You are on page 1of 5

Informaes teis sobre o Sicalc

Para que serve o Sicalc O que so acrscimos legais Como calcular multa de mora (acrscimos legais) Como calcular juros de mora (acrscimos legais) Tributos cujos acrscimos legais so calculados pelo Sicalc Tributos cujos acrscimos legais no so calculados pelo Sicalc Impresso de Darf Impresso de cdigo de barras Informaes Tcnicas Instalao do Sicalc Auto Atendimento Desinstalao do Sicalc Auto Atendimento Para que serve o Sicalc O Sicalc foi desenvolvido para auxiliar o contribuinte no clculo de acrscimos legais e emisso do Darf para pagamento. O programa executa: clculo da multa e dos juros moratrios para os pagamentos efetuados aps a data de seu vencimento; Imprime Darf , tanto para pagamentos em atraso, quanto para pagamentos no prazo. O que so acrscimos legais Os acrscimos legais so os valores referentes multa e juros de mora, incidentes sobre o valor do tributo ou contribuio, quando a obrigao tributria no cumprida no prazo estabelecido pela legislao. Seu objetivo desestimular o pagamento f ra o do prazo. Quanto atualizao monetria, esta foi extinta a partir de janeiro de 1995. Como os acrscimos legais somente so devidos aps o vencimento da receita, a data de vencimento do tributo ou contribuio o ponto de partida para o clculo e cobrana dos mesmos. Saliente-se, entretanto, que h situaes em que os juros so devidos mesmo para dbito ainda no vencido. o caso do ITR, do IRPF e do IRPJ, em quotas. Como calcular multa de mora (acrscimos legais) 1) Calcula-se o percentual da multa de mora a ser aplicado: 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%. O nmero dos dias em atraso calculado somando-se os dias, iniciando-se a contagem no primeiro dia til a seguir do vencimento do tributo, e finalizando-a no dia em que ocorrer o seu pagamento. Se o percentual encontrado for maior que 20%, abandon-lo e utilizar 20% como multa de mora. 2) Aplica-se o percentual da multa de mora sobre o valor do tributo ou contribuio devido. Como calcular juros de mora (acrscimos legais) 1) Calcula-se o percentual dos juros de mora: Soma-se a taxa Selic desde a do ms seguinte ao do vencimento do tributo ou contribuio at a do ms anterior ao do pagamento, e acrescenta-se a esta soma 1% referente ao ms de pagamento. No h cobrana de juros de mora para pagamentos feitos dentro do prprio ms de vencimento Ex: tributo vence em 14/11, se pagar at 30/11, no pagar juros de mora, apenas a multa de mora. 2) Aplica-se o percentual dos juros de mora sobre o valor do tributo ou contribuio devido. Tributos cujos acrscimos legais so calculados pelo Sicalc O Sicalc calcula o valor dos acrscimos legais nas seguintes situaes: 1 Pagamento das quotas do IRPF Imposto de Renda Pessoa Fsica a partir do exerccio de 1996. 2 Pagamento do IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurdica a partir do exerccio de 1996. 3 Pagamento da CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, a partir do ano de 1996.

4 Pagamento das quotas de ITR Imposto Territorial Rural a partir do exerccio de 1997. 5 Pagamento do SIMPLES Federal Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte a partir de 1997 at junho de 2007. 6 Pagamentos dos demais tributos e contribuies administrados pela RFB, com algumas excees, a partir do ano 1995. Tributos cujos acrscimos legais no so calculados pelo Sicalc O Sicalc no calcula o valor dos acrscimos legais: 1 de tributos e contribuies NO administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB (ex.: cdigos da dvida ativa, custas judiciais etc.); 2 de alguns tributos e contribuies administrados pela RFB, a exemplo de parte dos impostos sobre o comrcio exterior; de Multa por Atraso na Entrega de Declarao - cdigos de receita 5300, 5320, 5338, 1345 e 2170 (os clculos so efetuados nas unidades de atendimento da RFB, quando necessrio); e de tributos lanados de ofcio. Impresso de Darf O Sicalc pode imprimir: Darf para pagamento de tributo administrado pela RFB com clculo de acrscimos legais, atravs da opo 1 do programa. Qualquer outro Darf : atravs da opo 2, o programa permite a emisso de Darf at mesmo para alguns tributos no administrados pela RFB. Os acrscimos legais informados nesta modalidade de Darf so da responsabilidade do usurio. OBS: Esclarecemos que possvel a gravao do Darf em arquivo magntico. Tal procedimento til quando se quer enviar cpia do documento de arrecadao pela Internet, a exemplo do que ocorre quando um escritrio de contabilidade precisa enviar cpia de Darf para que seja recolhido pelo prprio cliente/contribuinte. Existem aplicativos disponveis na Internet, inclusive gratuitos, que quando instalados na mquina do interessado, possibilitam direcionar a sada da impressora (Darf) para arquivo s em formato .pdf . Impresso de cdigo de barras No sero impressos cdigos de barras para os Darf que contenham: nmero de referncia. acrscimos de multa e/ou juros. ano do perodo de apurao do tributo anterior a 2001. data de vencimento do tributo anterior a 2001.

