH
|

H
Nox do C = +1 -1 -1 = -1

COH: +1 CH: -1 CH: -1

Fatec-Junho/2009

Leia o texto abaixo para responder s questes de nmeros 13, 14, 15 e 16. The Green Fairy Returns
In the 20,000 years or so that humans have been getting pissdrunk, no spirit has earned a worse rap than absinthe. Said to turn mild- mannered imbibers into raving maniacs, it was banned in the US and much of Europe in the early 1900s. (Remember Van Goghs ear incident? Some scholars blame the green fairy.) The chemical culprit was thujone, a toxic compound found in the crushed ftowers and leaves of absinthes key ingredient, wormwood. Or so we thought. Three years ago, WIRED sent me to meet Ted Breaux, a chemist and microbiologist who had reverse engineered the liquors recipe and discovered that there was barely any thujone present (November 2005). During harvest and distillation, he explained, its concentration was reduced to a minuscule five parts per million. Breauxs research-finaIIy published this spring in the Journal of Agricultural and Food Chemistry - and that WIRED story have helped change absinthes image from drug to drink. The US has been slowly peeling away its ban, and in March, the Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau approved the sale of absinthes that were thujone free (containing less than 10 parts per million). To date, there are four brands on US shelves: Lucid (Breauxs formula), Kbler, Green Moon, and, St. George Absinthe Verte. The US is lucky in that its first absinthes are high-quality products, distilled from whole herbs, Breaux says. In the European market, 80 to 90 percent is industrial junk. Under the Jade label, Breaux is making his own absinthes in France and trying to get them greenlighted for saIe in the US. Even at this point, gaining that approval seems to involve more luck than anything, he says. Luck, and a littIe chemistry.
(BRIAN ASHCRAFT - Wired / Aug08)

A prova

deste semestre de ambos

exigiu uma compreenso interpretativa os textos, sendo a parte gramatical menos abordada.

ingls

O primeiro texto exigiu mais ateno do candidato, pois usa palavras tcnicas. O segundo texto no exigiu muito pelo fato de as respostas parte do texto. Os candidatos bem preparados no teriam dificuldades para responder as questes. serem encontradas na primeira

Questo 13
Filipe
O absinto foi praticamente banido no incio dos anos 90, pois a) b) c) d) e) levava as pessoas a um estado de inconscincia. era considerado de baixa qualidade. acreditava-se que ele possua um componente txico. era difcil de ser encontrado. era caro e de baixa qualidade.

Alternativa C

Fatec-Junho/2009

Conforme o texto, a toxic compound found in the crushed flowers and leaves of absinthes key ingredient, wormwood., traduzindo, um componente txico foi encontrado em flores e folhas esmagadas do ingrediente principal do absinto, o wormwood.

Alternativa C
Blameless que no ingls significa livre de culpa, inocente, etc.

Questo 14
Pesquisas realizadas mostraram que o absinto a) b) c) d) e) possui alguns ingredientes suspeitos. uma bebida e no se trata de uma droga. possui corantes com altos teores txicos. possui alto teor alcolico. colorido artificialmente.

Leia o texto abaixo para responder s questes de nmeros 17 e 18. The Climber
John Slattery actor in just about everything finally rises through the ranks in Mad Men Veteran TV actor John Slattery spent last year dividing his time between two very different shows about the American d: Mad Men and Desperate Housewives. One pays well, but the other is the revelation. In AMCs Mad Men, set in a 960s Madison Avenue ad agency, vodka-and-milk passes for breakfast, secretaries take alt the wrong kinds of dictation, and the happiness-for-sale modern era is forged. Slattery is Roger Sterling, an aloofly confident boss (My names on the building, he says) with a taste for everything under the sun except family. As Slattery plays him, youd love to have a drink (or seven) with the guy. Slattery explains how he pulls it all off . On simultaneous roles in Mad Men and Desperate Housewives: I had just bought a house. The Housewives producers said, Do you want to do a year on the show? The men dont get as much interesting material as the women, but its watched by, what, 20 million people a week? I had a good year. On the fate of his Mad Men character, Roger Sterling: The last time you see Roger in season one, he has his second heart attack. I said to [creator] Matt Weiner, What the hell? He said, Dont worry. My uncle had six heart attacks. I was like, Okay, right. Fantastic. On the Mad Men set: Its a lot of props: Youre doing dialogue while lighting cigarettes, dealing with the clothes, pouring drinks ... But my sister could roll a joint while driving a Volkswagen Bug, so I thought, Hell, I can do this. On playing a politician with a urine fetish on (yes) Sex and the City: Sex and the City probably has a lot of alumni with erectile dysfunction or latex fetishes or whatever. We should all compare notes.
(WILL WELCH - GQConnects Aug08)

Alternativa B
Segundo as pesquisas feitas, o contedo supostamente txico no processo de destilao do absinto seria reduzido a um fator que no causasse riscos, logo o absinto deixa de ser considerado uma droga, para ser considerado uma bebida.

Questo 15
Atualmente a bebida tem uma qualidade melhor a) b) c) d) e) No mercado europeu. Na Frana. Nos Estados Unidos e na Frana. Nos pases asiticos. Nos Estados Unidos.

Alternativa E
Nos Estados Unidos, pois segundo o texto temos que: The US is lucky in that its first absinthes are high-quality products... comprovando a qualidade do absinto americano, e In the European market, 80 to 90 percent is industrial junk. Com essa segunda afirmao podemos confirmar que a qualidade do absinto europeu baixa.

Questo 16
Assinale a alternativa que apresenta o antnimo da palavra culprit, localizada no 1 pargrafo do texto. a) Outrageous c) Blameless e) Banned b) Wired d) Lucky

Fatec-Junho/2009

Questo 17
Um sinnimo da palavra aloofly, na frase: Slaterry is Roger Sleting, an alloofly confident boss..... a) Attractively d) Distantly b) Closely e) Arrogantly c) Angrily

Alternativa D
Aloofly que no ingls significa distante emocionalmente ou fisicamente podemos substituir por Distantly, que tambm possui mesmo sentido neste caso.

Questo 18
No texto, John Slaterry conta sobre como foi seu ltimo ano,

c) d) e)

matemtica

a) b)

atuando em dois papis diferentes. dirigindo e atuando na srie Desperate Housewives. num trabalho que pagou pouco, mas que lhe proporcionou o prmio revelao. trabalhando como roteirista na srie Desperate Housewives e no filme Mad Men. dirigindo e atuando em Mad Men.

A prova de Matemtica foi bem elaborada, apesar do pequeno nmero de questes, procurou abordar assuntos importantes da disciplina. Carlos, Paim e Teruo

Alternativa A
Veteran TV actor John Slattery spent last year dividing his time between two very different shows. Ator de televiso veterano, John Slattery passou este ultimo ano dividindo seu tempo em duas sries diferentes. Com esta afirmao possvel saber que John apenas um ator, e um ator de televiso, assim eliminando as alternativas B, C, D e E.

