You are on page 1of 14

Auditoria Interna

Este artigo apresentar de forma breve uma ferramenta de controle que vem sendo adotada cada vez mais nas organizaes pblicas e privadas: a auditoria interna que, em sntese, o conjunto de atividades que visa analisar os controles internos existentes nas organizaes e a eficincia dos mesmos.
RESUMO

Este artigo apresentar de forma breve uma ferramenta de controle que vem sendo adotada cada vez mais nas organizaes pblicas e privadas: a auditoria interna que, em sntese, o conjunto de atividades que visa analisar os controles internos existentes nas organizaes e a eficincia dos mesmos. A auditoria interna tem sido altamente vantajosa para as organizaes, evitando retrabalhos e reduzindo custos de controle. O auditor interno comea a ganhar espao dentro das organizaes e precisa ser um profissional qualificado e integrado com a organizao, zelando para que a mesma atinja a vantagem competitiva esperada com a adoo da auditoria interna.

Palavras-Chave: auditoria interna, vantagem competitiva, controle interno.

ABSTRACT

This article will briefly a control tool that is being adopted increasingly in the public and private organizations: the internal audit which, in summary, is the set of activities that aim to analyze the existing internal controls in organizations and effectiveness. The internal audit has been highly beneficial to organizations, avoiding rework and reducing

costs of control. The internal auditor has been gaining ground within the organization and must be a qualified and integrated with the organization, making sure it reaches the expected competitive advantage through the adoption of internal audit. Key Words: internal audit, competitive advantage, internal control.

1 INTRODUO

A auditoria interna uma atividade que visa implantao e manuteno de processos de controle interno nas organizaes. uma atividade ainda desconhecida pela grande maioria das organizaes, especialmente pelas mdias e pequenas empresas.

Porm, com as novas exigncias fiscais e legais que esto entrando em vigor no Brasil, muitas empresas tm buscado colocar a auditoria interna em seus processos, como medida preventiva para se preparar para auditorias externas e se manterem regulares perante os rgos fiscalizadores.

Ao implantarem tais processos, as empresas se beneficiam pelo fato de estarem sempre se certificando do bom andamento dos processos dentro das mesmas, alm de beneficiarem pela reduo de custos com auditorias externas, uma vez que os processos de monitoramento e controle passam a ser permanentes.

O objetivo deste artigo esclarecer alguns tpicos sobre o tema e sua importncia para as organizaes, no sentido de gerar vantagem competitiva e operacional para as organizaes.

Alm disso, o presente artigo descrever algumas caractersticas inerentes pessoa do auditor interno e como o mesmo deve se portar dentro da organizao na qual exerce suas atividades.

2 METODOLOGIA

O mtodo utilizado neste artigo a pesquisa bibliogrfica sobre o tema auditoria interna. De acordo com Minayo (2008), pesquisa bibliogrfica aquela "elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet."

De acordo com Gil (1991), a pesquisa bibliogrfica quando "quando elaborada a partir de material j publicado, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e atualmente com material disponibilizado na Internet."

3 REVISO DE LITERATURA

3.1 ORIGEM E HISTRICO DA AUDITORIA INTERNA

"H cerca de cinqenta anos a auditoria interna vem sendo adotada por empresas de mdio e grande porte como instrumento de gesto nos Estados Unidos. Contudo, sua existncia foi reconhecida por apenas h vinte anos." (MARTINS & MORAIS, 2010).

Conforme Franco & Reis (2004), "no Brasil, a auditoria interna vem sendo adotada pelas empresas h anos, entretanto o seu reconhecimento deu-se apenas nos ltimos anos, durante os quais atravessa um processo de transformao e especializao, deixando de adotar uma postura fiscalizadora e punitiva e passando a uma postura tcnica e de assistncia empresa."

3.1 CONCEITO DE AUDITORIA

Segundo Franco & Marra (2002), palavra "auditoria" origina-se do latim audire (ouvir), e teve seu incio no sculo XIX, em decorrncia da Revoluo Industrial, sendo que era necessrio auditar as novas corporaes que substituam a produo artesanal.

