You are on page 1of 4

Presid.: Deus todo-poderoso, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza vida eterna. Todos: Amm.

. Presid.: Senhor, tende piedade de ns! Todos: Senhor, tende piedade de ns! Presid.: Cristo, tende piedade de ns! Todos: Cristo, tende piedade de ns! Presid.: Senhor, tende piedade de ns! Todos: Senhor, tende piedade de ns! 06. GLRIA (Apostila 88 Encontro) Ref.: Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 1. Ns vos louvamos, ns vos bendizemos, ns vos adoramos, ns vos glorificamos, / Ns vos damos graas por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. 2. Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns; vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica; / Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. 3. S vs sois o Santo, s vs o Senhor, s vs o Altssimo, Jesus Cristo, / Com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Final: Amm! Amm! (bis)

Celebrao Dominical - Ano XXXIV - N 1.791


SOLENIDADE DA ASCENSO DO SENHOR DIA MUNDIAL DAS COMUNICAES SOCIAIS SEMANA DE ORAO PELA UNIDADE DOS CRISTOS 05 de junho de 2011 Ano A - Cor Branca Toda autoridade me foi dada no cu e na terra. Portanto, ide e fazei discpulos meus todos os povos...

RITOS INICIAIS
01. AMBIENTAO Coment.: Hoje, Jesus chega ao ponto mximo de sua glorificao: sobe aos cus e senta-se direita do Pai e recebe toda autoridade, seja na terra como no cu. Hoje, ele termina sua misso aqui e, antes de subir, prepara seus discpulos para continuarem o que ele comeou: implantar o Reino de Deus no meio dos homens. Para isso promete-lhes o mesmo Esprito Santo que ele tinha recebido. Devero levar sua Palavra de vida e serem suas testemunhas no meio de todas as naes com a fora desse mesmo Esprito que ele lhes iria enviar junto com o Pai. Hoje, dia Mundial das Comunicaes Sociais, rezemos para que os meios de comunicao implantem, na mente e no corao de todos, os valores do Reino e rezemos tambm nesta semana para que os cristos de todas as denominaes religiosas trabalhem unidos, sem brigas, para que o mundo creia que Jesus foi o enviado do Pai. 02. CANTO INICIAL 1. Exultemos neste tempo da vitria do Ungido! Do seu Corpo somos membros pela graa do Deus vivo! Ref.: O Cristo refulgente sentou-se direita do Pai. A Ele, o Primeiro Vivente, vinde, naes, adorai, vinde, naes, adorai! 2. O Senhor ressuscitado elevou-se para a glria, enviando os seus amados em misso por toda a histria. 3. Triunfante sobre a morte o Senhor foi proclamado: veio a ns o testemunho dos que a Ele tm amado. 03. SAUDAO 04. ATO PENITENCIAL 05. CANTO PENITENCIAL

07. ORAO DO DIA Presid.: Deus todo-poderoso, a ascenso do vosso Filho j nossa vitria. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ao de graas, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperana a participar da sua glria. Por N.S.J.C...

LITURGIA DA PALAVRA
08. PRIMEIRA LEITURA (At 1,1-11) Coment.: So Lucas conta como foi a despedida de Jesus. Ele encarrega seus discpulos de serem suas testemunhas at os confins da terra e lhes promete dar a fora do Esprito para que isso acontea. 09. LEITURA DOS ATOS DOS APSTOLOS No meu primeiro livro, Tefilo, j tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o comeo, at ao dia em que foi levado para o cu, depois de ter dado instrues pelo Esprito Santo, aos apstolos que tinha escolhido. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixo, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. Durante uma refeio, deu-lhes esta ordem: No vos afasteis de Jerusalm, mas esperai a realizao da promessa do Pai, da qual vs me ouvistes falar: Joo batizou com gua; vs, porm, sereis batizados com o Esprito Santo, dentro de poucos dias. Ento os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: Senhor, agora que vais restaurar o Reino em Israel? Jesus respondeu: No vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua prpria autoridade. Mas recebereis o poder do Esprito Santo que descer sobre vs, para serdes minhas testemunhas em Jerusalm, em toda
05/junho/branco/p1

Solo: Tende compaixo de ns, Senhor! Todos: Porque somos pecadores. Solo: Manifestai, Senhor, a vossa misericrdia! Todos: E dai-nos a vossa salvao.

05/junho/preto/p1

a Judia e na Samaria, e at os confins da terra. Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao cu, vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos no podiam mais v-lo. Os apstolos continuavam olhando para o cu, enquanto Jesus subia. Apareceram ento dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: Homens da Galilia, por que ficais aqui, parados, olhando para o cu? Esse Jesus que vos foi levado para o cu, vir do mesmo modo como o vistes partir para o cu. Palavra do Senhor.
10. SALMO RESPONSORIAL Sl 47(46)
(Melodia: Apostila 85 Enc. Este o dia...)

