You are on page 1of 43

REFERENCIAL DE FORMAO

rea de Formao Itinerrio de Formao

814. Servios Domsticos


81401. Apoio Familiar e Comunidade
Designao:

Sada Profissional

Assistente Familiar e de Apoio Comunidade 2

Nvel de Formao:

Modalidades de desenvolvimento

Educao e Formao de Adultos Tipologias de nvel bsico Formao Contnua

Observaes

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

ndice

1. Introduo

2. Perfil de Sada

3. Organizao do Referencial de Formao

4. Metodologias de Formao

5. Desenvolvimento da Formao 5.1. Formao de Base Unidades de Competncia 5.2. Formao Tecnolgica Unidades de Formao de Curta Durao (UFCD)

8 8 11

6. Alternativa para a Organizao da Formao Unidades Capitalizveis 6.1. Unidades de Formao Capitalizveis 6.2. Matriz de Correspondncia Unidades Capitalizveis/Unidades de Formao de Curta Durao

28 28 42

7. Sugesto de Recursos Didcticos

43

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

2/43

1. INTRODUO Existe, actualmente, uma crescente preocupao com a qualidade de vida dos cidados e muitas das mutaes nos actuais modos de vida fazem emergir novas necessidades e um aumento de procura dos servios pessoais, colectivos e sociais de proximidade. Estes servios surgem tambm muitos associados necessidade de criao de estruturas de apoio famlia, que facilitem a conciliao entre trabalho e famlia, uma exigncia acrescida face a uma taxa de actividade feminina to elevada como a da populao portuguesa. Este um sector em forte expanso, quer em nmero de entidades, quer em nmero de trabalhadores. A abordagem a este sector tem passado por uma associao entre o emprego nos servios de proximidade e a criao de emprego para desempregados ou outros grupos desfavorecidos. Esta associao no tem favorecido a requalificao e a imagem social destes empregos, sendo esta uma rea de actividade que apresenta, ainda, intervenes pouco estruturadas e de natureza informal, em alguns casos com situaes de elevada fragilidade tcnica e precariedade laboral. Esta orientao hoje muito debatida, num quadro de crescentes exigncias de qualidade destes servios. De facto, as actividades dos servios de proximidade exigem competncias que algumas das populaes desfavorecidas no possuem partida, competncias tcnicas especficas, mas tambm competncias pessoais e sociais fundamentais neste tipo de servios onde a proximidade e a componente relacional so elementos essenciais. Independentemente dos seus destinatrios, a formao nesta rea apresenta cada vez mais nveis crescentes de exigncia. A interveno pblica nestas reas tem-se tornado de natureza essencialmente reguladora, definindo critrios mnimos de qualidade e premiando as intervenes de melhor qualidade e de mais elevada eficcia, no mbito da crescente transferncia de responsabilidades do Estado para a sociedade civil. Por outro lado, tem-se verificado, recentemente, uma tendncia para novas formas de financiamento destas reas, designadamente o financiamento directo ao utilizador e no entidade prestadora. Esta mudana transfere para o cliente/utilizador novas responsabilidades na escolha do servio, o que se reflecte numa procura mais exigente e numa oferta necessariamente mais qualificada. Neste contexto, revela-se fundamental uma oferta de formao profissional especfica que permita aumentar as competncias e criar condies para uma insero profissional estvel dos trabalhadores que exercem de forma qualificada a sua actividade profissional, reforando a relao entre qualidade do emprego, profissionalizao e qualidade dos servios. Tal facto assume maior premncia numa rea de actividade na qual o grau de escolaridade e de qualificao dos seus trabalhadores , ainda e em geral, bastante reduzido.

(Fonte: IQF (2005) O Sector dos Servios de Proximidade: servios de aco social. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formao)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

3/43

2. PERFIL DE SADA
Descrio Geral

O/a Assistente Familiar e de Apoio Comunidade o/a profissional que realiza/presta de forma autnoma, ou sob a orientao de um tcnico especializado, cuidados humanos e de sade bsicos necessrios a clientes/utilizadores no domiclio e/ou em situao de internamento ou semi-internamento em contexto institucional.

Actividades Principais

Prestar os cuidados humanos e de sade bsicos, de acordo com as necessidades do cliente/utilizador e dos fins da Instituio em que est inserido. Assegurar a manuteno fsica dos clientes/utilizadores. Prestar cuidados de higienizao e tratamento de roupa. Assegurar o servio de refeies na sua preparao, confeco e servio directo ao cliente/utilizador. Prestar servios de recepo e acolhimento sob orientao de um tcnico responsvel. Apoiar a realizao de actividades de animao/ocupao com os clientes/utilizadores.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

4/43

3. ORGANIZAO DO REFERENCIAL DE FORMAO

Educao e Formao de Adultos (EFA)1


NVEL B1 NVEL B2 NVEL B3

Formao de Base

Cidadania e Empregabilidade

(CE)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

REAS DE COMPETNCIAS - CHAVE

Linguagem e Comunicao

(LC)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

LEA 25h

LEB 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

LEA 25h

LEB 25h

Matemtica para a Vida (MV)


Tecnologias da Informao e Comunicao

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

(TIC)

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

A 25h

B 25h

C 25h

D 25h

rea de Carcter Transversal APRENDER COM AUTONOMIA


40 h

Cdigo 3516 3517 3518 3519 3520


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

UFCD
Instituies de apoio familiar e comunidade Cuidados humanos bsicos - higiene e apresentao pessoal Cuidados humanos bsicos - alimentao e mobilidade Prestao de cuidados bsicos de sade Higienizao de espaos e equipamentos Decorao de espaos Tratamento de plantas e de animais Lavandaria e tratamento de roupa Aquisio, armazenagem e conservao de produtos Nutrio e diettica Produo alimentar - cuidados de higienizao pessoal e dos materiais Produo alimentar - confeco de alimentos Produo alimentar - pastelaria e sobremesas Produo alimentar - queijos e bebidas Produo alimentar - aquisio e armazenagem Produo alimentar - mise-en-place Atendimento personalizado

