You are on page 1of 8

Perdo ..............................

Zona Pastoral Oeste-Veiga de Braga 18 de Junho de 2011

Festa

do

IMAGINRIO: Consiste numa imagem grande de Jesus com um corao no centro. O corao ter que ser maior. Do centro do corao saem umas fitas de cetim, onde estaro escritos os nomes das crianas (nas parquias que tiverem muitas crianas pode-se colocar mais do que um nome em cada fita). Antes do exame de conscincia, cada criana agarrar a ponta da fita, mostrando deste modo a sua ligao a Jesus. Durante o exame de conscincia o proco cortar as fitas, para mostrar s crianas que o pecado nos afasta de Jesus. Depois de cada criana se ter confessado individualmente, todos rezam em conjunto o acto de contrio, e ento o sacerdote une todas as fitas que antes cortou, mostrando que o n tornou a fita mais curta e por isso agora, depois de se terem reconciliado, esto mais perto do amor de Jesus. CELEBRAO: hora marcada as crianas renem-se na igreja. Se estiver bom tempo esta celebrao pode-se realizar ao ar livre num jardim. Neste caso convm que no haja motivos de distraco, como trnsito ou outro tipo de movimentaes. A celebrao inicia-se com um cntico conhecido e apropriado idade das crianas, de modo a que todos possam participar. Terminado o cntico o sacerdote sada os presentes.

SAUDAO INICIAL Sacerdote: Em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. Amen A graa, a misericrdia e a paz de Deus, nosso Pai E de Jesus Cristo, nosso Salvador, Estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo. ACOLHIMENTO (feito pelo sacerdote ou por uma catequista) Depois de ressuscitar, Jesus soprou sobre os discpulos e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. queles a quem perdoardes os pecados, ficaro perdoados; queles a quem os retiverdes ficaro retidos. (Jo 20, 2223) Quando Jesus disse isto aos apstolos instituiu o sacramento da Reconciliao. Sabem o que a Reconciliao? Lembram-se das vezes em que fizeram alguma asneira? Quando no obedeceram aos pais? Quando no rezaram e no fizeram o que nos pede Jesus? Quando no fazemos a vontade de Deus, e quando no somos amigos uns dos outros, ficamos tristes e desiludidos. Sabem porqu? Porque sentimos o pecado. Ficamos tristes e no conseguimos continuar em paz. Por isso Jesus deu este dom aos apstolos: para que possamos pedir-lhe perdo e ser perdoados por Ele. Para que voltemos a ter paz e alegria, porque Jesus no gosta de nos ver tristes. Quando nos arrependemos das coisas menos boas que fazemos, Deus fica contente, porque ficamos mais perto dEle. por isso que hoje um dia muito importante das vossas vidas. Hoje vo poder pensar e falar das vezes em que cortaram a vossa relao com Jesus e com Deus e depois reatar essa relao, sentindo a alegria do seu perdo. ORAO COLECTA Deus chama-nos a sermos melhores. Peamos-lhe que, pelo sacramento que vamos celebrar Nos ajude a sermos melhores. (Todos oram em silncio por breves instantes. Em seguida o sacerdote de braos abertos conclui.) Atendei, Senhor, as splicas destas crianas Que vos confessam os seus pecados E pela vossa grande bondade Dai-nos o perdo e a paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho Que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Todos: men. CELEBRAO DA PALAVRA DE DEUS Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Joo (Jo 20,19-23) Apario aos discpulos Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discpulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, ps-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! Dito isto, mostrou-lhes as mos e o peito. Os discpulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, tambm Eu vos envio a vs. Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo. queles a quem perdoardes os pecados, ficaro perdoados; queles a quem os retiverdes, ficaro retidos. Palavra da Salvao