Crepaldi (2002) afirma que "auditoria uma tcnica de avaliao, por reviso e anlise, com o objetivo de opinar sobre o comportamento patrimonial, sobre a gesto de administradores, sobre a conduta de pessoas s quais se confiam bens ou riquezas, sobre o destino de fundos e recursos."

3.2 CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA

Conforme o IIA (1999) apud Oliveira, Perez Jr & Silva (2007), a auditoria interna mais recente, sendo considerada como uma atividade independente, de avaliao objetiva e de consultoria, que busca agregar valor e melhorar as operaes de uma organizao na consecuo dos seus objetivos.

Auditoria interna uma atividade destinada a observar, indagar, questionar etc. Trata-se de um controle administrativo, cuja funo avaliar a eficincia e eficcia de outros controles.

Neste sentido, as atividades de auditoria e de controle interno se tornam cada vez mais importantes nas organizaes, em especial nas empresas que esto em crescimento e que necessitam de informaes confiveis a respeito de sua situao e de seu desempenho.

Conforme Zorzan (2008), "a auditoria interna uma atividade que ainda esta se desenvolvendo e tem uma importncia considervel para a administrao de uma entidade. E por isso que, existindo uma auditoria interna eficiente e atuante, tem-se um ponto forte para efeito de controle interno."

Franco & Marra (1991) discorrem sobre o tema conceituando controles internos como "todos os instrumentos da organizao destinados vigilncia, fiscalizao e verificao, que permitam

prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzam reflexos em seu patrimnio."

3.3 OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

O objetivo geral da auditoria interna avaliar e prestar ajuda a alta administrao e desenvolver adequadamente suas atribuies, proporcionando-lhes anlises, recomendaes e comentrios objetivos, acerca das atividades examinadas (ALMEIDA, 1996).

O Instituto de Auditores Internos do Brasil (AUDIBRA) registra que "controles internos devem ser entendidos como qualquer ao tomada pela administrao (assim compreendida tanto a alta administrao como os nveis gerenciais apropriados) para aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos."

A alta administrao e a gerncia planejam, organizam, dirigem e controlam o desempenho de maneira a possibilitar uma razovel certeza de realizao (INSTITUTO DE AUDITORES INTERNOS DO BRASIL, 1992).

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (2003), "a auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequao e eficcia dos controles internos e das informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da Entidade".

"A auditoria interna de grande importncia para as organizaes, ajudando a eliminar desperdcios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio gesto e transmitir informaes aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas." (CALIXTO et al, 2008)

3.3 SEMELHANAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA

De acordo com Jonas (2008), "as auditorias interna e externa assemelham-se principalmente no que diz respeito s tcnicas utilizadas".

Utilizam-se praticamente das mesmas tcnicas:


y y

Formulam sugestes de melhorias para deficincias encontradas Modificam a extenso de seus trabalhos de acordo com as suas observaes e a eficincia dos sistemas contbeis e de controle interno existentes.

" importante frisar que a existncia de auditoria externa no elimina a necessidade da auditoria interna e tampouco a recproca verdadeira, j que suas funes e objetivos so diferentes. Entretanto, um trabalho conjugado entre as auditorias pode ser por ambas utilizado para se evitar a duplicidade do trabalho." (JONAS, 2008)

Ainda de acordo com Jonas (2008), "uma integrao eficiente entre a Auditoria Interna e Externa possibilitar ganhos significativos para a entidade tais como: 1) reduo dos honorrios; 2) intercmbio de informaes; 3) direcionamento de trabalhos; 4) maior segurana ao auditor externo pela extenso e qualidade dos trabalhos realizados pelo auditor interno; 5) cumprimento de prazos."

3.4 DIFERENAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA

Embora a auditoria interna assemelhe-se auditoria externa em alguns quesitos, a essncia das duas diferente.

