You are on page 1of 42

1

APRESENTAO

O Curso Cultura Brasileira e o Futebol uma excurso histrica que viaja no tempo atravs da histria do nosso futebol, pontuando a sua relao e influncia nas variadas formas de expresso da cultura brasileira.

PBLICO ALVO:

Guias de Turismo, Estudantes, Empresrios e todos aqueles curiosos e estudantes da nossa cultura e futebol.

OBJETIVO:

Demonstrar e realar a mtua influncia e a estreita relao entre as mais diversas formas de manifestao da nossa cultura, tais como msica e cinema com o nosso futebol. Como tambm tem o objetivo de valorizar esses patrimnios nacionais: Cultura e Futebol, pois acreditamos que estes so pilares fundamentais na formao, caracterizao e explicao do que ser BRASILEIRO.

NDICE

CAPTULO 1-----------------------------------------------------------------------------------04
Futebol no Brasil: Como tudo comeou.

CAPTULO 2-----------------------------------------------------------------------------------09
Seleo Brasileira de Futebol Uma Breve Histria I

CAPTULO 3-----------------------------------------------------------------------------------13
Seleo Brasileira de Futebol Uma Breve Histria II

CAPTULO 4-----------------------------------------------------------------------------------17
A Cultura e Futebol Brasileiro Mtua Influncia I

CAPTULO 5-----------------------------------------------------------------------------------21
A Cultura e Futebol Brasileiro Mtua Influncia II

CAPTULO 6-----------------------------------------------------------------------------------23
O Futebol e a Msica I

CAPTULO 7-----------------------------------------------------------------------------------26
O Futebol e a Msica II

CAPTULO 8-----------------------------------------------------------------------------------30
O Futebol no Cinema

CAPTULO 9-----------------------------------------------------------------------------------35
Copa 2014: Vamos Ficar Bem Na Foto?

CAPTULO 10---------------------------------------------------------------------------------38
COPA 2014: Investimentos, Oportunidades e Ganhos

CAPTULO 1
Futebol no Brasil: Como Tudo Comeou

1. FUTEBOL NO BRASIL: COMO TUDO COMEOU

Existem vrias verses para incio da histria do Futebol em Terras Brasileiras: Em 1878, tripulantes do navio Crimia enfrentaram-se em uma exibio para a Princesa Isabel, no Rio de Janeiro; Em 1894, Thomas Donohoe, teria ido Inglaterra e de l trazido uma bola, dando pontap ao primeiro jogo de futebol brasileiro, em maio de 1894.

O Pai do nosso futebol chama-se: Charles Miller


Nascido no Brasil e descendente de ingleses e escoceses Miller foi Inglaterra para estudar, e l se tornou admirador e praticante do futebol, quando retornou ao Brasil, em 1894, trouxe em sua mala duas bolas, uniformes e as regras do jogo.

Em entrevista dada a Revista Cruzeiro em 1952 disse Charles Miller:

Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si s, era novidade, j que naquela poca somente conheciam o crquete. - Como esse jogo? - perguntam uns. - Com que bola vamos jogar? - indagavam outros. - Eu tenho a bola. O que preciso ench-la. - Encher com o qu - perguntavam. - Com ar. - Ento v buscar que eu encho."

Ainda segundo Charles Miller, em 1895 houve o que considerado o primeiro jogo de futebol no pas: na Vrzea do Carmo, em So Paulo, em 14 de abril, uma partida entre ingleses e anglo-brasileiros, formados pelos funcionrios da Companhia de Gs e da Estrada de Ferro So Paulo Railway. O amistoso terminou em 4 a 2, com vitria do So Paulo Railway.

O novo esporte vingou e, no primeiro campeonato disputado no Brasil, o Paulista de 1902, Charles Miller foi o artilheiro com 10 gols em nove jogos. Miller jogou at 1910 pelo So Paulo Athletic Club. Depois atuou como rbitro e, finalmente, apenas como torcedor. Morreu em 1953, coberto de glrias por ter introduzido o futebol no Brasil, mas sem ver o Brasil campeo do mundo.