Horas
50 50 25 50 50 25 25 50 50 50 25 50 50 25 50 50 50

Formao Tecnolgica2

3521 3522 3523 3524 3525 3526 3527 3528 3529 3530 3531 3532

Os cursos EFA implicam obrigatoriamente a passagem por um processo de Reconhecimento e Validao de Competncias (RVC), associado a uma carga horria entre 25 e 40 horas. A formao em Contexto Real de Trabalho (FCRT) pode estar integrada na Formao Tecnolgica (sendo obrigatria para activos desempregados -120 horas).
Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade Nvel 2

REFERENCIAL DE FORMAO

5/43

Cdigo
Formao Tecnolgica

UFCD (cont.)
18 19 20 Recepo e encaminhamento Animao e lazer tica profissional e legislao laboral

Horas
50 50 50

3533 3534 3535

Nota A formao tecnolgica dos nveis B1 e B2 atribui uma certificao de formao profissional de nvel 1. O acesso a esta sada profissional s possvel atravs da concluso de um curso EFA B2+B3 ou B3.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

6/43

4. METODOLOGIAS DE FORMAO A organizao da formao com base num modelo flexvel visa facilitar o acesso dos indivduos a diferentes percursos de aprendizagem, bem como a mobilidade entre nveis de qualificao. Esta organizao favorece o reingresso, em diferentes momentos, no ciclo de aprendizagem e a assuno por parte de cada cidado de um papel mais activo e de relevo na edificao do seu percurso formativo, tornando-o mais compatvel com as necessidades que em cada momento so exigidas por um mercado de trabalho em permanente mutao e, por esta via, mais favorvel elevao dos nveis de eficincia e de equidade dos sistemas de educao e formao. A flexibilizao beneficia, assim, a construo de percursos formativos de composio e durao variveis conducentes obteno de qualificaes completas ou de construo progressiva, reconhecidas e certificadas. A nova responsabilidade que se exige a cada indivduo na construo e gesto do seu prprio percurso impe, tambm, novas atitudes e competncias para que este exerccio se faa de forma mais sustentada e autnoma. As prticas formativas devem, neste contexto, conduzir ao desenvolvimento de competncias profissionais, mas tambm pessoais e sociais, designadamente, atravs de mtodos participativos que posicionem os formandos no centro do processo de ensino-aprendizagem e fomentem a motivao para continuar a aprender ao longo da vida. Devem, neste mbito, ser privilegiados os mtodos activos, que reforcem o envolvimento dos formandos, a auto-reflexo sobre o seu processo de aprendizagem, a partir da partilha de pontos de vista e de experincias no grupo, e a co-responsabilizao na avaliao do processo de aprendizagem. A dinamizao de actividades didcticas baseadas em demonstraes directas ou indirectas, tarefas de pesquisa, explorao e tratamento de informao, resoluo de problemas concretos e dinmica de grupos afiguram-se, neste quadro, especialmente, aconselhveis. A seleco dos mtodos, tcnicas e recursos tcnico-pedaggicos deve ser efectuada tendo em vista os objectivos de formao e as caractersticas do grupo em formao e de cada formando em particular. Devem, por isso, diversificar-se os mtodos e tcnicas pedaggicos, assim como os contextos de formao, com vista a uma maior adaptao a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem individuais, bem como a uma melhor preparao para a complexidade dos contextos reais de trabalho. Esta diversificao de meios constitui um importante factor de sucesso nas aprendizagens. Revela-se, ainda, de crucial importncia o reforo da articulao entre as diferentes componentes de formao, designadamente, atravs do tratamento das diversas matrias de forma interdisciplinar e da realizao de trabalhos de projecto com carcter integrador, em particular nas formaes de maior durao, que contribuam para o desenvolvimento e a consolidao de competncias que habilitem o futuro profissional a agir consciente e eficazmente em situaes concretas e com graus de complexidade diferenciados. Esta articulao exige que o trabalho da equipa formativa se faa de forma concertada, garantindo que as aprendizagens se processam de forma integrada. tambm este contexto de trabalho em equipa que favorece a identificao de dificuldades de aprendizagem e das causas que as determinam e que permite que, em tempo, se adoptem estratgias de recuperao adequadas, que potenciem as condies para a obteno de resultados positivos por parte dos formandos que apresentam estas dificuldades. A equipa formativa assume, assim, um papel fundamentalmente orientador e facilitador das aprendizagens, atravs de abordagens menos directivas, traduzido numa interveno pedaggica diferenciada no apoio e no acompanhamento da progresso de cada formando e do grupo em que se integra.

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

7/43

5. DESENVOLVIMENTO DA FORMAO
5.1. Formao de Base - Unidades de Competncia

LC

Linguagem e Comunicao

B1

Interpretar e produzir enunciados orais de carcter ldico e informativo-funcional. Interpretar textos simples, de interesse para a vida quotidiana. Produzir textos com finalidades informativo-funcionais. Interpretar e produzir as principais linguagens no verbais utilizadas no quotidiano. Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos. Interpretar textos de carcter informativo e reflexivo. Produzir textos de acordo com tcnicas e finalidades especficas. Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a finalidades variadas. Compreender e usar expresses familiares e/ou quotidianas. Compreender frases isoladas e expresses frequentes relacionadas com reas de prioridade imediata. Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informaes simples e directa sobre assuntos que lhe so familiares. Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opinies. Interpretar textos de carcter informativo-reflexivo, argumentativo e literrio. Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos. Interpretar e produzir linguagem no verbal adequada a contextos diversificados, de carcter restrito ou universal. Compreender, quando a linguagem clara e estandardizada, assuntos familiares e de seu interesse. Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e de seu interesse. Compreender as ideias principais de textos relativamente complexos sobre assuntos concretos. Descrever experincias e expor brevemente razes e justificaes para uma opinio ou um projecto

B2

B2 (LE)

B3

B3 (LE)

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

8/43

TIC

Tecnologias de Informao e Comunicao

B1

Operar, em segurana, equipamento tecnolgico, usado no quotidiano. Realizar operaes bsicas no computador. Utilizar as funes bsicas de um programa de processamento de texto. Usar a Internet para obter e transmitir informao. Operar, em segurana, equipamento tecnolgico diverso. Realizar, em segurana, operaes vrias no computador. Utilizar um programa de processamento de texto. Usar a Internet para obter e transmitir informao. Operar, em segurana, equipamento tecnolgico, designadamente o computador. Utilizar uma aplicao de folhas de clculo. Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentao de informao. Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informao.