14. ACLAMAO AO EVANGELHO Ref.: Aleluia, alegria, minha gente! Aleluia! Aleluia! (bis) 1. Ele falou: estou convosco, minha gente, desde agora e para sempre, aleluia!

Ref.: Por entre aclamaes Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. 1. Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamaes de alegria! Porque sublime o Senhor, o Deus Altssimo, o soberano que domina toda a terra. 2. Por entre aclamaes Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa o nosso Rei! 3. Porque Deus o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as naes, est sentado no seu trono glorioso.

11. SEGUNDA LEITURA (Ef 1,17-23) Coment.: So Paulo ensina que o Pai ressuscitou a Jesus e o fez assentar-se sua direita, bem acima de tudo e de todos, dando-lhe poder total. 12. LEITURA DA CARTA DE SO PAULO AOS EFSIOS Irmos: O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glria, vos d um esprito de sabedoria que vo-lo revele e faa verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso corao sua luz, para que saibais qual a esperana que o seu chamamento vos d, qual a riqueza da glria que est na vossa herana com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de ns que cremos, de acordo com a sua ao e fora onipotente. Ele manifestou sua fora em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentarse sua direita nos cus, bem acima de toda a autoridade, poder, potncia, soberania ou qualquer ttulo que se possa mencionar no somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele ps tudo sob os seus ps e fez dele, que est acima de tudo, a Cabea da Igreja, que o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. Palavra do Senhor. 13. EVANGELHO (Mt 28,16-20) Coment.: No evangelho conhecemos os momentos finais de Jesus sobre a terra. Ele diz ter recebido todo o poder no cu e na terra e encarrega seus discpulos de ensinarem, a todos, tudo que ele ordenou.
05/junho/preto/p2

15. PROCLAMAO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS Naquele tempo, os onze discpulos foram para a Galilia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. Ento Jesus aproximou-se e falou: Toda a autoridade me foi dada no cu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discpulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, at ao fim do mundo. Palavra da Salvao.
16. HOMILIA 17. PROFISSO DE F (Creio) 18. ORAO DOS FIIS
ATENO, DICONOS E MINISTROS: A partir daqui, seguir livreto parte. LITURGIA EUCARSTICA

19. CANTO DAS OFERENDAS 1. O teu Filho, quando esteve por aqui, muitas vezes, por amor, se antecipou. Quando via algum sofrer, interferia, muitas vezes a pessoa nem pedia. Mas ao ver o sofrimento de um algum, sobretudo se ningum o ajudava, dava um jeito de ajudar essa pessoa. Por amor, Jesus, ento, se antecipava. Ref.: No pediste, meu Senhor, mas eu te trago a minha oferta. No precisas dos meus bens, mas eu preciso me lembrar que me deste o teu amor, e a tua graa mais que certa. Muito grato, eu vim deixar a paz que eu tenho em teu altar. (bis)
05/junho/branco/p2

20. ORAO SOBRE AS OFERENDAS Presid.: Deus, ns vos apresentamos este sacrifcio para celebrar a admirvel ascenso do vosso Filho. Concedei, por esta comunho de dons entre o cu e a terra, que nos elevemos com ele at a ptria celeste. Por Cristo, nosso Senhor.

MIM. Eis o mistrio da f! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

Celebrao dominical 05 de junho de 2011

Presid.: Celebrando, pois, a memria da morte e ressurreio do vosso Filho, ns vos oferecemos, Pai, o po da vida e o clice 21. PREFCIO (MR p. 426) da salvao; e vos agradecemos porque nos Presid.: Na verdade, justo e necessrio, tornastes dignos de estar aqui na vossa pre nosso dever e nossa salvao, dar-vos sena e vos servir. graas, sempre e em todo lugar, Senhor, Todos: Recebei, Senhor, a nossa oferta! Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vencedo o pecado e a morte, vosso Filho Presid.: E ns vos suplicamos que, partiJesus, Rei da Glria, subiu hoje, ante os cipando do Corpo e Sangue de Cristo, seanjos maravilhados ao mais alto dos cus. jamos reunidos pelo Esprito Santo num s E tornou-se o mediador entre vs, Deus, corpo. nosso Pai, e a humanidade redimida, juiz Todos: Fazei de ns um s corpo e um s do mundo e senhor do universo. Ele, nos- esprito! sa cabea e princpio, subiu aos cus, no para afastar-se de nossa humildade, mas Presid.: Lembrai-vos, Pai, da vossa Igreja para dar-nos a certeza de que nos conduzi- que se faz presente pelo mundo inteiro: que r glria da imortalidade. Por esta razo, ela cresa na caridade, com o papa Bento, transbordamos de alegria pascal, e acla- com o nosso Bispo Celso Antnio e todos os mamos vossa bondade cantando (dizendo) ministros do vosso povo. a uma s voz: Todos: Lembrai-vos, Pai, da vossa IgreSanto, Santo, Santo... ja! 22. ORAO EUCARSTICA II (MR p. 478) Presid.: Na verdade, Pai, vs sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Esprito, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Todos: Santificai nossa oferenda, Senhor! Presid.: Estando para ser entregue e abraando livremente a paixo, ele tomou o po, deu graas, e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO, QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o clice em suas mos, deu graas novamente, e o deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE
05/junho/preto/p3

