You are on page 1of 11

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Engenharia de Minas Geologia de Engenharia I

Rochas gneas
Aula 8

Prof. Rodrigo Peroni Maio 2003

Geologia de Engenharia I REA1

1. ROCHAS GNEAS E A ENGENHARIA


Os materiais rochosos so os mais antigos materiais de construo que o homem pde dispor. O perodo da idade da Pedra o marco inicial das atividades do homem com esse tipo de material. Desde ento, a pedra (produto obtido de um macio rochoso por ao manual, mecnica ou ainda por processos naturais) tem sido colaboradora inestimvel da Histria, documentando os povos e suas culturas. Inmeras construes de material rochoso preservam-se desde a antiguidade, mesmo sofrendo aes do intemperismo, da ao antrpica e das catstrofes naturais. As rochas foram primeiramente utilizadas na sua forma bruta, ou pouco trabalhada. Atualmente empregada nas mais variadas formas, bruta, polida, britada, moda, etc. Tem sido utilizada com ligante (betume ou cimento) em pavimentos, barragens de concreto, etc., e sem ligante em lastro de ferrovias, enrocamentos, filtros, revestimento e uma srie de outros usos.

1.1. CONSTRUO CIVIL - EDIFICAES


O granito a rocha mais empregada na construo civil. Podem ser citados diversos usos e aplicaes do granito: blocos para pedestal de monumentos, alicerce, muros e meio-fios, paraleleppedos e pedras irregulares para pavimentao, brita para concreto e pavimentao, placas para revestimentos. Em funo da decomposio mineralgica, nas reas de ocorrncia de granitos pode-se encontrar, especialmente nas curvas dos rios que as atravessam, depsitos de areia para construo, o que no ocorre em zonas de ocorrncia de rochas baslticas. O basalto tem utilizao maior como brita. Porque no h depsitos de areia em regies de basalto?

1.1.1. ATERROS
Solos granticos so constitudos de gros de quartzo e argila. Com isso, so excelentes materiais para construo de aterros, pois aliam as duas componentes de resistncia dos solos: ngulo de atrito devido aos gros e coeso derivada das argilas. Esses solos tm pouca deformabilidade e mdia permeabilidade. Solos baslticos so mais argilosos e no oferecem as mesmas caractersticas de resistncia embora tenham baixa permeabilidade. Isso origina a execuo de aterros com paredes de menor verticalidade, taludes mais inclinados aumentando seu custo.

1.1.2. ESTRADAS
Rochas granticas fornecem brita de forma cubide, ideal para uso em base de estradas devido a sua elevada resistncia a compresso e ao desgaste. As restries ficam por conta da pouca adesividade do asfalto em relao ao quartzo sendo necessria a adio de aditivos qumicos para superar esse inconveniente. Basaltos fornecem britas de formato lamelar devido ao intenso diaclasamento dessas rochas diminuindo sua resistncia, porm apresentam excelente adesividade ao betume.

1.1.3. TNEIS
Na construo de tneis, o aspecto mais importante so as estruturas presentes no macio. Para derrames baslticos existem caractersticas distintas em relao zona do derrame que ser projetado o tnel, mas se puder ser realizada a opo, o engenheiro de preferir a zona macia, ou na impossibilidade, a zona com diaclasamento vertical considerando que as obras de suporte so menos onerosas nessas duas regies. A Tabela 1 apresenta a comparao entre o estabelecimento de um tnel nas zonas de fraturamento de um derrame basltico. Porm, em zonas de diaclasamento colunar existe maior possibilidade de grandes infiltraes de gua para dentro do tnel. Na Figura 1 est apresentado a possvel forma do domo de desagregao de rocha em tneis abertos em basalto colunar (menor) e no basalto diaclasado horizontalmente.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

Figura 1 Caractersticas de tneis em zonas de diaclasamento vertical e horizontal. Tabela 1 Caractersticas de obras de tunelamento em derrames baslticos. Tneis Desmoronamentos Escoramento teto Espessura abbada concreto Poder explosivos Infiltraes gua Diaclasamento Tabular maiores mais robusto maior menor menor Diaclasamento. Colunar menores menos robusto menor maior maior

A abertura de galerias ou tneis de carter permanente em Granitos depender diretamente do grau de fraturamento que a rocha apresentar. A Tabela 2 mostra as caractersticas de uma obra subterrnea em relao ao grau de fraturamento da rocha.
Tabela 2 - Caractersticas de obras de tunelamento em rochas granticas. Tneis Desmoronamentos Escoramento teto Espessura da abbada concreto Poder explosivos Infiltraes gua Pouco fraturado menores menos robusto menor maior menor

1.1.4. BARRAGENS
Em regies de rochas baslticas muito diaclasadas pode haver problemas de permeabilidade resultando em fuga de gua do reservatrio e problemas na barragem. Nesses casos se faz uma cortina de cimento (calda de cimento injetado) para impermeabilizar as fraturas abertas.