Informaes tcnicas Equipamento mnimo para a instalao do Sicalc Auto Atendimento: - Microcomputador IBM-PC(R) ou compatvel, com processador Intel(R) Pentium (ou equivalente); - Windows(R) 98; - Disco rgido com 20 MB de espao disponvel; - Monitor de vdeo VGA; - 256 MB de memria RAM; - Impressora grfica e respectivos drivers compatveis com Windows(R) instalados (caso o usurio deseje emitir Darf e relatrios). O Sicalc Auto Atendimento pode no funcionar corretamente com verses de sistema operacional posteriores ao Windows XP. Havendo dificuldades com a execuo do aplicativo, consulte o roteiro Sicalc Auto Atendimento em Modo de Compatibilidade. Caso, mesmo em modo de compatibilidade, o Sicalc Auto Atendimento apresente problemas, recomenda-se a utilizao do Sicalcweb, que dispe de funcionalidades semelhantes. Instalao do Sicalc Auto Atendimento: O Sicalc pode ser instalado a partir do Windows 98. necessrio que o sistema esteja atualizado com as ltimas verses das bibliotecas: Service Pack 6 for Visual Basic 6.0 (Windows 95):

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=7B9BA261-7A9C-43E7-9117-F673077FFB3C&displaylang=en MDAC 2.8 SP1: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=78cac895-efc2-4f8e-a9e03a1afbd5922e - No Windows(R), escolha a opo "Executar" do boto "Iniciar" da barra de tarefas; - Localize o arquivo SETUP.EXE; - Tecle "Enter" ou clique sobre o boto "OK"; - Siga as instrues do instalador. Aps a instalao, sero criados, no grupo de programas "Programas RFB/Sicalc Auto Atendimento" os seguintes cones: - "Sicalc Auto Atendimento", d inicio a execuo do Sistema; - "Desinstalar", d inicio a desinstalao do Sistema. Desinstalao do Sicalc Auto Atendimento - No Windows(R), d um duplo-clique sobre o cone "Desinstalar", no grupo "Programas RFB/Sicalc Auto Atendimento"; - No Windows(R), no "Painel de Controle", d um duplo-clique sobre o cone "Adicionar ou Remover Programas". Na lista de programas instalados, selecione "Sicalc Auto Atendimento" e clique sobre o boto "Adicionar/Remover"; - Siga as instrues do programa de desinstalao.

Darf - Impresso para preenchimento manual


Modelos de Darf Instrues de preenchimento Modelos de Darf Darf COMUM (na cor preto europa), em vigor a partir de 1/4/97 - Utilizado para pagamentos de receitas federais pelas pessoas fsicas e jurdicas, exceto as optantes pelo SIMPLES (Instruo Normativa RFB n 736, de 2 de maio de 2007). Darf SIMPLES (na cor verde), em vigor a partir de 1/1/97 - Utilizado exclusivamente por Pessoas Jurdicas, enquadradas como microempresa e empresa de pequeno porte (Instruo Normativa RFB n 736, de 2 de maio de 2007), optantes do SIMPLES (Lei n 9.317, 5/12/96), para pagamento unificado dos seguintes tributos/contribuies: IRPJ, PIS/PASEP, CSLL, COFINS, IPI, Contribuies para a Seguridade Social, e, quando houver convnio com estados e municpios, ICMS e ISS. (para fatos geradores at junho/2007). Instrues de preenchimento Darf Comum PREENCHIMENTO EM GERAL (PAGAMENTOS A PARTIR DE 01.04.97) ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO Darf CAMPO DO Darf 01 02 03 04 05 Nome e telefone do contribuinte. Data da ocorrncia ou do encerramento do perodo base no formato DD/MM/AAAA. Nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ). Cdigo da receita que est sendo paga. Os cdigos de tributos e contribuies administrados pela RFB podem ser obtidos na Agenda Tributria, no endereo http://www.receita.fazenda.gov.br/agenda/default.htm. Preencher com: - cdigo da Unidade da RFB responsvel pelo despacho aduaneiro, se relativo ao recolhimento do Imposto de Importao e IPI Vinculado Importao; - nmero do imvel rural na Receita Federal ( NIRF), de ITR/97 em diante; ou o nmero do lanamento, se