Fatec-Junho/2009

Questo 19
Sejam x e y nmeros inteiros no nulos tais que E=

Questo 21
Considerando que o tringulo equiltero ABC est inscrito na circunferncia de equao (x + 3)2 + (y 2)2 = 27, ento a medida do segmento AB a) 3. b) 6. c) 9. d) 12. e) 15.

7.x . Se os valores de x e y dobram, ento o y valor de E


a) b) c) d) e) no se altera. fica dividido por 2. fica dividido por 4. fica multiplicado por 2. fica multiplicado por 4.

Alternativa C
A equao reduzida da circunferncia tem a forma (x a)2 + (y b)2 = R2, onde a e b so as coordenadas do centro da circunferncia e R o raio. Na equao dada (x + 3)2 + (y 2)2 = 27, as coordenadas do centro so (-3, 2) e de raio R2 = 27

Alternativa E
E= 7 . x3 y

R= 3 3 .
Pela lei dos senos:
a 3 a =2 .R =2 .3 3 a = .2 .3 3 2 sen sen 60 o

Se x e y dobram, ento E= 7 . (2.x) 3 8 . 7 . x 3 = =4.E (2y ) 2 .y

a=9

Portanto E ficar multiplicado por 4.

Questo 22
Se x um nmero real positivo tal que 2 2 ento log2 6 + 2 + + + ... = log2 x - log 4 x , 3 9 log3 x igual a

Questo 20
De acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela Fundao Getlio Vargas, divulgada no incio de agosto de 2008, a classe mdia brasileira, que representava 42% da populao brasileira em 2004, passou a representar 52% em 2008. Sabendo que, em 2004, a populao brasileira era de 180 milhes de habitantes e que, em 2008, passou para 187,5 milhes, ento, no perodo considerado, a populao brasileira correspondente classe mdia cresceu, aproximadamente, a) 10%. b) 17%. c) 21%. d) 24%. e) 29%.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Alternativa D

Alternativa E
Em 2004: 42% de 180 milhes = 75,6 milhes Em 2008: 52% de 187,5 milhes = 97,5 milhes Portanto houve um aumento de (97,5 75,6) milhes = 21,9 milhes (de 2004 para 2008). 75,6 milhes ------ 100% 21,9 milhes ------ x
x= 21,9 x 100 x 29% 75, 6

2 2 log2 6 + 2 + + + ... = log2 x - log 4 x 3 9 1 P.G. infinita de razo 3 a1 6 6 Sn = = = =9 2 1- q 1- 1 3 3 log2 9 = log2 x - log2 2 x log2 9 = log2 x 1 log2 x 2

log2 9 =

1 log2 x log2 9 = log2 x 1 / 2 2

x 1 / 2 = 9 x = 81
Assim, log3 81 = 4

10

Fatec-Junho/2009

Questo 23
3 1 Sejam a matriz A = x y , em que x e y so nmeros reais, e I2 a matriz identidade de ordem 2. Se A2 = I2, ento o valor do mdulo de xy a) 0. b) 8. c) 10. d) 16. e) 24.

Alternativa E

3 A= x 3 A2 = x

1 e I2 = y 1 3 . y x

1 0 0 1 1 = y

9x = 3 x + xy

3 y x + y2 3 y 1 0 = x + y2 0 1

9x como A2 = I2 3 x + xy

fsica
11

9 x = 1 x = 8 e -3 y = 0 y = -3 Ento | x.y | = 24

Questes bem elaboradas fazendo falta a questo de Dinmica.

Questo 24
Sejam a e b nmeros reais tais que o polinmio P(x) = x4 + 2ax + b divisvel pelo polinmio (x 1)2 . O resto da diviso de P(x) pelo monmio D(x) = x a) 2. b) 1. c) 1. d) 3. e) 4.

Omote e Amaral

Alternativa D
Aplicando o dispositivo prtico de Briot-Ruffini 1 1 1 1 1 0 1 2 0 1 3 2a 2a + 1 2a + 4 b 2a + b + 1

2a + 4 = 0 a = -2 e -4 +b + 1 = 0 b = 3 Pelo teorema do resto o resto da diviso de P(x) por Q(x) = x dado por P(0) = 04 + 2.(-2).0 + 3 P(0) = 3

Fatec-Junho/2009

Questo 25
No h como ir ao parque temtico Hopi Hari sem perceber a rplica da Torre Eiffel. Um elevador de 69,5 m de altura que transporta, em seus 20 assentos, visitantes que se dispem a encarar a aventura de uma queda livre. Os assentos, que sobem com velocidade constante de 5 m/s, caem em queda livre por 35 m quando a velocidade , gradativamente, reduzida por meio de um sistema eletromagntico, at atingir o solo. Desprezando-se as foras resistivas e considerando g = 10 m/s2, no final do trecho percorrido em queda livre os corajosos visitantes atingem, em km/h, velocidade aproximada de a) 95. b) 73. c) 37. d) 25. e) 18.

Questo 27
Na sala de desenho de um escritrio de arquitetura, a iluminao do ambiente de fundamental importncia, pois nesse local os desenhistas necessitam de um conforto visual durante o desenvolvimento dos projetos. Um feixe de luz, ao incidir sobre a folha de papel vegetal, sofre __________, atinge os olhos do desenhista, e a imagem do desenho projetada na ___________ desse profissional. As palavras que completam corretamente a frase so, respectivamente, a) b) c) d) e) polarizao e ris. polarizao e retina. refrao e crnea. reflexo difusa e retina. reflexo regular e crnea.

Alternativa D
A luz que atinge os olhos a luz refletida (reflexo difusa) no papel vegetal e a imagem do desenho projeta-se na retina dos olhos do desenhista.

Alternativa A
Pela equao de Torricelli, temos: v2 = v02 + 2 g .h. Substituindo os valores de v0 = 0, g = 10 m/s2 e h = 35 m, temos: v2 = 02 + 2.10.35 = 700, portanto v = 10 7 m/s = = 10 7 3,6 km/h v 95,2 km/h

Questo 28
Viajando a 70 km/h, o motorista acelera o carro a fim de ultrapassar um caminho. Quando atinge velocidade de 90 km/h a tampa do porta-luvas do carro comea a vibrar. No momento em que o velocmetro registra 100 km/h, a tampa do porta-luvas para de vibrar. Esse fenmeno de vibrao um exemplo de a) b) c) d) e) interferncia construtiva. efeito Doppler. ressonncia. difrao. refrao.

Questo 26
Na segunda metade do sculo XVIII, Joseph Black apresentou, com seus estudos, a distino entre os conceitos de calor e temperatura. Verificou que quando se mistura gua quente com gua fria no a temperatura que passa da gua quente para a fria, sim o calor. Sobre esses conceitos correto afirmar que a) b) c) d) e) calor uma forma de energia que se atribui somente aos corpos quentes. temperatura energia trmica trocada entre corpos em equilbrio trmico. dois corpos com massas iguais apresentam quantidades de calor iguais. dois corpos em equilbrio trmico apresentam a mesma temperatura. calor uma forma de energia que no se apresenta em corpos frios.