O SPORT CLUB RIO GRANDE considerado o primeiro clube de futebol fundado no Brasil, ainda em atividade.

Est localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Em homenagem ao clube, a extinta CBD (hoje CBF), em 1976, instituiu a data de fundao do clube - 19 de julho - como o "Dia do Futebol".

CAPTULO 2
Seleo Brasileira:Uma Breve Histria I

2. SELEO BRASILEIRA: UMA BREVE HISTRIA I

Com a fundao da Federao Brasileira de Sports (FBS) em 1914, a Seleo Brasileira tem sua estria em um jogo considerado no oficial pela FIFA contra a equipe britnica do Exeter City. Realizado nas Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, os anfitries ficaram com a vitria por 2 a 0.

O Primeiro Ttulo

O primeiro ttulo do brasileiro no futebol veio dois meses mais tarde, quando o Brasil venceu a seleo da Argentina no campo do Club de Gimnasia y Esgrima, em Buenos Aires, por 1 a 0, trazendo a Copa Roca para casa.

10

A SELEO BRASILEIRA E as Primeiras Copas do Mundo

As Copas do Mundo comearam a ser disputadas em 1930 no Uruguai; Depois em 1934 na Itlia e; 1938 na Frana.

A Seleo Brasileira, mesmo com resultados fracos, esteve presente nas trs primeiras edies dos mundiais de Futebol. Aps uma interrupo devido Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltaria a ser realizada em 1950 no Brasil.

11

A SELEO BRASILEIRA O Maracanazo

O Brasil foi sede da Copa do Mundo de 1950 e, por ter um bom time, e ser o anfitrio, havia a expectativa do povo brasileiro em uma primeira conquista. Contudo, na final da competio, a Seleo Brasileira foi derrotada por 2 a 1, de virada, para a o Uruguai. O episdio entrou para a histria como MARACANAZO, uma das maiores zebras e decepes de todos os tempos para o futebol brasileiro.

12

CAPTULO 3
Seleo Brasileira: Uma Breve Histria II

13

3. SELEO BRASILEIRA: UMA BREVE HISTRIA II

A SELEO BRASILEIRA Nossos Primeiro Ttulo Mundial

A partir do final da dcada de 1950, o futebol brasileiro produziu uma srie de grandes jogadores, destacando-se: Pel, Garrincha, Nilton Santos, Didi, Vav, Zagallo, Djalma Santos e Bellini, entre outros. Estes jogadores fizeram parte da seleo brasileira que conseguiu o nosso primeiro ttulo mundial em 1958 na Sucia.

A SELEO BRASILEIRA Bi Campeo Gostamos do sabor da vitria, e repetimos a dose na Copa de 1962 no Chile, desta vez com Amarildo, Coutinho e Pepe somados ao elenco campeo, e com um brilho ainda mais intenso de um Man.

14

A SELEO BRASILEIRA A Taa do Mundo Nossa

A Seleo Brasileira de 1970, considerada por muitos especialistas como a melhor de todos os tempos, sagrou-se campe pela terceira vez da Copa do Mundo, recebendo assim, definitivamente, a Taa Jules Rimet.

A SELEO BRASILEIRA 1982: O Brasil No Ganhou, Mas o Futebol Foi Quem Perdeu Em 1982, na Copa da Espanha a seleo montada por Tel Santana era considerada forte candidata ao ttulo, apresentando o melhor futebol da poca. Baseada em jogadores como Zico, Falco, Scrates, Jnior, Oscar, Toninho Cerezo, entre outros. Mas o chamado futebol arte acabou sendo eliminada nas quartas-de-final da competio para a Itlia da Copa, no jogo conhecido como O Desastre de Sarri.

15

A SELEO BRASILEIRA Novamente Campeo Depois de 24 anos, a seleo brasileira voltaria a disputar a final de uma Copa do Mundo. A Itlia foi a adversria do Brasil, e os dois times repetiriam, assim, a final da Copa de 70.

