You are on page 1of 6

y y

Curso: Atualizaes - Programa Proficincia Disciplina: Cuidando da mulher no ciclo reprodutivo: bases para o cuidado de Enfermagem ? Atualizao

>> Ncleo Temtico 1 > Unidade de Estudo 3

Mortalidade Materna: um desafio para o SUS

OBJETIVOS
y

Contextualizar a ocorrncia da mortalidade materna e as iniciativas para super la.

Ol ex-cursistas, nesta atualizao abordaremos a mortalidade materna e suas causas. Voc sabe quais as estratgias utilizadas no seu municpio para combat -las? Em 2000, a Organizao das Naes Unidas (ONU) estabeleceu os oito Objetivos do Milnio (ODM), os quais no Brasil so denominados os oito jeitos de mudar o mundo, dentre os quais, o quinto destaca a sade das gestantes: melhorar a sade materna. Nesse sentido, as metas mundiais so:
y y

Reduzir em trs quartos, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade materna; Alcanar, at 2015, o acesso universal sade reprodutiva.

Ainda, no Brasil, foram acrescidas duas metas:


y y

Promover, na rede do Sistema nico de Sade (SUS), cobertura universal por aes de sade sexual e reprodutiva at 2015; Deter o crescimento da mortalidade por cncer de mama e de colo de tero, invertendo a tendncia atual at 2015.

Com relao mortalidade materna, o Brasil registrou queda nos ndices de quase 50% em relao a 1990. A Razo de Mortalidade Materna1 (RMM) em 1990 era cerca de 140 em 100 mil nascidos, em 2007 a RMM foi de 77 em 100 mil nascidos (DATASUS). O Manual dos Comits de Mortalidade Materna (2007) associa essa queda a melhorias na qualidade da ateno obsttrica e ao planejamento familiar. O acompanhamento inadequado, a falta de realizao de alguns exames e a incorreta identificao do risco gestacional baixo ou alto risco podem incrementar os ndices de mortalidade materna. (BRASIL, 2004)

Porm, apesar dos esforos, a RMM tem se mantido est el ao longo dos anos. As aes voltadas reduo da mortalidade materna no tem sido to efetivas quanto o desej vel. As principais causas da mortalidade materna hemorragias, hipertenso arterial, infeces e aborto so evit veis por meio de pr-natal de qualidade e uma assist ncia humani ada ao parto. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de emografia e Sade (PN S) em 2006, a cobertura de atendimento pr-natal chegou a quase 98% em mulheres que reali aram pelo menos uma consulta durante a gestao. Mas apenas cerca de 50% desses pr-natais tiveram mais de sete consultas. (LEAL, 2008) A reduo da morbimortalidade materna e perinatal est diretamente relacionada ao acesso das gestantes ao atendimento pr-natal de qualidade, em tempo oportuno, no nvel de complexidade necessrio. (BRASIL, 2010) Ressaltamos que a avaliao do risco gestacional deve ser feita a cada consulta, pois uma gestao de baixo risco pode evoluir rapidamente e a qualquer momento para uma gestao de alto risco. Portanto, a identificao de fatores de risco e a interveno precoce evita morbidades graves, morte materna ou perinatal. (BRASIL, 2010) Caro colega, falamos at agora do ndice de mortalidade materna, e como a qualidade da assist ncia no pr-natal pode afetar esse ndice. Mas j se perguntou o que a morte materna e como ela classificada? Morte materna refere-se ao bito que ocorre durante a gestao ou at 42 dias aps o seu trmino, independentemente da durao ou da locali ao da gravidez. Ela classificada em obsttrica direta, obsttrica indireta e no obsttrica. Veja a descrio desses tipos de morte materna na Figura 1. Figura 1 - Classificao da Mortalidade Materna

