You are on page 1of 9

Ventilao Geral

1 CONCEITUAO

Ventilao geral consiste na movimentao de quantidades relativamente grandes de ar atravs de espaos confinados, com a finalidade de melhorar as condies do ambiente graas ao controle da temperatura, da distribuio e da pureza do ar e, em certos casos, tambm da umidade. Costuma-se classificar a ventilao geral em:

1.1 Ventilao geral para manuteno do conforto e eficincia do homem

Restabelece, para isso, as condies desejveis para o ar, alteradas pela presena do homem; pelo aquecimento devido a equipamentos ou a condies climatricas; ou pelo resfriamento do ar devido a certas instalaes ou ao clima. designado tambm como ventilao geral de ambientes normais.

1.2 Ventilao geral visando sade e segurana do homem

Controla a concentrao ambiental de gases, vapores e partculas. o que se pretende nos ambientes industriais para diluir contaminantes gerados em um recinto quando no possvel capturar o contaminante antes que o mesmo se espalhe, e, por isso, conhecida como ventilao geral diluidora, ou ventilao por diluio. Pode-se realizar a ventilao geral por um dos seguintes mtodos:
y y y y

Admisso e exausto naturais do ar; Insuflao mecnica e exausto natural; Insuflao natural e exausto mecnica; Insuflao e exausto mecnicas. o sistema misto.

2 ENTRADA DE AR E EXAUSTO NATURAIS

A ventilao natural consiste em proporcionar a entrada e a sada do ar de um ambiente sob uma forma controlada e intencional graas a aberturas existentes para esse fim, como o caso de janelas, portas e lanternins.

A ventilao natural objeto das consideraes que se fazem na elaborao do projeto de arquitetura e se baseia nas constataes de que:

a) O fluxo de ar que penetra ou sai pelas aberturas de um prdio por ventilao natural depende: y da diferena entre as presses existentes no exterior e no interior do prdio ou recinto; y da resistncia oferecida passagem do ar pelas aberturas.

Fig. 1 Ventilao natural em prdio (ACGIH). Efeito de "tiragem" com chamin.

b) A diferena de presso uma conseqncia da ao direta do vento sobre as paredes e coberturas e da diferena entre as densidades do ar no exterior e no interior do prdio (efeito de chamin). As posturas municipais em geral estabelecem algumas exigncias mnimas para orientao do projeto arquitetnico, entre as quais citamos: - "A superfcie iluminante natural dos locais de trabalho deve ser no mnimo de um sexto ou um quinto do total da rea do piso" (conforme o municpio).

- "A rea de ventilao natural deve corresponder no mnimo a 2/3 da superfcie iluminante natural". Denomina-se ventilao por gravidade o sistema de ventilao natural pelo qual o deslocamento do ar provocado por aberturas situadas na parte superior do ambiente ou da edificao (lanternins, p. ex.) e pela diferena de densidade do ar. Aplica-se a edifcios industriais, ginsios desportivos, garagens, salas de aula e at mesmo a edifcios pblicos e habitaes. Quando no for possvel adotar o sistema de ventilao natural, seja pelas caractersticas das atividades, presena de poluentes, exigncia de que o ambiente seja fechado, seja por imposio arquitetnica, que no aceite lanternins, brise-soleil e outras aberturas, tem-se que adotar a ventilao mecnica. Observaes: - Qualquer que seja o sistema de ventilao que se aplique, dever prever a remoo do ar contaminado do recinto, mas de modo a no causar prejuzo vizinhana. - A diferena de elevao entre a altura mdia das tomadas e das sadas de ar (janelas) em relao ao piso do prdio deve ser a mxima possvel, para que o resultado obtido seja bom. Pode-se dividir o estudo da ventilao natural em trs partes: - ventilao devida ao do vento; - ventilao devida diferena de temperaturas; - ventilao pela ao combinada da ao do vento e da diferena de temperaturas. Conforme o projeto, a localizao e a posio do prdio, dependendo das condies atmosfricas e climticas, poder haver predominncia da ao do vento ou do movimento do ar decorrente da diferena de temperatura. Sob certas condies, estas aes se somam. O projeto de localizao de aberturas como brise-soleils, janelas e lanternins deve ser feito procurando conseguir que os efeitos favorveis ventila devidos ao do vento e da o diferena de temperaturas se somem e no se contraponham. Vejamos os trs casos acima referidos:

