You are on page 1of 5

ASSEMBLEIA DA REPBLICA

Sesso Solene Comemorativa do I Centenrio da Repblica

Interveno de Jaime Gama Presidente da Assembleia da Repblica 06.10.10

As palavras dos oradores precedentes e a presena de V. Exas associam o Parlamento portugus de forma sbria e solene, adequada ao momento em que vivemos, ao I Centenrio da Repblica, comemorao que assinalaremos, por igual, dentro de instantes, com o descerramento do busto de Anselmo Braancamp Freire, primeiro e ilustre Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, do Senado e do Congresso da Repblica.

Volvidos cem anos sobre a instaurao do regime republicano, vivemo-lo hoje em democracia plena, com liberdade civil, econmica, poltica, cultural e religiosa. Podemos olhar para trs com a maturidade de pontos de vista diferenciados, mas com a evidncia de constataes bvias, que demonstram a responsabilidade conjunta por um aperfeioamento insofismvel: - temos democracia, porque, como recordava Antero de Quental, quem diz democracia diz naturalmente Repblica; - assentamos as instituies nas escolhas livres do povo e no mais amplo colgio eleitoral de sempre, sem excluses de qualquer espcie; - temos um Presidente da Repblica eleito por sufrgio directo e universal, um Parlamento de uma s Cmara, perante o qual responde um Governo de razovel durao, e um poder judicial independente; - possumos Foras Armadas e de Segurana profissionais, tecnicamente capazes, realmente integradas no Estado democrtico, e no toleramos a existncia de grupos civis armados, pronunciamentos, ou ingerncias ilegtimas na deciso poltica; 2

- alcanamos o equilbrio em matria de liberdade religiosa e no perseguimos, antes cooperamos com as confisses religiosas, tendo em conta a proporo do seus enraizamento na sociedade; - garantimos, segundo os recursos disponveis, um empenhamento constitucional nas tarefas sociais do Estado; - no nos envolvemos em conflitos internacionais que impliquem a entrada do pas em guerra, contribumos sim para tarefas de paz legitimadas pela comunidade internacional e estamos inseridos na construo europeia.

Como ningum dono da Repblica, tambm ela no dona do pas e assim que olhamos com o devido respeito para os momentos grandiosos da histria Ptria que a antecederam e em que a sua proclamao a todos os ttulos igualmente se insere, afirmando de forma irreversvel na vida nacional que a titularidade do poder poltico, em todos os nveis do Estado, exclusivamente se obtm pelo voto, nunca pela condio do privilgio de nascimento, numa escolha em que os concorrentes so, partida, todos iguais no que respeita aos direitos polticos. Na convico visionria de Henriques Nogueira: Quisera que num pas como o nosso. o Governo do Estado fosse feito pelo povo para o povo, sob a forma nobre, filosfica e prestigiosa de Repblica.

Herdeira do vintismo, das lutas liberais, do radicalismo, da patuleia, do setembrismo, dos histricos, da dissidncia progressista, dessa quase monarquia republicana que a precedeu, a Repblica deve s ideias da poca uma convico optimista e quase cientfica sobre a natureza humana, a que se somou um forte patriotismo e um 3

empenhamento decidido na instruo pblica e na administrao colonial. Se a fragilidade do sistema poltico no lhe permitiu levar mais longe muitas das suas aspiraes, isso no invalida o propsito generoso de muitos dos seus protagonistas e o idealismo dos seus fundadores, quase sempre apostados na apologia de grandes ideiais ao servio da coisa pblica, do bem comum e do interesse geral, em suma, da res pblica.

Exemplo dessa nobreza republicana era j a proclamao de Machado Santos, na sua ordem do dia n 1, do Quartel-General da Rotunda, no prprio dia 5 de Outubro de 1910: A luta terminou! J no h inimigos! Hoje todos os portugueses, trocando abraos fraternos, vo colaborar na obra da Regenerao da Ptria! J no h inimigos! H s irmos!

Sabemos que hoje, numa democracia moderna, no h lugar para qualquer tipo de historiografia oficial e por isso reconhecemos que o maior mrito do Centenrio da Repblica sobretudo o de ter estimulado mais e melhor conhecimento sobre um perodo da histria marcado, como todos, por xitos e por fracassos, por grandezas e por misrias, por sonhos e por frustraes, por magnanimidade e por sectarismo. O vasto conjunto de obras publicadas e reeditadas, envolvendo historiadores das mais diversas orientaes, j um bom sinal de que nas nossas Universidades e centros de investigao os departamentos de histria contempornea continuam a realizar um trabalho de notvel qualidade com grande proveito para o pblico plural que se enriquece com a sua leitura.

Como sempre, a leitura e a reflexo serenas so o caminho de cada um para se reencontrar com o passado e aceder a uma maturidade acrescida no conhecimento do nosso Pas. Nascidos em poca de obnubilao sobre o movimento republicano e os alvores da Repblica, o que no representou de descoberta fascinante para alguns de ns a leitura atenta de Um escritor confessa-se de Aquilino Ribeiro, do Dirio de um monrquico do Conde de Mafra, Toms de Melo Breyner, do Dirio de Joo Chagas e das Memrias Polticas de Jos Relvas? Ou o inebriamento absoluto com as insubstituveis Memrias de Raul Brando, a reclamar a hora tremenda do Juzo Final?

Para que em cada um de vs esta celebrao propicie, tambm, uma meditao interior sempre renovada e exigente sobre os grandes encontros e desencontros com a Histria e com as ideias, convido-vos, aps o Hino Nacional, a acompanhar-nos na inaugurao da exposio Res publica, cidadania e representao poltica, com que o Parlamento portugus se associa ao Centenrio da Repblica.

Est encerrada a sesso solene.

You might also like