You are on page 1of 2

por Cybele Padoan Giacchetto Voc trabalha em um GRUPO ou EQUIPE? Existe diferena? Sim.

No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e tm seus papis e funes definidos. No obstante, os resultados ficam aqum do esperado. Por que ser? A realidade a seguinte, ningum sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas ou no se comunicam ou falam de forma poltica sem dizer o que realmente pensam. s vezes alguns falam, mas de forma descontrolada e sem habilidade. tambm cada um por si, ningum toma a iniciativa de ajudar o outro. Alis, existem muitas divergncias relacionadas a problemas do trabalho e tambm diferenas de valores pessoais. Em alguns casos essas divergncias e problemas de relacionamentos so manifestados, nos outros casos so mascaradas por razes polticas. H muito fingimento, faz-se de conta que est tudo bem. Voc deve se perguntar, e os Lderes?

Estes, para se diferenciarem e se afirmarem, mantm-se distantes, aparecem somente para dar ordens. Ningum tem a liberdade nem o clima para dizer o que pensa dos colegas e muito menos dos chefes. J estes falam, s vezes, de forma muito franca e rude, e ningum nesse ambiente toma a iniciativa para saber como visto. Pelo contrrio, todos so muito defensivos e tendem a sentir o Feedback ( o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos) como um ataque. Grupo um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se renem por afinidades. O respeito e os benefcios psicolgicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitveis a bons. No entanto este grupo no uma equipe. "TODA EQUIPE UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO UMA EQUIPE" Na equipe as coisas so um tanto diferentes. Alm de ter os seus membros voltados para os mesmos objetivos com papis e funes bem definidas, possui uma srie de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obteno de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Por que ser? Na equipe existe uma transparncia muito grande entre todos. Ningum esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva! Alm disso, o nvel de mtua colaborao timo, trabalham realmente em um time. Cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispe a dar o apoio e ajuda quando necessrio. Nesse ambiente to bom no quer dizer que no existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam at fator de crescimento se forem trabalhados atravs do debate conduzido da maneira certa e na hora certa. isto que acontece na equipe, as lideranas no so distantes, atuam prximas e em conjunto com todos os

seus membros que participam ativamente numa rica interao entre todos, favorecendo assim a criatividade e aumentando o comprometimento mtuo. Os lderes so suficientemente seguros para no se sentirem ameaados pelas idias de valor que venham de baixo. Ningum pretende sobressair-se isoladamente. Os resultados que se destacam como em um bom time de futebol, a equipe toda vibra com o gol do colega porque o time todo sai ganhando. Em funo de tudo isso, existe a prtica constante do Feedback que dado de forma transparente, e sobretudo construtiva, com a receptividade de todos. Lderes e liderados do e recebem Feedback, mas se o relacionamento muito bom dentro da equipe que muito unida, isto no a torna fechada na interao com as outras equipes e reas da empresa, pelo contrrio, a empresa funciona como um time, como j foi visto, com grande colaborao entre equipes e reas. Como acontece a comunicao na Equipe?

A comunicao entre todos tima e o que bsico, as pessoas se constituem no valor mais importante. Elas se conhecem e se sentem mais profundamente, havendo ento muita empatia. Isto aumenta a compreenso mtua e evita os preconceitos e julgamentos superficiais indevidos, assim fica evidente que na equipe, a partir da tima interao existente, a criatividade, a qualidade e a produtividade so grandes e todos lucram: a empresa tem muito mais resultados e os seus membros so muito mais felizes e tem muito mais qualidade de vida no trabalho, o lugar onde se passa a maior parte do tempo acordado. Trabalhar efetivamente em equipe compensa para os dois lados: empresa e funcionrios. Somente algum no deve gostar porque sai perdendo com isto: o concorrente! Equipe um grupo que compreende seus objetivos e est engajado em alcan-los de forma compartilhada. A comunicao entre os membros verdadeira e as opinies diferentes so estimuladas. Em uma equipe:

Assumem-se riscos A equipe investe constantemente em seu prprio crescimento; O grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar ateno sua prpria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento;

A formao da equipe deve considerar as competncias individuais necessrias para o desenvolvimento das atividades e o alcance das metas. O respeito aos princpios da equipe, a interao entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependncia entre seus membros no alcance dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organizao como um todo. isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe.

You might also like