You are on page 1of 6

A Importncia da Conscincia Fonolgica em crianas pr-escolares Fonoaudiloga Mnica Marques Filosoficamente podemos pensar linguagem como representao do mundo

e do pensamento, logo, ela a ao inter-subjetiva atravs do qual a criana age e descobre o mundo, iniciando assim seu processo de aprendizagem. um ao que cria vnculos e compromissos, envolvendo e interdependendo processos cognitivos, afetivos e sociais da criana que se processa atravs da interao. O primeiro ncleo facilitador da aprendizagem a famlia, onde at por volta dos 4/5 anos se d como um aspecto do crescimento sem instruo formal. A famlia e o meio scio-cultural ocupam papel primordial nesta fase. O exerccio sensrio motor e a interao com o mundo vo facilitar a competncia comunicativa: Choro, gestos, expresses faciais, primeiras palavras (fala). O som tambm um dos grandes instrumentos dessa fase, pois facilitam a identificao dos contedos situacionais auxiliado pela prosdia, melodia e gestos que vo progressivamente atribuindo significado a seqncias de significantes sonoros, mapeando elementos do mundo e da lngua. Resultando numa construo de representaes fonolgicas, semnticas e lexicais (discurso comunicativo). O segundo ncleo facilitador da aprendizagem a escola que se caracteriza por um perodo de instruo mais formal e de maior investimento no desenvolvimento da linguagem verbal (oral e escrita). Ao ingressar na escola a criana possui o domnio do sistema de linguagem oral, mas no tem o mesmo domnio dos aspectos fonolgicos necessrios para ler e escrever. na diversidade da sala de aula onde cada criana traz sua experincia prpria que a linguagem se aprimora em suas competncias: (forma, contedo e uso). - Comunicativa: Habilidades de expresso em novo contexto e/ou contextos diferentes. - Lingsticas: (Habilidades Metalingsticas): Fonolgica - Como se organiza o fonema nas slabas, nas palavras. Morfolgica - Estruturao e forma da palavra. Sinttica - Estruturao de sentenas, produo de sentenas em textos. Semntica - Julgamento aos significados. O professor ento atua sobre essa linguagem nas atividades do dia a dia buscando desenvolver a capacidade psicolingstica, o conhecimento. Vamos nos deter aqui nas atividades voltadas para a construo da conscincia fonolgica. O propsito de desenvolver a conscincia fonmica das crianas faz-las entender que cada palavra composta de uma seqncia de fonemas e que no adianta memorizar que a letra b soa como (b) a menos que (b) seja reconhecido como o som que se ouve em palavras como bola, bala e banana. Aos poucos elas so levadas a observar que as histrias so construdas a partir de frases, as frases a partir de palavras, e as palavras, de slabas, as quais, por sua vez so construdas a partir de um grupo relativamente pequeno de elementos bsicos da fala, os fonemas. As crianas so levadas a ver como, dentro de cada nvel as partes podem ser desmembradas, faladas em separado e juntadas novamente. O todo alterado tanto no som como no significado. Resumindo, elas so levadas apreciar a estrutura do sistema.

Sugesto de Atividades

Jogos de Escuta: Introduzir as crianas na arte de ouvir ativa, atenta e analiticamente. De olhos abertos e fechados, as crianas devem identificar os sons, lembrar-se de sua ordem e descobrir de onde eles vm: 1-Ouvindo sons: Explorar o poder de escuta e praticar ateno nos sons do ambiente e de seu interesse. 2-Ouvindo seqncias de sons: Desenvolver as habilidades de memria e ateno para pensar sobre as seqncias de sons. 3- Gato mia: Estimular a disposio das crianas para escutar de forma sensvel e atenta. 4- Escondendo o despertador: Localizar um som que, a cada momento, mescla-se facilmente com os sons aleatrios do ambiente. Para localiz-lo com xito, as crianas devem desenvolver e ampliar a capacidade de estender sua escuta atenta, buscando detectar o som. 5-Quem diz o qu? : Ouvir um determinado som e associ-lo a sua fonte. 6- Sussurre seu nome: As crianas devem identificar um som especfico a partir de muitos sons semelhantes que escutaro ao mesmo tempo. 7- Sem sentido: Desenvolver a capacidade das crianas de prestar ateno a diferenas entre o que esperam ouvir e o que realmente ouvem. (fonologia, lxico, sintaxe e semntica). 8- Telefone sem fio: Exercitar a capacidade das crianas de superar distraes, diferentes de pronncia e assim por diante, enquanto escutam a fala. 9- Voc se lembra? (Seu chefe mandou): Exercitar a capacidade das crianas de lembrar e de executar aes em passos seqenciais e de forma mais geral, desenvolver o tipo de escuta atenta que necessria para compreender e seguir instrues verbais.