1.1.5. FUNDAES
Tanto as rochas granticas como as rochas baslticas so excelentes materiais para substrato de fundaes. Os problemas de fundao, nesses casos, relacionam-se, principalmente, aos solos derivados das rochas gneas. Os solos granticos so mais resistentes que os argilosos solos baslticos. Porm a existncia de matacos em solos granticos maior.

1.1.6. TALUDES
Taludes em regies granticas podem ser mais ngremes devido a maior estabilidade dessas em relao aos basaltos.

1.2. IMPORTNCIA NA ENGENHARIA DE MINAS


Conhecimento das rochas (petrografia e petrognese) Depsitos Minerais em Rochas gneas

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

1.3. MATERIAIS ROCHOSOS PARA CONSTRUO


Seja como placas de revestimento, como agregados ou blocos de enrocamento, os diferentes usos dos materiais rochosos podem, atualmente, ser orientados pelo conjunto de normas brasileiras (ABNT). Diversos casos de insucesso no uso de tais materiais, como a degradao de concretos, devida reao do cimento com os agregados, desagregao de enrocamentos baslticos devida expanso de certos argilo-minerais so exemplos prticos de aplicao errnea de materiais.

1.3.1. AGREGADOS
Os agregados so materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimenses e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificadas levandose em considerao a origem, as densidades e o tamanho dos fragmentos. Quanto origem so denominados naturais queles extrados diretamente da forma de fragmentos, como areia e pedregulhos (seixos) e artificiais os que passam por processo de fragmentao como rocha e areia britada. Os agregados devem atender a alguns requisitos de qualidade para que possam apresentar bom desempenho de acordo com a sua utilizao. Nas obras de engenharia os agregados podem ter seus fragmentos unidos por ligantes como nos concretos (hidrulico e betuminoso), sem ligante, como em lastro de ferrovias, filtros e enrocamentos.

1.3.2. AGREGADOS - IMPORTNCIA


i. ii. iii. Econmica O custo do agregado muito menor do que o custo do cimento; Os agregados ocupam de 60 - 80 % do volume do concreto; A produo nacional de agregado de aproximadamente 200 milhes de ton/ano, o que significa uma produo maior do que a prpria produo de ferro nacional. i. ii. iii. iv. Tcnica Influenciam muitas propriedades do concreto no estado fresco e endurecido Trabalhabilidade; Retrao por secagem; Propriedades mecnicas; Desgaste por abraso.

A Tabela 3 apresenta a classificao dos fragmentos de rocha em funo da sua granulometria. Muitos desses produtos so produtos comerciais e possuem aplicao direta na construo civil, individualmente ou combinado, de acordo com a aplicao e propriedades desejadas, cabendo ao engenheiro determinar as propores de cada material no composto e finalidade a que ir se propor o agregado.
Tabela 3 Nomenclatura dos materiais baseado em classificao granulomtrica. Material Bloco de rocha Mataco Amostra de mo pedregulhos Areias Brita 3 Brita 2 Brita 1 Brita 0 Pedrisco P de pedra e areia Areia grossa Areia mdia Areia fina Material pulverulento Silte Argila Granulometria > 1m 250 mm < < 1m 75 < < 250 mm 4,8 < < 75 mm 4,8 < < 50m 38< < 50 mm 25< < 38 mm 19< < 25 mm 12,5 < < 19 mm < 9,5 mm < 4,8 mm 4,8 < < 6,3 mm 1,2 < < 2,4 mm 0,6 < < 0,15 mm < 75m 50 < < 5m < 5m

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

1.3.2.1. CONCRETO HIDRULICO


Concreto hidrulico um produto originado da mistura, em propores convenientes, de agregados (grados e midos), cimento e gua. A mistura deve, inicialmente, ter plasticidade adequada para facilitar o manuseio e o lanamento em frmas e ao longo do tempo adquirir coeso e resistncia mecnica. Nesse caso os agregados exercem as seguintes funes: i. ii. iii. Contribuir na resistncia do concreto aos esforos solicitantes, ao desgaste e ao intemprica; Reduzir as variaes de volume provenientes de causas diversas; Reduzir custos pela economia de cimento. Um concreto hidrulico deve apresentar as seguintes qualidades: Adequada distribuio granulomtrica para obter maior compacidade, resultando em menor ndice de vazios, permitindo maior economia de cimento e ganho de resistncia; Forma das partculas mais equidimensional possvel, para garantir a facilidade de manuseio e operao, aumentar a compacidade e promover maior resistncia do concreto; Rugosidade adequada para melhorar a aderncia da argamassa/agregado; Resistncia mecnica adequada, para suportar s solicitaes fsico-mecnicas, tanto durante a preparao do concreto quanto quelas advindas dos esforos estruturais; Adequada composio mineralgica, para garantir a sua durabilidade e evitar reaes qumicas indesejveis com substncias qumicas presentes no cimento; Ausncia de impurezas associadas, para impedir o empobrecimento da qualidade do concreto.