Mattos (2011) conceitua auditoria externa como sendo o "conjunto de procedimentos tcnicas cujo objetivo a emisso de parecer sobre a adequao cm que representada a posio patrimonial e financeira da empresa, o resultado das operaes, as mutaes do Patrimnio Lquido e as origens e aplicaes de recursos da entidade auditado consoante s normas brasileiras de contabilidade."

Como o prprio nome diz, a auditoria externa "executada por profissional independente, sem ligao com o quadro da empresa." (MATTOS, 2011) A peridiocidade da realizao tambm difere a auditoria interna da auditoria externa. O quadro abaixo mostra as principais diferenas entre as auditorias interna e externa, conforme Mattos (2011):

3.5 IMPORTNCIA DOS CONTROLES INTERNOS NA ORGANIZAO De acordo com a empresa Deloitte Touche Tohmatsu (2003) apud Maia et al (2005) uma forte estrutura de controle interno pode ajudar uma empresa a:

a) tomar melhores decises operacionais e obter informaes mais pontuais;

b) conquistar (ou reconquistar) a confiana dos investidores;

c) evitar a evaso de recursos;

d) cumprir leis e regulamentos aplicveis; e

e) obter vantagem competitiva atravs de operaes dinmicas.

Inversamente, as companhias que no dispem de uma adequada estrutura de controle interno, conforme Deloitte Touche Tohmatsu (2003) apud Maia et al (2005), estaro sujeitas a:

a) maior exposio fraude;

b) penalidades impostas pelos rgos reguladores do mercado financeiro;

c) publicidade desfavorvel;

d) impacto negativo sobre o preo da ao; e

e) queixas ou outras aes judiciais impetradas por acionistas.

3.6 O AUDITOR INTERNO NA ORGANIZAO

3.6.1 Funo do auditor interno

Almeida (1996) descreve que o trabalho do auditor interno tem como principal objetivo emitir um parecer ou opinio sobre as demonstraes contbeis, no sentido de verificar se estas

refletem adequadamente a posio patrimonial ou financeira, o resultado das operaes e as origens e aplicaes de recursos da empresa examinada.

Attie (1992) define que a funo do auditor interno dentro de uma empresa, acompanhar diariamente o cumprimento dos procedimentos internos, verificar se esses procedimentos so adequados e se atingem aos objetivos da empresa. Esta abordagem coloca a auditoria interna em um patamar mais estratgico nas organizaes.

De acordo com a pesquisa realizada pela HSN Consult (1999) apud Cunha & Pinheiro (2003) a auditoria interna responsvel pela identificao de 12% das fraudes praticadas nas empresas. 3.6.2 Perfil do auditor interno

Franco (1991) apud Monaretto (2008) cita algumas caractersticas bsicas para o profissional de auditoria, as quais se aplicam tambm ao profissional de auditoria interna.

Para Franco (1991) apud Monaretto (2008), o auditor independente deve possuir conhecimentos sobre lngua ptria (para estudo e redao de relatrios), uma lngua de uso universal, matemtica financeira, legislao comercial, legislao fiscal, organizao e administrao de empresas etc.

Franco (1991) apud Monaretto (2008) impe tambm algumas caractersticas intelectuais pertinentes pessoa do auditor interno, tais como: "inteligncia, agilidade mental, opinio prpria, independncia mental, fora de vontade, esprito analtico e observador, ser pesquisador, ser estudioso, possuir sede pelo saber."

O auditor, seja ele interno ou externo, tambm deve atender alguns requisitos morais, tais como:

"integridade, idoneidade, respeitabilidade, carter ilibado, padro moral elevado, vida privada irrepreensvel, justia e imparcialidade." (FRANCO, 1991 apud MONARETTO, 2008).

3.6.3 Responsabilidades do auditor interno

So as seguintes as responsabilidades do auditor interno (JONAS, 2008):


y y y y y y

Observar com maior rigor do que qualquer outro empregado, os regulamentos internos da empresa; Manter alto padro de comportamento moral e funcional; Ser discreto, no se utilizando de fatos apurados para proveito prprio; Reportar eventuais sugestes sobre possveis melhorias de sistemas de controle ou trabalho; S reportar fatos que possam ser comprovados por documentos verificados e que no possam ser contestados; Manter sempre presente perante os setores que audita no tem funo de espio ou fiscal, mas sim de empregado categorizado, que tem funes definidas dentro da organizao.

