You are on page 1of 15

IFES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO ESPRITO SANTO - CAMPUS ARACRUZ

CONSTRUO DA CURVA DE SOLUBILIDADE DO DICROMATO DE POTSSIO

AMANDA DA ROCHA SOUZA JANDERSON PEREIRA SANTA CLARA JESSICA RODRIGUES MOREIRA JOO FILIPI LOMBARDI BOSSI

ARACRUZ ES MARO/2011 IFES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO ESPRITO SANTO - CAMPUS ARACRUZ

CONSTRUO DA CURVA DE SOLUBILIDADE DO DICROMATO DE POTSSIO

AMANDA DA ROCHA SOUZA JANDERSON PEREIRA SANTA CLARA JESSICA RODRIGUES MOREIRA JOO FILIPI LOMBARDI BOSSI

Trabalho apresentado como pr-requisito disciplina de Qumica Analtica Quantitativa e Qualitativa para obteno de nota referente ao 1 Bimestre

ARACRUZ ES MARO/2011

Introduo
Quando se adiciona uma pequena quantidade de slido a um liquido no qual ele seja solvel, e se agita a mistura heterognea por algum tempo, a mistura transforma-se em homognea. Diz-se ento que o solido se dissolveu no liquido, produzindo uma soluo. Adicionando novas quantidades de slido, o processo de dissoluo pode ser repetido algumas vezes produzindo solues de concentrao cada vez maior, mas este valor no pode continuar indefinidamente. Chega-se

sempre a um ponto em que a adio de novas quantidades de slidos no produz uma soluo de maior concentrao, por mais que se agite. Ao invs disso, o slido adicionado permanece no dissolvido, formando uma mistura heterognea (presena de corpo de fundo). A essa soluo, que incapaz de dissolver quantidades adicionais de slido, damos o nome de Soluo Saturada.
Soluo saturada a que contem a mxima quantidade de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura; essa quantidade mxima denominada coeficiente de solubilidade [Usberco, 2002]. A solubilidade o nome que se da concentrao de uma soluo saturada. A Solubilidade de uma substancia num determinado solvente controlada principalmente pela natureza do prprio solvente e do soluto, mas tambm pelas condies de temperatura e presso [Mahan, 1995].

Os bioqumicos e mdicos, entre outros, esto interessados na solubilidade dos gases como o CO2 e O2 na gua ou nos fluidos corpreos, e os cientistas e os engenheiros precisam conhecer a solubilidade de slidos em vrios solventes. A previso da solubilidade tarefa complexa e difcil. Muitas variveis, tais como as dimenses dos ons, suas cargas, interaes entre eles, presso, interaes entre soluto e solvente e a temperatura, complicam o problema. Em virtude dos fatores envolvidos, as regras gerais de solubilidade apresentam muitas excees. Estas regras so, no entanto, bastante teis, uma vez que se aplicam a muitos dos compostos mais comuns que encontramos em nosso estudo de qumica.

O efeito da temperatura na solubilidade A temperatura tem efeitos importantes na solubilidade da maioria das substancias. Para a maior parte dos slidos dissolvidos em um liquido, um aumento de temperatura resulta em crescimento da solubilidade. Nenhuma regra geral, de validade completa, governa, entretanto, a variao da solubilidade de slidos em lquidos em funo da temperatura. A solubilidade de alguns slidos aumenta

ligeiramente com o aumento da temperatura, como o NaCl; para outros slidos, entretanto, a solubilidade decresce com este aumento, com o Li2SO4. Por outro lado, a solubilidade de um gs na gua geralmente decresce com o aumento da temperatura, como o HCl e o SO 2. O Aumento da temperatura diminui a solubilidade de um gs porque aumenta a energia cintica (velocidade) de suas molculas, diminuindo desta forma sua capacidade de formar ligaes com as molculas do liquido.

O efeito da presso na solubilidade Pequenas variaes na presso tm pouco efeito na solubilidade de slidos em lquidos e de lquidos em lquidos, mas tm efeito acentuado na solubilidade de gases em lquidos.
A solubilidade de um gs em um lquido diretamente proporcional presso deste gs sobre a soluo. Desta forma, a quantidade de gs dissolvido em uma soluo dobrar ao se dobrar a presso do gs sobre a soluo [Heim, 1998].