1.3.2.2. CONCRETO BETUMINOSO


um produto originado da mistura, em propores convenientes, de agregados e betume, destinado principalmente ao revestimento de pavimentos, onde so requeridas coeso, flexibilidade e resistncia. Nessa aplicao os agregados exercem as seguintes funes: i. ii. iii. Resistir e distribuir as cargas provenientes do trfego; Melhorar a capa de rolamento quanto ao conforto e segurana dos veculos Resistir aos esforos horizontais (cisalhantes) tornando mais durvel a superfcie de rolamento O agregado para aplicao no concreto betuminoso deve possuir: Boa tenacidade e resistncia ao polimento, para suportar as aes mecnicas promovidas pelo avano dos pneus dos veculos; Boa resistncia compresso, para resistir ao peso dos veculos; Ausncia de minerais alterveis, para resistir s aes intempricas; Boa adesividade, para impedir o descolamento da pelcula de betume; Forma a mais equidimensional possvel, para diminuir o consumo de betume e tambm melhorar a resistncia mecnica.

Figura 2 Seo de tpica de um pavimento betuminoso.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

1.3.2.3. LASTRO DE FERROVIA


Lastro de ferrovia um corpo granular, com distribuio granulomtrica conveniente, sobre o qual se assentam os dormentes que por sua vez suportam os trilhos. Nesse uso os agregados exercem as seguintes funes: i. ii. iii. iv. v. vi. Dar a base slida aos dormentes, distribuindo as cargas de maneira uniforme, sobre toda a superfcie da plataforma; Assegurar uma boa drenagem, evitando que os dormentes se instabilizem, caso o lastro fique saturado em gua; Preencher os vazios entre os dormentes, evitando seu deslocamento quando da passagem de composies; Dificultar o crescimento de vegetao daninha nas vias; Impedir a subida de lama da plataforma, quando essa eventualmente saturar; Permitir elasticidade para a via; Para aplicao em lastro de ferrovia os agregados devem ter: Alta tenacidade, para suportar o impacto dos instrumentos de compactao do lastro e devido passagem das composies; Alta resistncia ao desgaste, para resistir s aes de atrito devido passagem das composies e movimentao horizontal dos trilhos; Alta resistncia compresso, para suportar o peso dos veculos; Apresentar minerais inalterveis, para resistir ao intemperismo; Forma adequada das partculas, para garantir bom imbricamento do lastro e manter sua estabilidade geomtrica.

Figura 3 Seo tpica de uma via frrea.

1.3.2.4. ENROCAMENTO
Enrocamento corresponde a um corpo granular, com distribuio granulomtrica conveniente, no qual os agregados exercem as seguintes funes: i. ii. iii. iv. v. Compor o macio da barragem Compor muros de arrimo para estabilizao de taludes e aterros na forma de simples justaposio de blocos ou na forma de gabies, em que os fragmentos de rocha so acondicionados em gaiolas metlicas; Formar camada de proteo de aterros virios de taludes costeiros, de barragens de terra e de pilares de pontes, contra a eroso de impacto de ondas; Servir como elemento de transio para evitar carreamento de partculas de aterros pela ao das chuvas ou por desagregaes, pelo umedecimento ou pela secagem; Constituir barramento provisrio, por exemplo, como ensecadeiras na fase de construo de barragens; Para aplicao em enrocamento os agregados devem ter: Baixa alterabilidade, para suportar os ciclos de saturao e secagem, na zona de oscilao do nvel de gua, evitando a desagregao e aumentando a durabilidade do enrocamento; Resistncia mecnica adequada, para resistir s aes mecnicas do processo construtivo e das solicitaes em servio; Forma e distribuio granulomtrica adequadas, para garantir bom imbricamento e assegurar estabilidade estrutural.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

Figura 4 Muros de arrimo com blocos e com gabies.

1.3.2.5. FILTRO DE BARRAGEM


Filtro de barragem um corpo granular, com distribuio granular conveniente, no qual os agregados exercem as seguintes funes: i. ii. Criar meio poroso para garantir a interceptao de fluxos preferenciais de gua, eventualmente existentes no aterro e conduzi-los para jusante da barragem; Promover a drenagem da fundao com reduo das subpresses que seriam prejudiciais estabilidade da barragem. Para aplicao em filtro de barragem os agregados devem ter: Ser mais permevel que o solo a ser protegido, permitindo a livre drenagem de gua; Ter distribuies granulomtricas adequadas, evitando que as partculas do solo sejam carreadas atravs de seus vazios; Ser constitudo de material no desagregvel e de difcil solubilizao.