Alternativa C
A 90 km/h a tampa do porta-luvas comea a vibrar mostrando o efeito da ressonncia.

Questo 29
Componente de um circuito eltrico, os resistores tm a funo de dissipar energia, controlar a intensidade da corrente eltrica que atravessa um condutor e modificar a impedncia de um circuito. Em um resistor hmico, mantido a uma temperatura constante, a diferena de potencial V aplicada diretamente proporcional intensidade de corrente i que o atravessa.

Alternativa D
Corpos em equilbrio trmico apresentam a mesma temperatura.

12

Fatec-Junho/2009

V C B A i

Antes do reparo: Pot =

Requivalente

=
R R R

R . Portanto 3

U 2 3U 2 = R R 3

Analisando no grfico os intervalos compreendidos entre os pontos A, B, C e D, aquele que garante que o resistor obedece s Leis de Ohm a) AB. b) BC. c) CD. d) BD. e) AD.

Aps o reparo: Requivalente = Portanto Pot = 3U 2 U2 = 2R 2R 3


R

R . 2R 2R 2 2R = = . R + 2R 3 R 3

Alternativa B
O resistor hmico quando obedece a 1a lei de Ohm, isto , U = R i que uma funo linear U = f(i). Sendo assim, o nico trecho onde o fato ocorre o BC.
R

Questo 30
O secador de cabelo de Marta funciona com trs resistores, de resistncias eltricas idnticas, associados em paralelo. Certo dia esses resistores queimaram e Marta, ao substitu-los, colocou indevidamente os novos resistores associados conforme figura.

Como a potncia aps o reparo ficou sendo a metade da potncia anterior, conclui-se que o tempo para secar os cabelos ser maior aps o reparo.

Se em 5 minutos secava seus cabelos, agora, aps o conserto, necessitar para sec-los de um tempo a) b) c) d) e) igual, pois a potncia eltrica no secador no se alterou. menor, pois houve um aumento de potncia eltrica no secador. menor, pois houve uma diminuio de potncia eltrica no secador. maior, pois houve um aumento de potncia eltrica no secador. maior, pois houve uma diminuio de potncia eltrica no secador.

Alternativa E

13

Fatec-Junho/2009

Questo 31
O atual processo de globalizao dos lugares cada vez mais impulsionado por um determinado padro de desenvolvimento tecnolgico, pela hegemonia de uma frao do capital e por um conjunto de polticas socioeconmicas, respectivamente conhecidos como a) b) c) d) e) Terceira revoluo industrial / capital industrialmilitar / polticas de Bem-Estar Social. Terceira revoluo industrial / capital especulativo / polticas protecionistas do capital especulativo. Terceira revoluo industrial / capital financeiro / polticas neoliberais e de flexibilizao do trabalho. Segunda revoluo industrial / capital pblico estatal / polticas de aliana entre blocos econmicos. Quarta revoluo industrial / capital multinacional / polticas de expanso geopoltica dos pases desenvolvidos.

A prova de Geografia apresentou equilbrio entre os temas referentes

geografia

Alternativa C
Do ponto de vista tcnico-cientfico a globalizao fruto da Terceira Revoluo Industrial. Se observarmos as relaes econmicas, h um predomnio do chamado Capitalismo Financeiro sobre o capital produtivo que marcava a ordem mundial anterior e no sentido poltico-ideolgico o que impera o modelo neoliberal.

Geografia do Brasil e a Geografia mundial. Houve destaque para a abordagem de temas cotidianos como Globalizao e Questo Agrria e tambm enfatizou conhecimentos sobre problemas ambientais nacional. e produo Prova muito

Questo 32
O campo brasileiro tem passado por intensas transformaes e disputas econmico-sociais nas ltimas dcadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmaes. I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relaes de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatrios) e relaes de peonagem ou escravido branca. II. A reforma agrria, apesar de assegurada na Constituio Federal vigente, at hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no pas. III. As grandes propriedades, caracterizadas por relaes assalariadas e melhor nvel tecnolgico, so responsveis pela maior parte da produo de alimentos da cesta bsica nacional. IV. A maior parte do crdito agropecurio, nos ltimos 30 anos, se destinou a pequenos e mdios camponeses, o que fez florescer a agropecuria tecnolgica intensiva em vrias regies. correto afirmar o contido em

bem elaborada. Renato

14

Fatec-Junho/2009

a) I, II, III e IV. c) I e II, apenas. e) III e IV, apenas.

b) I, II e III, apenas. d) I e IV, apenas.

Alternativa C
O agronegcio contribui com uma fatia mnima do abastecimento do mercado interno brasileiro. Quanto aos recursos pblicos investidos no setor agropecurio a pequena e a mdia propriedade recebem uma parcela nfima.

A frica subsaariana tem o predomnio de povos de orientao religiosa animista, sofreu terrivelmente com a ocupao europeia imperialista que definiu as fronteiras dos estados atuais, opondo etnias como o caso dos tutsis e hutus da regio de Ruanda, enquanto a religio que mais cresce l e no resto do planeta o Islamismo.

Questo 34 Questo 33
Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras da alternativa correta. A salinizao dos solos ocorre quando a concentrao de sais se eleva a ponto de afetar a germinao e a densidade das culturas, bem como seu desenvolvimento vegetativo, reduzindo sua produtividade e, nos casos mais srios, levando morte generalizada das plantas. Aproximadamente 30% das reas com projetos pblicos no Nordeste brasileiro apresentam problemas de salinizao; algumas dessas reas j no produzem. (Adaptado de http://www.codevasf.gov.br acesso em
agosto/2008).