Desta vez, uma penalidade mxima chutada para fora pelo craque italiano Roberto Bagio revelou ao mundo o primeiro tetracampeo mundial de futebol O Brasil.

A SELEO BRASILEIRA A Hegemonia Em 2002 o mundo assistiu a primeira Copa do Mundo realizada em dois pases: Japo e Coria do Sul. Depois do fracasso na Frana em 1998, a Famlia Scolari fez uma tima campanha em 2002, e o Brasil conseguiu aumentar sua hegemonia no futebol mundial, sagrando-se PENTACAMPEO DO MUNDO.

16

CAPTULO 4
Cultura e Futebol Brasileiro Mtua Influncia I

17

4. CULTURA BRASILEIRA E O FUTEBOL: MTUA INFLUNCIA

Morgado afirma que h uma relao peculiar entre o futebol e a identidade

nacional brasileira. Um exemplo que a imagem do Brasil como um pas onde h democracia racial plena foi difundida em especial atravs do futebol. Intelectuais, Estado e mdia viram no futebol uma das maiores manifestaes da cultura popular brasileira; este se tornou smbolo nacional, o que reforado constantemente.

O futebol no apenas uma modalidade esportiva com regras prprias, tcnicas determinadas e tticas especficas [...] O futebol uma forma que a sociedade brasileira encontrou para se expressar. Para Damatta, futebol uma maneira do homem nacional extravasar caractersticas emocionais mais profundas, como paixo, dio, felicidade, tristeza, prazer, dor, fidelidade, resignao, coragem, fraqueza e muitas outras.

18

A influncia do futebol marcante na linguagem do povo e em manifestaes artsticas como o cinema, a msica, o teatro, a dana e a literatura.

A mdia tem o futebol como um de seus principais assuntos: h muitas publicaes exclusivas sobre o assunto, cadernos dirios em jornais desde 1930, programas televisivos, inmeros sites de internet e presena constante em anncios publicitrios.

19

Ainda segundo Morgado, a construo da interdependncia entre o futebol brasileiro e a identidade nacional abrangeu tambm o jeito de jogar do brasileiro o chamado futebol-arte e o fator emocional do esporte, o qual se verifica nas celebraes dos torcedores, no envolvimento da maioria dos brasileiros quando h competies internacionais e at mesmo na forma de organizao administrativa do esporte.

20

CAPTULO 5
Cultura e Futebol Brasileiro Mtua Influncia II

21

5. CULTURA E FUTEBOL BRASILEIRO: MTUA INFLUNCIA II

A antroploga Simoni Lahud Guedes defende que: Se desejamos compreender o Brasil, preciso passar tambm pelos seus campos de futebol

O futebol insere-se na sociedade brasileira no apenas como uma instituio social, mas tambm poltica, econmica e, sobretudo cultural, no que se refere a uma identificao com a nossa brasilidade.

22

CAPTULO 6
Futebol e a Msica I

23

6. FUTEBOL E A MSICA I

De acordo com Celso Branco Da mesma maneira como se afirma que o samba est no sangue do brasileiro, afirma-se tambm que este o pas do futebol. Logo, a aproximao entre msica e futebol ocorre de muitas formas dentro do contexto cultural brasileiro. O casamento de Garrincha com Elza Soares no foi o nico evento a unir futebol e msica no Brasil. Desde 1912, quando Bonfiglio de Oliveira fez um choro batizado de Flamengo, a unio faz sucesso em todo pas.

Os grandes momentos da histria do nosso futebol esto todos registrados tambm pela tica bem humorada da nossa MPB.

24

A msica muito presente no futebol, seja na forma de hinos, em homenagens aos clubes, aos dolos, e tambm no canto das torcidas.

Segundo Celso Branco, no se trata apenas de cantar no estdio. O futebol brasileiro essencialmente musical; quase podemos dizer que no existe futebol sem msica.

25

CAPTULO 7
Futebol e a Msica II

26

7. FUTEBOL E A MSICA II

O namoro entre futebol e msica virou casamento quando Lamartine Babo foi desafiado a compor hinos para os grandes clubes da cidade do Rio de Janeiro, em 1949. Em uma s tacada, lanou as msicas que at hoje so cantadas pelas torcidas nas arquibancadas.