1.3.2.6. LAGES DE REVESTIMENTO


As lages de revestimento servem de elemento durvel e decorativo em revestimentos verticais de exteriores e interiores e de pisos e edificaes. Nesse uso, as rochas exercem as seguintes funes: Manter os aspectos estticos ao longo do tempo Promover isolamento (ou conforto) trmico na edificao; Proteger as estruturas do intemperismo; Facilitar a limpeza e higiene do ambiente. As Lages de revestimento devem atender aos seguintes requisitos de qualidade para que possam apresentar bom desempenho: Alta resistncia ao intemperismo e a agentes qumicos agressivos, quando usados em revestimentos de exteriores e pisos principalmente; Baixa capacidade de absoro de lquidos, visando evitar manchamentos e tambm sua deteriorao; Baixa dilatao trmica, para garantir estabilidade do revestimento; Alta resistncia ao desgaste, para serem usadas em pisos; Alta resistncia flexo quando da sua utilizao em revestimento fixado por ancoragens metlicas; Aspecto esttico agradvel.

1.3.3. ENSAIOS E ANLISES PARA CARACTERIZAO DE ROCHAS


Existe uma srie de ensaios posteriores que pode (e deve) ser realizado sobre uma rocha de acordo com o emprego que ser dado a essa rocha.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix.

Petrografia anlise macroscpica para identificao da estrutura, textura, colorao e estado geral de sanidade, microscpica para identificao dos tipos de minerais, seus estados de alterao, suas granulaes e quantidades. Granulometria Peneiramento em malhas padronizadas para obter a distribuio do tamanho de partculas. Impurezas identificao de materiais pulverulentos, presena de matria orgnica, presena de argilas e materiais friveis, presena de sais solveis. Massa especfica, porosidade, absoro de gua importncia no clculo do trao do concreto, na avaliao do peso morto do agregado ou de uma placa de revestimento. Massa unitria relao da massa do agregado no estado compactado ou solto. Forma dos fragmentos relao entre as trs dimenses do fragmento de rocha (comprimento, largura e espessura). Classifica-se em quatro grupos: cbicos (ou esfricos), lamelar (ou achatado), alongado (ou prismtico) e alongado-lamelar. Reatividade potencial caracterizao de minerais constituintes passveis de reao com lcalis do cimento Portland. Adesividade capacidade de fixar o betume na sua superfcie. Abraso resistncia ao impacto e ao desgaste.

Figura 5 Ensaio de abraso Los Angeles.

x.

Esmagamento capacidade de resistir ao carregamento compressional.

Figura 6 Ensaio de esmagamento.

xi.

Tenacidade capacidade de resistir solicitaes de impacto.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

Figura 7 Ensaio de impacto em placas de rocha.

xii. xiii.

Compresso uniaxial capacidade de resistir a esforos compressionais. Flexo revela a resistncia efetiva ou potencial de placas de revestimento.

Figura 8 Ensaio de flexo por carregamento em trs pontos.

xiv. xv. xvi.

Desgaste por atrito resistncia ao desgaste por atrito devido ao trfego de pedestres ou ao rolar e deslizar cargas. Dilao trmica linear depende do coeficiente de dilatao linear dos mineais. Alterabilidade resistncia degradao intemprica dos materiais rochosos e presena de minerais deletrios.

A seguir so apresentadas algumas tabelas com detalhes de testes e normatizaes existentes na rea de caracterizao de agregados para a construo civil. A Tabela 4 apresenta os valores limite dentro dos ensaios de caracterizao conforme a aplicao que ser dada ao agregado.

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1 Tabela 4 - Ensaios recomendados e especificaes para agregados grados - ABNT

A Tabela 5 apresenta as caractersticas de diversos tipos de rocha (sedimentares e metamrficas) em comparao ao granito (rocha gnea) e as propriedades de resistncia de alguns testes teis na determinao da capacidade de utilizao das rochas em revestimentos segundo normas da American Society for Testing and Materials (ASTM).
Tabela 5 Valores limite para propriedades de rochas destinadas para revestimentos (ASTM)

Rodrigo Peroni

Geologia de Engenharia I REA1

A Tabela 6 apresenta a liste de normas brasileiras que regulamentam e padronizam os testes e ensaios de caracterizao de rochas de acordo com a finalidade que ser dada para o material.
Tabela 6 Normas para avaliao das propriedades tecnolgicas de rochas e agregados rochosos.

Rodrigo Peroni

You might also like