Os conflitos tnicos e sociais na frica


Em geral, as culturas negro-africanas tiveram como fase histrica as comunidades tribais e a religies tradicionais ....(I).... . A situao atual da frica marcada pela crise econmica, a misria, a doena e os conflitos armados generalizados, que esto fortemente ligados longa histria de dominao ocidental, principalmente na fase do ....(II)...., que fixou fronteiras arbitrrias no continente, colocando povos inimigos num mesmo territrio nacional ou um mesmo povo dividido em dois ou mais pases. Aps as independncias nacionais, geralmente as elites africanas que assumiram o poder adotaram como lngua oficial o idioma da antiga metrpole e os velhos mtodos autoritrios de governo e explorao econmica. Isso tudo acirra as ditaduras, os dios intertnicos e as guerrilhas de extermnio, tais como as ocorridas entre os Hutus e os ....(III).... em Ruanda. Por outro lado, tais culturas entram em choque com a crescente expanso da religio ....(IV)...., que conquista novos fiis no Centro e at no Sul do continente, gerando um caldeiro com novas diferenas culturais e talvez futuros novos conflitos. As lacunas so corretamente preenchidas com

Identifique a alternativa que contenha corretamente o fator causador principal e o tipo de regio do mundo em geral mais suscetvel salinizao dos solos.

a) b) c) d) e)

Fator causador principal Desmatamento abusivo


Eroso dos solos agrcolas Ao dos mares e ventos Irrigao e drenagem malfeitas Uso e abuso de agrotxicos

Tipo de regio mais suscetvel


Fronteiras agrcolas Encosta de morros em ambientes tropicais Plancies costeiras Com baixo ndice pluviomtrico Com agricultura mecanizada

I
a) b) c) d) e) Animistas Monotestas Primitivas Politestas
Hindustas

II
Imperialismo Colnialismo Colnialismo Imperialismo Neocolonialismo

III
Tutsis Hausss Ibos
Angolanos

IV
Islmica Catlica Islmica Xiita Protestante

Alternativa D
A irrigao mal feita responsvel direta pelo acmulo de sais minerais, principalmente em reas onde o ndice pluviomtrico baixo.

Iorubas

Alternativa A

15

Fatec-Junho/2009

Questo 35
Analise o mapa do Brasil a seguir para responder questo.

1,4% para o Estado sobre as rendas de exportao; desde ento, o grupo foi transferindo as montanhas da Serra do Navio para os Estados Unidos. De cada 100 dlares que se investia na extrao de minerais, 88 correspondiam a uma gentileza do governo brasileiro: as isenes fiscais em nome do desenvolvimento regional. Na virada do milnio, porm, as minas chegaram exausto e o grupo transferiu suas plantas industriais para o Mxico, deixando grandes runas socioambientais e frustrando os planos de desenvolvimento regional sustentvel.
(Adaptado de: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da Amrica Latina [1970]. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, pp.148-9 e OBSERVATRIO SOCIAL - A Icomi no Amap. Maro de 2003, http://www.observatoriosocial.org.br acesso em agosto/2008).

A partir do texto foram feitas algumas afirmaes sobre o modelo histrico de desenvolvimento brasileiro e latino-americano. I. As regies assinaladas pelos nmeros I e II no mapa (conforme a legenda) referem-se, respectivamente, a importantes concentraes geogrficas de a) b) c) d) e) A colonizao de explorao, baseada no latifndio monocultor, no trabalho assalariado e na exportao de produtos primrios e manufaturados, foi o modelo econmico implantado na Amrica Latina, que permanece como sua raiz at hoje. II. O capital multinacional, muitas vezes associado ao nacional, tem tido grandes interesses nos recursos naturais e na mo-de-obra barata dos pases latino-americanos. III. Os projetos agropecurios e minerais realizados na Amaznia at os dias atuais obtiveram resultados limitados e duvidosos em termos de desenvolvimento sustentvel local e regional. IV. Os impactos socioambientais dos projetos de desenvolvimento econmico na Amaznia tm se caracterizado por grandes desmatamentos, eroso de extensas reas, poluio e envenenamento de rios. So afirmaes vlidas apenas a) I e II. c) II e IV. e) II, III e IV. b) I e III. d) III e IV.

I Reservas de petrleo
Jazidas de carvo mineral Solos argilosos de tipo terra-roxa Pecuria bovina e suna Indstrias de bens de consumo durveis

II Reservas de gs natural Jazidas de minrio de ferro Rochas magmticas


Agricultura exportadora de frutas tropicais Indstrias de bens de consumo no-durveis

Alternativa B
O Brasil pas onde no h grandes reservas de carvo mineral, excetuando-se a regio Sul. J o minrio de ferro pode ser encontrado em reas mais diversificadas, como exemplo: Carajs (PA) e o Quadriltero Ferrfero (MG).

Questo 36
Leia o texto a seguir sobre a apropriao do relevo da Serra do Navio no Amap. Desde o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-51), foram concedidas empresa nacional ICOMI (mais tarde associada multinacional americana Bethlehem Steel) as 40 milhes de toneladas de mangans do Amap, uma das maiores jazidas do mundo, em troca de

Alternativa E
No h nada no texto que remeta Colonizao de Explorao. Mas existe destaque para os problemas ambientais, os insucessos das empreitadas e a participao do capital externo voltil.

16

Fatec-Junho/2009

Questo 37
Observe os animais representados na tirinha a seguir.

Marque a alternativa que apresenta informaes corretas sobre esses animais.

O nvel de dificuldade da prova foi mediano. com O candidato bom


a) b) c) d) e)

Grupo Poliqueta Diplopoda Arthropoda Chilopoda Arthropoda

Tipo de Respirao Filotraqueal Traqueal Traqueal Branquial Alveolar

conhecimento conceitual no deve ter enfrentado grandes dificuldades pa-

Patas por segmento do corpo 1 par 2 pares 1 par 2 pares 1 par

Sustentao Exoesqueleto Exoesqueleto Hidrosttica Exoesqueleto Exoesqueleto

biologia

Alternativa B
A primeira caracterstica que chama a ateno neste grupo a presena de estrutura de sustentao externa, conhecida como exoesqueleto. Estes animais pertencem ao grupo diplopoda, ou seja, apresentam 2 pares de patas por segmento corporal e possuem respirao traqueal.

ra a resoluo da parte de biologia e das duas primeiras questes multidisciplinares. A exemplo dos ltimos anos foi uma prova que no exigiu somente conhecimentos especficos, mas tambm bastante ateno e boa interpretao de texto e grficos para resoluo das questes. Aruak

Questo 38
Quem j viajou pelo Brasil, certamente atravessou extensos chapades, cobertos por uma vegetao de pequenas rvores retorcidas, dispersas em meio a um tapete de gramneas. Durante os meses quentes de vero, quando as chuvas se concentram e os dias so mais longos, tudo ali muito verde. No inverno, ao contrrio, o capim amarelece e seca; quase todas as rvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente por outra totalmente nova. Mas no o fazem todos os indivduos a um s tempo. Enquanto alguns ainda mantm suas folhas verdes, outros j as apresentam amarelas ou pardacentas, e outros j se despiram totalmente delas.
(Disponvel em: http://eco.ib.usp.br/cerrado/ . Acessado em: 23/ agosto/2008)

Sobre esse bioma pode-se afirmar que apresenta ainda: I. Muitas variedades de rvores com casca grossa lembrando a cortia, devido ao excesso de nutrientes do solo.

17

Fatec-Junho/2009

II.

Muitas plantas com razes longas, que permitem a absoro da gua em lenis freticos muito distantes da superfcie. III. Plantas com folhas modificadas em espinhos, caules que armazenam gua e cutcula altamente permevel. IV. Muitas trepadeiras e epfitas, ausncia de samambaias e avencas, muitas espcies de anfbios e animais invertebrados. Est correto o contido em a) II, apenas. c) IV e V, apenas. e) I, II, III e V. b) III e IV, apenas. d) I, II e IV, apenas.