B2

B3

MV

Matemtica para a Vida

B1

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Usar a matemtica para analisar e resolver problemas e situaes problemticas. Compreender e usar conexes matemticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

B2

B3

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

9/43

CE

Cidadania e Empregabilidade

B1

Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade. Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade. Organizao poltica dos estados democrticos. Organizao econmica dos estados democrticos. Educao/formao, profisso e trabalho/emprego. Ambiente e sade.

B2

B3

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

10/43

5.2. Formao Tecnolgica Unidades de Formao de Curta Durao (UFCD)

UFCD 1

Instituies de apoio familiar e comunidade

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Inventariar os recursos materiais disponveis numa determinada Instituio. Caracterizar os diferentes tipos de Instituies. Relacionar-se com cada elemento da Instituio.

Recursos fsicos e materiais Espao fsico de trabalho e respectivos suportes Recursos bsicos de uma Instituio Instalaes sanitrias Instalaes para cuidados de sade Instalaes de preparao e/ou confeco de refeies Seco de economato Tipos de Instituies Tipos de Instituies Finalidades Objectivos Critrios de funcionamento Caractersticas gerais das vrias Instituies Lares de 3. idade Centros de dia Centros de sade Problemas e dificuldades mais frequentes Horrios de funcionamento Plano bsico de actividades e/ou funcionamento Caractersticas socioprofissionais Prticas religiosas Organigrama de uma Instituio Relaes inter-Instituies Necessidades gerais e especficas dos clientes/utilizadores O profissional na sua relao com a Instituio Regras de urbanidade na relao com terceiros Regras de urbanidade especficas segundo A idade O sexo A situao profissional dos membros da Instituio Regras de urbanidade segundo as circunstncias Zonas de espao pblico Zonas de espao privado Relaes profissionais e relaes familiares Meios de comunicao interpessoais Noes de hierarquia profissional

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

11/43

UFCD 2

Cuidados humanos bsicos - higiene e apresentao pessoal

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar os cuidados de higiene e apresentao pessoal. Aplicar prticas bsicas de higiene.

O profissional na prestao de cuidados - higiene e apresentao pessoal Importncia do uso da farda de trabalho Importncia de cuidar da limpeza da farda de trabalho Principais regras de apresentao pessoal, relativamente ao arranjo do cabelo, mos e calado Principais regras de higiene pessoal Regras de protocolo e etiqueta aplicveis nalguns pases da Unio Europeia Cliente/utilizador - higiene bsica Tcnicas de banho relativamente a casos especficos Doentes Idosos Cuidados de apresentao e bem-estar Cuidados de higiene oral e higiene corporal Lavagem das mos Fazer a cama com e sem cliente/utilizador

UFCD 3

Cuidados humanos bsicos - alimentao e mobilidade

Carga horria 25 horas

Objectivo(s)

Aplicar tcnicas de alimentao e eliminao a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes. Aplicar tcnicas de mobilidade e posicionamento a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes. Aplicar tcnicas de atendimento e acolhimento a diversos tipos de clientes/utilizadores.

Contedos
Alimentao e eliminao Alimentao dos clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes Preparao dos tabuleiros de refeio Manipulao de urinis e arrastadeiras Mobilidade e posicionamento Transferncias entre A cama e a cadeira A cama e a zona de banho Transporte em Andarilho Canadianas Cadeira de rodas Tcnicas de posicionamento e/ou mobilidade Atendimento e acolhimento Noes de atendimento personalizado Problemas previsveis segundo o grupo etrio e as circunstncias do cliente/utilizador
REFERENCIAL DE FORMAO Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade Nvel 2

12/43

UFCD 4

Prestao de cuidados bsicos de sade

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar os sinais vitais. Preparar e administrar medicao a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes. Actuar em diferentes situaes de urgncia.

Cuidados bsicos de sade - sinais vitais Importncia dos sinais vitais Temperatura Respirao Pulsao Meios de identificao dos sinais vitais Cuidados bsicos de sade - medicao Importncia do cumprimento do plano de medicao Interpretao das orientaes relativas a um plano de medicao Tipo de remdio Horrio Modo de administrao Acompanhamento dos clientes/utilizadores em consultas e/ou na realizao de exames de diagnstico Cuidados bsicos de sade - casos de urgncia Importncia do controlo emocional Modo de actuar em caso de Incndio Descontrolo emocional Desequilbrio Pnico Tratamento de queimaduras Tratamentos primrios Colocao de pensos Colocao de ligaduras Cuidados a ter em situaes de Afogamento Engasgamento Envenenamento Hemorragia Asfixia Inconscincia

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

13/43

UFCD 5

Higienizao de espaos e equipamentos

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as tcnicas bsicas de higienizao de materiais e utenslios. Organizar o servio de higienizao dos espaos, em contexto institucional e no domiclio. Utilizar os principais tipos de equipamentos de higienizao.

Higienizao - materiais e utenslios Conceitos bsicos de qumica de materiais Produtos bsicos de limpeza Utenslios bsicos de higienizao Utilizao dos utenslios e produtos de limpeza Higienizao de espaos Regras de organizao do servio de higienizao Tcnicas especficas de higienizao Revestimentos Mveis Tecidos Higienizao Centros de cuidados humanos/similares Lares Centros de dia Domiclio Higienizao de espaos especficos Salas de convvio Quartos Unidades de sade Refeitrios Equipamentos de higienizao Livros de instrues e ficha tcnica dos equipamentos Regras bsicas de manuteno e limpeza de equipamento e utenslios Ficha de arranjos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

14/43

UFCD 6

Decorao de espaos

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar os conceitos bsicos de decorao. Efectuar pequenos arranjos de restaurao e manuteno. Identificar conceitos bsicos de ergonomia.

