You are on page 1of 8

ROTEIRO PRTICO PARA O PROMOTOR DE JUSTIA DESENVOLVER O PROGRAMA SER NATUREZA 1.

Procurar obter maiores informaes, diretamente no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente ou por meio da homepage (www.mp.go.gov.br); 2. Receber orientaes e material de apoio do Caoma para desenvolvimento do Programa; 3. Realizar audincia pblica para apresentao do programa e arregimentar as pessoas interessantes em comporem o grupo de articuladores; 4. Solicitar apoio ao Caoma para capacitar os articuladores; 5. Solicitar apoio ao Caoma para realizar oficinas e simulados com o grupo de articuladores at que se sintam seguros para realizao da Assemblia de rede; 6. Preparar a realizao da assemblia; 7. Realizao da Assemblia; 8. Reunir com o grupo para discutir as estratgias nos intervalos entre uma assemblia e outra. 9. Estimular a aprovao da Lei de Poltica Municipal de Educao Ambiental e celebrar TAC com o Municpio, para cumprimento da legislao; 10. Participar das reunies ordinrias do Caoma para trocar experincias, ter acesso aos informes, material de apoio, bem como comunicar os resultados do Programa Ser Natureza em sua Comarca.

MOMENTOS PREPARATRIOS DA RODA DE CONVERSA (ASSEMBLIA DA REDE)


1. 2. 3. 4. 5. 6. Reunir os articuladores; Definir o problema; Identificar os elementos que compem o Sistema Determinado pelo Problema SDP; Desenhar o Mapa de Rede; Primeiros passos contatos e expedir convites; Preparar a Assemblia de Rede (expedir convites, escolher o local, data, horrio, expedir convites, providenciar sistema de som, vdeo, se necessrio etc.); 7. Realizao da Assemblia de Rede.

METODOLOGIA DE ATENDIMENTO SISTMICO / CONJUNTO DE NOES TERICO-PRTICAS


1. o 2. o o o Conjunto de noes referentes ao Sistema Determinado pelo Problema SDP: sistema a tratar, problema, posio cooperativa do coordenador (Harold Goolishian, 1989) Conjunto de noes referentes rede social: micro, meso, exo, macrossistema (Urie Bronfenbrenner, 1996) mapa de rede (Johan Klefbeck, 1996) processo de atendimento em rede social 6 etapas (Ross Speck e Caroline Attneave, 1974)

MOMENTOS DA RODA DE CONVERSA (ASSEMBLIA DA REDE)

ETAPA I ACOLHIMENTO

PAPEL DO COORDENADOR 1. Apresentar o programa Ser Natureza; 2. Apresentar os articuladores e os papis do coordenador, cocoordenador e relator; 3. Apresentar o problema e as informaes sobre ele; 4. Apresentar o mapa da rede convidada; 5. Realizar o contrato cooperao, durao, estabilidade; 6. Realizar uma atividade de retribalizao (dinmica de grupo); 7. Apresentar os participantes da roda de conversa. 1. Garantir o direito a voz a todos os participantes; 2. Encorajar aos participantes a manifestar suas consideraes a respeito do problema colocado em discusso; 3. Realizar intervenes por meio de perguntas que levem reflexo, que questionem alternativas j enrijecidas e paralisantes, que abram possibilidades de surgimento de novas alternativas; 4. No fazer presso para a participao e nem sugerindo represlias pela no participao, mas aceitando as presenas e explorando as ausncias em busca de significado e sentido para elas.

PAPEL DO COCOORDENADOR Atuar como facilitador, auxiliando discretamente o coordenador, a conduzir os participantes da assemblia de rede a vivenciar todos as seis etapas aqui descritas.

PAPEL DO RELATOR Registrar: 1. Data, horrio, local do evento; 2. Nome dos participantes presentes.

II

POLARIZAO DE OPINIES SOBRE O PROBLEMA

Registrar: 1. O problema e as informaes sobre ele; 2. As intervenes de cada participante sobre o problema 3. A forma de conduo deste momento pelo coordenador.

ETAPA II I MOBILIZAO DE IDIAS PARA A SOLUO

PAPEL DO COORDENADOR 1. Encorajar os participantes a assumir uma posio colaborativa; 2. Conduzir os participantes da roda de conversao para positivao do problema.

