You are on page 1of 3

INTRODUO O processo o meio pelo qual o indivduo busca resolver um determinado conflito de interesses.

. No decorrer desse processo, iremos deparar com situaes que possam comp rometer o andamento, como, por exemplo, a perda do prazo da apresentao da contestao, a no compatibilidade de um ato processual com outra j existente, ou at, a repetio de um ato j praticado. Para que esses tipos de irregularidades no ocorram, tem-se o instituto chamado precluso. O presente trabalho tem por finalidade expor breves c onsideraes acerca desse instituto to importante no ordenamento jurdico brasileiro. CONCEITO DE PRECLUSO

A maioria dos autores, baseada nas lies de Giuseppe Chiovenda, classifica a preclu so como sendo a perda da faculdade de praticar determinado ato processual. Segund o LUIZ GUILHERME MARIRONI, ... a precluso consiste fazendo-se um paralelo com figu ras do direito material, como a prescrio e a decadncia na perda de direitos processu ais , que pode decorrer de vrias causas. Assim como acontece com o direito material , tambm no processo a relao jurdica estabelecida entre os sujeitos processuais pode levar extino de direitos processuais, o que acontece, diga-se, to freqentemente quan to em relaes jurdicas de direito material. A precluso o resultado dessa extino, e isamente o elemento (aliado ordem legal dos atos, estabelecida na lei) responsvel pelo avano da tramitao processual. (MARINONI, Luiz Guilherme. Manual do Processo de Conhecimento, cit., p. 665.) Porm, a precluso (principalmente a temporal) no se confunde com a prescrio e com a de cadncia. bem verdade que pode at existir uma confuso entre tais institutos pelo fat o de todos eles relacionarem-se idia de tempo e de inrcia. Vejamos o conceito de p rescrio e decadncia. A decadncia a extino do direito pela falta de exerccio dentro de um determinado praz o prefixado, atingindo indiretamente a ao.

J a prescrio a extino da eficcia de determinada pretenso, ou seja, extino de uma , em virtude da inrcia de seu titular durante um certo lapso temporal. Diante desses conceitos, podemos verificar que a prescrio e a decadncia so instituto s de direito substantivo, ao contrrio da precluso, que instituto de direito proces sual. Podemos verificar a ocorrncia do instituto da precluso no prprio Cdigo de Processo C ivil, em seu art. 183, que diz: Art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou p or justa causa.

Diante do referido dispositivo, podemos verificar a existncia da precluso temporal , que veremos no prximo tpico, referente classificao. Alm desse tipo de precluso, p mos encontrar ainda a lgica; a consumativa; e a pro iudicato. Podemos encontrar tal instituto, ainda, no art. 245 do mesmo Cdigo, que diz o seg uinte: Art. 245. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que c ouber parte falar nos autos, sob pena de precluso. Diante dessas consideraes, podemos conceituar a precluso como sendo a extino do direi to processual em virtude do decurso do prazo; da prtica incompatvel com aquele que facultado pela lei; e da prpria prtica do ato facultado pela lei. Considera-se, a ssim, que a natureza jurdica da precluso seja um mero efeito jurdico.

CLASSIFICAO Segundo a doutrina, podemos classificar o instituto da precluso da seguinte forma , a saber: precluso temporal; precluso lgica; precluso consumativa; e precluso pro iu dicato. Vejamos cada uma delas. A precluso temporal a extino da faculdade de praticar um determinado ato processual em virtude de haver decorrido o prazo fixado na lei. Um grande exemplo disso a no apresentao da Contestao no prazo de quinze dias (ou sessenta dias para pessoas det erminadas). Assim, a pea contestatria no poder ser apresentada no dcimo sexto dia, vi sto que j ocorreu a precluso. O j citado art. 183 do Cdigo de Processo Civil mencion a justamente tal conseqncia, evitando que a parte pratique um ato processual aps aq uele prazo fixado na lei. Isso seria uma forma de evitar a demora do processo, r espeitando, assim, o Princpio da Celeridade Processual. Boa parte da doutrina diz que esse tipo de precluso no se opera para o juiz, visto que os prazos para o mag istrado so imprprios e no-preclusivos. Isso parece ser at lgico, pois a quantidade de processos existentes no Poder Judicirio to grande que seria impossvel exercer os a tos no momento oportuno. A precluso lgica a extino da faculdade de praticar um determinado ato processual em virtude da no compatibilidade de um ato com outro j realizado. Por exemplo: a sent ena julgada totalmente procedente e o autor, logicamente, aceita aquela deciso. Em seguida, o mesmo interpe recurso de apelao. Ora, se os pedidos foram julgados proc edentes e aceitos, com que finalidade o autor interps recurso de apelao? Como o prpr io nome j diz, a lgica seria a no interposio de tal recurso pelo autor, mas sim pela parte vencida. J a precluso consumativa a extino da faculdade de praticar um determinado ato proces sual em virtude de j haver ocorrido a oportunidade para tanto. Por exemplo: o ru a presenta a contestao no dcimo dia. No dia seguinte, viu que se esqueceu de menciona r um fato e tenta apresentar novamente a contestao. Logicamente, tal ato no poder se r praticado em virtude da j apresentada contestao anterior. Uma vez praticado o ato processual, no poder ser mais uma vez oferecido, haja vista a existncia do institu to precluso consumativa.