Decorao - conceitos bsicos Principais factores influentes Noes de conforto e bem estar Noes de cor, iluminao e espao Restauro e manuteno Noes de restauro de mveis, revestimentos e outros Restauro de diversos materiais Ergonomia Noes de ergonomia Posicionamentos correctos e incorrectos Importncia do design

UFCD 7

Tratamento de plantas e animais

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Efectuar arranjos florais. Aplicar as regras bsicas de tratamento de plantas. Aplicar as regras bsicas de tratamento de animais domsticos.

Arranjos florais Plantas de interior Arranjos florais Naturais Artificiais Tratamento de plantas Aspectos bsicos da constituio das plantas Principais plantas ornamentais Plantas de jardim e plantas de interior Principais regras de cuidados de plantas Tratamento de animais Aspectos bsicos da biologia animal Principais caractersticas biolgicas dos diversos animais domsticos Regras e cuidados de alimentao e higiene dos animais domsticos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

15/43

UFCD 8

Lavandaria e tratamento de roupa

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar os princpios gerais da lavagem da roupa. Caracterizar os factores que intervm na limpeza txtil. Organizar o servio de lavandaria e rouparia. Efectuar pequenos arranjos de costura.

Lavandaria Lavagem manual e lavagem mecnica Tipos de mquinas Mquina de lavar Mquina de secar Princpios e processos bsicos de lavagem de roupa Limpeza txtil Principais fibras txteis Mtodos de identificao de ndoas Regras gerais de eliminao de ndoas Produtos de lavagem Detergentes naturais Detergentes sintticos O processo de limpeza a seco Tcnicas adequadas ao tratamento da roupa de tinturaria Processo de lavagem de roupa de doentes Etiquetas e smbolos internacionais de conservao txtil Servio de lavandaria e rouparia Trabalhos dirios e trabalhos peridicos Tcnicas de passar a ferro em funo das peas de roupa Dobragem e arrumao da roupa Arranjos de costura Tcnicas bsicas de costura Equipamento de costura Mquinas Utenslios Aplicaes da costura mo

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

16/43

UFCD 9

Aquisio, armazenagem e conservao de produtos

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar as regras bsicas de clculo na aquisio de produtos. Aplicar os processos bsicos de armazenagem e conservao de produtos. Aplicar noes bsicas de contabilidade.

Regras de clculo Elaborao de contas Medidas de equivalncia Clculo de percentagens Armazenagem e conservao de produtos Produtos perecveis e produtos no perecveis Regras de armazenagem de produtos Embalagem e rotulagem Armazenagem de medicamentos Noes bsicas de defesa do consumidor Noes bsicas de contabilidade Documentos de compra e venda Processo de entrega, liquidao e pagamento Documentos bancrios

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

17/43

UFCD 10

Nutrio e diettica

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Descrever as necessidades alimentares do organismo. Cuidar da dieta segundo o grupo etrio. Reconhecer os princpios gerais da confeco de alimentos.

Necessidades alimentares do organismo Necessidades alimentares do organismo Nutrientes energticos e no energticos Grupos alimentares Nova roda de alimentos Elaborao de planos nutricionais Requisitos nutricionais e ingestes recomendadas Dieta e grupo etrio Nutrio segundo a idade Idosos Adultos Princpios gerais da confeco Noes de diettica Princpios gerais da confeco de alimentos Controlo das condies de preparao e distribuio de alimentos Nutrio em situaes especiais Desidratao Carncia proteica ou vitamnica Desnutrio Imobilizao Infeco Estados terminais Nutrio em determinadas doenas lceras gstricas e duodenais Insuficincias biliares Insuficincia cardaca e hipertenso Diabetes Obesidade

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

18/43

UFCD 11

Produo alimentar - cuidados de higienizao pessoal e dos materiais

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer os cuidados na apresentao e higiene pessoal bem como na higienizao dos materiais. Identificar o equipamento e material de cozinha.

O profissional no servio de refeies Higiene pessoal Mos Cabelo Calado Higiene do vesturio de trabalho Higienizao dos locais, materiais e utenslios Normas e regras de higiene no manuseamento de alimentos Equipamento e material de cozinha Zonas de cozinha Equipamento e material de cozinha Equivalncias: pesos e medidas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

19/43

UFCD 12

Produo alimentar - confeco de alimentos

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar tcnicas bsicas de corte, preparao e confeco de alimentos.

Corte, preparao e confeco de alimentos Tipos de carne Tipos de peixe Tipos de acompanhamentos Tipos de condimentos Corte Carnes Peixes Legumes Tubrculos Preparao e confeco de Carnes Peixes Preparao e confeco de Caldos e sopas Entradas e saladas Acompanhamentos Molhos bsicos e derivados Tcnicas e mtodos de confeco Cozer Estufar Guisar Fritar Assar Grelhar Saltear Escalfar Tempos e temperaturas Vocabulrio gastronmico

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

20/43

UFCD 13

Produo alimentar - pastelaria e sobremesas

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar tcnicas bsicas de preparao e confeco de bolos e sobremesas.

Preparao e confeco de bolos e sobremesas Pastelaria bsica Bolos simples Decorao de bolos Doces Doces de colher Doces frios Doces semi-frios Gelados Preparao de ingredientes Processos de confeco Diferentes tipos de pontos Tempos e temperaturas Fruta Descasque Corte

UFCD 14

Produo alimentar queijos e bebidas

Carga horria 25 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar e seleccionar queijos e bebidas.