Velocidade de dissoluo de slidos

A velocidade de dissoluo de um slido governada por (1) tamanho das partculas do soluto, (2) temperatura, (3) concentrao da soluo, e (4) agitao. Examinemos a seguir cada uma dessas condies. 1. Tamanho das partculas. Um slido dissolve-se atravs da superfcie que est contato com o solvente. Uma vez que a relao rea-volume cresce com a diminuio do tamanho, cristais pequenos dissolvem-se mais rpidos que os grandes. 2. Temperatura. Na maioria das vezes, a velocidade de dissoluo de um slido aumenta com a temperatura. Este aumento devido a fatores cinticos. As

molculas do solvente movem-se mais rapidamente em temperaturas mais elevadas, colidindo mais vezes e com mais energia com as superfcies slidas, causando um aumento na velocidade de dissoluo. 3. Concentrao da Soluo. Ao se iniciar o processo de mistura do soluto e do solvente, a velocidade de dissoluo adquire seu valor mximo. medida que aumenta a concentrao da soluo e esta se torna quase saturada com o soluto, a velocidade de dissoluo decresce muito. 4. Agitao. Este efeito basicamente cintico. Ao se colocar inicialmente um slido na gua, ele entra em contato apenas com o solvente na sua vizinhana imediata. medida que se dissolve, a quantidade de slido dissolvido torna-se grande e a velocidade de dissoluo diminui. Se a mistura no for submetida a uma agitao, o soluto dissolvido se fundir muito lentamente atravs da soluo; poderiam se passar semanas antes de o slido dissolve-se completamente. A agitao distribui rapidamente o soluto dissolvido atravs da soluo, contribuindo para que mais solvente entre em contato com o slido, fazendo desta forma com que ele se dissolva mais rapidamente.
A maior parte dos slidos inicos e moleculares mais solvel em gua quente do que em gua fria [Atkins, 2006].

Usamos essa propriedade no laboratrio para dissolver uma substancia e fazer crescer cristais, deixando uma soluo saturada esfriar lentamente. Porem, alguns slidos, como o sulfato de ltio, so menos solveis em temperaturas altas do quem em temperaturas baixas. Um pequeno nmero de compostos tem comportamento misto. Por exemplo, a solubilidade do sulfato de sdio aumenta at 32c, mas decresce quando a temperatura aumenta acima desse valor, porque o slido perde gua de hidratao.

Objetivo
Construir a curva de solubilidade do K2Cr2O7 e analisar como varia a solubilidade com a temperatura.

Materiais e Reagentes
Para a realizao desta prtica foram precisos os seguintes utenslios:

Balana Manta de Aquecimento


Proveta; 50 mL

Bquer; 500 mL Basto de Vidro Pisseta Esptula Termmetro Vidro de Relgio


K2Cr2O7 (Dicromato de Potssio)

gua Destilada Gelo

Procedimento

Primeiramente, foram colocados 20 mL de gua na proveta. Logo depois foi aferida a massa de 20 gramas de dicromato de potssio (K2Cr2O7) na balana, que foram colocadas na proveta. Com o auxlio do basto de vidro a mistura foi agitada com o objetivo de retirar todo o sal slido das paredes da proveta. A proveta contendo a mistura foi colocada dentro de um bquer contendo gua de tal forma que a mistura da proveta ficasse imersa na gua. O sistema foi colocado na manta de aquecimento para que fosse aquecida a uma temperatura de 350C. Antes do incio do aquecimento, a temperatura do interior da proveta foi aferida com o auxlio do termmetro e o volume de sal precipitado tambm foi medido. Feitas as anotaes, o sistema foi aquecido e a temperatura foi sempre aferida. Quando a temperatura do interior da proveta chegou a 70 C acima da primeira leitura, o sistema de aquecimento foi desligado. O volume de sal precipitado foi medido e anotado. Logo aps, foi feito o resfriamento da proveta atravs da substituio parcial da gua quente do bquer por gua fria. Para que a temperatura abaixasse foi necessria a utilizao do banho de gelo quando esta chegou a 20C. A cada 10C de resfriamento, o volume de sal que continuava depositado era anotado. Isso foi seguido at a temperatura de 10C. Com os dados obtidos foi feito o grfico sendo o eixo Y representando a Solubilidade (em gramas de K 2Cr2O7 por 100 ml de gua) e no eixo X a Temperatura de Cristalizao.

Resultados e Discusses

Quando foram colocados na proveta 20g de K2Cr2O7 e agitado, o volume total aumentou de 20 mL para 28 mL, sendo esse o volume da gua+sal, assim, percebeu-se que precipitou cerca de 12 mL de soluto, estando o sistema a uma temperatura de 23,5C. O sistema foi colocado em aquecimento at atingir 83,5C, atingindo esse valor, foi retirado de aquecimento, e medido o volume do sal, constatou-se que o volume era de 9 mL. Assim, foram feitas as medies aproximadamente a cada decada de 10C, sendo mostrado na tabela abaixo:

A Temperatura s 10C 20C 30C 40C 50C 60C 70C 83,5C

B Volume K2Cr2O7 13 16 13 11,5 9,5 9 8,5 9

C (B x 1,48) g K2Cr2O7 19,24 23,68 19,24 17,02 14,06 13,32 12,58 13,32

D (20 - Item C) g K2Cr2O7/20 mL de gua 0,76 -3,68 0,76 2,98 5,94 6,68 7,42 6,68

E (Item D x 5) g K2Cr2O7/100 mL de gua 3,8 -18,4(*) 3,8 14,9 29,7 33,4 37,1(*) 33,4

