You are on page 1of 6

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

EXERCCIOS RESOLVIDOS DE BIOLOGIA III


01) "Todo ser vivo origina-se de outro preexistente." A frase acima se refere : a) hiptese da gerao espontnea. b) hiptese da panspermia. c) hiptese autotrfica. d) teoria da biognese. e) teoria dos coacervados. Alternativa D esse o enunciado da Teoria da Biognese. 02) "Nas(os) ____(I)____ das clulas eucariontes ocorre o processo de ____(II)____. Nesse processo, nutrientes reagem com ____(III)____ liberando ____(IV)____ que armazenada nas molculas de ____(V)____ para ser utilizada nos diferentes processos do metabolismo celular." Assinale a alternativa que contem os termos que completam, correta e respectivamente, a afirmao acima. a) mitocndrias, respirao celular, oxignio, energia, ATP. b) mitocndrias, fermentao, oxignio, gua, protenas. c) mitocndrias, fotossntese, oxignio, energia, ATP. d) cloroplastos, fotossntese, oxignio, gs carbnico, glicose. e) cloroplastos, respirao celular, oxignio, gua, glicose. Alternativa A Essa alternativa contm os termos que completam corretamente o enunciado. 03) Uma clula animal e uma clula vegetal foram colocadas em gua destilada. Aps um determinado tempo foram observadas ao microscpio, constatando-se que: a) as clulas animal e vegetal haviam estourado, porque ambas so hipotnicas em relao gua destilada. b) a clula animal estava trgida, e a clula vegetal, plasmolisada, porque a gua destilada hipertnica em relao s clulas. c) a clula animal havia estourado, e a clula vegetal encontrava-se trgida, porque a gua destilada hipotnica em relao s clulas.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


d) as clulas animal e vegetal estavam plasmolisadas, porque ambas so hipertnicas em relao gua destilada. e) as clulas animal e vegetal no se modificaram, porque ambas so isotnicas em relao gua destilada. Alternativa C A gua destilada , seguramente hipotnica em relao a qualquer soluo, consequentemente, qualquer clula ali colocada mostrar uma tendncia de receber gua. O equilbrio , nesse caso, impossvel - a soluo intracelular nunca ter a mesma "concentrao" da gua destilada. A clula animal aumentar de volume at a ruptura - a clula vegetal ter um menor aumento de volume, ficar trgida, e a parede celular impedir a ruptura da clula. 04) Afirma-se que o transporte de gua pela planta depende: I. da evaporao da gua pelas folhas. II. da fora de adeso existente entre a coluna de gua e as paredes dos tubos xilemticos. III. da fora de coeso existente entre as molculas de gua formando uma coluna lquida contnua. correto o que se afirmou em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, d) II e III, apenas. apenas. e) I, II e III. Alternativa E As foras consideradas significativas, na maioria das plantas, para explicar a subida da gua pelos vasos do xilema so: 1) a suco que ocorre a partir da transpirao das folhas (afirmativa I) e 2) a coeso entre as molculas de gua (afirmativa III), o que evita o rompimento da coluna lquida. Outras foras podem ser significativas em certas plantas, como a presso da raiz e at o fenmeno da capilaridade tem participao. A mencionada fora de adeso (afirmativa II) tambm pode ser considerada como auxiliar do processo. 05) Diversos animais apresentam peas esquelticas no interior do corpo. Falase, nesses casos, em endoesqueleto. So animais que apresentam endoesqueleto: a) entre os vertebrados, apenas aves e mamferos. b) os vertebrados de forma geral, os porferos, os equinodermos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


c) rpteis, aves, mamferos e artrpodes de maneira geral. d) apenas os vertebrados. e) insetos, porferos e equinodermos. Alternativa B Os vertebrados (peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos) tm endoesqueleto, assim como os porferos (espculas calcreas ou silicosas) e os equinodermos (esqueleo calcreo sub-epidrmico). Os artrpodes (dentre eles os insetos), tem exoesqueleto de quitina e outras substncias. 06) Sobre o sistema nervoso correto afirmar: a) o cerebelo o principal centro integrador entre o sistema nervoso e o sistema endcrino. b) o hipotlamo responsvel pela manuteno da postura corporal, mantendo o equilbrio. c) o caminho do arco-reflexo no sentido estmulo-resposta : neurnio motor medula espinhal - neurnio sensitivo. d) o sistema nervoso perifrico autnomo ou visceral tem por funo controlar a atividade do sistema digestivo, cardiovascular, excretor e endcrino. e) as atividades do sistema nervoso perifrico voluntrio ou somtico so inconscientes. Alternativa D O SNA (Sistema Nervoso Autnomo) controla as atividades dos sistemas mencionados, entre outras. 07) ..."injetam-se, em um animal de grande porte, doses sucessivas e crescentes de um antgeno contra o qual se deseja obter anticorpos. Posteriormente, de amostras de sangue do animal, so extrados estes anticorpos"... O texto se refere ao mtodo utilizado para a produo de a) vacina. b) microorganismo atenuado. c) soro. d) hormnio. e) interferon. Alternativa C O texto descreve o mtodo utilizado na produo de soro, usado em situaes de emergncia, em que no h tempo do sistema imunolgico produzir anticorpos.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