Calixto et al (2008) citam que "o auditor interno deve analisar, interpretar e documentar as informaes fsicas, contbeis, financeiras e operacionais da empresa, para dar suporte aos resultados de seus trabalhos. Em resumo, o seu principal objetivo assessorar os membros da empresa no desempenho de suas funes e responsabilidades para que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcanados."

3.6.4.tica do auditor interno

De acordo com Jonas (2008), "o tcnico no papel de Auditor Interno dever ter no seu trabalho constante ateno para os seguintes princpios ticos:

y y y y

Respeitar sempre a hierarquia imposta; Pedir em vez de exigir colaborao; Manter sigilo sobre informaes obtidas; Portar-se conforme sua funo e posio;

Observar usos e costumes geralmente aceitos."

3.6.5 Independncia do auditor interno

Jonas (2008) afiirma que, "quanto ao seu modo de operao, o auditor interno deve faz-lo com tranqilidade e segurana, consciente de que deve desenvolver suas atividades com independncia, fundamentado nos seguintes fatores:
y y y

Possuir liberdade para investigar, selecionar e executar suas atividades (acesso irrestrito); Exercer apenas o papel de assessor, cabendo aos gestores tomarem decises apropriadas; Isolar-se das demais reas operacionais, com um aspecto de atitude mental."

3.8 VANTAGENS DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAES

A auditoria interna ocupa uma posio privilegiada nas organizaes, pois pode vislumbrar toda a estrutura funcional da entidade e demonstrar onde h falta de comunicao, ineficincias, e propor idias para que os departamentos se integrem mais e eliminem retrabalho. (ATTIE, 1992).

Em relao s vantagens que a auditoria interna apresenta sobre a auditoria externa, Attie (2007) apud Monaretto (2008) "a reviso contnua das atividades da empresa, enquanto a externa realiza estes procedimentos de reviso periodicamente."

De acordo com Furtado (2009), as principais vantagens da auditoria interna so: "1) fiscalizar a eficincia dos controles internos; 2) assegurar maior correo dos registros contbeis; 3) opinar sobre a adequao dos demonstrativos contbeis; 4) dificultar desvios de ativos e pagamentos indevidos; 5) contribuir para a obteno de melhores informaes sobre a real situao da

entidade; 6) apontar falhas na organizao administrativa e nos controles internos; 7) garantir maior ateno e rigor dos funcionrios contra erros e evita fraudes." Franco (2001) apud Migliavacca (2002) diz que "a vantagem da auditoria interna a existncia, dentro da prpria organizao, de um departamento que exera permanente controle prvio, concomitante e conseqente de todos os atos da administrao."

3.9 DESVANTAGENS DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAES Gil (2000) cita que "as desvantagens da auditoria interna ocorrem em razo de: Laos de amizade que o auditor interno estabelece com os demais funcionrios, podendo gerar afrouxamento dos controles e do rigor dos exames;A rotina do trabalho pode fazer com que o auditor examine somente o que lhe apresentarem, deixando de levantar e examinar os controles em geral.

4 CONCLUSO O presente trabalho retrata a importncia da auditoria interna nas organizaes, como fator gerador de vantagem competitiva para a mesma. A auditoria interna ainda recente no Brasil, porm sua adoo comea a ser mais constante nas empresas, fazendo com que as empresas que a utilizam saiam na frente de seus concorrentes em relao reduo de custos e controle interno. Toda organizao busca implantar controles internos em suas atividades, a fim de garantir que as atividades sejam executadas de forma correta e sem prejuzo para a organizao. Neste sentido, a auditoria interna ferramenta justa e necessria para a verificao da eficincia destes controles e de propostas de melhorias para os mesmos. Muito se confunde auditoria interna com auditoria externa, uma vez que esta ltima era chamada antes simplesmente de auditoria. Porm, embora a essncia de ambas seja a mesma, existem inmeras diferenas entre elas. A principal diferena est no fato de que a auditoria interna um processo contnuo e realizado por profissional de dentro da organizao, possuindo uma postura corretiva e de monitoramento. Algumas organizaes, principalmente grandes corporaes e rgos pblicos j integraram em seus organogramas a figura do auditor interno.

