You are on page 1of 8

Parte superior do formulrio

guru@cursosgur BRL
Parte inferior do formulrio

3.3 Como criar um formato personalizado no AutoCAD 2010


Comentrios (3)
Veremos aqui como criar um layout em um formato personalizado. Veremos tambm como inserir janelas com imagens no AutoCAD 2010. Primeiramente criamos um plotter virtual tendo como base o modelo DesignJet 755 CM C3198B. Outros plotters virtuais tambm oferecem a customizao de impresso, portanto voc pode configurar um plotter com o modelo desejado. Vale lembrar aqui que alguns plotters utilizam drivers que no permitem customizao, portanto, observe bem as configuraes disponibilizadas pelo plotter criado por voc.

Acesso ao comando para gerenciamento e criao de plotters no AutoCAD

Assistente para a criao de plotters no AutoCAD A configurao de um formato personalizado consiste em utilizar um tamanho de folha diferente dos padres existentes no mercado. Por exemplo, podemos imprimir vrios desenhos em uma folha de tamanho 3567 x 841 mm que corresponde a trs folhas A0.

Imagens inseridas em um formato de folha personalizado no AutoCAD Vamos criar este modelo de folha para a impresso de nosso projeto. Acionamos PAGESETUP a partir do Layout 1. Habilitamos o plotter sugerido e acessamos as suas propriedades. No editor de configuraes clique em Custom paper sizes. Em seguida clique em Add para abrir o assistente que permitir a insero das dimenses da folha personalizada.

Acesso ao assistente para definio de um formato de folha personalizado no AutoCAD

Primeiro passo do assistente onde definimos a criao de um formato de papel do zero no AutoCAD

Definio das dimenses do papel a ser criado no AutoCAD Importante: a largura da folha ser limitada ao tamanho mximo suportado pela impressora. J para o comprimento, os plotters mais atuais utilizam alimentao automtica de papel, portanto, o seu comprimento ser o limite de capacidade da bobina de papel.

Conclumos as configuraes da folha inserindo as margens de impresso e confirmando as configuraes no assistente. Desta forma obtemos um formato de papel com dimenses personalizadas. Poderemos visualizar nosso novo formato no campo Paper Size.

Definio das margens de impresso para o papel personalizado no AutoCAD

Novo formato de papel sendo listado no campo Paper Size da janela Page Setup no AutoCAD Agora, com o comando Insert, insira uma legenda na folha que acabamos de criar e utilize as coordenadas 0 , 0 para facilitar no posicionamento do bloco.

Insero do bloco contendo a legenda para folhas no formato A0 no AutoCAD

Legenda inserida no formato de papel personalizado no AutoCAD Insira as janelas de visualizao para organizar o projeto na folha de detalhamento e insira imagens utilizando o comando IMAGEATTACH.

Definio da janela de visualizao para ser inserida no Layout do AutoCAD

Comando do AutoCAD para insero de imagens em um projeto e janela para seleo da imagem a ser inserida Vimos aqui como criar formatos personalizados, ao que nos abre uma gama de possibilidades para a apresentao de nossos projetos.

Compartilhe com seus amigos:

You might also like