Queijos Tipos de queijos Qualidades de queijos Bebidas Tipos de bebidas Bebidas alcolicas Bebidas no alcolicas . gua . Leite . Cacau . Sumos de fruta e legumes . Batidos de fruta . Caf Tcnicas de preparao de bebidas no alcolicas

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

21/43

UFCD 15

Produo alimentar - aquisio e armazenagem

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar e aplicar os princpios bsicos de aquisio e armazenagem dos produtos alimentares.

Aquisio e armazenagem de produtos alimentares Legislao alimentar, regulamento do comrcio de alimentos e abastecimento de gua Armazenagem dos produtos alimentares Conservao dos alimentos Processos Utilizao do equipamento frigorfico Aspectos higieno-sanitrios referentes conservao de alimentos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

22/43

UFCD 16

Produo alimentar - mise-en-place

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Identificar o equipamento e os utenslios do servio de mesa. Realizar o mise-en-place bsico e de algumas situaes especiais. Preparar o arranjo e disposio das mesas e tabuleiros.

Servio de mesa Equipamento e material do servio de mesa Roupa de mesa Loias Servio de copos Faqueiro Equipamentos auxiliares Higienizao e conservao dos Locais Equipamentos Utenslios do servio Mise-en-place Mesas dirias Mesas festivas Tabuleiros Carrinhos Mise-en-place de servios especiais: Buffets Servios volantes Room-service Servio de pequenos-almoos Servio de cantinas e refeitrios Self service Servio de ch e infuses Decorao de mesas e tabuleiros Arranjos de mesas ou tabuleiros em ocasies festivas Natal Pscoa Santos Populares Aniversrios Visitas Decoraes regionais Arranjos de acordo com a idade e o gosto do cliente/utilizador

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

23/43

UFCD 17

Atendimento personalizado

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Distinguir as caractersticas psicolgicas mais comuns de cada grupo etrio. Acompanhar clientes/utilizadores em situaes que exigem cuidados especiais. Distinguir as principais relaes interpessoais

Caractersticas psicolgicas dos grupos etrios Psicologia do desenvolvimento. Etapas do crescimento Caractersticas psicolgicas do idoso Relao cliente/utilizador e /famlia/comunidade Acompanhamento de clientes/utilizadores Situaes especiais Pessoas com deficincias fsicas Pessoas com deficincias mentais Toxicodependentes Alcolicos Situaes particulares da vida Nascimento Morte Agravamento da situao clnica Acompanhamento no exterior Notrio Advogado Instituies bancrias Servios pblicos Situaes imprevisveis Fogo Inundao Relaes interpessoais Relaes familiares Famlia nuclear Famlia extensa Relaes de vizinhana e proximidade Relaes socioprofissionais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

24/43

UFCD 18

Recepo e encaminhamento

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Atender e encaminhar clientes/utilizadores. Atender e encaminhar chamadas telefnicas.

Recepo e encaminhamento Recepo Tcnicas de acolhimento Gesto de reclamaes Tcnicas de acolhimento em vigor nalguns pases da Unio Europeia Atendimento telefnico Atendimento telefnico Recepo e encaminhamento de chamadas Registo de mensagens Utilizao de outros meios de comunicao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

25/43

UFCD 19

Animao e lazer

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Aplicar tcnicas de animao tendo em conta as necessidades clientes/utilizadores. Colaborar na organizao e realizao de actividades no exterior.

interesses

do

Tcnicas de animao e lazer Recursos da comunidade A actividade ldica Tcnicas de animao adequadas especificidade de cada cliente/utilizador Tcnicas de animao segundo o grupo etrio Jogos de interior Jogos de exterior Actividade fsica Meios de expresso Arte plstica Arte dramtica Msica Literatura Meios audiovisuais Televiso Cinema Vdeo Tcnicas de observao Entrevista Trabalho de grupo Actividades no exterior Excurses Colnias de frias Espectculos Exposies

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

26/43

UFCD 20

tica profissional e legislao laboral

Carga horria 50 horas

Objectivo(s) Contedos

Reconhecer os princpios gerais da tica profissional. Enunciar os principais direitos e deveres do profissional no desempenho da sua actividade.

tica profissional Noes de tica geral Noes de tica profissional Trabalho profissional Sigilo profissional Profissionalismo e dimenso humana Gesto de conflitos interpessoais Direitos e deveres do profissional Direitos e deveres do profissional reas de actuao hierrquica Hierarquia vertical Hierarquia horizontal Regulamentao do trabalho Disposies contratuais Legislao da defesa dos direitos da pessoa individual Legislao geral da pessoa colectiva Apoios laborais: Servio de emprego Sindicatos Segurana social Seguros

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

27/43

6. ALTERNATIVA PARA A ORGANIZAO DA FORMAO UNIDADES CAPITALIZVEIS 6.1. Unidades de Formao Capitalizveis

1.

Cuidados humanos e de sade bsicos


1.1 Prestao de cuidados humanos bsicos 1.2 Prestao de cuidados bsicos de sade

180 horas
120 60

2.

Higienizao e conforto
2.1 Higienizao de espaos e equipamentos 2.2 Decorao de espaos e tratamento de plantas e animais 2.3 Lavandaria e tratamento de roupa 2.4 Aquisio, armazenagem e conservao de produtos

180 horas
40 50 60 30

3.

Nutrio e confeco de refeies


3.1 Nutrio e diettica 3.2 Confeco e servio de refeies

300 horas
60 240

4.

Gesto do comportamento
4.1 Atendimento e recepo 4.2 Animao e lazer 4.3 tica profissional e legislao laboral

180 horas
90 30 60

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

28/43

Unidade de Formao Itinerrio Apoio Familiar e Comunidade Objectivos

1. Cuidados humanos e de sade bsicos Sada Profissional Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Identificar os recursos humanos e materiais disponveis na Instituio em que trabalha. Indicar os cuidados a ter na apresentao e higiene pessoal como profissional de servios. Prestar cuidados humanos bsicos de higiene, alimentao, eliminao, mobilidade e acolhimento. Actuar de modo adequado em situaes de perturbao dos sinais vitais.