O auditor interno um profissional que precisa ter liberdade para exercer suas funes dentro da organizao e precisa ter conhecimento dos temas com os quais vai trabalhar, ou seja, precisa ser algum qualificado e integrado com a realidade e com os objetivos da organizao. A auditoria interna uma ferramenta altamente vantajosa para as organizaes quando bem aplicada e, certamente, num futuro bem prximo, ser adotada amplamente e considerada de extrema importncia estratgica.

7 REFERNCIAS ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1996. ATTIE, Willian. Auditoria Interna. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1992 CALIXTO, Dionice Gomes; SILVA, Natanielli Arajo da; DALPR, Ronaldo; REIS, Sidney dos. A importncia da auditoria interna na organizao Mveis Gazin. Disponvel em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLzkAK/artigo-auditoria-interna> Acesso em 13 jun. 2011; CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso bsico de contabilidade: resumo da teoria, atendendo as novas demandas da gesto empresarial, exerccios e questes com respostas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CUNHA, Lus Roberto Silva; PINHEIRO, Geraldo Jos. A importncia da auditoria na deteco de fraudes. Contabilidade Vista e Revista. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003. FRANCO, Adriana Aparecida Dell; REIS, Jorge Augusto Gonalves. O papel da auditoria interna nas empresas. Disponvel em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC6-106.pdf> Acesso em: 13 jun. 2011; FRANCO, Hilrio; MARRA, Ernesto. Auditoria Contbil. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2000. FURTADO, Daiani. Auditoria Interna e Suas Vantagens. Disponvel em: < http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/auditoria-interna-e-suasvantagens/30910> Acesso em 13 jun. 2011. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1991. GIL, Antonio de Loureiro. Auditoria operacional e de gesto. So Paulo: Atlas, 2000;

INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL. Normas brasileiras para o exerccio da auditoria interna. 2. ed.. So Paulo, 1992. JONAS, Fernando. Auditoria Interna. Disponvel em: < http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/auditoria-interna/488/> Acesso em 13 jun. 2011 MAIA, Matheus Silva; SILVA, Marlene Ribeiro; DUEAS, Rodrigo; ALMEIDA, Priscila Plaza de; MARCONDES, Srgio; CHING, Hong Yuh. Contribuio do sistema de controle interno para a excelncia corporativa. Disponvel em: < http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/viewArticle/79> Acesso em: 13 jun. 2011; MARTINS, Isabel; MORAIS, Georgina. Auditoria Interna funo e processo. Disponvel em: <http://www.ipv.pt/millenium/ect13_3.htm> Acesso em: 13 jun. 2011 MATTOS, Aliomar Lino. Auditoria interna e externa funes e diferenas. Disponvel em: < http://www.portaladm.adm.br/aud/aud3.htm> Acesso em 13 jun. 2011; MIGLIAVACCA, Paulo Norberto. Controles Internos nas Organizaes. So Paulo: Edicta, 2002; MINAYO, Maria Cristina de Souza. Pesquisa em Sade: Tcnicas de Pesquisa. 1. ed. Rio de Janeiro: Abrasco/Fiocruz, 2008. MONARETTO, Claudiane. Auditoria interna em concessionria de veculos, atravs da contabilidade integrada. 2008. Monografia (Concluso do Curso de Cincias Contbeis) Faculdade de Cincias Contbeis da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Pato Branco PR. OLIVEIRA, Lus Martins de; PEREZ JR., Jos Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratgica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2007 ZORZAN, Suzana. Auditoria interna em empresa do ramo de abate de aves na cidade de Pato Branco-PR. 2008. Monografia (Concluso do Curso de Cincias Contbeis) Faculdade de Cincias Contbeis da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Pato Branco PR.

You might also like