Em uma reportagem publicada em 1978, a revista Placar levantou que existiam, poca, 150 msicas relacionadas ao futebol. De l para c, vieram outras centenas, sucessos de cantores e grupos de todos os estilos, como Chico Buarque, Elis Regina, Jorge Bem Jor, Jackson do Pandeiro, Joo Bosco, O Rappa e o Skank.

27

Segundo o Cantor e Compositor Simoninha, o futebol combina com todos os ritmos porque a cara do Brasil, e este um pas muito variado, com grande diversidade cultural, e tanto o futebol quanto a msica refletem isso.

A tabelinha entre Futebol e Msica fez sucesso at com quem no cantor profissional: Pel tocou com Roberto Carlos e Elis Regina. O ex-centroavante do Santos e da seleo brasileira Serginho tambm se arriscou no microfone. O lateral Jnior, ex-Flamengo, chegou a lanar dois discos. s vsperas do mundial da Espanha, ele gravou Voa Canarinho, msica que virou fenmeno de futebol-arte.

28

Linha do tempo com as msicas mais marcantes da dessa relao entre futebol e msica: Flamengo (1912) - Bonfiglio de Oliveira 1 x 0 (1919) - Pixinguinha, Benedito Lacerda e Nelson ngelo Um a um (1954) - Jackson do Pandeiro Na Cadncia do Samba/Que bonito (1956) - Luis Bandeira ** Msica do Canal 100 Aqui o Pas do Futebol (1969) - Milton Nascimento e Fernando Brant, Intrprete: Elis Regina Fio Maravilha (1972) - Jorge Bem Gol Anulado (1976) - Joo Bosco e Aldir Blanc Povo Feliz/Voa canarinho Voa (1982) - Memeco e Nono O Futebol (1989) Chico Buarque Uma Partida de Futebol (1996) Skank Jorge Ben Jor o artista brasileiro com maior nmero de Hits sobre futebol: Fio Maravilha Camisa 10 da Gvea Umbabarauma

29

CAPTULO 8
O Futebol no Cinema

30

8. FUTEBOL NO CINEMA

Registrar a tristeza de um pnalti perdido e o espetculo da torcida na hora do gol um desafio para o cinema brasileiro ao longo de dcadas. Mas o futebol j rendeu documentrios e fices em curta e longa metragem. Alguns dos maiores mitos do futebol brasileiro tiveram as suas vidas contadas nas telas: Pel, Garrincha, Zico e Tosto, para a alegria da torcida, tiveram o seu toque de gnio eternizado pelo cinema. Alm disso, o Cinema tambm utilizou o futebol como pano de fundo para tratar de vrias temticas da nossa histria. Vamos falar um pouco de alguns filmes que tiveram o futebol brasileiro, e ou os seus dolos como protagonistas ou coadjuvantes:

Asa Branca (1981) de Djalma Limongi Batista. Um dos raros filmes a mostrar as dificuldades de se tentar a carreira e o assunto tabu, o homossexualismo no futebol.

31

Pra Frente Brasil (1982) de Roberto Farias um clssico da relao do futebol com a ditadura brasileira na dcada

de 1970. O filme traduz o quanto ufania em torno do ttulo foi importante para um pas em pleno AI 5.

Pel Eterno (2004), de D. Anbal Massaini Neto. Narrao Flvio Stefanini. Para Rubens Ewald Filho esse filme serviu para provar que a lenda Pel

no exagero ou fantasia. Finalmente temos a prova concreta e os pais podem mostrar para os filhos ou netos.

32

Boleiros - Era uma vez o Futebol (1998) Diretor: Ugo Giorgetti. Em um bar na cidade de So Paulo, todas as tardes, se rene um grupo

de ex-jogadores de futebol para relembrar suas glrias e contar casos curiosos.