Presid.: Lembrai-vos tambm dos (outros) nossos irmos e irms que morreram na esperana da ressurreio e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vs na luz da vossa face. Todos: Lembrai-vos, Pai, dos vossos filhos! Presid.: Enfim, ns vos pedimos, tende piedade de todos ns e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, me de Deus, com os santos Apstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. Todos: Concedei-nos o convvio dos eleitos! Presid.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. Todos: Amm!
05/junho/branco/p3

Ritos da Comunho 23. Todos: Pai Nosso... Presid.: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz! Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. T.: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre. Presid.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja, dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade! Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo. Todos: Amm. Presid.: A paz do Senhor esteja sempre convosco! Todos: O amor de Cristo nos uniu. (Saudao da Paz)

Presid.: Deus vos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discpulos aps a ressurreio, vos aparea em sua eterna benevolncia quando vier para o julgamento. Todos: Amm. Presid.: E vs, crendo que o Cristo est sentado com o Pai em sua glria, possais experimentar a alegria de t-lo convosco at o fim dos tempos, conforme sua promessa. Todos: Amm. Presid.: Abenoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo. Todos: Amm.

24. CANTO DE COMUNHO 1. Tua mesa, Senhor, tem lugares sobrando, porque muitos irmos no puderam chegar. preciso mais gente que v proclamando que s tu s o po que nos pode salvar. Ref.: Quem est nesta mesa, quem j tem seu lugar, compreenda a grandeza do teu reino anunciar. 2. Multiplicas o po que sustenta e sacia, para ser alimento de libertao. preciso mais gente que sinta alegria de fazer a partilha com os outros irmos. 3. Tu vieste salvar o que estava perdido e, por esta misso, deste a vida na cruz. preciso mais gente que viva o sentido do projeto cristo de no mundo ser luz. 25. ORAO DEPOIS DA COMUNHO Presid.: Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do cu, fazei que nossos coraes se voltem para o alto, onde est junto de vs a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. RITOS FINAIS Exortaes Finais e Bno
26. BNO SOLENE Presid.: Que Deus todo-poderoso vos abenoe no dia de hoje, quando o seu Filho penetrou no mais alto dos cus, abrindo o caminho para a vossa ascenso. Todos: Amm.

27. CANTO FINAL 1. Ide por todo universo meu Reino anunciar, dizei a todos os povos que eu vim pra salvar! Quero que todos conheam a luz da verdade, possam trilhar os caminhos da felicidade. Ref.: Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trs! Estarei convosco e serei vossa luz na misso! (bis) 2. Vs sois os meus mensageiros e meus missionrios, ide salvar o meu povo de tantos calvrios. Minha verdade liberta e a vida promove, meu Evangelho ilumina e as trevas remove. 3. Eu anunciei o meu Reino na cruz e no templo, dei minha vida por todos, deixei meu exemplo. Quem por amor der a vida, ser meu amigo e, na riqueza do Pai, ter parte comigo! TEXTOS BBLICOS PARA A SEMANA:
2 Br - At 19,1-8; Sl 67(68); Jo 16,29-33; 3 Br - At 20,17-27; Sl 67(68); Jo 17,1-11a; 4 Br - At 20,28-38; Sl 67(68); Jo 17,1-11b-19; 5 Br - At 22,30; 23,6-11; Sl 15(16); Jo 17,20-26; 6 Br - At 25,13b-21; Sl 102(103); Jo 21,15-19; Sb Br - At 11,21b-26; 13,1-3; Sl 97(98); Jo10,7-13.

Responsvel: Grfica Diocesana Comentrios e oraes: Mons. Roberto Carrara Cantos: Maestro Adenor Leonardo Terra Diaconais: Dicono Durvalino Bertasso Diagramao: Jos Luiz Mendes Impresso: Grfica Diocesana SUGESTES E INFORMAES: (43) 3424-5251 mons.carrara@gmail.com

PULSANDO LITRGICO - Diocese de Apucarana

A Formao Cultural a forma auxiliar para o aprimoramento de cada ser humano. (D. CNBB 45)

Educar , acima de tudo, um ato de amor Fone: 3423-8080


05/junho/preto/p4

Rua Ouro Branco, 1300 - Fax: (43) 3423-7654 - Caixa Postal 193 CEP 86.808-160 EMAIL: plataoapuc@uol.com.br Apucarana-Pr.
05/junho/branco/p4

You might also like