O QUE DEVE CONTER

relativo ao ITR/96 ou anteriores; - cdigo do municpio produtor, se relativo ao IOF - Ouro; - nmero da respectiva inscrio, se relativo a dbito inscrito em Dvida Ativa da Unio; - nmero do processo, se pagamento oriundo de processo fiscal de cobrana ou de parcelamento de dbitos; - nmero de inscrio no Departamento Nacional de Telecomunicaes, se relativo a taxa FISTEL; - nmero de inscrio do imvel, se relativo a rendas do Servio de Patrimnio da Unio. 06 07 08 09 10 11 Darf Simples O Darf -SIMPLES o documento de uso obrigatrio no recolhimento unificado de receitas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES. O Darf -SIMPLES poder ser impresso em formulrio contnuo, em duas vias, uma ao lado da outra e poder ser preenchido eletrnica, mecnica ou manualmente, tambm em duas vias. As vias do Darf -SIMPLES que, eventualmente, excederem a duas, sero autenticadas a carimbo. O Darf -SIMPLES poder ser emitido por meio eletrnico, bem como reproduzido por copiadoras (exceto aparelho "fax"), desde que obedecidas as caractersticas previstas na IN RFB n 736, de 02/05/2007. ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO Darf -SIMPLES CAMPO DO Darf 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 Data de vencimento da receita no formato DD/MM/AAAA Valor principal da receita que est sendo paga. Valor da multa, quando devida Valor dos juros de mora, ou encargos do DL - 1.025/69 (PFN), quando devidos Soma dos campos 07 a 09. Autenticao do Agente Arrecadador.

O QUE DEVE CONTER Nome e telefone da Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Data de encerramento do perodo de apurao no formato DD/MM/AAAA. Exemplo: Perodo de apurao janeiro de 2007 => 31/01/2007. Nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ). No preencher. Soma das receitas brutas mensais de janeiro at o ms de apurao. Percentual decorrente da receita bruta acumulada a ser aplicado sobre a receita mensal, com duas casas decimais. Valor da receita principal resultante da aplicao do percentual do campo 06 sobre a receita bruta mensal. Valor da multa, quando devida. Valor dos juros de mora, quando devidos. Valor da soma dos campos 07 a 09. Autenticao do agente arrecadador.

OBS: - O recolhimento do imposto de renda devido pelas microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo SIMPLES, relativamente a ganhos de capital decorrentes da alienao de ativos, efetuado mediante a utilizao de Darf comum, sob o cdigo 6297 (Ato Declaratrio COSAR 7, de 20.02.97 - DOU de 24.02.97, republicado em 03.03.97). - As quotas de parcelamento das empresas optantes pelo SIMPLES sero recolhidas em Darf comum, nos seguintes cdigos: 5909 - Pessoa Jurdica 5897 - Pessoa Fsica A possibilidade de solicitao de parcelamento do Simples encerrou-se em 30 de setembro de 2004, conforme IN SRF 444/04

Legislao: Instruo Normativa SRF n 67, de 6/12/1996 Instruo Normativa SRF n 81, de 27/12/1996

Instruo Normativa SRF n 82, de 27/12/1996 Instruo Normativa SRF n 736, de 02/05/2007

Orientaes para utilizao do Sicalc no caso de Auto de Infrao de DCTF


O Sicalc um programa que calcula acrscimos legais referentes a um perodo de apurao especfico de um tributo. Por exemplo, se existem dbitos de um tributo referentes a vrios perodos de apurao, para se utilizar o Sicalc , necessrio introduzir os dados de cada perodo de apurao individualmente e o programa calcula os acrscimos legais para cada um dos perodos de apurao informados. Em um auto de infrao, o dbito total cobrado pode envolver mais de um perodo de apurao. Assim, nesse caso, para se utilizar corretamente o Sicalc , deve-se informar os dados do auto para cada perodo de apurao e no para o total do dbito cobrado. A utilizao correta do Sicalc para clculos dos acrscimos legais do Auto de Infrao da DCTF deve, ento, seguir os seguintes passos: 1) Leia atentamente as instrues contidas no Anexo V do Auto de Infrao da DCTF e siga-as passo a passo. 2) No tente utilizar o Quadro I do Anexo V para o Sicalc , pois conforme explicado acima, no ser possvel. Assim, deve-se utilizar as informaes dos anexos III e IV e calcular os acrscimos legais para cada perodo de apurao. 3) Para o preenchimento do campo PERODO DE APURAO do Sicalc , utilize as instrues abaixo: Perodo de apurao Anual Decendial Informao no auto de infrao 01-MM/AAAA 01-MM/AAAA 11-MM/AAAA 21-MM/AAAA Dirio Mensal Quinzenal Semanal Trimestral DD-MM/AAAA 01-MM/AAAA 01-MM/AAAA 16-MM/AAAA SS-MM/AAAA 01-01/AAAA 01-04/AAAA 01-07/AAAA 01-10/AAAA NOTAS: MM = indicao do ms com dois dgitos. Ex.: janeiro = 01 AAAA = indicao do ano com 4 dgitos. Ex.: 1998 AA = indicao do ano com 2 dgitos. Ex.: 98 DD = indicao do dia com dois dgitos. Ex.: 01, 23 SS = indicao da semana com dois dgitos. Ex.: 01 para indicar a primeira semana do ms. Forma de preencher o Sicalc AA 01MMAA 02MMAA 03MMAA DDMMAA MMAA 01MMAA 02MMAA SSMMAA 01AA 02AA 03AA 04AA

You might also like