Jogos com Rimas: A sensibilidade s rimas surge com bastante facilidade para a maioria das crianas. Por isso, os jogos com rimas so uma excelente iniciao conscincia fonolgica. Por direcionar a ateno das crianas as semelhanas e diferenas entre os sons das palavras, o jogo com rimas uma forma til para alert-las para a idia de que a lngua no tem apenas significado e mensagem, mas tambm uma forma fsica. Elas devem escutar histrias rimadas, cantar msicas e recitar poesias com rimas, usando o significado e o ritmo para ajudar a prever determinadas palavras que rimem enquanto escutam, fazendo suas prprias rimas: 1- Poesias, canes e versos: Usar poesias, canes e versos para aprimorar a conscincia das crianas acerca dos padres de sons da fala. 2- Histrias rimadas: Ensinar as crianas a usar o significado e o ritmo para observar e prever palavras que rimam. 3- Enfatizando a rima por meio do movimento: Concentrar a ateno das crianas na rima, utilizar as palavras mgicas na brincadeira de bater nas mos at que a ultima criana vena o jogo. ( o sapo no lava o p, uni duni t, cai cai balo e etc...) 4- Rima de palavras: evocar o entendimento de que praticamente qualquer palavra pode ser rimada. (vale palavra ou pseudo palavra).

5- Voc sabe rimar? : Ensinar s crianas a utilizar mais pistas fonticas para criar rimas (usar parlendas, frases para completar, msicas com novas rimas, jogos como v troca, Este navio esta levando um...). 6- Rimas de Ao: Expor ateno das rimas aos sufixos: ando endo, indo (usar sempre figura de ao). 7- O livro de rimas: Comemorar e expor o domnio da rima por parte das crianas, vs iram escrever para elas.

Jogos de palavras e frases: Desenvolver a conscincia das palavras e frases, alertar que as frases so cadeias lingsticas pelas quais transmitimos nossos pensamentos. Que as frases so, por outro lado, compostas de seqncias de palavras com significado, passveis de serem faladas e ainda que a presena ou ausncia de significado em uma frase depende das palavras que ela venha a conter, bem como da ordem especfica dessas palavras. 1- Introduzindo a noo de frase: Introduzir as crianas na noo de frase por explicao simples de frases e/ou utilizando figuras, frases sem sentido e etc... 2- Introduzindo a noo de palavras: Mostrar as crianas que as frases so feitas de seqncias de frases pode utilizar frases pequenas e contar mentalmente com as crianas aumentando aos poucos e depois mostrar visualmente. Pode ainda mostrar como a frase muda, quando trocamos as palavras de lugar. 3- Ouvindo palavras em frases: Desafiar a criana a representar cada palavra ouvida por uma ficha colorida. 4- Exerccios com palavras curtas e longas: Ajud-las a entender que as palavras so definidas por significados e que podem ser longas ou curtas, independentemente do que signifiquem. Pode iniciar apenas dizendo as palavras ou mostrar em fichas, (ambulncia/carro; ave/borboleta; avio/bicicleta; boi/formiga; casa/casinha; elefante/gato; hipoptamo/zebra; leo/mosquito; mar/passarinho; montanha/flor; sol/estrelinha; urso/caranguejo). 5- Palavras em contexto e fora de contexto: Reforar a idia de que uma palavra ma palavra, seja isolada ou em contexto, da mesma maneira que o significado na lngua depende das palavras especficas e de seu ordenamento. Usar rimas, parlendas ou poesias, tirar palavras, substitui-ls e etc...

Conscincia Silbica: Quando os alunos tiverem entendido que as frases so formadas por palavras, hora de apresentar-lhes a idia de que as palavras so elas prprias, formadas por seqncias de unidades menores de fala. 1- Batendo palmas para os nomes: Apresentar a natureza das slabas, fazendo com que batam palmas enquanto contam as slabas de seus prprios nomes.

2- Pegue uma coisa da caixa: Reforar a capacidade das crianas de analisar palavras em slabas, pedindo-lhes que batam e contem o nmero de slabas em uma srie de palavras diferentes. 3- O sucessor de rei (da rainha): Destacar o ritmo das palavras por meio de movimentos repetidos. 4- Escutar primeiro, olhar depois: Mostrar aos alunos como sintetizar slabas, ditas uma, em palavras conhecidas. 5- Papo de Ogro (Slabas): Reforar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de suas slabas separadas.