Garrincha Estrela Solitria (2005). Diretor: Milton Alencar Jr. A partir de sua decadncia, quando j doente e alcolatra, participa de

um desfile de escola de samba, a histria do Man Garrincha, dando nfase especial a seu conturbado romance com a cantora Elza Soares.

33

Outros Filmes da Parceria Cinema e Futebol

1963 Garrincha, Alegria do Povo. Diretor: Joaquim Pedro de Andrade. 1963 O Rei Pel de Carlos Hugo Christensen. 2005 O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto. 2006 O Ano em que Meus Pais Saram de Frias, de Cao Hambrguer.

2008 Linha de Passe, filme de Walter Salles.

34

CAPTULO 9
Copa 2014: Vamos Ficar Bem Na Foto?

35

9. COPA DO MUNDO 2014: VAMOS FICAR BEM NA FOTO?


Os desafios do Brasil para a realizao da Copa de 2014 so MONUMENTAIS, assim como as OPORTUNIDADES.

A SUPEREXPOSIO colocar a prova nossa capacidade de receber bem pessoas do mundo inteiro, de promover espetculos, e sobretudo nossa capacidade de mobilizao de recursos e organizao.

Como Estamos Hoje Na Foto: Ranking Mundial de Competitividade em Turismo 133 Pases Recursos Naturais 2 Recursos Culturais 14 Sustentabilidade Ambiental 33 Qualidade das Rodovias 110 Confiabilidade da Policia 116 Segurana 130

36

POSSIBILIDADES:

I O pas da nova 5 economia do mundo, competente e capaz de realizar grandes eventos com organizao, seriedade e segurana.

II Ainda um pas subdesenvolvido com srios problemas insolveis.

37

CAPTULO 10
Copa 2014: Investimentos, Oportunidades e Ganhos

38

10. COPA DO MUNDO 2014: INVESTIMENTOS, OPORTUNIDADES E GANHOS

A Grande Oportunidade de Melhorar a Competitividade e Imagem do Pas

Barcelona fez bem o dever de casa, aps a Olimpada de 1992 o nmero de turistas aumentou significativamente: 1,7 milhes de turistas em 1990 5,5 milhes de turistas de mdia nos ltimos anos

39

COPA 2014: Estimativas de Investimentos Pblicos A estimativa preliminar do governo federal realizar investimentos na ordem de 24,7 bilhes de reais, divididos nas seguintes frentes: Mobilidade Urbana 8 bilhes Aeroportos 6 bilhes Turismo 5,4 bilhes Estdios 4,8 bilhes Portos 0,5 bilho

Alm dos investimentos pblicos, logicamente, muitos investimentos privados sero realizados.

40

O SEBRAE vai investir R$ 36 milhes de reais em aes de capacitao, desenvolvimento de negcios e mapeamento de oportunidades que a copa 2014 pode gerar. (Fonte: Agncia SEBRAE)

COPA 2014: Ganhos Tangveis Para o Pas Melhoria na Capacitao das Pessoas (Investimento pblico de R$ 400 milhes) Gerao de Empregos Novas conexes internacionais para empresas brasileiras VANTAGEM MAIS IMPORTANTE A CONCENTRAO E ANTECIPAO DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA

41

BIBLIOGRAFIA

MORGADO, Andrya Garcia da Paixo. Um bate bola entre futebol e histria da literatura brasileira.In: CELLI COLQUIO DE ESTUDOS LINGUSTICOS E LITERRIOS. 3, 2007. Maring. Anais... Maring, 2009, p. 179-187. DA MATTA, Roberto et al. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. CARRANO, Paulo C. R. (coord.) Paixo e Poltica. Rio de Janeiro: Ed. DP&A, 2000. RANCO, Celso. Recorde: Revista de Histria do Esporte. Artigo, volume 03, nmero 1, junho de 2010. HELAL, Ronaldo et al. A Inveno do pas do futebol: mdia, raa e idolatria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. BRANCO, Celso. Recorde: Revista de Histria do Esporte. Artigo, volume 03, nmero 1, junho de 2010.

42

You might also like