You are on page 1of 5

2. Polticas E xternas, p. 1 COMRCIO E FINANAS INTERNACIONAIS Prof. Jos Alfredo A. Leite (Ph.D.

2A. PROTECIONISMO Caractersticas: O protecionismo compreende um conjunto de polticas econmicas destinadas a estimular e proteger a produo interna de mercadorias e servios contra a concorrncia externa. Pode assumir as formas de polticas industrial e/ou de poltica comercial: a) poltica industrial compreende as polticas nacionais internas destinadas a estimular o crescimento da indstria e do emprego com base o uso de mecanismos (subsdios e incentivos) destinados a promover o investimento industrial em determinada regio ou pas; b) poltica comercial compreende as polticas nacionais externas destinadas promover o aumento da competitividade das exportaes nacionais, por meio de subsdios e incentivos, e a reduo da competitividade das importaes, por meios de barreiras tarifrias e no-tarifrias. 1.1 POLTICA INDUSTRIAL: Componentes bsicos: incentivos e subsdios 1.1 Polticas de subsdios: 1.1.1 - Objetivos: Promover ou incrementar o investimento industrial por meio de 1.1.2 - Instrumentos utilizados: a) Reduo ou dispensa de tributos (I/R, IPI, ICMS, II) b) Concesso de vantagens (terrenos, galpes industriais, distritos) c) Crditos fiscais (reembolso de impostos pagos) 1.2 Polticas de incentivos: 1.2.1 - Objetivos: Promover ou incrementar o investimento industrial por meio de 1.2 .2 Instrumentos utilizados: a) Emprstimos a taxas de juros de reduzidas b) Financiamentos com prazos e taxas subsidiados c) Participao do governo no capital da empresa (SUDENE, SUDAM, etc.) 1.3 - Avaliao: 1.3.1 Benefcios: A poltica industrial tem benefcios duvidosos pois, dentro de uma pas tende apenas a deslocar o investimento de uma regio para outra visto que o determinante fundamental do investimento a lucratividade, resultante um complexo sistema de variveis econmicas. A maior parte dos investimentos realizados com o benefcio da poltica industrial encerrada quando cessam os efeitos dos subsdios e incentivos. 1.3.2 - Custos: A concesso de subsdios e incentivos pelo Governo corresponde a um desvirtuamento de suas funes precpuas, pois os recursos utilizados so desviados de fins mais nobres (educao, sade, previdncia, segurana) que tem maior e melhor impacto econmico (crescimento, emprego e redistribuio da renda).

2. Polticas E xternas, p. 2

2 - POLTICA COMERCIAL: Classificao: poltica tarifria e no tarifria. 2.1 - Poltica tarifria: Imposio de tributos (tarifas, taxas, impostos) sobre importaes. 2.1.1 - Tipos: a) Tarifas seletivas (alquotas variadas) b) Tarifas eventuais (clusula anti-dumping. c) Tarifa externa comum (TEC) d) Adio de impostos internos (IPI, ICMS, etc) 2.1.2 - Objetivos: Controle das importaes; defesa da produo interna 1.3 - Efeitos colaterais: a) reduo da concorrncia e competitividade do mercado interno b) aumentos dos custos internos; m alocao dos recursos internos c) reduo dos benefcios do livre comrcio (especializao e reduo de custos com base na vantagem comparativa) 2.2 - Polticas no tarifrias: Restries no-tributrias sobre importaes e estmulos s exportaes. 2.2.1 - Tipos: cotas, empecilhos, normas tcnicas, certificaes, restries quantitativas, etc. 2.2.2 - Objetivos: Defesa de indstrias estratgicas e promoo de exportaes 2.2.3 - Restries s importaes (permitidas pela OMC no caso de danos a economia nacional) : a) Cotas de importao b) Imposio de "restries voluntrias de exportao" c) Barreiras sanitrias, sociais, trabalhistas, ecolgicas (impedimentos) d) Normas tcnicas (peso, medida, embalagem, sanitrias) e) Medidas compensatrias (tarifas, impostos, fluxo de trnsito, etc) 2.2.4 - Estmulos s exportaes (no permitidas pela OMC): a) Subsdios (rebates, doaes, draw-back) b) Incentivos fiscais (iseno/reduo de impostos) Q c) Incentivos fina nceiros (crdito a juros subsidiados) Qo 2.3 - Efeitos colaterais: A adoo simultnea de restries s importaes Q1 'e estmulos as exportaes pode ter efeito nulo atravs da supervalorizao da moeda nacional conforme indicado no grfico ao lado:

Z X,Z

Diagrama: Mostra que os incentivos e subsdios causam expanso da oferta e que as tarifas e controles causam a contrao da demanda. O resultado lquido pode ser nulo para o comrcio internacional (X e Z inalterados) devido ao efeito da queda (apreciao) da taxa de cmbio real (Q).