Introduzindo fonemas iniciais e finais: Apresentar s crianas a natureza e a existncia dos fonemas. Os jogos so planejados, em primeiro lugar, para levar as crianas a descobrir que as palavras contm fonemas e, em segundo, para ajud-las a comear a aprender que os fonemas tm identidades separadas, de forma que no possam reconhec-los e distingui-los uns dos outros. 1- Adivinhe quem ? : Introduzir dois conceitos chaves: a) como os fones soam quando ditos isoladamente e b) que os fones so parte das palavras. 2- Palavras diferentes, mesmo fonema inicial: Reforar o conceito de que cada fonema aparece em muitas palavras diferentes e convidar as crianas a prestar ateno em como sentimos os fonemas quando pronunciamos os respectivos fones. 3- Encontrando coisas: fonemas iniciais: Ampliar a conscincia das crianas acerca dos fonemas iniciais, pedindo a elas que comparem, contrastem e, por fim, identifiquem os sons iniciais de uma srie de palavras. 4- Estou pensando uma coisa: Citar palavras de memria com base no fonema inicial e desenvolver as habilidades de raciocnio e de soluo de problemas das crianas. 5- Pares de palavras (exclua um fonema, anlise): Ajudar as crianas a separar os fonemas das palavras de seus significados. 6-Pares de fonemas (acrescente um fonema, sntese): Apresentar s crianas o desafio de sintetizar palavras a partir de seus fonemas isolados. 7- Palavras diferentes, mesmo fonema inicial: Fazer com que as crianas descubram as identidades de fonemas finais das palavras, explorando a articulao do fone. 8- Encontrando coisas (fonemas finais): Ampliar a conscincia das crianas sobre os fonemas finais, pedindo-lhes que comparem,contrastem e, depois identifiquem os fonemas finais de uma serie de palavras. 9- A teia de aranha: Identificar crianas que ainda tenham dificuldades com os fonemas, oferecendo algum tipo de diverso corporal. (novelo de l).

Conscincia fonmica: Os fonemas so as menores unidades da lngua, o que pode ser uma das razes para que sejam difceis de perceber. Em primeiro lugar, os fonemas no tem significado, portanto, no natural que se preste ateno a eles durante a fala ou escuta normais. Em segundo, diferentemente das slabas, os fones, representantes dos fonemas, no podem ser facilmente diferenciados na fala corrente, de forma que difcil para as acrianas entender o que esto buscando ao escutar, mesmo quando tentam. Pior

que isso, so to variveis acusticamente que cada um deles soa mais ou menos diferente de uma pessoa que fala outra e de uma palavra outra. Por essa razo, devese estimular as crianas a sentir a forma como sua boca e a posio de sua lngua mudam em cada som. 1- Palavras bsicas de dois fonemas: Apresentar s crianas os desafios de analisar slabas em fonemas e de sintetiz-las a partir deles. Servem para apresentar o procedimento e a lgica das atividades mais difceis de anlise e de sntese fonmicas que seguem. Alm disso, as palavras de dois fonemas proporcionam um meio livre para facilitar s crianas prtica com os sons de vrios fonemas, tanto isoladamente quanto combinados em palavras fonologicamente mnimas. ( anlise e sntese). E assim sucessivamente: trs fonemas, quatro fonemas e etc... Palavras: dois sons trs sons quatro sons m ama cama s asa casa l ela vela ar mar amar v ovo povo p par para um uma puma v uva luva 4- Adivinhe qual a palavra: Avaliar o avano e a segurana na anlise e na segmentao fonmica. 5- Papo de Ogro 2: Refoar a capacidade dos alunos de sintetizarem palavras a partir de seus fonemas isolados.

Introduzindo letras. O objetivo apresent-las noo de que cada fonema representado por uma letra e que a seqncia de fonemas que compe uma palavra representada, da esquerda para direita, pela seqncia de letras que compe sua escrita. Usar a conscincia fonmica para atingir uma compreenso inicial de como funciona o princpio alfabtico. 1- Adivinhe quem : Introduzir correspondncias som-letras. 2- Nome de figuras: (fonemas e letras iniciais) Associar letras com os fonemas iniciais das palavras. 3- Estou pensando em uma coisa: Reforar e ampliar a conscincia das crianas sobre a consoante inicial, exigindo, implicitamente, que elas apontem de forma individual e avaliem o fonema inicial de cada item que considerem durante o jogo. 4- Nomes de figuras (fonemas e letras finais): Associar letras aos fonemas finais das palavras. Palavras diferentes, mesmo fonema final. 5- Buscando figuras (consoantes inicias ou finais): Fazer com que as crianas alternem sua ateno entre todos os sons aprendidos at este momento. 6- Introduzindo a forma como as palavras so escritas: (acrescente uma letra) Apresentar s crianas a escrita, da esquerda para direita, e as correspondncias entre letras e sons das vogais.

7- Troque uma letra: Dirigir ateno das crianas para o fato de que cada letra em uma palavra importante, e desenvolver sua capacidade de apreciar as distines entre as vogais. 8- Pronunciando palavras: Preparar as crianas para a decodificao independente, acrescentando ou alterando letras em qualquer posio em uma palavra. Todo o processo pode ser desenvolvido a partir dos contedos dados em sala de aula. Boa Sorte.

You might also like