O sangue doado deve ser analisado e classificado de acordo com os sistemas ABO e Rh, para ser usado corretamente em casos de transfuso, por exemplo. Considerando os tipos sanguneos, assinale a alternativa correta sobre transfuso de sangue. a) A identificao de uma pessoa em relao aos sistemas ABO e Rh se faz por meio da pesquisa dos anticorpos presentes nas hemcias nos dois sistemas. As pessoas do grupo O possuem nas hemcias dois antgenos diferentes denominados A e B. As pessoas do grupo O no possuem antgenos nas hemcias, mas estimulam reaes de defesa (aglutinao), por isso so excelentes doadores. As pessoas do grupo AB possuem dois antgenos diferentes denominados A e B no plasma e no estimulam reaes de defesa, por isso so consideradas receptores universais. As pessoas A e B possuem os antgenos A e B nas hemcias e os anticorpos anti-B e anti-A no plasma, respectivamente.

b) c) d)

Alternativa A
Somente a afirmativa II est correta. A paisagem citada no texto o Cerrado, que possui rvores retorcidas e de pequena estatura e grande quantidade de gramneas. Como se trata de um ambiente de alta temperatura mdia, baixa umidade do ar (durante o vero) e solo pobre necessrio que as espcies dali sejam bem adaptadas este clima, caractersticas que excluem as afirmativas I e IV. Enquanto as adaptaes citadas em III, pertencem vegetais de regies desrticas, que no fazem parte do cerrado.

e)

Alternativa E
Sangue tipo A Antgeno (aglutinognio): A Anticorpo (Aglutinina): Anti B. Sangue tipo B Antgeno (aglutinognio): B Anticorpo (Aglutinina): Anti A.

Questo 39
Segundo dados da Organizao Mundial da Sade (OMS), o ideal seria que 5% da populao doasse sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil, esta taxa de apenas 2% (cerca de 3 milhes de pessoas). H critrios que permitem ou que impedem uma doao de sangue, que so determinados por normas tcnicas do Ministrio da Sade, e visam proteo doador e a segurana de quem vai receber o sangue.

Questo 40
Alguns estudantes fizeram as seguintes observaes sobre as caractersticas de um grupo de plantas: I. Apresentam tecidos especializados para o transporte da seiva. II. Possuem frutos e sementes. III. Formam tubo polnico para a ocorrncia da fecundao. IV. Apresentam a fase esporoftica transitria. Com relao a essas afirmaes, pode-se afirmar que o pinheiro, a samambaia, o limoeiro e os musgos apresentam, respectivamente, as seguintes caractersticas a) III, IV, II e I. c) II, III, IV e I. e) I, III, IV e II. b) I, II, III e IV. d) III, I, II e IV.

(Disponvel em: http://www.cress sp.org.br/img/hemocentro.gif - Acessado em: 09.09.2008.)

Alternativa D

18

Fatec-Junho/2009

Pinheiro (Gimnosperma) grupo em que surge a formao do tubo polnico para a fecundao (tambm presente no limoeiro). Samambaia (Pteridfita) grupo em que surgem o xilema e o floema, vasos condutores pra o transporte de seiva bruta e elaborada, respectivamente. (tambm presentes no pinheiro e no limoeiro). Limoeiro (Angiosperma) grupo em que surgem os frutos. Musgo (Brifita) grupo em que a fase predominante no ciclo de vida a gametoftica, sendo ento a fase esporoftica transitria.

motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de lcool por litro de sangue pagaro multa, perdero a carteira de motorista por um ano e ainda tero o carro apreendido. Para alcanar o valor-limite, basta beber uma nica lata de cerveja ou uma taa de vinho.
(Disponvel em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/l ei_seca/index.shtml. Acessado em: 25/agosto/2008)

Sobre os efeitos do lcool no organismo assinale a alternativa correta. a) A ingesto do lcool inibe a produo do hormnio ADH (hormnio antidiurtico), o que reduz a reabsoro de gua nos tbulos renais, tornando a urina mais diluda. A ingesto do lcool estimula a ao do hormnio ADH (hormnio antidiurtico), que atua diminuindo a permeabilidade dos tbulos renais para que a urina seja eliminada. A ingesto de lcool destri os lisossomos das clulas renais, provocando a liberao de enzimas no interior do citoplasma e consequentemente o aumento do volume de urina. Quanto maior a ingesto de lcool, maior ser a atividade muscular e maior ser a degradao da glicose, implicando menor liberao de calor. Quanto maior a ingesto de lcool, maior ser a atividade do sistema nervoso central, acarretando as sensaes de euforia e garantindo bom desempenho fsico e mental.

Questo 41
O grfico representa a taxa de fotossntese e de respirao de uma determinada planta quando submetida a diferentes intensidades luminosas.
Taxa Fotossntese Respirao

b)

c)

d)
A B C Intensidade luminosa

A anlise do grfico permite afirmar que a) a planta no ponto A consome a mesma quantidade de gs oxignio que produz. b) a partir do ponto C, com o aumento da intensidade luminosa, a planta consome mais gs oxignio do que produz. c) a planta no ponto C consome menos gs oxignio do que produz. d) a partir do ponto B, com o aumento da intensidade luminosa, a planta est produzindo menos matria orgnica do que consumindo. e) a partir do ponto B, com o aumento da intensidade luminosa, a planta est produzindo e consumindo a mesma quantidade de matria orgnica.

e)

Alternativa A
O consumo de lcool inibe a produo do ADH, que reduz a absoro de gua pelo organismo, fazendo com que o corpo libere uma quantidade maior de gua que torna a urina mais diluda.

Alternativa C
Neste ponto do grfico a taxa de fotossntese superior a taxa respiratria, ou seja, a produo de oxignio e de matria orgnica (resultados do processo de fotossntese) superam seu consumo.

Questo 42
A nova Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, que altera o Cdigo de Trnsito Brasileiro, probe o consumo de praticamente qualquer quantidade de bebida alcolica por condutores de veculos. A partir de agora,

19

Fatec-Junho/2009

O mundo intensifica medidas para combater um novo desafio: influenza A (H1N1)


A gripe causada pelo vrus influenza A (H1N1) uma forma de gripe que comea nos porcos e passa para o ser humano. Observe o esquema a seguir.
gripe humana

gripe suna

1 O vrus da gripe, ou vrus influenza, existe em trs tipos (e vrios subtipos). Eles infectam aves, porcos e humanos. Os porcos podem se infectar com os trs tipos, o que faz deles um laboratrio natural para a mutao do vrus.
gripe aviria 2 A doena causada por uma nova forma do vrus H1N1. O vrus hbrido: combina genes das gripes aviria e humana. Assim, agressivo como a gripe aviria e transmissvel entre humanos.