2. Polticas E xternas, p. 3

3. FALNCIA DO PROTECIONISMO As polticas comerciais protecionistas entraram em fase de extino, devido ao predomnio da filosofia do liberalismo e do livre comrcio sobre as polticas do dirigismo e intervencionismo do governo na atividade econmica durante o ltimo quarto do sculo passado. Esse processo de falncia ocorreu esteve associado aos seguintes fenmenos: a) fracasso das polticas econmicas intervencionistas, na reduo do desemprego e controle da inflao, especialmente na Amrica Latina; b) sucesso das polticas liberais de livre comrcio, em termos de crescimento, reduo de desemprego e controle da inflao, especialmente nos pases asiticos (tigres asiticos); c) insurreio popular e deposio dos governos socialistas da Europa, com base no desejo de imitar os padres de vida dos pases capitalistas. d) rpido crescimento econmico dos pases capitalistas da Europa, Amrica e sia. e) existncia de acordos internacionais (GATT e 0MC) que tornaram invivel a utilizao de polticas de subsdios, incentivos e controles alfandegrios, com excees relativas sade, defesa do meio ambiente e defesa dos direitos humanos. A anlise desse fenmeno depe fortemente contra as polticas intervencionistas e protecionistas. 4 FORMAS ACEITAS DE PROTECIONISMO Os pases desenvolvidos, especialmente EUA e EU, valem-se dos argumentos de defesa do meio ambiente e de proteo sade, bem como da necessidade de defender os rendimentos do trabalho, para impor um sistema de barreiras alfandegrias e no alfandegrias aos produtos e servios de outros pases. So os seguintes os mecanismos atuais de protecionismos utilizados e aceitos em acordos internacionais: 4.1 - Direitos Compensatrios: So direitos de retaliao, por meio tarifas e sobretaxas, a produtos de pases que tenham se valido de subsdios e incentivos nos seus produtos de exportao. 4.2 - Poltica anti-dumping: Consiste de impor tarifas punitivas provisrias quando as importaes do produto estrangeiro comeam a incomodar a produo interna; 4.3 - Defesa dos direitos humanos: Consiste em impor sobretaxas ou proibir a importao de produto estrangeiro produzido a baixos nveis salariais, devido ao trabalho escravo ou infantil;

2. Polticas E xternas, p. 4

4.4 - Barreiras no-tarifrias: Consistem da exigncia ou imposio de a) Certificao fito-sanitrias para produtos estrangeiros sob alegao de que tais produtos transmitem doenas que ameaam a sade ou pestes que ameaam agricultura ou pecuria nacionais; b) Cotas de importao que disciplinam e limitam a entrada de produtos estrangeiros segundo os interesses polticos do pas importador; c) Normas tcnicas contendo especificaes tcnicas de qualidade e segurana para os produtos comercializados internamente, impedindo a entrada de produtos que no satisfaam tais normas (levantando o sarrafo de pulo conforme diz Rubens Ricupero*); d) Poltica de patentes: Consiste de exigir e proteger cumprimento das leis de patentes nacionais, no exterior, a fim de impedir a imitao e/ou produo de produtos similares no exterior; Os EUA e a Unio Europia costumam adotar esses entraves ao comrcio internacional, mas sua utilizao freqentemente contestada junto a OMC que cria panels (comisses) encarregadas de analisar o problema, determinar que pas tem razo e como deve ser recompensado. 5 - Bibliografia: Maia, Jayme M Economia Internacional e Comrcio Exterior. So Paulo: Atlas, 2000. Captulos 5-6 Labatutu, nio. Polticas de Comrcio Exterior. So Paulo: Aduaneiras, 1994, Captulos 6-8, 17. Ricupero, Rubens. Pra no sofrer , Folha de S. Paulo, B, p. 2, 11/02/01. Barbosa, Rubens. Barreiras aos Produtos e Servios Brasileiros. Embaixada do Brasil, Washington, DC 2001 (Cofinter/Artigos).

2. Polticas E xternas, p. 5
COMRCIO E FINANA INTERNACIONAIS S Prof. Jos Alfredo A. Leite (Ph.D.)

ANEXO I (2A. Protecionismo) BARREIRAS A PRODUTOS E SERVIOS BRASILEIROS NOS EUA

Produto ou servio
1. Produtos bsicos 1.1 Acar 1.2 Algodo 1.2 Arroz 1.3 Camaro 1.4 Carnes bovinas e sunas 1.5 Frango 1.6 Frutas e legumes 1.7 Madeiras tropicais 1.8 Soja 1.9 Tabaco (fumo) 2. Produtos industrializados 2.1 Ao e ferro 2.2 Calados 2.3 Etanol 2.4 Laticnios 2.5 Suco de laranja 2.6 Suco de limo 2.7 Txteis (fios) 3. Servios 3.1 Seguros 3.2 Investimento direto 3.3 Sistema bancrio 3.4 Telecomunicaes 3.5 Transportes areos 3.6 Transportes martimos

Tratamento alfandegrio
Sistema de cotas Recebe subsdios p/exportao de $4bi nos EUA (GM 31/12/02) Recebe subsdio creditcio Proibio com base em mecanismo de a defesa da espcie ameaada (p/c proteo s tartarugas). Proibio com base em barreiras sanitrias (febre aftosa, febre do porco) (hog fever) Proibio com base em barreira sanitria (newcastle) Certificao sanitria prvia que pode levar anos Barreiras ecolgicas (ameaa de extino) Recebe subsdio creditcio Sistema de cotas e impostos ad-valorem Tarifa ad-valorem (sobretaxas protecionistas) Tarifa ad-valorem (sobretaxas protecionistas) Tarifa ad-valorem (sobretaxas protecionistas) e cotas Poltica de preos mnimos Tarifa protetora muito alta (56%) Tarifa protetora muito alta (50%) Sistema de cotas e tarifas ad-valores (38%) Licena prvia estadual para operar Licena prvia e leis de segurana nacional. Tributao do lucro em escala mundial (bi-tributao) Legislao estadual e federal restritivas Entraves para firmas estrangeiras Proibio p/capital estrangeiro majoritrio e cias. estrangeiras Cobotagem exclusiva de empresas nacionais (propriedade, bandeiras e tripulao)

Fonte: Rubens Antonio Barbosa Barreiras aos produtos e servios brasileiros nos EUA Embaixada do Brasil, Washington, DC.

You might also like