FONTE: Adaptado de BRASIL, 2007a. importante ressaltar a import ncia do preenchimento correto da declarao de bito, identificando os fatores que realmente ocasionaram a patologia causadora da morte, no omitindo que a morte teve causa relacionada gestao, parto ou puerprio. Isso torna possvel identificar as mortes maternas e suas causas, permitindo elaborar estratgias de combate especficas de acordo com as necessidades. (BRASIL, 2007a) Mas afinal, quais so as polticas pblicas implementadas no Brasil para combater a mortalidade materna? No curso intitulado Cuidando da mulher no ciclo reprodutivo: bases para o cuidado de Enfermagem vimos que a presidncia da repblica lanou, em maro de 2004, o Pacto Nacional pela Reduo da Mortalidade Materna e Neonatal. Este pacto tem o objetivo de articular atores sociais na luta contra a mortalidade materna e neonatal. Em 2007 foi realizado um balano das aes dinamizadas por esse pacto nacional, dentre as quais podemos destacar:
y y y y y

Realizao de seminrios municipais, estaduais e regionais, alm de conferncias, encontros e debates sobre o assunto; Participao em fruns internacionais; Elaborao de planos para a reduo da mortalidade materna e neonatal; Campanhas nacionais como a de Incentivo ao parto normal e reduo da cesrea desnecessria (maio/2006) e a de doao de leite humano (2003 a 2007); Qualificao e sensibilizao de profissionais brasileiros, por meio de seminrios e capacitaes;

y y y

Criao da Poltica Nacional de Ateno Integral Sade da Mulher (2004) e da Poltica Nacional de Ateno Obsttrica e Neonatal (2005); Instituio de Comits de Mortalidade Materna e da Comisso Nacional de Mortalidade Materna (2003); Instituio da Comisso Nacional de Monitoramento e Avaliao da Implementao do Pacto Nacional para a Reduo da Mortalidade Materna e Neonatal (2005).

Em 2006, o Pacto recebeu da Organizao das Naes Unidas o prmio Modelo de Mobilizao e Dilogo Social para a Promoo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio. As aes desse pacto diminuram significativamente a mortalidade neonatal, mas a mortalidade materna ainda um desafio para os servios de sade e a sociedade como um todo. Por isso, em maro de 2011, a Presidente da Repblica juntamente com o Ministro da Sade lanaram o programa nacional intitulado Rede Cegonha, que tem por objetivo prestar atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmao da gravidez, passando pelo pr-natal, parto e puerprio, at os dois primeiros anos de vida da criana. (BRASIL, 2011) Inicialmente, o programa ser implantado na Amaznia e Nordeste, que contm os ndices mais altos de mortalidade materna, e nas regies metropolitanas, pois tem maior concentrao de gestantes.

Voc Sabia Que...


... a mortalidade materna em 2002 foi de 1.658 mulheres e de 1.620 em 2005? ... a tendncia do bito materno tem sido de estabilizao, com possibilidade de queda, se cumpridos os compromissos pactuados? ... o crescimento dos bitos maternos observado na regio Norte e Nordeste foi, em parte, pela melhora do sistema de informaes? ... a meta do Pacto Nacional a reduo anual de 5% da mortalidade materna e neonatal?? Fonte: BRASIL, 2007b entre as aes previstas pelo programa Rede Cegonha, est a introduo do teste rpido de gravidez em todos os postos de sade. Assim que descobrir a gravidez, a gestante ter garantido um mnimo de seis consultas de pr-natal, alm de exames clnicos e laboratoriais, incluindo a ultrassonografia. O programa Rede Cegonha acompanhar as gestantes em sua unidade de sade de referncia e elas sabero, com antecedncia, onde ser o local do parto. Tambm recebero um auxlio financeiro para se deslocarem at as consultas de pr-natal e a maternidade, com vale-transporte e vale-txi.

Quanto a ns, profissionais da sade, tanto os que atuam na ateno primria, como em servios de urgncias obsttricas, receberemos qualificao para prestar assistncia adequada as gestantes a aos bebs.