OS SINTOMAS Dor de cabea Corrimento nasal Dor de garganta Tosse Vmito Febre de 39 graus Dores nas articulaes e msculos Diarreia

3 O vrus teria surgido em maro, em uma fazenda com 1 milho de porcos, em La Gloria, no Mxico. O local conhecido por suas lagoas de estrume. No se sabe como o vrus passou do porco ao homem, e, agora, a transmisso ocorre entre humanos. Um dos primeiros casos foi Edgar Hernndez, de 4 anos, que se curou.

multidisciplinar

(Adaptado de: http://www.mundovestibular.com.br/articles/5302/1/Gripe/Paa cutegina1.html Acesso em 14.05.2009.)

As questes exigiram dos candidatos uma boa leitura e anlise para se chegar a resposta correta. O candidato bem preparado no teve nenhuma dificuldade para resolv-las.

Questo 43
Existem diversas variedades de vrus de gripe, todas pertencentes ao gnero Influenzavirus. A variedade conhecida como tipo A tem sido isolada em muitas espcies animais, alm do homem, e divide-se em vrios subtipos. Essa variedade apresenta um envelope lipoprotico que contm oito molculas de RNA diferentes como material hereditrio, todas envoltas por protenas do capsdio. O envelope lipoprotico contm dois tipos de protenas que caracterizam os diferentes vrus da gripe: a hemaglutinina, conhecida como espcula H, e a neuroaminidase, conhecida como espcula N. Assim, durante uma infeco gripal, uma pessoa produz anticorpos contra as espculas virais e torna-se imune ao tipo de vrus que a infectou.

Aruak, Paim e Rogrio

Essas espculas so identificadas numericamente. Assim, por exemplo, o vrus identificado como H5N1 o responsvel pela pandemia de gripes em aves, que tem ocorrido na sia desde 1997; o H2N2 o que causou a pandemia de gripe asitica; j o vrus H1N1 foi responsvel pela pandemia de gripe espanhola em 1918 919 e, mais recentemente, pela pandemia de gripe que comeou no Mxico e se alastra pelo mundo.

20

Fatec-Junho/2009

Com relao profilaxia e s caractersticas comuns desses vrus, so feitas as seguintes afirmativas: I. A vacinao contra a gripe consiste em impedir que diferentes vrus ativos, agentes causadores da doena, penetrem no corpo. II. Os vrus mutantes possuem espculas H e N ligeiramente diferentes daquelas que existiam nos vrus da linhagem original, o que impede que os anticorpos j produzidos atuem eficientemente. III. O material gentico dos vrus da gripe o RNA, um cido nuclico mutvel, o que acaba dando origem s diversas variedades de vrus. IV. Os diferentes tipos de vrus tm afinidades com clulas especficas e o que determina essa afinidade diferencial dos vrus so seus carboidratos. Est correto o que se afirma apenas em a) I. d) I, II e IV. b) I e III. e) II, III e IV. c) II e III.

c) d) e)

As principais formas de transmisso da tuberculose e da dengue esto relacionadas s picadas de insetos. Evitar locais aglomerados e o contato direto com pessoas doentes so medidas eficientes na preveno da tuberculose. Ambas podem ser tratadas com o uso de antibiticos especficos.

Alternativa D
necessrio lembrar que a tuberculose causada por uma bactria e a dengue por um vrus e apresentam meios de transmisso bastante distintos. Dentre as alternativas de profilaxia a melhor aquela apontada para a tuberculose, evitando o contato direto com doentes e locais aglomerados.

Questo 45
A Organizao Mundial da Sade (OMS) informou que testes iniciais mostraram que o medicamento antiviral, cujo princpio ativo o fosfato de oseltamivir, um inibidor da protena neuroaminidase, o N do H1N1. Essa substncia apresenta a seguinte frmula estrutural:

Alternativa C
II As respostas imunes so especficas e identificam os vrus pelas protenas presentes em seu capsdio, uma mutao (alterao) nessas protenas faz com que o sistema de defesa no atue com eficcia, pois este no ir reconhecer a variao do antigo vrus. III A prpria figura do vrus nos responde qual o material presente em seu interior, que sendo DNA ou RNA (que o caso) passvel de mutao. As variaes dos vrus no possuem afinidades com clulas especficas e as vacinas funcionam como um estmulo ao sistema imunolgico, mas no impedem que os vrus penetrem no corpo. O que exclui as outras afirmativas.

Considere que na frmula estrutural de uma substncia orgnica, cada interseo de duas ou mais linhas indica um nico tomo de carbono; na ponta de uma linha, em que no haja um outro tomo representado, tambm se representa um nico tomo de carbono.

Questo 44
Em meio a tantas notificaes e casos confirmados de gripe causada pelo vrus influenza H1N1, no podem ser esquecidas outras doenas como, por exemplo, a dengue e a tuberculose, que ocorrem no Brasil e atingem uma parcela significativa da populao. Assinale a alternativa correta com relao dengue e tuberculose. a) b) A medida profiltica mais eficiente para prevenir essas parasitoses consiste no uso de vacinas. Lavar as mos antes das refeies e aps usar os sanitrios so medidas eficientes para impedir a proliferao da dengue.

Analise a frmula estrutural apresentada e assinale a alternativa que contm o nmero total de tomos de carbono. a) 3. b) 7. c) 10. d) 12. e) 16.

Alternativa E
Pela anlise da frmula estrutural, segundo os conhecimentos de Qumica orgnica e pelas informaes do texto, temos 16 carbonos.

21

Fatec-Junho/2009

Questo 46
O fosfato de oseltamivir recomendado no tratamento e na profilaxia de gripe em crianas e adultos, inclusive da influenza A (H1N1), sendo que o tratamento deve ser iniciado nas primeiras 48 horas, aps o aparecimento dos primeiros sintomas. Um produto com oseltamivir, encontrado nas farmcias, est disponvel em cpsulas ou em p para suspenso o qual, aps ser reconstitudo em gua, ficar na razo de 12 mg/mL. O p para suspenso oral indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em crianas entre 1 e 12 anos de idade, pelo fato de elas terem dificuldade de ingerir cpsulas. Admita que as doses recomendadas para o tratamento da influenza A (H1N1) so: Adultos e adolescentes com 13 anos ou mais: 75 miligramas (mg), duas vezes ao dia por cinco dias. Crianas de 1 a 12 anos: dose ajustada pelo peso na razo de 1 mg/kg, duas vezes ao dia por cinco dias.

da agncia e por mdicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (Infraero). Inicialmente, apenas os voos vindos do Mxico, Canad e Estados Unidos eram inspecionados. A deciso foi tomada durante reunio da Anvisa com representantes das companhias areas, da Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac) e da Infraero, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande So Paulo.
(Adaptado de: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/04/28/ult5772u3774.j htm, Acesso em: 09.05.2009.)

Em um voo proveniente de Miami, a Anvisa constatou que entre todas as pessoas a bordo (passageiros e tripulantes) algumas haviam passado pela cidade do Mxico.