1 MOVIMENTO DO AR DEVIDO AO VENTO

Para que se possa tirar partido da ao do vento devem-se projetar as aberturas de entrada do vento voltadas evidentemente, para o lado dos ventos predominantes (zona de presso positiva). As sadas de ar devem ser colocadas em regies de baixa presso exterior, como por exemplo:

y y

Nas paredes laterais fachada, que recebe a ao dos ventos predominantes; Na parede oposta quela que recebe a ao dos ventos predominantes.

As sadas podem consistir em lanternins e clarabias ventiladas, colocadas em locais dos telhados e coberturas onde a presso mais baixa, por ser maior a a velocidade do vento. As chamins representam a soluo para a sada de gases ou ar em temperatura tal que sua densidade menor permita sua elevao at a atmosfera exterior. Como se sabe, as condies do vento no so sempre as mesmas, variando em intensidade e direo ao longo do ano e mesmo no decurso das 24 horas dirias. Por isso, a ventilao natural pela ao do vento no oferece garantia de uniformidade, o que no invalida sua adoo em muitos casos, desde que o ar interno no contenha poluentes. Conhecendo-se a velocidade mdia sazonal dos ventos locais e adotando-se 50% de seu valor como base para clculo, pode-se determinar a vazo Q de ar (ps cbicos por minuto) que entra em um recinto atravs de aberturas de rea total A (ps quadrados), quando a velocidade do vento for igual a v (ps/min). Para o clculo de Q, usa-se a frmula abaixo, com as unidades referidas: Q = xAxv A grandeza um fator que depende das caractersticas das aberturas. Pode-se adotar: = 0,5 a 0,6, considerando ventos perpendiculares parede onde esto as aberturas, e = 0,25 a 0,35, quando os ventos forem diagonais em relao empena.

EXEMPLO Qual a vazo de ar que penetra em um recinto perpendicularmente a uma parede onde existem quatro aberturas de 4 m x 1,50 m, sendo a velocidade mdia sazonal do vento de 2,0 m/s?

Soluo A rea A igual a 4 x (4 x 1,50) = 24 m2 ou 24 x 10,7 = 258 ps2 A velocidade v 0,5 x 2,0 m/s ou 196,8 ps/min. Adotemos para o valor 0,5 (ventos perpendiculares parede). A vazo de ar que entra no recinto ser: Q = . A . v 0,5 x 258 x 196,8 = 25.287 ps3/min = 716 m3/min

2 MOVIMENTO DO AR NOS RECINTOS EM VIRTUDE DA DIFERENA DE TEMPERA TURAS

A menor densidade do ar quente faz com que o mesmo se eleve e tenda a escapar por aberturas colocadas, nas partes elevadas, em lanternins etc. Esse escoamento se realiza pelo chamado efeito de chamin e proporciona uma vazo dada por Qc = 9,4 x A x sendo:

Qc = vazo de ar (ps cbicos/min - cfm) A = rea livre das entradas ou sadas supostas iguais (pe2) h = distncia vertical entre as aberturas de entrada e sada = diferena de alturas (p) Ti = Temperatura mdia do ar interior altura das aberturas de sada (0F) Te = Temperatura do ar exterior (0F) 9,4 = constante de proporcionalidade, incluindo o valor correspondente a 65% para levar em conta a efetividade das aberturas. Deve-se reduzir este valor para 50% (a constante passa a ser 7,2) as condies de escoamento entre a entrada e a sada no forem favorveis.

4.1 Caso de aberturas de tamanhos desiguais As equaes acima indicadas se referem a aberturas de igual tamanho, e nestas condies que se verifica a maior vazo de ar por unidade de rea. Quando as reas no forem iguais, deve-se fazer uma correo. Faz-se o clculo, considerando-se a menor das reas de passagem do ar, e acrescenta-se um aumento de vazo que pode ser obtido com consulta ao grfico abaixo.

