You are on page 1of 4

Congelamento: como embalar cada tipo de alimento

No supermercado, encontramos acessrios descartveis e prprios para o congelamento, como os sacos plsticos especiais, bandejas e tampas que podem ir direto do freezer ao congelador ou mesmo ao forno.
Alimentos lquidos como sopas e molhos aumentam de volume cerca de 10% ao congelar. Procure adotar os potes para a sua embalagem, deixando um espao para a dilatao do alimento. Carnes cruas podem ser embaladas em sacos plsticos. Tome cuidado para retirar todo a sangue da carne, evitando que o suco pingue sobre os outros alimentos do freezer.

As frutas e verduras tambm podem ser armazenadas em sacos plsticos. Procure retirar bem o ar das embalagens. J os alimentos cozidos , por uma questo de praticidade, devem ser guardados em recipientes que favoream o seu descongelamento. Se voc usa o micro-ondas para descongelar alimentos, prefira os potes plsticos. Para fornos convencionais utilize travessas de alumnio ou porcelana. Depois de embalar os alimentos, no se esquea de etiquet -los. Escreva o nome do alimento embalado, a data e o peso ou quantidade do que est sendo congelado. interessante voc escrever observaes sobre a receita, por exemplo, se pronta ou semi-pronta. Isso facilita bastante no momento de em que voc for utilizar a receita. Alguns alimentos no devem ser congelados nunca, pois suas propriedades so alteradas quando em contato com temperaturas abaixo de 0C. So eles: maionese, creme chantilly, iogurte, folhas de verduras e frutas como a banana e a pra d gua.

Mtodos para descongelar alimentos


Para garantir mais sabor a sua receita, recomenda -se que o descongelamento seja feito de forma gradual. De preferncia, transfira o alimento do freezer para a geladeira na vspera em que for utiliz-lo para que descongele aos poucos. Existem outras maneiras para descongelar os alimentos: usando o micro ondas, o forno convencional ou escorrendo os alimentos sobre a gua morna. Se voc for utilizar o forno de micro-ondas , faa uma consulta no manual de instrues de seu equipamento. A programao varia de marca para marca e tambm do tipo de alimento congelado. Quando levar a receita ao forno, cuide para manter a embalagem com a tampa. Isso evita que o alimento resseque e tambm que respingue sujeiras no seu aparelho.

Caso utilize o forno convencional , pr-aquea ele por uns 20 minutos antes de colocar o congelado. Isso ajuda a evitar que a receita aquea por fora e fique fria no meio. Um recurso condenvel, mas usado em situaes de emergncia, onde no se tem microondas ou forno, o descongelamento em gua morna ou em gua corrente. Esse mtodo mais utilizado para as carnes em geral. A gua escorre sobre o alimento at que ele descongele. Este mtodo no adequado, pois a gua a caba interferindo no sabor e alterando a textura dos alimentos.
Importante:

Alguns alimentos devem ser preferencialmente, descongelados em temperaturas ambientes para evitar variaes no sabor. So eles: frutas, legumes e vegetais, docinhos, pes, massas e carnes cruas. Evite descongelar usando gua corrente. A gua em contato com o alimento congelado acaba interferindo no sabor final da receita.

Tcnicas para congelar frutas


As frutas podem ser congeladas de trs maneiras diferentes: ao natural, como polpa ou pur ou como calda.
Ao natural: as frutas podem ir para o freezer desde que sejam retirados os talos ou caroos. Por exemplo: se fo r congelar pssegos, retire o ca roo, armazene em saco plstico e leve ao freezer. Polpa ou pur: Cubra as frutas com acar e bata no liquidificador. Transfira a polpa para um recipiente fechado e armazene no freezer. Calda: Neste caso, cubra as frutas com uma mistura de gua e acar. Ferva gua e acar em quantidades iguais. Deixe esfriar e depois deixe as frutas de molho at ficarem totalmente imersas na calda. Utilize potes plsticos para congelar. Preste ateno: Frutas como mas que tendem a escurecer pela oxidao, devem ser congeladas com uma dose de cido ascrbico (vitamina C). Ele pode ser facilmente encontrado em farmcias. Neste caso, prepare o pur fazendo o seguinte clculo: para cada 1 xcara de gua, acrescente 1 xcara de acar e 1/2 colher de ch do cido ascrbico.