PAPEL DO COCOORDENADOR

PAPEL DO RELATOR Registrar: 1. As idias dos participantes para a soluo do problema; 2. A forma de conduo do coordenador desta etapa da roda de conversa.

ULTRAPASSAGEM DO PROBLEMA ABERTURA PARA A AO AUTNOMA

DEPRESSO

I V

ESGOTAMENTO DO PROBLEMA ENTUSIASMO E ENCERRAMENTO

V I

1. Ficar atento para o movimento do grupo se a discusso e as idias ficam repetitivas e as pessoas exaustas de discutir o problemas; 2. Se ocorrer isso, poder dar um intervalo, uma atividade ldica; 3. Verificar se h necessidade, at mesmo de interrupo do trabalho, pelo estado de desnimo do grupo. 1. No tornar um especialista em contedo (em encontrar solues, em sugerir alternativas); 2. Deve recusar qualquer posio de controle de resultados, exceto o controle e a manuteno do contexto de autonomia e de cooperao. Conduzir o grupo a um processo de tomada de deciso em conjunto.

Registrar: 1. Se houve momento de depresso do grupo; 2. Se afirmativa a resposta, qual a providncia tomada pelo coordenador.

Registrar: 1. As solues trazidas pelos participantes; 2. A forma de conduo desta etapa pelo coordenador.

Registrar: 1. O comportamento do grupo neste momento de encerramento, aps o debate das idias.

ROTEIRO PRTICO PARA O COORDENADOR ETAPA I ACOLHIMENTO


Boa noite (cumprimentos). Inicialmente, agradeo a presena de todos e todos que aqui comparecem, e que, gentilmente, aceitaram o convite do Promotor(a) de Justia, Sr. _______________________________ e do articulador, Sr. ________________________________________, para participarem desta roda de conversa.


Ser humano antes de qualquer coisa um compromisso com a vida, e no um ser racional e materialista que pode fazer o que bem entender. Ser humano SER NATUREZA.

APRESENTAO DO PROGRAMA
O Ministrio Pblico de Gois desenvolve o Programa Ser Natureza que tem com objetivo a busca de solues coconstrudas para os problemas ambientais, do nosso municpio, por meio do mtodo do trabalho em redes sociais e educao ambiental. Os problemas ambientais so complexos e no podem ser resolvidos isoladamente pelo Promotor de Justia. imprescindvel o trabalho em parceria com a sociedade e demais rgos do Poder Pblico, formando redes, na busca do desenvolvimento sustentvel.

O Programa Ser Natureza tambm pretende provocar uma mudana no modo da sociedade pensar, interagir e produzir a natureza, por meio da educao ambiental, sob o enfoque do pensamento sistmico (complexidade, intersubjetividade e instabilidade). O padro ocidental de dicotomia da relao homem/natureza, estabelecido na modernidade, enxerga a natureza como recurso e objeto a ser dominado.

Porm, a natureza est no homem e o homem est na natureza, porque o homem produto da histria natural e a natureza condio concreta, ento, da existencialidade humana. Ser humano antes de qualquer coisa um compromisso com a vida, e no um ser racional e materialista que pode fazer o que bem entender. Ser humano SER NATUREZA. Ao compreender a necessidade de religao entre a sociedade e a natureza, em um contexto de autonomia, com estabelecimento de redes sociais, possvel que essa sociedade, organizao complexa, atinja a auto-regulao, ou seja, essa mesma sociedade, que gerou os problemas ambientais que a aflige, construa as solues, como condio para 5

sua sustentabilidade. O programa Ser Natureza se desenvolve em outros 10 municpios goianos, desde maro de 2008, concebido e coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

APRESENTAO DOS ARTICULADORES E DA FUNO DO COORDENADOR, CO-COORDENADOR E RELATOR

Meu nome ___________________________________________ e gostaria de apresentar os demais articuladores do grupo de articulao vinculado ao Programa Ser Natureza do MPGO, que Os demais articuladores so: Sr.(a) ___________________ (nome, qual instituio pertence ou sua funo) etc. (todos devem se apresentar e ao se apresentarem, se colocassem de p).