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.1. 120 horas

Prestao de cuidados humanos bsicos Inventariar os recursos materiais disponveis numa determinada Instituio Caracterizar os diferentes tipos de Instituies

Recursos fsicos e materiais Espao fsico de trabalho e respectivos suportes Recursos bsicos de uma Instituio Instalaes sanitrias Instalaes para cuidados de sade Instalaes de preparao e/ou confeco de refeies Seco de economato Tipos de Instituies Tipos de Instituies Finalidades Objectivos Critrios de funcionamento Caractersticas gerais das vrias Instituies Lares de 3. idade Centros de dia Centros de sade Problemas e dificuldades mais frequentes Horrios de funcionamento Plano bsico de actividades e/ou funcionamento Caractersticas socioprofissionais Prticas religiosas Organigrama de uma Instituio Relaes inter-Instituies Necessidades gerais e especficas dos clientes/utilizadores O profissional na sua relao com a instituio Regras de urbanidade na relao com terceiros Regras de urbanidade especficas segundo A idade O sexo A situao profissional dos membros da Instituio Regras de urbanidade segundo as circunstncias Zonas de espao pblico Zonas de espao privado Relaes profissionais e relaes familiares Meios de comunicao interpessoais Noes de hierarquia profissional

Relacionar-se com os diferentes elementos da Instituio

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

29/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.1.

Prestao de cuidados humanos bsicos Aplicar os cuidados de higiene e apresentao pessoal

O profissional na prestao de cuidados - higiene e apresentao pessoal Importncia do uso da farda de trabalho Importncia de cuidar da limpeza da farda de trabalho Principais regras de apresentao pessoal, relativamente ao arranjo do cabelo, mos e calado Principais regras de higiene pessoal Regras de protocolo e etiqueta aplicveis nalguns pases da Unio Europeia Cliente/utilizador - higiene bsica Tcnicas de banho relativamente a casos especficos Doentes Idosos Cuidados de apresentao e bem-estar Cuidados de higiene oral e higiene corporal Lavagem das mos Fazer a cama com e sem cliente/utilizador Alimentao e eliminao Alimentao dos clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes Preparao dos tabuleiros de refeio Manipulao de urinis e arrastadeiras

Aplicar prticas bsicas de higiene

Aplicar tcnicas de alimentao e eliminao a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes Aplicar tcnicas de mobilidade e posicionamento a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes

Mobilidade e posicionamento Transferncias entre A cama e a cadeira A cama e a zona de banho Transporte em Andarilho Canadianas Cadeira de rodas Tcnicas de posicionamento e/ou mobilidade Atendimento e acolhimento Noes de atendimento personalizado Problemas previsveis segundo o grupo etrio e as circunstncias do cliente/utilizador

Aplicar tcnicas de atendimento e acolhimento a diversos tipos de clientes/utilizadores

1.2. 60 horas

Prestao de cuidados bsicos de sade Identificar os sinais vitais

Cuidados bsicos de sade - sinais vitais Importncia dos sinais vitais Temperatura Respirao Pulsao Meios de identificao dos sinais vitais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

30/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

1.2.

Prestao de cuidados bsicos de sade Preparar e administrar medicao a clientes/utilizadores dependentes e semi-dependentes Actuar em diferentes situaes de urgncia

Cuidados bsicos de sade - medicao Importncia do cumprimento do plano de medicao Interpretao das orientaes relativas a um plano de medicao Tipo de remdio Horrio Modo de administrao Acompanhamento dos clientes/utilizadores em consultas e/ou na realizao de exames de diagnstico Cuidados bsicos de sade - casos de urgncia Importncia do controlo emocional Modo de actuar em caso de Incndio Descontrolo emocional Desequilbrio Pnico Tratamento de queimaduras Tratamentos primrios Colocao de pensos Colocao de ligaduras Cuidados a ter em situaes de Afogamento Engasgamento Envenenamento Hemorragia Asfixia Inconscincia

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

31/43

Unidade de Formao Itinerrio Apoio Familiar e Comunidade Objectivos

2. Higienizao e conforto Sada Profissional Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Aplicar os princpios bsicos de higienizao de espaos e equipamentos. Aplicar as noes bsicas de decorao quanto a iluminao, cor, espao e conforto e realizar pequenos arranjos florais. Utilizar as tcnicas bsicas de lavagem de roupa. Aplicar as tcnicas de aquisio, armazenagem e conservao de produtos.
Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.1. 40 horas

Higienizao de espaos e equipamentos Aplicar as tcnicas bsicas de higienizao de materiais e utenslios Organizar o servio de higienizao dos espaos, em contexto institucional e no domiclio

Higienizao - materiais e utenslios Conceitos bsicos de qumica de materiais Produtos bsicos de limpeza Utenslios bsicos de higienizao Utilizao dos utenslios e produtos de limpeza

Higienizao de espaos Regras de organizao do servio de higienizao Tcnicas especficas de higienizao Revestimentos Mveis Tecidos Higienizao Centros de cuidados humanos e similares Lares Centros de dia Domiclio Higienizao de espaos especficos Salas de convvio Quartos Unidades de sade Refeitrios Equipamentos de higienizao Livros de instrues e ficha tcnica dos equipamentos Regras bsicas de manuteno e limpeza de equipamento e utenslios Ficha de arranjos

Utilizar os principais tipos de equipamentos de higienizao

2.2. 50 horas

Decorao de espaos e tratamento de plantas e animais Aplicar os conceitos bsicos de decorao

Decorao - conceitos bsicos Principais factores influentes Noes de conforto e bem-estar Noes de cor, iluminao e espao

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

32/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.2.

