You are on page 1of 3

A ao educativa e o Esclarecimento: o conceito de autonomia e heteronomia na filosofia da educao de Kant e Paulo Freire SOUZA, Rodrigo Diego de1 A ao educativa

muitas vezes resume-se a tcnicas e metodologias que faam os educandos desenvolverem habilidades tornando-se assim uma ao tcnica. Utilizaremos dois pensadores da filosofia da educao, que utilizam dos termos autonomia e heteronomia, apresentando conceitos diferentes, visando uma ao educativa para a emancipao. Immanuel Kant em sua obra Sobre a Pedagogia, aborda a ao educativa como uma formao de sujeitos autnomos, que no seja fundamentada apenas em um mecanicismo e nem apenas na razo pura, mas em princpios (a priori) e pela experincia (a posteriori). A educao sendo conduzida apenas pela razo no teria contato com a heteronomia e, apenas pela experincia no haveria autonomia, pois para Kant a autonomia se d quando o homem segue na experincia a lei universal que a razo estabelece. A educao tem a finalidade de orientar o ser que livre e pode optar pelo bem ou pelo mal, em Kant a natureza humana no m, o homem nasce isento de vcios e por isso precisa ser educado, para saber discernir e fazer suas escolhas.
O homem a nica criatura que deve ser educada. Entendendo educao como os cuidados (sustento, manuteno), a disciplina e a instruo, juntamente com a educao.2

A disciplina e a instruo possuem a funo de atrofiar os instintos animais do homem, disciplinando a selvageria animal para instruir a humanizao. Sendo assim, o homem decide por guiar-se pela sua razo para humanizar-se. A disciplina, no entanto, educa para a obedincia. A obedincia, em Kant, possui dois aspectos: o primeiro a obedincia absoluta das
1

Licenciado em Filosofia, Graduando em Farmcia. Email: diego_souzasmd@yahoo.com.br Educador I, Centro Social Marista Santa Mnica, Ponta Grossa - PR Professor convidado (Projeto de Extenso), Departamento de Biologia Geral, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG. 2 Traduo nossa. KANT, Immanuel. Pedagoga. Trad. Escuela de Filosofa Universidad ARCIS. p. 3. El hombre es la nica criatura que ha de ser educada. Entendiendo por educacin los cuidados (sustento, manutencin), la disciplina y la instruccin, juntamente con la educacin. Segn esto, el hombre es nio pequeo, educando y estudiante.

determinaes de um governante sob todos os indivduos de determinado grupo, e o segundo a obedincia vontade que o prprio sujeito reconhece como racional e boa. As crianas muitas vezes frequentam a escola por fatores que as submetem a uma obedincia passiva, o que no incio do processo educativo necessrio, para que ela discipline sua vontade (selvageria). No decorrer do processo a disciplina se interioriza e a criana passa a obedecer a si mesma, descobre a liberdade. Torna-se ento uma obedincia voluntria, no fundada na autoridade do outro (heteronomia), mas na obedincia razo, a si mesma, descobrindo assim a autonomia. Para Kant, ser autnomo guiar-se pela prpria razo, ou seja, pensar por si mesmo. Isto no significa ter apreendido muito conhecimento no sentido contedista, mas a busca da moralizao (sentido) da ao humana por um processo racional, estabelecendo um princpio universal. Atravs deste processo racional autnomo, o homem consegue sair da menoridade e se esclarecer (Aufklrung)3. Analisando a obra de Paulo Freire, enquanto Filosofia da Educao, ele apresenta fragmentos do Aufklrung e da Pedagogia kantiana, ao citar a passagem da heteronomia para a autonomia pela qual o educando passa, porm Paulo Freire no apresenta um sistema filosfico idealista, como o de Kant, mas uma agregao do materialismo histrico-dialtico e da ontologia, quando apresenta a autonomia como ser para si a partir de uma concepo scio-poltico-pedaggica ele imprime um conceito de autonomia com carter ontolgico (enquanto modo-de-ser do ente) e fenomenolgico (enquanto fenmeno a ser abstrado pelos sujeitos lanados no mundo), sendo a autonomia uma condio histrica de um povo emancipado, Freire apresenta um carter materialista (por partir do concreto um povo alienado por alguns fatores scio-econmicos e culturais), histrico (somos seres condicionados por nossa histria, porm no determinados, pois a histria tempo de possibilidade) e dialtico porque parte de algo em constante transformao,
3

Esclarecimento [Aufklrung] a sada do homem da menoridade pela qual o prprio culpado. Menoridade a incapacidade de servir-se do prprio entendimento sem direo alheia. O homem o prprio culpado por esta incapacidade, quando sua causa reside na falta, no de entendimento, mas de resoluo e coragem de fazer uso dele sem a direo de outra pessoa. Sapere aude! Ousa fazer uso de teu prprio entendimento! Eis o lema do Esclarecimento. KANT, Immanuel. Resposta Pergunta: que esclarecimento? In. Textos Seletos. 2ed. Rio de Janeiro : Vozes, 1996. p.100.

nada eterno, no existe um princpio e um fim, tudo est sujeito ao contexto histrico e dinmico, com percepo total da realidade social e de sua implicao na linguagem, pensamento e aes dos indivduos. Citando FREIRE: A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, processo, vir a ser. (...) neste sentido que uma pedagogia da autonomia tem de estar centrada em experincias estimuladoras da deciso e da responsabilidade4. Sendo a autonomia relacionada ao modo de manifestao do ser para si, a heteronomia apresenta o ser para outro (modo-de-ser do ente, ontologia), ou seja, apresenta as condies scio-histricas (materialismo histrico dialtico) nas quais o educando est imerso, sendo preciso o indivduo transcender da heteronomia para a autonomia.
Umas das tarefas mais importantes da prtica educativo-crtica propiciar as condies em que os educandos em suas relaes uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experincia profunda de assumirse. Assumir-se como ser social e histrico como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva por que capaz de amar. Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A assuno de ns mesmos no significa a excluso dos outros. a outredade do no eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade do meu eu5.

A teoria de Freire sobre a autonomia apresenta uma educao que passa a ser dialgica, entre sujeitos que com curiosidade epistemolgica e rigor metdico, visto o mtodo como o caminho para a construo do saber e no como mero tecnicismo, agem e refletem sobre suas aes, para aps a reflexo crtica transcender a curiosidade ingnua e se conhecendo e assumindo como so, partirem para a prtica com a intencionalidade de mudana, ou seja, o pensamento que se torna prxis para a emancipao e criticidade dos educandos.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. KANT, Immanuel. Pedagoga. Trad. Escuela de Filosofa Universidad ARCIS. Disponvel em: www.philosophia.cl KANT, Immanuel. Resposta Pergunta: que esclarecimento? In. Textos Seletos. 2ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

4 5

FREIRE, 1996, p. 107. FREIRE, 1996, p.41.

You might also like