You are on page 1of 2

ALUNO: DANILO DA ANUNCIAO SANTOS Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Cincias Administrativas e Contbeis Ttulo do texto: Gesto

de Projetos Autor: Frederick Turner Fonte: Revista Superinteressante n 7, julho de 1991, p. 18-24 Mensagem principal: Transformar Marte num planeta capaz de vir a ser habitado futuramente pelos seres humanos.

RESUMO

Para um bom processo da Gesto importante analisar fatores chaves, tais como, a definio das atividades, estabelecendo e especificando as tarefas a serem executadas, seqnciando as atividades e estabelecendo prioridades e a interdependncia entre elas. necessrio tambm identificar os recursos necessrios para execuo das tarefas, assim como o tempo estimado para conclu-la, estabelecendo cronograma para anlise da seqncia das atividades, tempo e recursos necessrios para realizao do projeto, sendo de suma importncia acompanhar e controlar o cronograma, a fim de agir em possveis mudanas. De acordo Carvalho e Rabeccini atividade uma unidade de trabalho indivisvel, que possui recursos mtodos de execuo e tempos conhecidos, sendo uma base para realizao do projeto. importante estabelecer a seqncia das atividades de forma lgica, atravs de estudo das procedncias, mandatrias, arbitrrias ou externas, cumprindo marcos preestabelecidos. Para auxiliar na gesto do tempo o administrados deve apoiar-se na utilizao de ferramenta, como o grfico de Gantt, o COM, o PERT, o GERT ou o Diagrama de Marcos, no intuito de obter resultados satisfatrios e eficcia na esto do projeto. Outro ponto de igual relevncia para o sucesso do projeto a gesto dos custos, onde o desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos necessrios para complementar as atividades do processo deve ser feita. Essa pode ser feita de forma anloga, baseado em informaes de projetos realizados anteriormente, ou estimativas botton-up, que estima cada valor de acordo com o grupo de atividades executadas. Para definio correta dos custos deve ser feito oramento, no intuito de embasar os custos do projeto, elaborando uma baseline, para verificar a evoluo peridica dos gastos. O controle de custos serve para influenciar os fatores geradores de custos adicionais e controlar mudanas no oramento ao longo da evoluo do projeto, identificando o motivo das variaes. A partir de uma gesto de custos competente possvel avaliar se o projeto bem gerenciado. A gesto de qualidade e gesto de processos so questes que inferem diretamente no bom andamento do projeto, pois envolvem fatores que devem ser analisados, tais como, satisfao dos clientes, procurando entend-los e identificar suas necessidades de forma a satisfaz-las ou exced-las, prevenir erros em vez de identificar posteriormente, oferecer recursos para garantir a eficincia do processo, utilizando ferramentas como o PDCA, que prope um acompanhamento eficaz e resoluo de problemas.

Pode se definir qualidade como a totalidade de caractersticas necessrias para atender necessidades implcitas e explicitas. Dessa forma pode-se dizer que o jogo se d entre uma pessoa que tem todo interesse em obter o produto o mais rpido possvel, e outra pessoa que tem o interesse em produzir a coisa mais genial possvel (De Masi, 2000). Para Garantir um bom processo de gesto da qualidade necessrio planejar, identificando os padres de qualidade relevantes para o projeto e melhores formas de satisfaz-los, garantir a qualidade, aplicando de forma sistmica as atividades planejadas e o controle da qualidade no intuito de assegurar o cumprimento dos padres exigidos pelas partes envolvidas e identificar maneiras de eliminar causas do desempenho insatisfatrio. Atravs da Gesto da Qualidade as organizaes podem reduzir seus custos de produo sem perder o foco nas necessidades do cliente e sem prejudicar a qualidade intrnseca do produto, produzindo com menor custo poder oferecer melhores preos, sendo um diferencial competitivo para as organizaes.

You might also like