Saiba Mais
Leia a notcia de lanamento do Programa Rede Cegonha na ntegra. Para mais detalhes acesse aqui entre as estruturas que sero criadas para o atendimento das mes e bebs, esto as Casas da Gestante e do Beb. Essas casas ficaro nas maternidades de alto risco, para as gestantes que precisam ficar em observao antes do parto. Tambm podero permanecer nas casas aps o parto, caso o beb esteja na UTI ou caso no tenham condies de voltar para seus lares. So grandes os desafios, no mesmo? Mas ns tambm podemos contribuir para diminuir as taxas de mortalidade materna. Os profissionais da sade precisam estar atentos aos fatores de risco gestacional. urante o pr-natal, no se pode desconsiderar nenhuma etapa da anamnese e exame fsico, comeando pelos sinais vitais. Esses exames podem ser realizados tanto na unidade de sade quanto nas visitas domiciliares. (BRASIL, 2010) de fundamental import ncia realizar uma busca ativa para as gestantes que no comparecem as consultas, e encaminh-las para o pr-natal de alto risco assim que houver necessidade. Alm disso, o Manual Tcnico de Gestao de Alto risco enfatiza a necessidade de aes educativas dirigidas aos problemas especficos detectados nas gestantes. Tambm cita que intervenes junto famlia e a comunidade podem gerar impactos positivos. Alerta tambm que no decorrer do acompanhamento das gestantes consideradas de baixo risco, deve-se atentar para o aparecimento de fatores de risco no curso da gestao. Sabemos que temos um grande trabalho pela frente. Esperamos que essa atualizao tenha facilitado o entendimento das polticas pblicas de combate mortalidade materna, alm de sensibiliz-lo para atuar nessa causa. Ento, mos a obra colegas! E at a prxima.

Referncias
BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno a Sade. epartamento de aes programticas estratgicas. Pacto Nacional pela Reduo da Mortalidade Materna e Neonatal. Braslia, 2004. isponvel em: <http://dtr2002.saude.gov.br/proesf/Site/Arquivos_pdf_word/pdf/Pacto%20Aprovado% 20na%20Tripartite.pdf> Acesso em: 13 mai 2011

BRASIL. Ministrio da Sade. Manual dos comits de Mortalidade Materna. 3 edio. Braslia, 2007a. isponvel em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/comites_mortalidade_materna_3ed.pdf> Acesso em: 13 mai 2011 BRASIL. Ministrio da Sade. Pacto Nacional pela Reduo da Mortalidade Materna e neonatal Balano das Aes. 20 edio. Braslia, 2007b. isponvel em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/pacto_reducao_mortalidade_materna_neonatal.pdf > Acesso em: 13 mai 2011 BRASIL. Ministrio da Sade. Gestao de alto risco Manual Tcnico. 5 edio. Braslia, 2010. isponvel em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf> Acesso em: 13 mai 2011 BRASIL. Ministrio da Sade. Mortalidade Materna. isponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=31348&janela=1> Acesso em: 13 mai 2011 BRASIL. Rede Cegonha dar atendimento mulher da gravidez at o segundo ano do beb. Blog do Planalto, 28 de maro de 2011. isponvel em: < http://blog.planalto.gov.br/rede-cegonha-dara-atendimento-a-mulher-da-gravidez-ate-osegundo-ano-do-bebe/> Acesso em 13 mai 2011. BRASIL. Ministrio da Sade. Notcias. Rede Cegonha conta com quase R$ 9,4 bi para garantia da assistncia segura e humanizada me e ao beb. 28 de maro de 2011. isponvel em: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dsp etalheNoticia &id_area=124&CO_NOTICIA=12362 Acesso em: 13 mai 2011. BRASIL. Naes Unidas. Objetivos de desenvolvimento do milnio Relatrio nacional de acompanhamento. Setembro de 2004. LEAL, M. C. Desafio do Milnio: a mortalidade materna no Brasil. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, 24(8):1724-1725, ago, 2008. isponvel em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n8/01.pdf. Acesso em: 13 mai 2011.

You might also like