Correo para o caso de aberturas de entrada e sada desigual Assim, se a relao entre as reas for 2, vemos que o acrscimo de vazo ser de 27%, considerando-se a rea menor das janelas.

3 COMBINAO DOS EFEITOS DA AO DO VENTO COM O EFEITO DE CHAMIN

No livro Fan Engineering, de R. Jorgensen, encontra-se o grfico da Fig. acima aplicvel correo para efeitos combinados. Calculam-se as vazes devidas ao do vento e devidas diferena de temperaturas. Somam-se as duas vazes e obtm-se QT. Acha-se a relao entre Qt vazo produzida pela diferena de temperatura, e QT vazo total. Entrando-se no grfico com esse valor da relao, acha-se o fator pelo qual se deve multiplicar a vazo devida ao efeito de temperatura para se obter a vazo real dos dois efeitos combinados. QT = Qv + Qt EXERCCIO Em uma pequena fbrica medindo 30 m x 10 m x 5 m existem equipamentos dissipando uma quantidade de calor igual a 3.000 Btu/min, em uma operao industrial. A temperatu ra exterior de 26,7C (80F) e a interior deve ser mantida igual a 32,8C (91F). A rea das aberturas de entrada de 7 m2 (75,32 sq.ft) e a das aberturas de sada de 12 m2 (129,12 sq.ft). O vento sopra perpendicularmente fachada, com uma velocidade de 3 km/h (ou 50 m/min = 164 ft/min). Pergunta-se: - Qual a vazo Q necessria para a remoo do calor gerado no ambiente? - Quais as vazes correspondentes ao do vento Qv e diferena de temperaturas Qt? - Qual a vazo correspondente ao simultnea do vento e da diferena de temperaturasQt? - Qual a vazo total real QTr? - A ao combinada do vento com a da variao de temperatura ser suficiente para remover a quantidade de calor produzida?

Soluo

1 A vazo Q (ps3/min) necessria para remover o calor ambiente dada por

Q= sendo

 

Cr - quantidade de calor a ser removida (Btu/hora) Cp - calor especfico a presso constante = 0,24 Btu/lb.0F - massa especfica do ar = 0,075 Ib/p3 Q=
      

= 15.151 cfm

2. Vazo de ar devida presso do vento Consideremos primeiramente os vos das janelas de entrada e sada do ar como sendo iguais:

Qv = A . v = 0,55 - vento perpendicular parede A = 7 m2 = 75,32 sq.ft - a menor das duas reas de janelas V = 164 ft/min Qv = 0,55 x 75,32 x 164 = 6.794 cfm

3. Vazo de ar devida diferena de temperaturas pelo efeito chamin. Como vimos (frmula 4.2) Qt = 9,4 x A x (h, ps)

Qt = 9,4 x 75,32 x

= 4.253cfm

h = o desnvel entre as aberturas de sada e de entrada (em ps). Na Fig. acima vemos que h = 1 m = 3,28 ps.

4. Correo da vazo devida ao vento levando em conta que as aberturas de entrada e sada so desiguais
     

= 1,714

Entrando com este valor no grfico da Fig. 4.3, vemos que a percentagem de aumento de 20%. Teremos, portanto: Vazo devida ao vento = 1,2 x Qv = 1,2 x 6.794 = 8,153 cfm = Qv 5. Vazo total (tcnica Q,) devida ao simultnea do vento e da diferena de temperaturas QT = Qt + Qt = 8,153 + 4.253 = 12.406 cfm

6. Relao entre

= 0,34

Vazo real QTr Temos que fazer a correo levando em conta a simultaneidade dos efeitos da press do o vento e das temperaturas. Para isto, entramos no grfico da Fig. 4.4 com o valor = 0,34 e

achamos 2,2 como o fator pelo qual deveremos multiplicar Qt para obtermos a vazo total real QTr QTr = 2,2 x 4.253 = 9.357 cfm

A quantidade de calor a ser removida , conforme o item 1, de Q = 15.151 cfm. Mas a ao do vento e o efeito chamin tm condies de remover apenas 9.357 cfm. Logo, dever ser estudada ventilao forada no recinto, para atender diferena 15.151 - 9.357 = 5.794 cfm

You might also like