HOMILIA O sacerdote dever procurar explicar s crianas o Evangelho acabado de escutar, introduzindo a histria que se segue, de modo a melhor perceberem em que consiste o perdo de Deus. Em certa aldeia havia um homem que vivia sempre muito sereno. Irradiava paz, simpatia e bondade. As pessoas interrogavam-se sobre a razo de ser de uma vida to feliz, at porque toda a gente sabia que esse homem no era nenhum santo. Um dia, um vizinho perguntou-lhe porque vivia com tanta serenidade. Ele respondeu: Acredito no amor de Deus para connosco e procuro corresponder a esse amor. Mas nunca se sentiu pecador? Sim e muitas vezes. Mas, apesar disso, sinto-me cada vez mais perto de Deus. Eu explico-lhe melhor. Ento explique-me, por favor. Eu imagino que cada um de ns est ligado a Deus por uma corda. Quando pecamos, cortamos essa corda. E quando que pecamos? (Neste momento deve-se deixar que as crianas intervenham. Enquanto as crianas vo falando, o sacerdote corta as fitas que as ligam imagem de Jesus.) Quando eu fao o que quero e no o que me mandam! Quando digo mentiras! Quando me esqueo que s o meu melhor amigo! Quando me esqueo de rezar! Quando no oio os meus pais! Quando conto mentiras! Vamos ento procurar reatar essa corda que nos liga a Deus, pedindo-Lhe perdo das nossas faltas. Catequista: Agora com muito silncio, um de cada vez dirige-se ao sr. padre para lhe confessar os seus pecados, para receber perdo. Cada criana aproxima-se ento do sacerdote e faz a sua confisso. Entretanto, atendendo idade das crianas, e para evitar disperso pode-se cantar uma cano, ou ento podem pintar um desenho. As catequistas presentes devem orientar as crianas para o sacerdote sempre que este fique livre. No final da confisso o sacerdote explica-lhes que os seus pecados j esto perdoados e une as fitas que foram cortadas. A fita atada fica mais curta, e assim as crianas aproximam-se cada vez mais de Jesus Quando todas as fitas estiverem atadas uma criana, em nome de todo o grupo, diz voltada para a imagem de Jesus: Criana: Jesus agora vamos rezar-Te o Acto de Contrio, queremos pedir-Te perdo, fazer as pazes contigo, sentir no corao a alegria de sermos perdoados por Ti . Estamos realmente arrependido. Sabemos que ao longo da minha vida te vamos triste algumas vezes, mas peo-Te: no permitas que me afaste de ti! Prometo rezar-Te esta orao sempre que me portar menos bem e antes de Te receber na Sagrada Comunho. Ento todos os presentes rezam o Acto de Contrio: Meu Deus, porque sois to bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a no tornar a pecar.

ACO DE GRAAS Concludo o Acto de Contrio, o sacerdote que preside exorta prtica das boas obras e convida aco de graas. Ento trs crianas leem o texto que se segue: Criana 1: Obrigado Senhor, pela vida, pelo po partilhado, pela tua bondade e misericrdia. Dai-nos, Senhor, a capacidade de perdoar e Faz com que em cada dia possamos viver no Teu amor. Criana 2: Obrigado Senhor, pela famlia que nos destes E que nos ajudou a conhecer-Te. Faz com que nela reine o perdo, o amor e a Paz. Criana 3: Obrigado Senhor, pelo perdo concedido, que este encha os nossos coraes de fora e alegria. Faz com que o Teu perdo possa chegar aos coraes mais fragilizados e os transforme com o Teu Amor. As 3 crianas em unssono. Obrigado Senhor por nos amares. Sacerdote: Porque temos a certeza de que Deus nos ama, em comunho com toda a Igreja, rezemos agradecidos a orao que seu filho Jesus nos ensinou. Pai nosso... CONCLUSO O sacerdote abenoa todos os presentes, dizendo: O Senhor dirija os vossos coraes na caridade de Deus e na pacincia de Cristo. Todos: men. Para que possais viver numa vida nova e agradar a Deus. Todos: men. Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e l Esprito Santo. Todos: men. O Senhor perdoou os vossos pecados. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graas a Deus.

You might also like