08) Bactrias so organismos microscpicos, unicelulares, procariotos, encontrados praticamente em todos os ambientes. Afirma-se: I. Bactrias saprfitas so importantes organismos decompositores de matria orgnica morta. II. So doenas bacterianas: clera, difteria, pneumonia, lepra, tuberculose, ttano e disenteria bacilar. III. Esporos so clulas resistentes formadas quando as condies de alimento para as bactrias so favorveis. Est correto o que se afirmou em a) I, apenas. c) I e apenas. e) I, II e III. Alternativa D I. Correta. (Embora alguns faam a distino entre bactrias saprfitas, que seriam aquelas que se alimentam de matria orgnica sem provocar sua decomposio, e bactrias decompositoras, que promovem a putrefao da matria orgnica morta.) II. Correta. III. Errada. Os esporos so formas de resistncia de bactrias expostas a situaes adversas, como a falta de alimento. b) II e III, apenas. III, d) I e II, apenas.

09) A hemofilia uma anomalia gentica determinada por gene recessivo e ligado ao sexo. Se um casal que no apresenta hemofilia tiver um filho hemoflico, a probabilidade de ter outros filhos com a mesma doena a) nula. b) de 100% dos filhos homens. c) de 100% das filhas mulheres. d) de 50% dos filhos de ambos os sexos. e) de 50% dos filhos homens. Alternativa E Se um casal de no hemoflicos teve um filho hemoflico, a nica possibilidade :

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


XHY
homem no

XH Xh
mulher no hemoflica portadora

Xh Y
filho hemoflico

Fazendo o quadro de cruzamento do casal temos: XHY x XHXh XH Xh H H H X X X XHXh Y XHY XhY

filho homem hemoflic o

Resultado: As filhas tm 100% de chance de no serem hemoflicas. Os filhos homem tm 50% de chance de no serem hemoflicos. 10) O Projeto Genoma Humano, iniciado em 1990 e parcialmente concludo em 2001, tem por objetivo determinar a) a seqncia de nucleotdeos dos 22 autossomos e 2 cromossomos sexuais que formam o genoma humano e identificar todos os genes da espcie humana. b) a seqncia de nucleotdeos dos 46 cromossomos que formam o genoma humano e identificar s os genes que causam doenas no homem. c) os nucleotdeos que s ocorrem na espcie humana e identificar as bases nitrogenadas presentes nos mesmos. d) a seqncia de nucleotdeos e a localizao dos genes envolvidos nos tipos mais comuns de cncer. e) os nucleotdeos que s ocorrem nos cromossomos sexuais e identificar os genes causadores de doenas sexualmente transmissveis. Alternativa A Essa alternativa enuncia os objetivos do Projeto Genoma Humano. O genoma humano formado por 22 autossomos e um cromosso sexual. Como h dois tipos de cromossomo sexual (X ou Y) foi feito o seqenciamento dos dois. 11) A ao da seleo natural sobre as populaes biolgicas pode ser de trs tipos diferentes: I. favorecimento de apenas um dos fentipos extremos, diferente do que representa a mdia da populao. II. favorecimento do fentipo intermedirio em detrimento dos fentipos extremos. III. favorecimento dos fentipos extremos, em detrimento do fentipo intermedirio.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Os tipos I, II e III so, respectivamente: seleo estabilizadora, sexual e disruptiva. seleo estabilizadora, direcional e disruptiva. seleo direcional, estabilizadora e disruptiva. seleo direcional, sexual e estabilizadora. seleo sexual, direcional e disruptiva.

a) b) c) d) e)

Alternativa C A questo pedia trs dos tipos de seleo natural. (ver comentrio) 12) A derrubada da floresta virgem e as queimadas tm sido uma prtica utilizada na agricultura. Sobre essa tcnica agrcola correto afirmar que a) com o passar dos anos as queimadas freqentes no diminuem a fertilidade do solo. b) uma prtica barata que causa impactos para as espcies que sero cultivadas. c) uma prtica que diminui o risco de as lavouras serem atacadas por pragas. d) uma prtica que diminui o risco de o solo ser assoreado. e) uma prtica que gera lucros apenas a longo prazo. Alternativa B Essa primitiva tcnica agrcola destri completamente o equilbrio ecolgico do local, o que traz conseqncias danosas para a vegetao que ali ser cultivada.

AUTOR: UNI-TECNICO

You might also like