O cido ascrbico, ou vitamina C ajuda a preservar a cor das frutas. Frutas congeladas Mantenha a forma de morangos congelados colocando -os em uma travessa. Descongele lentamente na geladeira e sirva ainda levemente gelados.
2

Deixe frutas congeladas descongelarem por cerca de 30 minutos, na posio em que vo enfeitar a sobremesa. Descongele rapidamente frutas sem usar o micro -ondas, colocando-as em uma tigela sobre um recipiente com gua quente por 30 minutos. Bata rapidamente framboesas congeladas com acar de confeiteiro a gosto. Coloque em taas geladas e sirva imediatamente.

Tcnicas para congelar alimentos cozidos ou pr-prontos


Alimentos cozidos ou pr-prontos como massas e panquecas devem ser congelados somente depois de estarem bem frios. Dessa forma, evita a formao de cristais que podem destruir as fibras de diversos produtos e, conseqentemente, alterar o gosto da receita. Por isso, em hiptese alguma leve alimentos quentes ou at mesmo mornos ao freezer. Se estiver com pressa, acelere o resfriamento. Basta colocar o recipiente aberto em uma bacia sobre pedrinhas de gelo.

Tcnicas para congelar: Alimentos crus e frescos


Antes de levar ao freezer, confira se a receita est totalmente fria . Os alimentos crus e frescos como carnes, aves e peixes devem ir ao freezer, assim que chegarem das compras. Antes, prepare o corte das carnes a seu modo. Para congelar, enrole a carne em um recipiente plstico ou em sacos plsticos. Evite utilizar filme plstico permevel ao ar, pois ele permite que a umidade evapore e que a comida resseque com o congelamento. Peixes e outras carnes devem ir imediatamente ao freezer para conservar o frescor. Congelando cortes Ao congelar hambrgueres, costeletas ou steaks, que grudam um no outro quando congelados, separe -os com papel-manteiga. Assim, voc poder descongelar o necessrio sem ter de tirar tudo do freezer.

Tcnicas para congelar verduras e legumes


Para armazenar no freezer verduras e legumes necessrio uma tcnica especial, que chamamos de branqueamento. Primeiro, lave bem as verduras ou legumes e corte os talos. Depois, mergulhe os vegetais por alguns segundos na gua fervente. Em seguida, coloque -os em gua gelada para evitar o cozimento. Para embalar, utilize sacos plsticos. Tome cuidado para retirar todo o ar da embalagem. Assim, evita o ressecamento do alimento que provoca a formao de partes com textura spera e a perda de sabor.
3

Lave bem as verduras com gua corrente .

Salgadinhos: Dicas para congelar


Qualquer salgadinho pode se r congelado, desde que alguns cuidados sejam tomados. Para congelar salgadinhos fritos armazene-os at a etapa em que so empanados, ou seja, at o momento em que so cobertos pela farinha de rosca. Depois, basta coloc-los em uma assadeira e cobrir com saco plstico. Para congelar salgadinhos de forno , d uma pr-assada neles e, assim que estiverem completamente frios, coloque -os em uma assadeira e cubra com saco plstico. Cuide sempre para retirar bem todo o ar do saco plstico.
Para descongelar :

Em geral, os salgadinhos devem ser descongelados at a temperatura ambiente e s depois fri tos ou assados. Isso evita, por exemplo, que eles fiquem quentes por fora e congelados por dentro.
Prazo de validade :

Os salgadinhos, se bem acondicionados, podem ficar cerca de 6 meses no congelador, sem alterar muito o sabor. claro que precisa levar em conta o tipo de ingrediente utilizado na receita. Se voc for escolher um salgadinho para congelar, d preferncia ao s que utilizam ingredientes no-perecveis, pois costumam durar mais. Os salgadinhos, se bem embalados, no perdem o sabor quando congelados. Fonte: http://culinaria.terra.com.br/dicas/

You might also like