You are on page 1of 4

EPIFISIOLISE Definio : o deslizamento da epfise proximal do fmur, na verdade, a cabea fica em seu lugar no acetbulo e o colo se desloca para

ara anterior e lateral. Epidemiologia : Incidncia 2 : 100.000 Sexo meninos 2,4 : 1 menina Faixa etria meninos 10-16, meninas 10-14 anos. Lado esquerdo 2 : 1 direito Obesidade 73% dos meninos e 49% das meninas esto acima do 90o percentil Bilateralidade 50 a 80% Anatomia Patolgica : Sinovial hipertrofiada e infiltrao de clulas inflamatrias. Alargamento fisrio a zona hipertrfica passa de 15 para 80% da espessura total da fise. Maturao anormal da cartilagem e ossificao endocondral. No se sabe se estas alteraes so causa ou conseqncias da epifisiolise. Etiologia : desconhecida, vrios fatores esto implicados : Histria prvia de trauma est presente em 26% dos casos. Fatores mecnicos obesidade, diminuio da anteverso femoral ou mesmo retroverso do colo (aumentam a fora de cisalhamento). Eisenstein e Rothchild propuseram tratar-se de uma condio imunolgica sistmica, pois h um aumento de imunoglobulinas e complemento C3. Distrbio endcrino aumento dos nveis de estrognio diminuem a altura fisria, fortalecendo-a, j a testosterona, aumenta a altura fisria. Hereditariedade em 5% dos casos. Clnica : Dor no quadril, regio inguinal ou joelho (N. obturador) Diminuio da mobilidade, claudicao. Varia de acordo com a apresentao da doena: Pr-deslizamento : Claudicao Dor intermitente Dor s rotaes Radiologia osteopenia, borramento fisrio, relao colo-fise normal. Aguda : 10% dos casos. Instalao sbita da dor. Membro encurtado e rodado externamente, no apia. Radiologia mostra desvio. Crnica : a mais comum.

Dor de durao superior h 3 semanas. Claudicao. Sinal de Drehnam + Radiologia remodelao ao longo do colo. Crnica agudizada : Histria arrastada Tem aumento sbito da dor associado aumento do deslizamento.

Radiologia : Alargamento e irregularidade fisria. No perfil desvio posterior (evitar fazer na fase aguda, pois pode aumentar o desvio). Sinal de Steel sobreposio da rea deslocada da cabea femoral no colo (imagem em crescente). Linhas de Klein tangentes s margens do colo femoral; na epifisiolise, diminui a percentagem da cabea seccionada pela linha superior. TAC s vezes detecta deslizamentos no visveis ao Rx simples. Classificao de Southwick pela mensurao do ngulo entre a cabea e a difise femoral, no AP e perfil. Boyer props a mensurao da diferena dos ngulos de Southwick entre os dois quadris : 0-30o brando 30-50o moderado >50o severo Histria Natural : A completa evoluo permanece desconhecida. Apenas 30-40% dos quadris so sintomticos durante o deslizamento. Quanto maior a durao dos sintomas, maior a severidade do desvio. A degenerao articular est diretamente relacionada ao grau do desvio. Tratamento : Objetivo estabilizar a fise, evitando deslizamentos adicionais. Gesso : 82 a 97% de bons resultados. Utiliza-se trao prvia por 10-30 dias Rx de controle de 4/4 semanas por 12 semanas. Complicaes : osteonecrose (7%), escaras (16%) e condrlise (19-67%) Fixao in situ : o tto. Preferencial. Melhor fixao, com pouca agresso tecidual. Desvantagens fechamento precoce da fise, retirada do material (no obrigatria). Complicaes : 20-40% dos casos, a maioria relacionadas penetrao da articulao, levando osteonecrose e condrlise.

Stanton e Sheldom relataram fechamento fisrio 10,2 meses antes do fisiolgico. Epifisiodese com enxerto : Tem um menor risco de penetrao articular, permite a retirada de ostefitos, no necessita posterior retirada de material de sntese. Desvantagens maior sangramento per-operatrio, maior tempo de hospitalizao, menor estabilidade, necessita gesso no P.O. Osteonecrose e condrlise ocorrem raramente.

Reduo do grau de deslizamento: Mtodos que reduzem o desvio, postergam efeitos degenerativos. Manipulao fechada traz um alto ndice de necrose (31%). Pode ser considerada somente na aguda ou crnica agudizada com risco de evoluir com grande limitao da mobilidade. Osteotomia criam uma deformidade compensatria. Quanto mais proximal a osteotomia, melhor a correo da deformidade, mas maior o risco de necrose. 1. Osteotomia cuneiforme em pacientes com fise aberta. Retirada de cunha justo ao osso justafisrio. Osteonecrose em 4,5 a 21% 2. Osteotomia de base do colo femoral retirada de cunha ntero-superior. Baixo ndice de osteonecrose Permite pouca correo (35 a 55o). 1. Osteotomia transtrocanteriana rotacional descrita por SUGIOKA. Osteonecrose em 11 a 20%. No recomendada de rotina. 1. Osteotomias intertrocanterianas : Uniplanares corrige rotaes interna/externa Biplanares e multiplanares retiram cunha.

Procedimentos de salvao: Indicados quando a cabea femoral se torna deformada e a articulao rgida. Artrodese : 78% de satisfao. 20o de flexo, rotao neutra e ligeira abduo. o procedimento de escolha em adolescentes e adultos jovens. Artroplastia : Tem grande incidncia de complicaes. Quando a epifisiolise for bilateral, pode-se realizar artroplastia em um lado e artrodese no outro. Fixao contralateral profiltica : controversa, pois apesar da grande incidncia de bilateralidade, existem as complicaes da fixao. Prefere-se orientar o paciente, pois este j est familiarizado com os sintomas.

Indicada nos pacientes de difcil seguimento, casos de familiaridade, doena metablica ou endcrina.

Complicaes : As principais so a osteonecrose e condrlise, que levam degenerao articular e diminuio da mobilidade. Osteonecrose: 10-15% Mais relacionada quadris instveis e agudos. Acredita-se que ocorre por leso circulao intra ou extra-ssea da cabea femoral. proporcional gravidade do deslizamento. Pode ser iatrognica : Manipulao Parafuso invadindo a cortical posterior Secundria osteotomias. Tratamento : Mobilidade ativa e passiva Restrio de apoio Retirada do material de sntese. Condrlise: 16 a 20% Etiologia desconhecida, diversas teorias imunolgica, isquemia, presso excessiva . Mais comum em mulheres. Cursa com dor, rigidez e diminuio do espao articular. Pode evoluir para anquilose. Tratamento : Restrio de apoio. AINH Mobilidade passiva. Ocorre reconstituio da articulao em at 64%, com bom resultado funcional.

You might also like