APRESENTAO DO PROBLEMA E DAS INFORMAES


O problema a ser tratado nesta roda ___________________________ (ex.: destinao inadequada dos resduos slidos urbanos, falta de saneamento bsico, destruio de nascente, danos ambientais causados por uma mineradora, poluio sonora dos carros de som da cidade etc.. O problema deve ser deixado bastante claro e com riqueza de detalhes a todos os participantes da roda de conversa).

APRESENTAO DO MAPA DA REDE CONVIDADA


Para conversar sobre o problema a ser discutido hoje, convidamos, ________________________ (apresentao do nome, instituio e funo). o Sr(a)

CONTRATO COOPERAO, DURAO, ESTABILIDADE


Muitos esforos tm sido feitos e muitos recursos investidos pelos governos com o objetivo de garantir a preservao do ambiente. Porm, a forma como trabalham pode ser representada por uma pirmede. No topo da pirmede esto os responsveis pelas decises. Os tcnicos que a executam vm logo abaixo, e na base da pirmede, geralmente muito numerosos, o pblico-alvo, ou seja, os beneficirios das polticas pblicas que pretendem garantir desenvolvimento sustentvel. J algum tempo, desde a metade do sculo XX, os estudiosos vm se discutindo uma mudana desse modelo, em razo de falta de efetividade. Entendem que o paradigma sistmico, que reconhece os sistemas como autnomos, deve ser o novo modelo a ser adotado na elaborao e execuo das polticas pblicas. Ao trabalhar com os sistemas, os extratos da pirmede adquirem uma posio de horizontalidade, cuja implicao imediata a substituio de contextos de poder, por contextos de autonomia. Constituem-se os sistemas organizados em rede. Roda de conversa um espao de reunio da rede em torno de um problema, onde os participantes convidados partilham e confrontam idias, para co-construrem a soluo. 6

Pretende-se, portanto, o caminho alternativo do pensamento sistmico, conversando juntos todos os extratos da pirmede, desde os que esto no topo at o pblico-alvo, no caso, a comunidade atingida pelo problema ambiental. um espao de harmonia, de cooperao, onde a liberdade da fala e da expresso garantida a todos. A roda de conversa no um espao de acusaes, nem de discusses. Durante a roda de conversa farei perguntas e intervenes para lev-los a uma atitude de reflexo frente ao problema tratado, para que questionem as solues j tentadas, as idias j enrijecidas e que abram as possibilidades de surgimento de novas alternativas. Pretendo estimul-los a assumir uma participao ativa, colaborativa e assegurar a todos o direito de voz. Os resultados dessa conversa podero ser traduzidos, inclusive, em projetos, que sero por todos assumidos. Agora so 20 h e a roda de conversa se estender at as 21:30 h. Assumido esse contrato com todos os participantes, vamos dar incio roda de conversa desta noite. Todos esto de acordo?

ATIVIDADE DE RETRIBALIZAO APRESENTAO DOS PARTICIPANTES


Apresentao de todos pode ser com uma dinmica de grupo (ex.: 1) todos de p, com as mos dadas, passe o toque com a mo direita, dizendo o nome, instituio a que pertence ou sua funo e depois repete-se o toque com a mo esquerda dizendo sobre o que traz para a reunio; 2) todos se apresentam e logo aps a apresentao, cada um fala de uma imagem que ficou gravada em sua mente ao longo de toda a sua vida etc.);

ETAPA II POLARIZAO DE OPINIES SOBRE O PROBLEMA


Passo a palavra a quem desejar fazer uso dela para conversar sobre o problema posto em pauta. garantido o direito de voz a todos os participantes. Toda manifestao importante na busca das solues...

ETAPA III MOBILIZAO DE IDIAS PARA A SOLUO


(em construo)

ETAPA IV DEPRESSO
(em construo)

ETAPA V ULTRAPASSAGEM DO PROBLEMA ABERTURA PARA A AO AUTNOMA


7

(em construo)

ETAPA VI ESGOTAMENTO ENCERRAMENTO


(em construo)

DO

PROBLEMA

ENTUSIASMO

You might also like