Decorao de espaos e tratamento de plantas e animais Efectuar pequenos arranjos de restaurao e manuteno Identificar conceitos bsicos de ergonomia

Restauro e manuteno Noes de restauro de mveis, revestimentos e outros Restauro de diversos materiais

Ergonomia Noes de ergonomia Posicionamentos correctos e incorrectos Importncia do design Arranjos florais Plantas de interior Arranjos florais Naturais Artificiais Tratamento de plantas Aspectos bsicos da constituio das plantas Principais plantas ornamentais Plantas de jardim e plantas de interior Principais regras de cuidados de plantas Tratamento de animais Aspectos bsicos da biologia animal Principais caractersticas biolgicas dos animais domsticos Regras e cuidados de alimentao e higiene dos animais domsticos

Efectuar arranjos florais

Aplicar as regras bsicas de tratamento de plantas

Aplicar as regras bsicas de tratamento de animais domsticos

2.3 60 horas

Lavandaria e tratamento de roupa Aplicar os princpios gerais da lavagem da roupa Caracterizar os factores que intervm na limpeza txtil

Lavandaria Lavagem manual e lavagem mecnica Tipos de mquinas Mquina de lavar Mquina de secar Princpios e processos bsicos de lavagem de roupa Limpeza txtil Principais fibras txteis Mtodos de identificao de ndoas Regras gerais de eliminao de ndoas Produtos de lavagem Detergentes naturais Detergentes sintticos O processo de limpeza a seco Tcnicas adequadas ao tratamento da roupa de tinturaria Processo de lavagem de roupa de doentes Etiquetas e smbolos internacionais de conservao txtil

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

33/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

2.3

Lavandaria e tratamento de roupa Organizar o servio de lavandaria e rouparia Efectuar pequenos arranjos de costura

Servio de lavandaria e rouparia Trabalhos dirios e trabalhos peridicos Tcnicas de passar a ferro em funo das peas de roupa Dobragem e arrumao da roupa

Arranjos de costura Tcnicas bsicas de costura Equipamentos de costura Mquinas Utenslios Aplicaes da costura mo

2.4 30 horas

Aquisio, armazenagem e conservao de produtos Aplicar as regras bsicas de clculo na aquisio de produtos Aplicar os processos bsicos de armazenagem e conservao de produtos

Regras de clculo Elaborao de contas Medidas de equivalncia Clculo de percentagens

Armazenagem e conservao de produtos Produtos perecveis e produtos no perecveis Regras de armazenagem de produtos Embalagem e rotulagem Armazenagem de medicamentos Noes bsicas de defesa do consumidor Noes bsicas de contabilidade Documentos de compra e venda Processo de entrega, liquidao e pagamento Documentos bancrios

Aplicar noes bsicas de contabilidade

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

34/43

Unidade de Formao Itinerrio Apoio Familiar e Comunidade Objectivos

3. Nutrio e confeco de refeies Sada Profissional Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Identificar os princpios gerais da nutrio e diettica. Confeccionar refeies bsicas de acordo com as necessidades dos clientes/utilizadores. Efectuar o servio de refeio segundo as necessidades dos clientes/utilizadores. Aplicar as noes bsicas de apresentao e decorao de mesas e tabuleiros.
Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.1. 60 horas

Nutrio e diettica Descrever as necessidades alimentares do organismo

Necessidades alimentares do organismo Necessidades alimentares do organismo Nutrientes energticos e no energticos Grupos alimentares Nova roda de alimentos Elaborao de planos nutricionais Requisitos nutricionais e ingestes recomendadas Dieta e grupo etrio Nutrio segundo a idade Idosos Adultos Princpios gerais da confeco Noes de diettica Princpios gerais da confeco de alimentos Controlo das condies de preparao e distribuio de alimentos Nutrio em situaes especiais Desidratao Carncia proteica ou vitamnica Desnutrio Imobilizao Infeco Estados terminais Nutrio em determinadas doenas lceras gstricas e duodenais Insuficincias biliares Insuficincia cardaca e hipertenso Diabetes Obesidade

Cuidar da dieta segundo o grupo etrio

Reconhecer os princpios gerais da confeco de alimentos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

35/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.2. 240 horas

Confeco e servio de refeies Reconhecer os cuidados na apresentao e higiene pessoal bem como na higienizao dos materiais Identificar o equipamento e material de cozinha

O profissional no servio de refeies Higiene pessoal Mos Cabelo Calado Higiene do vesturio de trabalho Higienizao dos locais, materiais e utenslios Normas e regras de higiene no manuseamento de alimentos Equipamento e material de cozinha Zonas de cozinha Equipamento e material de cozinha Equivalncias: pesos e medidas Corte, preparao e confeco de alimentos Tipos de carne Tipos de peixe Tipos de acompanhamentos Tipos de condimentos Corte Carnes Peixes Legumes Tubrculos Preparao e confeco de Carnes Peixes Ovos Preparao e confeco de Caldos e sopas Entradas e saladas Acompanhamentos Molhos bsicos e derivados Tcnicas e mtodos de confeco Cozer Estufar Guisar Fritar Assar Grelhar Saltear Escalfar Tempos e temperaturas Vocabulrio gastronmico

Aplicar tcnicas bsicas de corte, preparao e confeco de alimentos

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

36/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.2.

Confeco e servio de refeies Aplicar tcnicas bsicas de preparao e confeco de bolos e sobremesas

Preparao e confeco de bolos e sobremesas Pastelaria bsica Bolos simples Decorao de bolos Doces Doces de colher Doces frios Doces semi-frios Gelados Preparao de ingredientes Processos de confeco Diferentes tipos de pontos Tempos e temperaturas Fruta Descasque Corte Queijos Tipos de queijos Qualidades de queijos Bebidas Tipos de bebidas Bebidas alcolicas Bebidas no alcolicas . gua . Leite . Cacau . Sumos de fruta e legumes . Batidos de fruta . Caf Tcnicas de preparao de bebidas no alcolicas

Identificar e seleccionar queijos e bebidas

Identificar e aplicar os princpios bsicos de aquisio e armazenagem dos produtos alimentares

Aquisio e armazenagem de produtos alimentares Legislao alimentar, regulamento do comrcio de alimentos e abastecimento de gua Armazenagem dos produtos alimentares Conservao dos alimentos Processos Utilizao do equipamento frigorfico Aspectos higieno-sanitrios referentes conservao de alimentos Servio de mesa Equipamento e material do servio de mesa Roupa de mesa Loias Servio de copos Faqueiro Equipamentos auxiliares Higienizao e conservao dos Locais Equipamentos Utenslios do servio

Identificar o equipamento e os utenslios do servio de mesa

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

37/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

3.2.