Se uma criana de 12 anos e 60 kg, precisar fazer o tratamento para a gripe influenza A, conclui-se que o volume total de suspenso oral que essa criana dever ingerir, em todo o tratamento, em mililitros, a) 10. b) 20. c) 25. d) 50. e) 65. No diagrama, U representa o conjunto das pessoas que estavam nesse voo; P o conjunto dos passageiros; M o conjunto das pessoas que haviam passado pela cidade do Mxico e A o conjunto das pessoas com sintomas da gripe influenza A. Considerando verdadeiro esse diagrama, conclui-se que a regio sombreada representa o conjunto das pessoas que, de modo inequvoco, so aquelas caracterizadas como a) b) c) d) e) passageiros com sintomas da gripe que no passaram pela cidade do Mxico. passageiros com sintomas da gripe que passaram pela cidade do Mxico. tripulantes com sintomas da gripe que passaram pela cidade do Mxico. tripulantes com sintomas da gripe que no passaram pela cidade do Mxico. tripulantes sem sintomas da gripe que passaram pela cidade do Mxico.

Alternativa D
Clculo da massa de fosfato de oseltamivir por dose para uma criana de 60 kg: 1 kg ------------------ 1 mg do medicamento 60 kg ------------------ x x = 60 mg Clculo da massa de medicamento ingerida em todo o tratamento: 2(VEZES) 5(DIAS) 60 mg = 600 mg Clculo do volume de suspenso correspondente: 1 mL -------------- 12 mg Y-------------- 600 mg y = 50 mL

Questo 47
Para a identificao de pacientes com sintomas de gripe influenza A, a Anvisa (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria) informou hoje que os voos procedentes do Reino Unido, Espanha e Nova Zelndia tambm sero inspecionados por uma equipe

Alternativa C
A regio sombreada representa os tripulantes com sintomas de gripe que passaram pela cidade do Mxico.

22

Fatec-Junho/2009

Questo 48
O Ministrio da Sade do Brasil, por meio do Gabinete Permanente de Emergncias de Sade Pblica, publica diariamente os dados numricos relativos evoluo de casos confirmados de Influenza A, no mundo, segundo critrio de classificao por pas. O grfico mostra a evoluo de casos confirmados de Influenza A: no Mxico, nos Estados Unidos e no Canad, de 2 de maio a 15 de maio de 2009.

A prova de Portugus foi elaborada com seis questes, tendo apenas


Ministrio da Sade, Gabinete Permanente de Emergncias de Sade Pblica

duas especficas: 50 =

Pela anlise do grfico, pode-se afirmar que, a) b) c) d) e) no dia 9 de maio, havia menos de 1 100 casos no Mxico. no perodo considerado, a evoluo do nmero de casos no Canad teve taxa de crescimento superior do Mxico. em 14 de maio, a diferena entre os nmeros de casos do Mxico e do Canad, nessa ordem, era maior que 2 400. de 2 de maio a 8 de maio, o nmero de casos confirmados no Mxico manteve-se, diariamente, superior ao dos Estados Unidos. no perodo considerado, o nmero de casos confirmados nos Estados Unidos manteve-se, diariamente, superior ao do Mxico.

portugus

perodo composto e 51 = conhecimento semnticomorfolgico das conjunes. A 52 mesclou morfologia, semntica e figuras de linguagem. As outras trs 49, 53 e 54 mesclaram compreenso de texto com literatura e conhecimento sobre os tipos de redao; questes confusas e mal elaboradas (e consideramos que a 54 esteja sem resposta).

Alternativa D
Pela leitura do grfico somente a alternativa D correta.

23

Fatec-Junho/2009

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER QUESTES DE NMEROS 49 A 52.

Redao: A proposta de redao no foi bem elaborada, uma vez que faltou uma ligao mais orgnica entre a coletnea e o tema. Os textos no falam de novas formas de conhecimento, podendo deixar o candidato em dvida sobre o que escrever. Na sociedade atual, para alm do livro e dos materiais didticos comuns, seria preciso ressaltar o papel do ensino distncia importantes dos jovens e do computador de as como ensino/ instrumentos em pode assimilar torn-los

Quem primeiro me falou sobre as terras-raras acho que deve ter sido minha me, que era uma fumante inveterada e acendia um cigarro atrs do outro com um pequeno isqueiro Ronson. Certo dia ela me mostrou a pedra do isqueiro, retirando-a do mecanismo, e explicou que no era realmente uma pedra, e sim um metal que produzia fascas quando raspado. Esse misch metal consistindo, sobretudo, em crio era uma mistura de meia dzia de metais, todos eles muito semelhantes, e todos eles terrasraras. Esse nome curioso, terras-raras, tinha algo de mtico, de conto de fadas, e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas. Acreditava que eram tambm dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento. (SACKS, Oliver. Tio Tungstnio. So Paulo: Companhia das
Letras, 2002. Adaptado).

Questo 49
O texto apresentado , predominantemente, a) b) argumentativo em que o autor expe as investigaes de sua me acerca da funo de alguns elementos qumicos. descritivo em que o autor apresenta, em uma sequncia cronolgica, a composio de um elemento observado por ele de forma objetiva e imparcial. expositivo que prioriza a apresentao do clmax de uma ao dinmica iniciada no passado. narrativo em que o sujeito relata uma sequncia de eventos experienciados numa perspectiva subjetiva. dissertativo por meio do qual o autor explana sobre a vida de uma criana e os efeitos da aprendizagem.

aprendizagem, casos em que a facilidade novas tecnologias excelentes

c) d) e)

tutores para os mais velhos. der e Jefferson

Alternativa D
Na questo aparece a palavra predominantemente; algo que no acontece, pois o texto narrativodissertativo com aspectos argumentativos, entretanto a alternativa que mais se aproxima a D.

Questo 50
Observe que o trecho destacado, a seguir, funciona como uma orao subordinada adjetiva que encerra uma explicao:

24

Fatec-Junho/2009

...deve ter sido minha me, que era uma fumante inveterada e acendia um cigarro atrs do outro com um pequeno isqueiro Ronson. Assinale a alternativa em que se encontra orao de mesma funo sinttica. a) b) c) Quem primeiro me falou sobre as terras-raras acho que deve ter sido minha me... Certo dia ela me mostrou a pedra do isqueiro, retirando-a do mecanismo, e explicou que no era realmente uma pedra... Esse misch metal consistindo, sobretudo, em crio era uma mistura de meia dzia de metais, todos eles muito semelhantes, e todos eles terras-raras. Esse nome curioso, terras-raras, tinha algo de mtico, de conto de fadas... .... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas.

d)

e)

... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas mas ainda eram dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento. ... e eu imaginava que as terras-raras no seriam somente raras e preciosas se fossem dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento.