Por fim, temos a precluso pro iudicato, que a extino de um poder do prprio juiz. Com o dito anteriormente, boa parte da doutrina diz que a precluso temporal no se apli ca ao magistrado, visto que seus prazos so considerados imprprios e no-preclusivos. Porm, o juiz pode, em tese, estar sujeito precluso consumativa, desde que no se tr ate de questes de ordem pblica. o caso, por exemplo, de o juiz, depois de ser sane ado o feito, entender ser inepta a inicial por falta de causa de pedir e, em con seqncia, extinguir o processo sem resoluo do mrito. Com relao precluso lgica, h vrsia na doutrina. Para quem defende a inexistncia desse tipo de instituto, as dec ises interlocutrias so recorrveis pela via de agravo, e considerando que esse recurs o autoriza o juzo de retratao, sempre seria possvel que, ao menos mediante provocao, magistrado reconsiderasse deciso anteriormente tomada. Com isso, no poderia falar em precluso lgica. Por outro lado, quando o juiz, no julgamento antecipado da lid e, decida pela improcedncia da ao, sob fundamento de que o autor no provou o alegado , estaria, para aqueles que defendem a precluso lgica ao juiz, atingido pelo insti tuto. O melhor entendimento seria o primeiro, visto que, como disse, as decises i nterlocutrias proferidas pelos magistrados esto sujeitas ao agravo. Portanto, em n osso sistema, h a precluso judicial consumativa. EFEITOS Como vimos, precluso pode ser conceituada como a perda da faculdade de praticar d eterminado ato processual. Pois bem. Diante desse conceito, podemos dizer que um dos efeitos desse instituto ser justamente a extino do direito de praticar o ato p rocessual.

Ademais, a precluso funciona como fora motriz, impulsionando o processo ao seu des tino final, que o provimento jurisdicional. Chegando o processo at o seu fim, dep aremos com a precluso mxima, onde h a ocorrncia da irrecorribilidade da deciso final, chamada pela doutrina de coisa julgada formal. Vejamos os ensinamentos de Didie r: A coisa julgada formal a imutabilidade da deciso judicial dentro do processo em qu e foi proferida, porquanto no possa mais ser impugnada por recurso seja pelo esgo tamento das vias recursais, seja pelo decurso do prazo do recurso cabvel. Trata-s e de fenmeno endoprocessual, decorrente da irrecorribilidade da deciso judicial. R evela-se, em verdade, como uma espcie de precluso... (grifo meu). (DIDIER JR., Fred ie. Curso de Direito Processual Civil, cit., p. 479). importante ressaltar que a precluso deve ser efetivamente aplicada, podendo ser i nvalidados os atos processuais defeituosos que trazem prejuzos para as partes. CONCLUSO Diante do exposto, podemos verificar a importncia da precluso no ordenamento jurdic o brasileiro, evitando que os atos processuais sejam feitos fora dos prazos prev istos na lei; que sejam incompatveis com outros atos j existentes; e que sejam rep etidos de forma indevida. Bibliografia MARINONI, Luiz Guilherme Marinoni e ARENHART, Srgio Cruz. Manual do Processo de C onhecimento. 3 Ed. So Paulo: Revistas dos Tribunais, 2004. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 7 Ed. Bahia: Juspodvm, 200 7, v. 1 e 2. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. 3 Ed. So Paulo: Mal heiros, 2002. NERY JUNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria de Andrade. Cdigo de Processo Civil Coment ado. 10 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. MACHADO, Costa. Cdigo de Processo Civil Interpretado. 6 Ed. Barueri, SP: Manole, 2 007. DINIZ, Maria Helena. Cdigo Civil Anotado. 8 Ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

You might also like