Confeco e servio de refeies Realizar o mise-en-place bsico e de algumas situaes especiais

Mise-en-place Mesas dirias Mesas festivas Tabuleiros Carrinhos Mise-en-place de servios especiais Buffets Servios volantes Room-service Servio de pequenos-almoos Servio de cantinas e refeitrios Self-service Servio de ch e infuses Decorao de mesas e tabuleiros Arranjos de mesas ou tabuleiros em ocasies festivas Natal Pscoa Santos Populares Aniversrios Visitas Decoraes regionais Arranjos de acordo com a idade e o gosto do cliente/utilizador

Preparar o arranjo e disposio das mesas e tabuleiros

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

38/43

Unidade de Formao Itinerrio Apoio Familiar e Comunidade Objectivos

4. Gesto do comportamento Sada Profissional Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Atender cada cliente/utilizador de forma personalizada, aplicando os princpios da tica profissional inerentes sua actividade. Aplicar tcnicas de animao e lazer adequadas situao do cliente/utilizador e ao seu grupo etrio. Identificar os direitos e deveres do profissional no desempenho da sua actividade.

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.1. 90 horas

Atendimento e recepo Distinguir as caractersticas psicolgicas mais comuns de cada grupo etrio Acompanhar clientes/utilizadores em situaes que exigem cuidados especiais

Caractersticas psicolgicas dos grupos etrios Psicologia do desenvolvimento. Etapas do crescimento Caractersticas psicolgicas do idoso Relao cliente/utilizador e famlia/comunidade

Acompanhamento de clientes/utilizadores Situaes especiais Pessoas com deficincias fsicas Pessoas com deficincias mentais Toxicodependentes Alcolicos Outros Situaes particulares da vida Nascimento Morte Agravamento da situao clnica Acompanhamento no exterior Notrio Advogado Instituies bancrias Servios pblicos Outros Situaes imprevisveis Fogo Inundao Relaes interpessoais Relaes familiares Famlia nuclear Famlia extensa Relaes de vizinhana e proximidade Relaes socioprofissionais Recepo e encaminhamento Recepo Tcnicas de acolhimento Gesto de reclamaes Tcnicas de acolhimento em vigor nalguns pases da Unio Europeia

Distinguir as principais relaes interpessoais

Atender e encaminhar clientes/utilizadores

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

39/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.1.

Atendimento e recepo Atender e encaminhar chamadas telefnicas

Atendimento telefnico Atendimento telefnico Recepo e encaminhamento de chamadas Registo de mensagens Utilizao de outros meios de comunicao

4.2. 30 horas

Animao e lazer Aplicar tcnicas de animao tendo em conta as necessidades e interesses dos clientes/utilizadores

Tcnicas de animao e lazer Recursos da comunidade A actividade ldica Tcnicas de animao adequadas especificidade de cada cliente/utilizador Tcnicas de animao segundo o grupo etrio Jogos de interior Jogos de exterior Actividade fsica Meios de expresso Arte plstica Arte dramtica Msica Literatura Meios audiovisuais Televiso Cinema Vdeo Tcnicas de observao Entrevista Trabalho de grupo Actividades no exterior Excurses Colnias de frias Espectculos Exposies

Colaborar na organizao e realizao de actividades no exterior

4.3. 60 horas

tica profissional e legislao laboral Reconhecer os princpios gerais da tica profissional

tica profissional Noes de tica geral Noes de tica profissional Trabalho profissional Sigilo profissional Profissionalismo e dimenso humana Gesto de conflitos interpessoais

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

40/43

Subunidades de Formao
N. / Durao Designao / Objectivos Especficos

Contedos programticos

4.3.

tica profissional e legislao laboral Enunciar os principais direitos e deveres do profissional no desempenho da sua actividade

Direitos e deveres do profissional Direitos e deveres do profissional reas de actuao hierrquica Hierarquia vertical Hierarquia horizontal Regulamentao do trabalho Disposies contratuais Legislao da defesa dos direitos da pessoa individual Legislao geral da pessoa colectiva Apoios laborais Servio de emprego Sindicatos Segurana social Seguros

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

41/43

6.2. Matriz de correspondncia unidades capitalizveis/unidades de formao de curta durao

Unidades de Formao Capitalizveis


N. 1

Unidades de Formao de Curta Durao


N. 1a4

5a9

10 a 16

17 a 20

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

42/43

7. SUGESTO DE RECURSOS DIDCTICOS

Enfermagem e cuidados bsicos de sade Antnio Pedro Hortelo, Soforma Formao Profissional, 1999 (videograma) Manual tcnico de mobilizao do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (Videograma) Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Movimentao de pacientes acamados Jos Manuel Gomes da Silva e Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

Higiene no idoso acamado (videograma) Manual do formador: apoio a idosos em meio familiar - Maria do Carmo Cabdo Sanches e Ftima Joo Pereira, Projecto Delfim, s.d. Manual tcnico de mobilizao do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. (videograma) Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formador, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Preveno e segurana Jos Manuel Gomes da Silva Sousa, Manual tcnico do formando, Kit de interveno no apoio ao idoso, EPAR Desenvolvimento, Ensino, Formao e Insero, s.d. Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

Nutrio Maria Manuela Guerra, Soforma - formao profissional, 1999 Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

Animao e lazer - Teresa Ramilo, Instituto Monitor (videograma) Enquadramento social do idoso Teresa Ramilo, Instituto Monitor, 2000 Sector dos servios de proximidade: servios de aco social - Lisboa, IQF, 2005

REFERENCIAL DE FORMAO

Sada Profissional: Assistente Familiar e de Apoio Comunidade

Nvel 2

43/43

You might also like