Alternativa E
Na alternativa A porm = adversativa; na B posto que = causa, explicao; na C ainda que = concesso; na D mas ainda = adio. Apenas na resposta E o se estabelece a condio.

d) e)

Questo 52
Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) No trecho Esse nome curioso, a palavra em destaque um substantivo abstrato. No trecho Quem primeiro me falou sobre as terras-raras, a expresso destacada um adjetivo composto. No trecho, tinha algo de mtico, a palavra destacada um numeral. No trecho ela me mostrou a pedra do isqueiro, a palavra destacada entre aspas evidencia seu sentido metafrico. No trecho produzia fascas quando raspado, a palavra destacada deve ser substituda corretamente por rapado.

Alternativa C
A orao consistindo, sobretudo, em crio uma subordinada adjetiva explicativa reduzida de gerndio. - que (o qual) consiste, sobretudo, em crio esta a orao com o verbo desenvolvido e a presena do pronome relativo (que, o qual). No complicaria o vestibulando.

Questo 51
Considere as frases apresentadas. ... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas. Acreditava que eram tambm dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento. Assinale a alternativa em que as frases foram conectadas, com ideia de condio, em um nico perodo: a) ... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas, porm eram dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento. ... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas, posto que tambm eram dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento. ... e eu imaginava que as terras-raras no eram somente raras e preciosas, ainda que fossem dotadas de qualidades secretas, especiais, no possudas por nenhum outro elemento.

Alternativa D
A questo mesclou morfologia, semntica e figuras de linguagem. curioso = adjetivo; terras-raras = substantivo composto; algo = pronome substantivo indefinido; raspado = tocado, tangido, rapado = retirado algo; pedra = comparao mental com a dureza dos elementos qumicos = metfora: sentido conotativo das palavras.

b)

CONSIDERE O TEXTO SEGUINTE PARA RESPONDER S QUESTES DE NMEROS 53 E 54.


Um paroquiano curioso tratou de indagar se alm das causas de estmulo religioso, alguma outra houve [para a inimizade entre as duas senhoras]; e veio a saber que as duas damas, amigas ntimas, tinham tido uma pequena questo, por causa de um vestido. No se sabe qual delas ajustara primeiro um corte de

c)

25

Fatec-Junho/2009

vestido; sabe-se que o ajuste foi vago, tanto que o dono da loja imaginou ter as mos livres para vend-lo a outra pessoa. (...) Quando a primeira mandou buscar o vestido, soube que a amiga o comprara. A culpa, se a havia, era do vendedor; mas o vestido era para um baile, e no corpo de outra fez maravilhas; todos os jornais o descreveram, todos louvaram o bom gosto de uma senhora distinta, etc... Da um ressentimento, algumas palavras, frieza, separao. O paroquiano, que, alm de boticrio, era filsofo, tomou nota do caso para cont-lo aos amigos. Outros dizem que era tudo mentira dele.
(Machado de Assis, Duas Juzas.)

c) d) e)

O fato que a segunda cliente era melhor pagadora; o boato que o paroquiano presenciara o caso. O fato que o trato feito com a primeira cliente fora desrespeitado pelo dono da loja; o boato que as mulheres se conheciam. O fato que as medidas do vestido estavam desajustadas; o boato que o vestido foi um sucesso no baile.

Alternativa B
Se a resposta oficial for a B, est, diametralmente, fora da compreenso textual. Na quarta linha, aparece o aposto explicativo de ... as duas damas, amigas ntimas, ..., como no aparecem aspas no podemos entender como ironia ou antfrase. Na linha anterior, aparece o reforo da no-ironia [para a inimizade entre duas senhoras]. No encontramos, pois, uma alternativa plausvel.

Questo 53
Machado de Assis foi um autor que produziu muitos contos e romances. O texto apresenta uma marca notria de sua produo em uma fase madura. Tratase da a) b) c) d) e) narrao de fatos cotidianos com anotao psicolgica sobre a mulher. descrio de cenas externas com peculiaridade para os detalhes da natureza. discusso dos problemas de sua poca a fim de denunciar mazelas sociais. explanao dos eventos histricos inverossmeis realidade masculina de sua contemporaneidade. denncia e argumentao contrria a comportamentos com disparidade tica presenciados pelo autor.

REDAO
Os textos apresentados a seguir associam-se proposta temtica da redao que voc dever elaborar. Leia-os, pois serviro de ponto de partida para suas reflexes. Texto 1: O livro a melhor embalagem para se conservar o esprito dizia meu pai. Ele era timo nas frases. A biblioteca de casa era ento um depsito de umas dez mil embalagens. Eu passava as manhs inteiras l dentro, sozinho, vasculhando cada canto, tomando cuidado para colocar tudo de volta nos seus lugares. Aprendi a ler muito depressa. E lia qualquer coisa, geralmente sem entender nada. Os livros so como janelas. E eu me debruava sobre dicionrios, enciclopdias, revistas, livros de todos os assuntos, poesia, medicina, direito, romances. Nem sabia do que tratavam. Apenas os abria ao acaso e lia, maravilhado com a minha ignorncia. (...) Havia um mundo infinito de ideias ali, e a nica forma de encar-lo era com o pensamento livre.
(JAF, Ivan. Manual de sobrevivncia familiar. So Paulo: Atual, 1997)

Alternativa A
B, C, D e E esto completamente distantes da compreenso do texto. Alternativa A, totalmente, coerente com o texto e caracterstica machadiana: fatos cotidianos + ironia + mulher (lembre-se da Capitu).

Questo 54
As expresses em destaque ... sabe-se que o ajuste foi vago, tanto que o dono da loja imaginou ter as mos livres para vend-lo a outra pessoa. permitem o reconhecimento do fato e do boato. Assinale a alternativa que faz essa identificao de modo coerente com o texto. a) b) O fato que as pessoas comentam que o dono da loja teria imaginao criativa; o boato que o contrato fora desfeito. O fato que as duas senhoras eram desafetas; o boato era que o paroquiano era mentiroso.

26

Fatec-Junho/2009

Texto 2: Termos conscincia de nossa ignorncia um grande passo para o conhecimento.


(GOETHE. As afinidades eletivas).

Texto 3: Todos ns estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre o tempo.


(CORALINA, Cora. Entrevista Folha de S.Paulo, 1982)

Texto 4:

(QUINO. Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 69)

PROPOSTA
A partir das informaes e ideias expostas nesses textos, desenvolva uma dissertao sobre o tema

APRENDER E ENSINAR: NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO NA SOCIEDADE ATUAL Os jovens podem ser bons professores? Instrues:
1. 2. 3. 4. 5. 6. D um ttulo a sua redao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para sustentar suas ideias e ponto de vista. Empregue em seu texto apenas a variedade culta da lngua portuguesa. No copie nem parafraseie os textos dados. O texto no deve ser escrito em forma de poema ou em versos. A redao deve ser apresentada em folha prpria e a tinta.

27

You might also like