Tabela. 1 resultado dos teste de solubilidade de K2Cr2O7

Por meio da tabela pode-se notar que quando a temperatura vai aumentando a solubilidade do dicromato de potssio tambm aumenta, diminuindo assim o volume de precipitado, j que este estar diludo na soluo. Percebe-se na tabela que em duas temperaturas houver certo equivoco, na temperatura de 20C percebesse a que o volume de K2Cr2O7 de 16 mL, porem esse valor no seria possvel, j que para obtermos de 16 mL de precipitado seria necessrio ter adicionado 23,68g de Dicromato de potssio (utilizando a =1,48g.mL-1), porm s foram adicionados 20g. Uma explicao para este equivoco maneira de como ocorreu a precipitao, no laboratrio no dispomos de uma quantidade grande de tempo, tendo que realizar a prtica em um tempo relativamente curto, por isso a utilizao do banho de gelo para aumentar a velocidade de precipitao. Quando colocado no sistema o banho de gelo, ocorre uma queda rpida de temperatura no

havendo tempo para uma acomodao adequada dos cristais, com essa m acomodao o volume de precipitado no demonstra exatamente o que precipitou. Foi possvel observar que os cristais que precipitaram por ltimos estavam menos compactados do que os cristais mais ao fundo da proveta. J em 83,5C para 70C houve uma diminuio do volume de precipitado, est diminuio no caracterstica deste sal, pois ele no uma substancia com comportamento misto, como por exemplo, a solubilidade do sulfato de sdio. Notou-se ao final do experimento que houve a perda de 1 mL de soluo, esta perda foi atribuda a dois motivos, as constantes verificaes de mudana de temperatura, pois com a introduo e retirada do termmetro houve um arrasto do liquido perdendo assim algumas gotas, e a evaporao sofrida pela soluo.

Grfico 1 Curva de Solubilidade do Dicromato de Potssio

Para a confeco deste grfico foi necessrio a excluso de alguns dados, sendo esses dados acerca da temperatura de solubilidade de 20C e de 83,5C, pois estes dados contem certos equvocos. Foi notado antes que o sistema fosse colocado em aquecimento que a soluo apresentava uma colorao laranjaavermelhada, porem estava enfraquecida. Mas quando o sistema chegou a 83,5C observou que a cor tornou-se mais intensa, isso porque havia maior quantidade de K2Cr2O7 dissolvido na soluo.

Concluso

O experimento colaborou para provar, de modo experimental, que a temperatura influencia diretamente na solubilidade dos sais. claro que a natureza dos elementos da soluo tambm tem papel importante. A presso possui grande importncia, mas no um fator de extrema importncia considerando que estamos ao nvel do mar. Conclui-se que as curvas de solubilidade tm grande importncia no estudo das solues de slidos e lquidos, j que a temperatura influi decididamente na solubilidade; sendo que o coeficiente de solubilidade no o mesmo para todas as substancias. De acordo com a mudana de temperatura exposta na dissoluo do K2Cr2O7 e no grfico, pode-se concluir que a dissoluo desse sal endotrmica (como a maioria dos slidos), porque no momento da dissoluo, o slido absorveu calor do sistema, e conforme o grfico mostra, quanto maior a temperatura, maior a solubilidade.

Referncias

Kotz, John C; Treichel, Paul M. Qumica geral e as reaes qumicas, So Paulo: Cengage Learning, 2009. Usberco, Joo; Salvador, Edgard. Qumica- volume nico. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. Brown, Theodore L; LeMay, Eugene; Bursten, Bruce E. Qumica a cincia central. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. Nehmi, Victor A. Qumica: Volume nico, 770 exercicios propostos. 3 ed. So Paulo: Editora tica. 1997. Ruiz, Andoni Garratiz; Guerrero, Jos Antonio Chamizo. Qumica. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002 Heim, Morris; Arena, Susan. Fundamento de qumica Geral. 9 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnico e Cientficos S.A, 1998.

Questes

1. A partir do grfico, responda: quantos gramas de K2Cr2O7 podem ser

dissolvidos em 100 ml de gua a 30C? E a 60C? Resposta: A partir do grfico podemos concluir que seriam dissolvidos, a 30C, uma quantidade de soluto prxima a 3,8g. E em 60C seria dissolvido uma quantidade prxima a 33,4 g.
2. Quantos gramas de K2Cr2O7 devem ser adicionados a 100 mL de gua a 25C

para fazer a soluo saturada? Resposta: segundo o grfico, para ser ter uma soluo saturada em 25C ser necessrio 3,8g de Dicromato de Potssio. 3. Classificar as seguintes solues em saturada, insaturada ou supersaturada:
a) 75g de K2Cr2O7/100 mL de gua a 40C: Supersaturada b) 50g de K2Cr2O7/100 mL de gua a 55C: Supersaturada c) 100g de K2Cr2O7/100 mL de gua a 110C: Insaturada 4. Quando K2Cr2O7 se dissolve, o processo endotrmico ou exotrmico?

Justifique. Resposta: Endotrmica, pois necessrio o fornecimento de energia para a solubilizao. Percebemos isso, pois quanto mais temperatura menor o numero de precipitado.

You might also like